Informações sobre o tratamento

A otoplastia é a cirurgia indicada para melhorar a aparência das orelhas. Pode ser realizada para corrigir orelhas proeminentes, posicionando-as mais perto da cabeça, e também para diminuir o tamanho de orelhas grandes. A cirurgia ainda é recomendada para tratar deformidades causadas por lesão. No caso de otoplastia para crianças, o especialista analisará previamente se a criança está apta para realizar a cirurgia, verificando se a cartilagem da orelha já está estável para o processo de correção.

Tempo intervenção
1-2 horas
Anestesia
Local
Hospitalização
Não é necessária
Recuperação
7 dias
Efeitos
Imediatos
Resultados
Permanentes

O que o custo pode incluir

  • Gastos com hospital
  • Cirurgia
  • Anestesia
  • Revisões

Vantagens

  • Melhora a aparência das orelhas
  • Corrige as orelhas de abano
  • A cicatriz fica escondida
  • Aumenta a autoestima do paciente

Resultados esperados e riscos

Os resultados podem ser vistos já nos primeiros dias. Os riscos da otoplastia envolvem sangramentos, infecções, falta de simetria, problemas de cicatrização e perda de sensibilidade.

A intervenção

A técnica utilizada durante a cirurgia depende das necessidades do paciente. Normalmente, é realizada uma incisão atrás da orelha, removendo o excesso de cartilagem e de pele. A abertura é fechada com suturas, mantendo o novo formato e posicionamento das orelhas.

Cuidados após a intervenção

É recomendado repouso de 1 ou 2 dias. Depois desse período, as atividades podem ser retomadas aos poucos, sem movimentos bruscos e sem pressionar a região operada. Durante os primeiros dias, é indicado o uso de faixa que ajudará na cicatrização e manterá o posicionamento das orelhas. Durante 45 dias, deve-se evitar dormir de lado e tomar sol.

Contraindicações

A otoplastia é contraindicada para pessoas com problemas circulatórios, cardiovasculares e de coagulação. Também não é indicada a gestantes e mulheres em perídodo de amamentação.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiências

Ver todas

Estou muito feliz com o resultado. Já retirei o capacete, a sensação de retirar, é uma mistura de alívio, com curiosidade e um pouco de medo de levar um susto com o resultado. Durante o período em que ficamos com o capacete, a cirurgia sangra um pouco, e acaba sujando o curativo, mas os médicos dizem que é normal isso ocorrer. Nos primeiros dias, encontrar uma posição para dormir é bem complicado, mas o que pode ajudar bastante é aquele travesseiro de viagem em forma de U, pois não é recomendado dormir de lado em quanto a cirurgia não estiver cicatrizada. O que me ajudou muito, foram os vídeos de pessoas que já realizaram a cirurgia e postaram no YouTube, tem várias dicas bacanas. Obrigado e estarei aberto para mas perguntas e curiosidades!

Era um sonho realizar a cirurgia na orelha pois tinha muita vergonha, os meninos da escola sempre riam da minha orelha. Como sou muito vaidosa ao crescer trabalhei muito juntei centavo por centavo até conseguir. Realizei 2 cirurgias no mesmo dia pois ficava mais em conta, tinha uma barriguinha que incomodava bastante, sou magra mas tinha aquela barriguinha, não tive nenhum receio da cirurgia, adorei fazer e adorei os resultados. A vontade era tanta que só pensava em contar e mostrar para todos, tive umas dores pós-cirúrgicas mais nem me dei conta, estava completamente feliz com o resultado e a realização de ter conseguido o dinheiro para fazer a cirurgia. Minha pela teve uma ótima cicatrização, não tive queloide graças a Deus, tenho uma boa genética. Graças a Deus por tudo, muita gente perde a lipo que faz, eu já tenho 9 anos e minha barriga continua lisinha.

Primeiro, não gostava da forma de minha orelha, chamada de abano. Sofri um pouco com isso, quando me olhava no espelho, eu não aceitava e me achava feio, aliás ainda sou kkk. E acima de tudo era gago, pode imaginar? Foi quando decidi que faria algo a respeito. Não tinha dinheiro, foi impressionante, em 3 meses consegui o dinheiro. Isso foi ótimo! Pense no jovem feliz! Eu não queria nem saber se ia doer ou não, estava determinado, focado e foi isso que aconteceu. Realizei a otoplastia, saí da clínica renovado, muito feliz, parece que tinha tirado um peso. Deu tudo certo. Até hoje os dias estão sendo maravilhosos, mudou a minha vida... grato!

