Informações sobre o tratamento

A otoplastia é a cirurgia indicada para melhorar a aparência das orelhas. Pode ser realizada para corrigir orelhas proeminentes, posicionando-as mais perto da cabeça, e também para diminuir o tamanho de orelhas grandes. A cirurgia ainda é recomendada para tratar deformidades causadas por lesão. No caso de otoplastia para crianças, o especialista analisará previamente se a criança está apta para realizar a cirurgia, verificando se a cartilagem da orelha já está estável para o processo de correção.

Tempo intervenção
1-2 horas
Anestesia
Local
Hospitalização
Não é necessária
Recuperação
7 dias
Efeitos
Imediatos
Resultados
Permanentes

O que o custo pode incluir

  • Gastos com hospital
  • Cirurgia
  • Anestesia
  • Revisões

Vantagens

  • Melhora a aparência das orelhas
  • Corrige as orelhas de abano
  • A cicatriz fica escondida
  • Aumenta a autoestima do paciente

Resultados esperados e riscos

Os resultados podem ser vistos já nos primeiros dias. Os riscos da otoplastia envolvem sangramentos, infecções, falta de simetria, problemas de cicatrização e perda de sensibilidade.

A intervenção

A técnica utilizada durante a cirurgia depende das necessidades do paciente. Normalmente, é realizada uma incisão atrás da orelha, removendo o excesso de cartilagem e de pele. A abertura é fechada com suturas, mantendo o novo formato e posicionamento das orelhas.

Cuidados após a intervenção

É recomendado repouso de 1 ou 2 dias. Depois desse período, as atividades podem ser retomadas aos poucos, sem movimentos bruscos e sem pressionar a região operada. Durante os primeiros dias, é indicado o uso de faixa que ajudará na cicatrização e manterá o posicionamento das orelhas. Durante 45 dias, deve-se evitar dormir de lado e tomar sol.

Contraindicações

A otoplastia é contraindicada para pessoas com problemas circulatórios, cardiovasculares e de coagulação. Também não é indicada a gestantes e mulheres em perídodo de amamentação.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiências

Ver todas
Fiz minha otoplastia pelo Projeto Orelhinha
RodrigoFerreiradosSa · 7 Jun 2018

Estou muito feliz com o resultado. Já retirei o capacete, a sensação de retirar, é uma mistura de alívio, com curiosidade e um pouco de medo de levar um susto com o resultado. Durante o período em que ficamos com o capacete, a cirurgia sangra um pouco, e acaba sujando o curativo, mas os médicos dizem que é normal isso ocorrer. Nos primeiros dias, encontrar uma posição para dormir é bem complicado, mas o que pode ajudar bastante é aquele travesseiro de viagem em forma de U, pois não é recomendado dormir de lado em quanto a cirurgia não estiver cicatrizada. O que me ajudou muito, foram os vídeos de pessoas que já realizaram a cirurgia e postaram no YouTube, tem várias dicas bacanas. Obrigado e estarei aberto para mas perguntas e curiosidades!

Realizei em 24/06/2017 resultado muito bom, sem dor, sem reações, ficou bonito e harmônico, ainda estou nas revisões, mas muito feliz com o antes e depois! Mudou minha autoestima, equilibrou minha face, recomendo a todos. Se sua orelha nao te ajuda, ajude-a rsrsrs vale a pena o investimento, voce nao vai se arrepender. Tive a sorte de ter um ótimo cirurgiao o que faz toda a diferenca.

Sinto-me realizada e feliz. Estive em boas mãos! Tive muita sorte em encontrar aqui um dos melhores cirurgiões plásticos, super recomendo o Dr. Gustavo Nobrega! O melhor. Realizei meu sonho!

Muito feliz com o resultado!
FabianoVencio · 20 Fev 2018

Fiz a cirurgia tem 15 dias e estou seguindo todas as recomendações médicas, já posso dizer que estou muito feliz com o resultado até agora.

Era um sonho realizar a cirurgia na orelha pois tinha muita vergonha, os meninos da escola sempre riam da minha orelha. Como sou muito vaidosa ao crescer trabalhei muito juntei centavo por centavo até conseguir. Realizei 2 cirurgias no mesmo dia pois ficava mais em conta, tinha uma barriguinha que incomodava bastante, sou magra mas tinha aquela barriguinha, não tive nenhum receio da cirurgia, adorei fazer e adorei os resultados. A vontade era tanta que só pensava em contar e mostrar para todos, tive umas dores pós-cirúrgicas mais nem me dei conta, estava completamente feliz com o resultado e a realização de ter conseguido o dinheiro para fazer a cirurgia. Minha pela teve uma ótima cicatrização, não tive queloide graças a Deus, tenho uma boa genética. Graças a Deus por tudo, muita gente perde a lipo que faz, eu já tenho 9 anos e minha barriga continua lisinha.

