Dúvidas da Ginecomastia

Dúvidas da Ginecomastia
Dr André Colaneri
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, CRM-SP 87886
Criação: 11 jan 2022 · Atualização: 11 jan 2022

A seguir uma entrevista com o Dr André Colaneri sobre ginecomastia, a cirurgia das mamas mais realizadas por homens na atualidade. Ele explica de forma simples como seria feita a intervenção e as dúvidas mais importantes.

O que é ginecomastia?

Ginecomastia pura é o aumento das mamas dos homens, devido ao crescimento da glândula. Quando tem apenas gordura, é chamada de lipomastia. A maioria dos casos são de ginecomastia mista, ou seja, parte gordura e parte glândula.

Existem diferentes graus de ginecomastia?

Sim. A ginecomastia é dividida em 3 graus. Grau 1 quando tem apenas um pequeno nódulo abaixo da aréola. Grau 2, quando a mama toda é aumentada, mas permanece acima do sulco mamário (dobra abaixo da mama). Grau 3, quando existe ptose, queda da mama, ou seja, parte da mama está abaixo da dobra, mostrando que há excesso de pele também.

O que pode causar?

 A ginecomastia existe por um desequilíbrio hormonal. A maioria dos casos é genético, e nos casos mistos associado ao ganho de peso. Pode ocorrer também por uso de anabolizantes, medicamentos, drogas ou outras causas que levam à alteração dos hormônios.

A ginecomastia pode ser corrigida?

A maioria dos casos que surgem na puberdade, regridem sozinhos. Casos recentes e em jovens podem ser tratados com medicamentos, por um endocrinologista. Os casos antigos e em adultos são mais difíceis de tratamento não cirúrgico.

Se existe obesidade, posso fazer a intervenção?

Isso depende da saúde. O obeso que tem as mamas grandes, deve ter o abdômen grande e também gordura dentro no abdômen (visceral). Logo, é um problema de saúde. Deve procurar um tratamento com endocrinologista ou fazer a cirurgia bariátrica nos casos mais severos. A cirurgia de ginecomastia pode ser feita, caso as mamas estiverem causando problemas sócio-emocionais, mas a prioridade é pensar no paciente como um todo e procurar o emagrecimento de todo o corpo.

Ginecomastia

Como é feita a cirurgia?

A parte de gordura é retirada por vibrolipoaspiração, que é uma técnica menos traumática e facilita o isolamento da glândula. Com a glândula isolada pela vibrolipo e com a gordura reduzida, uma incisão é feita na parte inferior das aréolas, por onde glândula é retirada.

Como esse excesso de gordura é removido?

A gordura é removida pelo vibrolipo. Nos casos em que há uma flacidez ou tendência à flacidez de pele, a lipo a laser pode ser associada, para proporcionar uma melhor retração da pele.

Qual é a cirurgia que você recomenda? 

Na maioria dos casos associo a vibrolipo à retirada de glândula, visto que na maioria dos casos a ginecomastia é mista. Acho válido o uso do também da lipo a laser, nos casos em que há tendência à flacidez de pele.

Com quanto tempo eu vejo o resultado após operação?

Logo depois da cirurgia a mudança é notável. O maior inchaço permanece por 2 meses, o resultado final é depois de 6 meses.

O pós-operatório é difícil?

A maioria dos pacientes que trabalham em escritório, sem fazer esforços, operam em uma 6 feira e trabalham na segunda-feira. A cirurgia costuma ser com anestesia local e sedação, com alta no mesmo dia. Não costuma ser uma recuperação dolorosa, costuma ser tranquila na maioria dos casos.

Vou ter cicatrizes?

Sim, toda cirurgia deixa cicatriz, mas costumam ser discretas e os pelos do tórax ajudam a disfarçar.

Quais podem ser as complicações cirúrgicas?

Toda cirurgia pode ter complicações, entre elas, problemas na anestesia (mesmo que local), sangramento, hematoma, seroma, queloide, necrose, trombose. Porém, por ser uma cirurgia de pequeno porte, com anestesia local e sedação, é raro ter complicações.

A ginecomastia pode retornar depois da cirurgia?

Para as mamas voltarem a crescer, precisa haver estímulo para crescimento de gordura ou glândula. Elas não são retiradas 100%. Apesar de ser muito difícil crescerem novamente, o ganho de peso ou uso de substâncias que estimulem o crescimento da glândula podem levar a um aumento das mamas. Logo, manter o resultado depende do paciente (como em qualquer cirurgia plástica).

Quanto tempo depois posso voltar a fazer exercícios?

Geralmente depois de 2 meses

Existe a possibilidade de não ficar como eu quero?

A expectativa do paciente precisa ser realista. Para isso existe a consulta médica, para o cirurgião avaliar o paciente, explicar a cirurgia, tirar as dúvidas e mostrar fotos de outros casos. Os casos mais difíceis são aqueles que têm excesso de pele, flacidez. Isso faz que seja necessário mais cicatrizes para retirar a pele, o que muitas vezes o paciente não quer, e por isso pode prejudicar o resultado. Na imensa maioria dos casos os pacientes ficam muito satisfeitos, melhoram a autoestima, passam a ter uma vida social mais ativa e fazem coisas simples que não faziam (como ir a um churrasco, frequentar piscina, academia, praia).

Dr André Colaneri

Especialista e Membro Titular da Soc Brasileira de Cirurgia Plástica

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.