Informações sobre o tratamento

A otoplastia é a cirurgia indicada para melhorar a aparência das orelhas. Pode ser realizada para corrigir orelhas proeminentes, posicionando-as mais perto da cabeça, e também para diminuir o tamanho de orelhas grandes. A cirurgia pode ser feita ainda tratar deformidades causadas por lesão. A otoplastia é realizada com mais frequência em crianças de quatro a quatorze anos beneficiando a aparência e aumentando a autoestima. Nesses casos, o especialista analisará previamente se a criança está apta para realizar a cirurgia, verificando se a cartilagem da orelha já está estável para o processo de correção.

Tempo intervenção
1-2 horas
Anestesia
Local
Hospitalização
Não é necessária
Recuperação
7 dias
Efeitos
Imediatos
Resultados
Permanentes

O que o custo pode incluir

  • Gastos com hospital
  • Cirurgia
  • Anestesia
  • Revisões

Vantagens

  • Melhora a aparência das orelhas
  • Corrige as orelhas de abano
  • A cicatriz fica escondida
  • Aumenta a autoestima do paciente

Resultados esperados e riscos

Os resultados podem ser vistos já nos primeiros dias. Os riscos da otoplastia envolvem sangramentos, infecções, falta de simetria, problemas de cicatrização e perda de sensibilidade.

A intervenção

A técnica utilizada durante a cirurgia depende das necessidades do paciente. Normalmente, é realizada uma incisão atrás da orelha, removendo o excesso de cartilagem e de pele. A abertura é fechada com suturas, mantendo o novo formato e posicionamento das orelhas.

Cuidados após a intervenção

É recomendado repouso de 1 ou 2 dias. Depois desse período, as atividades podem ser retomadas aos poucos, sem movimentos bruscos e sem pressionar a região operada. Durante os primeiros dias, é indicado o uso de faixa que ajudará na cicatrização e manterá o posicionamento das orelhas. Durante 45 dias, deve-se evitar dormir de lado e tomar sol.

Contraindicações

A otoplastia é contraindicada para pessoas com problemas circulatórios, cardiovasculares e de coagulação. Também não é indicada a gestantes e mulheres em perídodo de amamentação.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiência

Ver todas
Foi tudo muito tranquilo, não senti nenhuma dor, agora faz 24 horas que eu operei, sinto um leve desconforto nas orelhas, nada de mais. Difícil dizer quanto custou pois fiz em conjunto com uma blefaroplastia, mas as duas saíram por 6,500 reais mais os custos do hospital que foram 1125. Estou em recuperação e me sinto muito bem, dormir foi bem tranquilo mas a noite eu acordava e logo pensava em virar de lado, lembrava da cirurgia e logo desistia. As orelhas estão bem coladas, muito coladas, o médico além de fazer a tradicional otoplastia ainda diminuiu o tamanho da orelha, estou bem feliz, preocupado com o fato de estarem bem coladas, mas sei que "soltaram" um pouco logo ficarão mas Natural, em geral foi tudo perfeito.
2 comentários

Gostaria de fazer pois sempre me incomodei e quando era pequeno sempre zoado pelas orelhas, mas não por serem abertas mais por causa de ser diferentes da do meu irmão gêmeo já que não somos idênticos e as orelhas era uma diferença entre nós dois .Gostaria de aproximar mais as orelhas e diminuir o lóbulo pois vive inchando e criando cravo e espinha interna !.

2 comentários

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
60 Ontem 19:50
técnicas de Otoplastia
CaioDiniz · São Paulo (cidade)
CaioDiniz 11 Ontem 00:31
11 Ontem 00:31
12 15 Set 2017

Vídeos

Ver todos
Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas

Gostaria de saber se o plano de saúde cobre, tenho o plano de saúde do Gs.

Clínica Haim Erel

A melhor resposta

Normalmente os planos de saúde consideram o procedimento estético. O idealmente procurar o seu plano de saúde e verificar com ele. Att Clinica Haim Erel ... ler mais

2 respostas ler mais

Artigos

Ver todos
Otoplastia com fios de sustentação

Otoplastia com fios de sustentação

Técnica oferece resultados naturais, sendo realizada por meio de microincisões. Além disso, é indicada para todas as idades.

Cirurgia.net  · 26 Mar 2017 Ler mais

Centros destacados

Ver todos

Dr André Colaneri

1 recomendação

A Clínica Cirurgia Estética é especializada em cirurgias plásticas e estética, oferecendo a todos os seus pacientes a tecnologia mais moderna e eficiente. Quem comanda a equipe do centro é o cirurgião plástico Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, CRM-SP 87886 / RQE 20781, Especialista e Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Entre os vários serviços oferecidos pelo centro, realizamos:prótese de mamalipoaspiraçãoplástica do narizcirurgia íntimaredução de seiosliftingbotoxpreenchimentoultrassompreenchimentopeeling a laserabdominoplastiaotoplastiablefaroplastiaginecomastiaprótese de panturrilhaprótese de glúteoA sede da clínica está localizada em São Paulo, atendendo com conforto e exclusividade a todos os pacientes. Para cada interessado nos tratamentos oferecidos pela Clínica Cirurgia Estética, preparamos uma avaliação personalizada, considerando inclusive as especificidades de gênero. Entre em contato com a nossa equipe e agende uma avaliação.Responsável técnico: Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, CRM-SP 87886cirurgia íntimamamoplastialipoesculturaplástica das orelhascirurgia das pálpebrasrinoplastia

São Paulo (cidade) São Paulo

Dr. Eduardo Passamai

1 recomendação

Se você está pensando em realizar uma cirurgia plástica estética ou reparadora, conte com a experiência do Dr. Eduardo Passamai. O profissional está em contínuo aperfeiçoamento para aplicar as técnicas mais adequadas no atendimento de cada paciente.EspecialidadesMembro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Dr. Eduardo Passamai, CRM-ES 7766 / RQE 6964, está preparado para atuar com cirurgias para a remodelagem do contorno corporal e também intervenções faciais. Todos os procedimentos são realizados em ambiente hospitalar devidamente equipado, proporcionando total segurança.LocalizaçãoEntrando em contato você poderá marcar uma primeira avaliação, estamos ao seu dispor. As clínicas estão localizadas nas cidades de Vitória e Vila Velha, aguardamos sua visitaResponsável técnico: Dr. Eduardo Passamai, CRM-ES 7766 / RQE 6964

Vitória (Espírito Santo) Espírito Santo

Dra. Leandra Bittencourt

1 recomendação

A Dra. Leandra Bittencourt possui o título de membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, proporcionando qualidade e seriedade em cada procedimento oferecido. Seu excelente conhecimento é frequentemente reciclado em palestras e congressos na área médica. Efetua intervenções plásticas tanto na área estética como reparadora. EspecialidadesA experiente Dra. Leandra Bittencourt, CRM-PR 18719 / RQE 14025, atua com grande compromisso para obter excelentes resultados. Realiza mastopexia, abdominoplastia, lipoaspiração, lipoescultura, aplicações de botox, peeling, aumento e redução de seios e mamoplastia.LocalizaçãoA clínica fica estabelecida com excelente localização na cidade de Curitiba. Faça um primeiro agendamento para avaliação médica.Responsável técnico: Dra. Leandra Bittencourt, CRM-PR 18719 / RQE 14025

Curitiba Paraná