
Vídeo realizado por Dr. Socrates João de Oliveira
A otoplastia está entre as dez cirurgias plástica mais realizadas no mundo. O tratamento tem como objetivo corrigir e melhorar a aparência estética das orelhas.
Muitas pessoas buscam realizar o procedimento por motivos estéticos e até mesmo de reconstrução, devido a acidentes ou condições genéticas.
Procedimento para homens e mulheres
É interessante saber que 5,6% da população, tanto do sexo masculino quanto feminimo, tem orelhas salientes. A otoplastia é a operação que permite corrigir a posição delas, aproximando-as da cabeça.
Além disso, a intervenção também pode servir para reduzir o tamanho das orelhas. Permitindo, portanto, intervir sobre estas "imperfeições", remodelando sua forma.
A intervenção dura cerca de 1 hora, geralmente é feito com anestesia local e sedação, não sendo necessário hospitalização. Costuma ter um pós operatório sem complicações, além de resultados incríveis.
Vídeo realizado por Dra. Luciana Pepino
Pessoas que tem um bom estado de saúde e que desejam alterar a aparência das suas orelhas são os pacientes ideais para este procedimento. Porém, somente o profissional médico, após uma avaliação detalhada, pode dar a liberação ao procedimento.
É necessário, nesse sentido, marcar uma consulta com um profissional cirurgião plástico e realizar os exames do pré operatório, que vão te habilitar ou não ao procedimento.
Otoplastia em crianças:
Sabe-se que muitas crianças realizam o procedimento de otoplastia para evitar problemas futuros em relação a estética, porém, muitos profissionais médicos aconselham os pais a esperar o desejo e maturidade da criança para realizar a cirurgia, já que, em muitos casos, a criança pode não apresentar dificuldades ou até mesmo ser indiferente a aparência das orelhas.
Tire as suas dúvidas com o profissional
Durante a primeira consulta o médico avaliará a sua condição física e psicológica sobre o tema, é possível que este profissional te apresente diferentes resultados da sua otoplastia, ademais de informar as técnicas para chegar ao resultado. Posteriormente, o paciente terá que realizar diversos exames para ter a liberação ou não (exames de sangue, coração, alergias...).
É importante conversar com o cirurgião sobre suas expectativas em relação à operação, ademais de tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.
Encontre o seu médico!
É importante escolher um cirurgião certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Faça sua pesquisa no site da Sociedade e verifique o campo de especialização do seu cirurgião.
Lembre-se:
-Escolha um cirurgião certificado, qualificado e experiente
-Solicite informações sobre procedimentos, instalações e equipamentos
-Fale com mais de um cirurgião
Cada profissional pode ter uma técnica diferente
A cirurgia da orelha é realizada com anestesia local e sedação, enquanto em pacientes mais jovens pode ser preferível à anestesia geral. O processo leva de 30 minutos (se for realizada em apenas uma orelha) a 1 hora (se for feito em ambas).
O procedimento requer que o cirurgião realize pequenas incisões escondidas atrás da orelha, de modo que não há cicatrizes visíveis. Através dessas incisões, o cirurgião pode prosseguir com a remoção de uma pequena parte da pele, fixando-a com pontos na nova posição.
Cada cirurgião pode adaptar a técnica com base nas características individuais de cada paciente, usando o procedimento e as medidas que ele considera mais apropriadas para cada caso.
Vídeo realizado por Clínica Salute
Uma vez concluída a operação, o paciente pode sair da clínica após cerca de 2 horas. É possível voltar as atividades diárias após 5 dias e a prática de esportes depois de 1 mês. Durante o pós-operatório, é normal sentir desconforto, mas o médico irá orientar com a medicação necessária.
Logo após ao procedimento é normal ter inchaço e até mesmo a presença de hematomas, que devem ser tratados com compressas de gelo diariamente. Qualquer anormalidade deve ser informada ao médico.
Riscos e possíveis efeitos colaterais da otoplastia
- Alteração da sensibilidade
- Inchaço
- Hematomas
- Assimetria
- Infecção
Orelhas mais discretas e bonitas
O resultado final aparece entre 6 e 12 meses após a operação, quando a inflamação é completamente reabsorvida. É importante, nesse sentido, realizar todo o processo do pós operatório corretamente, ademais de informar ao profissional qualquer anormalidade durante esse período.
Os pacientes podem esperar resultados naturais, cicatrizes escondidas e uma melhora na qualidade de vida.
"Estou muito feliz com o resultado. Já retirei o capacete, a sensação de retirar, é uma mistura de alívio, com curiosidade e um pouco de medo de levar um susto com o resultado. Durante o período em que ficamos com o capacete, a cirurgia sangra um pouco, e acaba sujando o curativo, mas os médicos dizem que..."
RodrigoFerreiradosSa - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."