A cirurgia mudou a minha vida
Isr_9198 · 25 Jul 2017

Primeiro, não gostava da forma de minha orelha, chamada de abano. Sofri um pouco com isso, quando me olhava no espelho, eu não aceitava e me achava feio, aliás ainda sou kkk. E acima de tudo era gago, pode imaginar? Foi quando decidi que faria algo a respeito. Não tinha dinheiro, foi impressionante, em 3 meses consegui o dinheiro. Isso foi ótimo! Pense no jovem feliz! Eu não queria nem saber se ia doer ou não, estava determinado, focado e foi isso que aconteceu. Realizei a otoplastia, saí da clínica renovado, muito feliz, parece que tinha tirado um peso. Deu tudo certo. Até hoje os dias estão sendo maravilhosos, mudou a minha vida... grato!

Tinha uma imensa vergonha da minha orelha. Não usava cabelo preso em hipótese alguma. Isso mexia muito com a minha autoestima. Até que um dia "apareceu" para mim no facebook a página de um cirurgião plástico e então eu criei coragem e fui atrás de realizar o meu sonho. Liguei para o consultório, como já tinha passado do horário comercial ninguém atendeu, mas uma agradável surpresa me aguardava, o número do meu telefone ficou registrado e no dia seguinte a secretária retornou a ligação. Ela foi muito atenciosa e simpática me tirou algumas dúvidas simples e marcamos uma consulta (dia 21/05/15, inesquecível esse dia). Fui um pouco apreensiva, nervosa, ansiosa, mas tudo considerado "normal". Afinal, eu estava indo ao encontro da realização de um desejo que desde que me entendo por gente eu tinha. Enfim, cheguei ao consultório e me "encantei" com o médico, apesar de aparentemente ser novo, me passou uma segurança muito grande. E naquele mesmo momento agendamos a cirurgia para o dia 09/06/15. Levei para casa a solicitação dos exames pré-operatórios e do risco cirúrgico, e uma felicidade imensa no coração. Eu estava há pouquíssimos dias do "grande dia"... Fiz todos os exames, tudo OK, graças a Deus! Marcamos uma consulta para que ele pudesse avaliar os exames e só então confirmar a cirurgia. Data confirmadíssima... dia 09/06/15/. Eis que chegou o tal grande dia, tínhamos combinado às 13h no hospital e a cirurgia começaria por volta das 14/14:30. O anestesista chegou para avaliar meus exames e dar o ok dele. Houve um pequeno atraso e desci para o centro cirúrgico pouco depois das 15 h. Até aí tudo em ordem, era anestesia local com sedação. Em pouquíssimos segundos eu "apaguei". E aí começou a tão sonhada cirurgia, pra ser bem sincera se houvesse uma possibilidade eu gostaria de ter estado acordada durante o procedimento para participar de cada momento. Mas, aí já era pedir demais, né? rs. Bom, mas uma cirurgia que dura em média 1:30/2 h no máximo, a minha durou quase 5 h. Alguns imprevistos aconteceram durante a cirurgia o que acabou estendendo esse tempo. Porém, eu estava em ótimas mãos e o cirurgião que estava me operando deu conta do recado e chegamos ao fim da cirurgia com sucesso!!! O pós-operatório foi tranquilo, minha única dificuldade era não poder dormir de lado. Fui ao consultório algumas vezes para realizar o curativo e mais ou menos um mês depois para a retirada dos pontos. E hoje, 8 meses e 18 dias depois estou muito satisfeita com o resultado obtido. E com o meu sonho realizado. Hoje posso tirar fotos com os cabelos "presos" rs... Fiz com o Dr. Rodrigo Freire, realizamos a cirurgia no Hospital Beneficência Portuguesa. Tive todo o suporte necessário antes, durante e depois da cirurgia. O preço foi muito justo pelo atendimento que recebi. O resultado foi o melhor possível.

Quero remodelar as minhas orelhas
MarcosPaulo6 · 8 Ago 2018

Devido a prática do jiu jitsu sofrir uma lesão que modificou minha orelha estou ganhando apelidos que está afetando minha auto estima , eu não me aceito assim estou me sentindo diferente dos padrões , eu ficaria muito feliz se as minhas orelhas voltassem ao normal... Estou deixando o cabelo crescer para esconder .

