Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 9 Jun 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre a Otoplastia
  • O que é a otoplastia?
  • Quem pode fazer a otoplastia?
  • Como é a primeira consulta?
  • Como escolher um cirurgião plástico?
  • Como é feita a cirurgia?
  • Pós-operatório da otoplastia
  • Os resultados da otoplastia
  • Dúvidas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Vídeo realizado por Dr. Socrates João de Oliveira

Informações sobre a Otoplastia

A otoplastia está entre as dez cirurgias plástica mais realizadas no mundo. O tratamento tem como objetivo corrigir e melhorar a aparência estética das orelhas.

Muitas pessoas buscam realizar o procedimento por motivos estéticos e até mesmo de reconstrução, devido a acidentes ou condições genéticas. 

reduzir orelhas

Procedimento para homens e mulheres

O que é a otoplastia?

É interessante saber que 5,6% da população, tanto do sexo masculino quanto feminimo, tem orelhas salientes. A otoplastia é a operação que permite corrigir a posição das orelhas, aproximando-as da cabeça. 

Além disso, a intervenção também pode servir para reduzir o tamanho das orelhas. Permitindo, portanto, intervir sobre estas "imperfeições", remodelando a forma da orelha.

A intervenção dura cerca de 1 hora, geralmente é feito com anestesia local e sedação, não sendo necessário hospitalização. Costuma ter um pós operatório sem complicações, além de resultados incríveis.

Vídeo realizado por Dra. Luciana Pepino

Quem pode fazer a otoplastia?

Pessoas que tem um bom estado de saúde e que desejam alterar a aparência das suas orelhas são os pacientes ideais para este procedimento. Porém, somente o profissional médico, após uma avaliação detalhada, pode dar a liberação ao procedimento. 

É necessário, nesse sentido, marcar uma consulta com um profissional cirurgião plástico e realizar os exames do pré operatório, que vão te habilitar ou não ao procedimento.

Otoplastia em crianças:
Sabe-se que muitas crianças realizam o procedimento de otoplastia para evitar problemas futuros em relação a estética, porém, muitos profissionais médicos aconselham os pais a esperar o desejo e maturidade da criança para realizar a cirurgia, já que, em muitos casos, a criança pode não apresentar dificuldades ou até mesmo ser indiferente a aparência das orelhas. 

consulta otoplastia

Tire as suas dúvidas com o profissional

Como é a primeira consulta?

Durante a primeira consulta o médico avaliará a sua condição física e psicológica sobre o tema, é possível que este profissional te apresente diferentes resultados da sua otoplastia, ademais de informar as técnicas para chegar ao resultado. Posteriormente, o paciente terá que realizar diversos exames para ter a liberação ou não (exames de sangue, coração, alergias...).

É importante conversar com o cirurgião sobre suas expectativas em relação à operação, ademais de tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

profissional de otoplastia

Encontre o seu médico!

Como escolher um cirurgião plástico?

É importante escolher um cirurgião certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Faça sua pesquisa no site da Sociedade e verifique o campo de especialização do seu cirurgião.

Lembre-se:

-Escolha um cirurgião certificado, qualificado e experiente
-Solicite informações sobre procedimentos, instalações e equipamentos
-Fale com mais de um cirurgião 

Cirurgia de otoplastia

Cada profissional pode ter uma técnica diferente

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia da orelha é realizada com anestesia local e sedação, enquanto em pacientes mais jovens pode ser preferível à anestesia geral. O processo leva de 30 minutos (se for realizada em apenas uma orelha) a 1 hora (se for feito em ambas as orelhas). 

O procedimento requer que o cirurgião realize pequenas incisões escondidas atrás da orelha, de modo que não há cicatrizes visíveis. Através dessas incisões, o cirurgião pode prosseguir com a remoção de uma pequena parte da pele, fixando-a com pontos na nova posição. 

Cada cirurgião pode adaptar a técnica com base nas características individuais de cada paciente, usando o procedimento e as medidas que ele considera mais apropriadas para cada caso.