Tinha uma imensa vergonha da minha orelha. Não usava cabelo preso em hipótese alguma. Isso mexia muito com a minha autoestima. Até que um dia "apareceu" para mim no facebook a página de um cirurgião plástico e então eu criei coragem e fui atrás de realizar o meu sonho. Liguei para o consultório, como já tinha passado do horário comercial ninguém atendeu, mas uma agradável surpresa me aguardava, o número do meu telefone ficou registrado e no dia seguinte a secretária retornou a ligação. Ela foi muito atenciosa e simpática me tirou algumas dúvidas simples e marcamos uma consulta (dia 21/05/15, inesquecível esse dia). Fui um pouco apreensiva, nervosa, ansiosa, mas tudo considerado "normal". Afinal, eu estava indo ao encontro da realização de um desejo que desde que me entendo por gente eu tinha. Enfim, cheguei ao consultório e me "encantei" com o médico, apesar de aparentemente ser novo, me passou uma segurança muito grande. E naquele mesmo momento agendamos a cirurgia para o dia 09/06/15. Levei para casa a solicitação dos exames pré-operatórios e do risco cirúrgico, e uma felicidade imensa no coração. Eu estava há pouquíssimos dias do "grande dia"... Fiz todos os exames, tudo OK, graças a Deus! Marcamos uma consulta para que ele pudesse avaliar os exames e só então confirmar a cirurgia. Data confirmadíssima... dia 09/06/15/. Eis que chegou o tal grande dia, tínhamos combinado às 13h no hospital e a cirurgia começaria por volta das 14/14:30. O anestesista chegou para avaliar meus exames e dar o ok dele. Houve um pequeno atraso e desci para o centro cirúrgico pouco depois das 15 h. Até aí tudo em ordem, era anestesia local com sedação. Em pouquíssimos segundos eu "apaguei". E aí começou a tão sonhada cirurgia, pra ser bem sincera se houvesse uma possibilidade eu gostaria de ter estado acordada durante o procedimento para participar de cada momento. Mas, aí já era pedir demais, né? rs. Bom, mas uma cirurgia que dura em média 1:30/2 h no máximo, a minha durou quase 5 h. Alguns imprevistos aconteceram durante a cirurgia o que acabou estendendo esse tempo. Porém, eu estava em ótimas mãos e o cirurgião que estava me operando deu conta do recado e chegamos ao fim da cirurgia com sucesso!!! O pós-operatório foi tranquilo, minha única dificuldade era não poder dormir de lado. Fui ao consultório algumas vezes para realizar o curativo e mais ou menos um mês depois para a retirada dos pontos. E hoje, 8 meses e 18 dias depois estou muito satisfeita com o resultado obtido. E com o meu sonho realizado. Hoje posso tirar fotos com os cabelos "presos" rs... Fiz com o Dr. Rodrigo Freire, realizamos a cirurgia no Hospital Beneficência Portuguesa. Tive todo o suporte necessário antes, durante e depois da cirurgia. O preço foi muito justo pelo atendimento que recebi. O resultado foi o melhor possível.

Tenho necessidade de melhor minha autoestima ,pois me sinto infeliz já que elas são cabanadas. Tenho vergonha de colocar meu cabelo por tras delas e inclusive de usar um rabo de cavalo. Nem meu marido nunca tinha visto,e ao ver sorriu e perguntou se eu ia abanar o fogo. Isso me deixou triste e muito pra baixo.ela é feia e esta branca pois so vive escondida por debaixo do cabelo.

Depois uma amiga fez algumas cirurgias, e um amigo fez também na orelha, a minha não é tanto mas decide fazer também, fico um pouco preocupado pq ele disse que dueo muito depois da cirurgia , mas acho que caso e meio caso. Não fiz antes por acha poderia doer muito. Mas conversando com uma amiga ela me animo dizendo ficaria bem melhor. Eu fiquei animado pra fazer.

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
1 1 Fev 2018
2 31 Jan 2018
Tenho vergonha das minhas orelhas
RobAntonio · Olinda (Pernambuco) · 1 imagem
RobAntonio 9 10 Jan 2018
9 10 Jan 2018

Vídeos

Ver todos
Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas

É possível corrigir, além da orelha de abano, o formato da orelha quando ela é pontuda (tipo elfo)?