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
Uma orelha mais torta que a outra.
Macel · Vila Velha (Espírito Santo) · 1 imagem
Macel 1 16 Ago 2018
1 16 Ago 2018
Viajar de avião após cirurgia
onurbjt · Araranguá
onurbjt 1 18 Jul 2018
1 18 Jul 2018
Tenho complexo das minhas orelhas
DaianeLacerda · São José do Rio Preto
DaianeLacerda
Membro destacado
14 12 Jul 2018
14 12 Jul 2018

Vídeos

Ver todos
Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas
correcao buraco do brinco SuellenPatriciaSanto · 30 Jul 2018

minhas duas orelhas estão prestes a rasgar, gostaria de fazer a reconstrução pelo plano Amil é possível? como devo proceder?

Ainda não tem respostas
Ajustar as orelhas fbianamoni · 4 Jul 2018

oi, eu sou uma menina de 18 anos, gostaria de saber os preços da otoplastia, ou seja, ajustar os ouvidos .

Ainda não tem respostas

Artigos

Ver todos

Centros destacados

Ver todos
Dr. Paulo Bettes

Dr. Paulo Bettes

15 recomendações

Para ter garantias de segurança e excelentes resultados na sua cirurgia plástica, esteja atento à experiência do médico responsável pelo procedimento e também às referências das anteriores intervenções realizadas pela clínica em questão. Com o Dr. Paulo Bettes, CRM 13050 / RQE 7802, você ganha em tranqülidade, à medida que recebe acompanhamento em todas as etapas do tratamento e tem a certeza de estar em contato com as técnicas e procedimentos inovadores em cirurgias plasticas estéticas.A sede da clínica do Dr. Paulo Bettes está localizada na cidade de Curitiba e conta com toda a estrutura necessária para receber pacientes da região com conforto e exclusividade. As melhores opções de tratamento serão definidas mediante uma avaliação individualizada. Agende a sua!Realizamos todos os tipos de cirurgias estéticas, tais como:rinoplastialifting facial, coxas e de braçosabdominoplastia e miniabdomenmamoplastia redutora e mastopexia (levantamento dos seios)prótese de mamacirurgias da intimidade feminina (ninfoplastia)botox (aplicação de toxina botulínica)rejuvenescimento facial com fios de suspensão, peelings e preenchimentoslipoaspiração (todas as técnicas)colocação de próteses glúteascorreção de orelha de abanocirurgias das pálpebrascorreção de ginecomastias (mamas masculinas)transplante de cabelosResponsável técnico: Dr. Paulo Bettes, CRM 13050 / RQE 7802

Curitiba Paraná

Dr. João Luyz e Martins

Dr. João Luyz e Martins

10 recomendações

O Dr. João Luiz Martins, CRM 12536 / RQE 6062, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), realizando procedimentos com alta precisão e habilidade. Sempre presente em congressos, conferências e atividades no setor da cirurgia plástica, o médico mantém suas técnicas sempre atualizadas, oferecendo aos seus pacientes o que há de melhor e mais moderno na área.Atendendo nos melhores e mais modernos hospitais de Porto Alegre,RS.O especialista atende em moderna clínica localizada na cidade de Porto Alegre, contando com o apoio de equipe profissional qualificada, além de equipamentos de útlima geração. O Dr. João Luiz Martins também opera em renomados hospitais da cidade, ganhando cada vez mais experiência e habilidade para realizar suas intervenções.Conheça melhor os tratamentos oferecidos pelo profissional. Entre em contato e agende agora mesmo sua avaliação. Estamos esperando sua visita.OtoplastiaRinoplastiaGluteoplastiaLipoaspiração e LipoesculturaLiftingAumento e Redução de seiosAbdominoplastiaBlefaroplastiaNinfoplastia (diminuição pequenos lábios vaginais)BotoxBioplastiaResponsável técnico: Dr. João Luiz Martins, CRM 12536www.drjoaomartins 

Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Rio Grande do Sul

Dr. Fabricio Francischone

Dr. Fabricio Francischone

11 recomendações

O Dr. Fabricio Francischone é um profissional altamente capacitado e especialista em cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. Seu conhecimento efetivo na área e uma sólida experiência, proporcionam tratamentos de qualidade e com toda a segurança necessária.EspecialidadesEm frequente melhoria de suas aptidões, o Dr. Fabricio Francischone, CRM-SP 128513 / RQE 46993, além de outros títulos, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Executa procedimentos como aumento e redução de mamas, gluteoplastia, lifting, ginecomastia, lipoaspiração, blefaroplastia, além de cirurgias íntimas e tratamentos capilares.LocalizaçãoO Dr. Fabricio Francischone atende na cidade de Santos. Entre em contato para um agendamento.Responsável técnico: Dr. Fabricio Francischone, CRM-SP 128513 / RQE 46993

Santos (São Paulo) São Paulo

Tratamentos relacionados

Destacado