Saiba o que é o efeito Tyndall

Saiba o que é o efeito Tyndall
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 30 mar 2017 · Atualização: 26 jul 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Seja com o intuito de remodelar ou aumentar o tamanho dos lábios, tratar rugas e marcas de expressão, ou corrigir os sulcos da face, conhecidos como "bigode chinês". Fato é que tratamentos estéticos à base de preenchimento são bastante buscados, com destaque para o ácido hialurônico.

O ácido hialurônico é um produto fabricado com matéria-prima do colágeno e, desse modo, é compatível com o organismo. Trata-se de um produto que ajuda na formação natural do próprio colágeno e que oferece uma duração média de seis meses a um ano e meio. Entretanto, em alguns raros casos, o preenchimento com essa substância pode gerar uma queixa de coloração azulada na região onde fui aplicada, conhecida como efeito Tyndall.

O efeito Tyndall pode ocorrer por dois motivos: o primeiro é consequência da aplicação de maneira muito superficial. Já a segunda, considerada bastante rara, é a possibilidade de ácido hialurônico passar pelos tecidos mais profundos.

aplicação de ácido hialurônico

Por que a pele fica azulada?

O ácido hialurônico é um gel transparente que, ao entrar em contato com a luz, pode refletir as ondas azuis, que são mais intensas. Na maioria dos casos o efeito Tyndall é confundido inicialmente com equimose, ou seja, com uma mancha roxa provocada por sangramento que penetra os tecidos em decorrência da aplicação.

No entanto, o efeito Tyndall pode aparecer meses depois da aplicação e demorar para desaparecer se a pessoa não buscar tratamento.

Em geral, o efeito Tyndall pode ocorrer por dois motivos diferentes: quando o ácido hialurônico de um tratamento facial foi injetado muito superficialmente ou quando o ácido hialurônico injetado percorreu os tecidos.

Independentemente do motivo que o produz, o efeito Tyndall ocorre quando a luz penetra na pele e age no preenchimento facial. Como consequência, os comprimentos de onda azuis são refletidos e fazem com que a pele pareça azulada . No entanto, apesar de sua aparência marcante, o efeito Tyndall não costuma representar risco ou perigo para a saúde. E desaparece à medida que o produto injetado é reabsorvido.

Como pode afetar nas olheiras?

A área sob os olhos , tão delicada por ter a pele muito fina, é mais propensa a sofrer o efeito Tyndall, pois pode ficar transparente e, como consequência, revelar a cor azulada suave característica desse efeito.

O efeito Tyndall nos olhos e olheiras é caracterizado por uma coloração azulada na área onde um determinado tratamento foi aplicado. Quando ocorre o efeito Tyndall, a luz penetra no preenchimento facial e faz com que as ondas azuis sejam refletidas e dêem origem ao tom azulado característico na pele. Este efeito pode ocorrer mesmo muito tempo após o tratamento ou procedimento ter sido realizado. Embora não represente um perigo grave para o paciente, pode causar uma sensação incômoda do ponto de vista estético, pois a descoloração pode demorar para desaparecer enquanto o produto injetado for reabsorvido.

Cuidados com as olheiras
Dra. Deborah Faraco Coelho
3 Opiniões
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Dr. Mário Junqueira
12 Opiniões
Goiânia, Goiás
Dra. Renata Mariotto
247 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina

Como tratar o efeito Tyndall?

Antes de tudo é preciso destacar que o efeito Tyndall não gera consequências para a saúde. O desconforto é estético e pode até ser aliviado com maquiagem. No entanto, há tratamento para esses casos e o efeito é rápido.

O ácido hialurônico é removido da região afetada por meio de pequenas punções. Também podem ser realizadas injeções de hialuronidase, que é uma sustância que facilita a difusão de líquidos injetáveis.

Os efeitos geralmente desaparecem em dois dias. Porém, há a possibilidade de reversão dos resultados positivos do preenchimento, o que faz com que a pessoa tenha que refazer a aplicação.

Alguns pacientes relatam que, além do desconforto visual, apresentam os seguintes sintomas:

  • Náusea.
  • Fraqueza.
  • Tontura
  • Pressão Sanguínea Baixa.

Mas geralmente esses sintomas desaparecem dentro de um dia. De acordo com especialistas, é mais provável que esteja relacionado à baixa tolerabilidade. Nódulos subcutâneos no local da injeção têm coloração azul-preta de ácido HYALURON. Você deve consultar o seu médico assim que notar os primeiros sinais dos sintomas do efeito Tyndall.

Isso se deve ao fato de que essas partes da pele quase não têm gordura subcutânea e capilares próximos uns dos outros. Com a idade, as fibras elásticas se quebram, levando ao afinamento da pele. Quanto mais velho o paciente, maior a probabilidade de ocorrência de efeitos colaterais.

Procure um profissional especializado

Apesar de o preenchimento ser uma técnica pouco invasiva, ela necessita ser realizado por um profissional especializado para evitar possíveis problemas. O mesmo ocorre caso haja a necessidade de tratamento do efeito Tyndall.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.