Sim. É possível melhorar esse tipo de alteração. À disposição para tirar suas dúvidas. Abs Dr Luciano Sales de Souza ... ler mais

1 resposta ler mais

Bom de imediato gostaria de saber o preço dessa cirurgia e depois se tem um período de pós cirurgia que possa atrapalhar o dia dia no serviço

Ainda não tem respostas

Bom dia. Minha filha tem 14 anos e uma orelha q ela morre de vergonha pois ser aberta e caída na ponta. Então, gostaria de saber se o plano de saúde cobre esse tipo de cirurgia.

Clínica Haim Erel

A melhor resposta

Boa noite Os planos de saúde, consideram o procedimento estético, e por isso não autorizam. Procure um cirurgião plástico da sua confiança, que poderá orientar você Att Clínica Haim Erel ... ler mais

2 respostas ler mais

Boa noite Dr. Tenho a faixa etária elevada (46) para essa cirurgia otoplastia ... eu teria riscos de voltar como era antes? Pelo o fato da idade, isso causaria riscos no resultado futuro? Obrigado!!!

Dra. Rosimara Bonfim

A melhor resposta

Não é a idade que sozinha deve contra-indicar uma cirurgia, mas sim sua avaliação clínica. Consulte um cirurgião plástico membro da SBCP para orientação. ... ler mais

1 resposta ler mais

Artigos

Ver todos

Centros destacados

Ver todos

Dr. Rafael Daibert de Souza Motta

2 recomendações

O Dr. Rafael Daibert de Souza Motta possui o título de membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica assim como título de mestre pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em cirurgia plástica, prezando pela segurança e qualidade de seus procedimentos. Está continuamente aperfeiçoando seus conhecimentos em cursos e congressos. Atua tanto na área estética como reparadora dentro das normas da área médica.EspecialidadesO Dr. Rafael Daibert de Souza Motta, CRM-RJ 52-87.253-9 / CRM-BA 30.704 / RQE 23462, proporciona excelentes resultados, pois utiliza recentes técnicas. Trabalha com lipoaspiração, blefaroplastia, rinoplastia, aplicações de botox, otoplastia, lifting, mamoplastia redutora e de aumento, além de outros tratamentos.LocalizaçãoA clínica fica localizada na cidade do Rio de Janeiro. Realize um agendamento para avaliação.Responsável técnico: Dr. Rafael Daibert de Souza Motta, CRM-RJ 52-87.253-9 / CRM-BA 30.704 /RQE 23462

Porto Seguro (Bahia) Bahia

Dr. Fernando Serra

1 recomendação

Especialista em cirurgia plástica estética e reparadora, o Dr. Fernando Serra, CRM-RJ 742864 / RQE 15098, está preparado para realizar procedimentos com precisão e máxima segurança. Sempre preocupada em aprimorar suas técnicas e conhecimentos, o cirurgião é presença constante em congressos e atividades científicas, no Brasil e exterior.Atualmente, o Dr. Fernando Serra dedica-se ao estudo e divulgação de técnicas para a região glútea, publicando artigos e realizando diversas palestras sobre o tema. Além do ramo acadêmico, o cirurgião atende em dois consultórios na cidade do Rio de Janeiro, realizando procedimentos cirúrgicos diversos, como abdominoplastia, lifting facial, mamoplastia, rinoplastia, entre outros.Entre em contato com o especialista e conheça todas as opções de tratamentos realizadas por ele. Agende uma consulta!liftingbraquioplastiasimplante de glúteosprótese de panturrilhablefaroplastiaprótese mamária cirurgia auricularResponsável técnico: Dr. Fernando Serra, CRM-RJ 742864 / RQE 15098

Rio de Janeiro (cidade) Rio de Janeiro

Dr. André Augusto Fortunato

5 recomendações

O Dr. André Augusto Fortunato está preparado para traçar o tratamento estético mais adequado para as suas necessidades, pensando sempre no seu bem-estar e saúde. Conta com o apoio de uma equipe altamente profissional que está em constante aperfeiçoamento para oferecer máxima qualidade.EspecialidadesMembro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Dr. André Augusto Fortunato, CRM-SP 139482 / RQE 61314, conta com sólida experiência na realização de aumento de seios, abdominoplastia, lipoescultura, rinoplastia entre outras intervenções estéticas e reparadoras. Também atua com tratamentos menos invasivos, segundo cada caso.LocalizaçãoA clínica está localizada na cidade de São Paulo, em Moema. Realiza também atendimento em Embu das Artes, na Clínica São Bento, e em Taboão da Serra, no Hospital Family. Entre em contato para marcar uma consulta personalizada.Responsável técnico: Dr. André Augusto Fortunato, CRM-SP 139482 / RQE 61314

São Paulo (cidade) São Paulo