Vídeo realizado por Clínica Salute

Pós-operatório da otoplastia

Uma vez concluída a operação, o paciente pode sair da clínica após cerca de 2 horas. É possível voltar as atividades diárias após 5 dias e a prática de esportes depois de 1 mês. Durante o pós-operatório, é normal sentir desconforto, mas o médico irá orientar com a medicação necessária.

Logo após ao procedimento é normal ter inchaço e até mesmo a presença de hematomas, que devem ser tratados com compressas de gelo diariamente. Qualquer anormalidade deve ser informada ao médico.

Riscos e possíveis efeitos colaterais da otoplastia


- Alteração da sensibilidade

- Inchaço

- Hematomas

- Assimetria

- Infecção

resultados da otoplastia

Orelhas mais discretas e bonitas

Os resultados da otoplastia

O resultado final aparece entre 6 e 12 meses após a operação, quando a inflamação é completamente reabsorvida. É importante, nesse sentido, realizar todo o processo do pós operatório corretamente, ademais de informar ao profissional qualquer anormalidade durante esse período.

Os pacientes podem esperar resultados naturais, cicatrizes escondidas e uma melhora na qualidade de vida.

Dúvidas Frequentes

  • Otoplastia funciona mesmo? "Claro que funciona. No entanto, o cirurgião plástico precisa examiná-lo em consulta médica para verificar quais deformidades precisam ser corrigidas e entender suas expectativas e desejos em relação à cirurgia. Valores variam bastante." Dr. Márcio Ximenes
  • É possível reduzir o tamanho da orelha? "É possível remodelar e 'fechar' a orelha para que ela fique fique menos visível, mais rente a cabeça. Mas não é possível reduzir seu tamanho. Sim, não se preocupe, a cicatriz é discreta e fica escondida atrás da orelha (exceto em casos de quelóides, claro), local de difícil visualização."  Dra. Renata Magalhães
  • Com quantos anos é possível realizar a otoplastia? "A Otoplastia (cirurgia de orelha) pode ser feita a partir de 4 anos de idade. O ato cirúrgico dura de 1 a 2 horas. A alta hospitalar pode ser no mesmo dia ou no dia seguinte.  A recuperação é relativamente rápida. Volta à escola em uma semana. Para atividades físicas mais vigorosas precisa de 3 a 4 semanas."  Dr. Theodore Droubi
  • É possível a formação de queloide depois do procedimento? "Há cuidados em pós operatório incluindo até tratamentos com laser. Não existe atualmente nada que garanta que não terá quelóides. Agende uma consulta com cirurgião plástico para avaliação. Procure no site da Sociedade brasileira de cirurgia plástica."  Dra. Rosimara Bonfim
  • Qual o valor da otoplastia? "A otoplastia varia os custo, dependendo da técnica a ser utilizada. Normalmente os apcientes ficam pouco tempo afastado do trabalho, e conforme a profissão há casos que em 03 dias já retornam, desde que possam utilizar uma faixa semelhante ás tiaras de tecido. Consulte um crirugião plástico membro titular ou especialista da SBCP" Dra. Rosimara Bonfim
  • O earfold é permitido no Brasil? "O earfold ainda não foi liberado pela anvisa para uso no Brasil." Clínica Haim Erel


Depoimentos

"Realizei em 24/06/2017 resultado muito bom, sem dor, sem reações, ficou bonito e harmônico, ainda estou nas revisões, mas muito feliz com o antes e depois! Mudou minha..."
Ver experiência

Ivammart - Prado Ferreira, Paraná

"Fiz a cirurgia tem 15 dias e estou seguindo todas as recomendações médicas, já posso dizer que estou..."

Ver experiência

FabianoVencio - João Pessoa, Paraíba

"Estou muito feliz com o resultado. Já retirei o capacete, a sensação de retirar, é uma mistura de alívio, com curiosidade e um pouco de medo de levar um susto com o resultado. Durante o período em que ficamos com o capacete, a cirurgia sangra um pouco, e acaba sujando o curativo, mas os médicos dizem que..."

Ver experiência

RodrigoFerreiradosSa - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."