Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 11 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre a Vaginoplastia
  • Qual o objetivo da vaginoplastia?
  • Quem são as candidatas à vaginoplastia?
  • O que causa o relaxamento da vagina?
  • Quem são essas mulheres?
  • Como escolher meu cirurgião?
  • Como será a primeira consulta?
  • Como se preparar para a intervenção?
  • Anestesia e hospitalização
  • Tipos de vaginoplastia
  • Pós-operatório
  • Os resultados
  • Complicações ou possíveis riscos
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
Vaginoplastia em mulheres

Informações sobre a Vaginoplastia

Há cerca de dez anos, temos visto um grande aumento em cirurgias íntimas em todo o mundo, incluindo a vaginoplastia. De acordo com dados da ISAPS, em 2016, mais de 55.000 vaginoplastias foram realizadas em todo o mundo. No entanto, ainda é um assunto amplamente tabu que é difícil de encontrar.

 cirurgia feminina íntima

Qual o objetivo da vaginoplastia?

A vaginoplastia é uma cirurgia feminina íntima que visa encolher ou alargar a vagina para melhorar a vida sexual e a autoestima de mulheres com uma vagina distendida ou muito estreita. A intervenção mais comum é o estreitamento.

abertura da vagina

Quem são as candidatas à vaginoplastia?

As candidatas não serão as mesmas dependendo do tipo de intervenção (aperto ou alargamento). Podemos, portanto, distinguir esses diferentes candidatas:

-mulheres com uma sensação vagina relaxada, resultando em sexualidade -problemática com "flutuação" durante os gases sexuais e vaginais
-aqueles com uma abertura anormal da vagina, com uma lacuna, atividades diárias
-mulheres com uma vagina incomumente solta com uma vulva alongada ou aberta
-mulheres que foram submetidas a uma episiotomia que posteriormente teria curado mal
-mulheres que querem viver uma sexualidade mais gratificante
-mulheres temendo progressão para prolapso (descendência genital)
-mulheres que sofrem de incontinência
-mulheres com uma vagina muito apertada
-mulheres com vaginismo, impedindo-as de ter uma vida sexual normal devido à dor intensa

relaxamento da vagina

O que causa o relaxamento da vagina?

Existem muitas causas de frouxidão vaginal, seja por fatores naturais ou fatores externos. Entre eles estão:

Fatores externos

  • Partos vaginais
  • Episiotomia mal fechada

Fatores naturais:

  • Envelhecimento natural, que pode levar ao relaxamento dos músculos perineais
  • As mulheres podem naturalmente ter uma vagina muito ampla, devido à sua constituição
Tamanho da vagina

Quem são essas mulheres?

Todos os candidatos a vaginoplastia ou mulheres que deram à luz sofrem de uma lacuna vaginal. No entanto, nem todas as mulheres com aberta vaginal são candidatas a vaginoplastia.

A aberta vaginal é o caso mais extremo do tamanho anormal da vagina, ocorrendo mais frequentemente após um ou mais partos.

Isso é um déficit na tonicidade dos músculos perineais. Esta anomalia faz com que as mulheres se queixem dos ruídos do ar vaginal durante o sexo, uma diminuição nas sensações vulvovaginais ou uma emissão vaginal de líquido após o banho.

Mulheres com aberta vaginal também podem ser incriminadas por seu parceiro, recriminando-as por perda de sensibilidade durante a relação sexual. Tudo isso dá origem a complexos que muitas vezes os levam a evitar relacionamentos íntimos.

cirurgião plástico de cirurgia íntima

Como escolher meu cirurgião?

Como com qualquer procedimento cirúrgico, é importante que você use um cirurgião qualificado e licenciado para garantir um bom resultado.

No Brasil, você terá que verificar no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica o seu profissional qualificado. Finalmente, é importante que você verifique se ele tem uma especialização em cirurgia íntima.

Convidamos você a procurar opiniões de ex-pacientes para reunir o máximo de informações possível. Recomendamos também que você consulte vários cirurgiões antes de escolher o seu, é importante que você escolha alguém que o deixe à vontade e em quem você confia.

consulta para cirurgia íntima

Como será a primeira consulta?

Durante a primeira consulta, o seu cirurgião lhe fará perguntas sobre suas motivações, estabelecerá uma história médica a seu respeito, examinará e discutirá várias soluções com você. Ele vai explicar os detalhes da intervenção, falar sobre os riscos, os resultados e aproveitar a oportunidade para responder a todas as suas dúvidas e dúvidas.
Finalmente, você receberá uma cotação completa sobre as taxas a serem pagas.

Comentamos também que é possível que haja um toque vaginal realizado durante esta primeira consulta. Esta é uma informação importante para mulheres que podem preferir ter um cirurgião masculino.

Se você optar por passar pelo processo e passar por uma vaginoplastia, precisará ver o cirurgião uma segunda vez antes da cirurgia para esclarecer dúvidas e falar sobre o procedimento novamente.

pré operatório vaginoplastia

Como se preparar para a intervenção?

É necessário que o paciente pare de fumar pelo menos 1 mês antes da cirurgia e 2 meses depois para garantir uma cura adequada. Você deve parar de tomar contracepção oral um mês antes da cirurgia, a fim de reduzir o risco de tromboembolismo.Também é importante parar de tomar medicação contendo aspirina pelo menos 15 dias antes da cirurgia. No dia anterior e no dia da operação você terá que tomar um banho e higienizar a área. É importante que essas recomendações sejam passadas pelo o seu profissional, pois ela(ele) é a pessoa mais indicada para analisar o seu caso. 

anestesia na vaginoplastia

Anestesia e hospitalização

A anestesia depende do caso de cada paciente, pode ser local com sedação, geral para um maior conforto do paciente, ou pode ser uma peridural. A hospitalização usual é de 24 horas, mas dependendo do caso novamente, o cirurgião pode decidir por um procedimento ambulatorial.

apertar a vagina

Tipos de vaginoplastia

Vaginoplastia de aperto

Esta é uma intervenção rápida que dura cerca de 1 hora. Em primeiro lugar, o cirurgião vai continuar a apertar os músculos para tornar a estrutura mais sólida. Então, ele reunirá as margens da pele para encolher a parte inferior da vagina. Este segundo passo também possibilita a correção de uma cicatriz episiotomia inestética.

Vaginoplastia de aumento


Esta ainda é uma intervenção simples, onde o cirurgião enfraquecerá os músculos do períneo e realizará uma plastia cutânea cujo objetivo é ampliar a vulva.

pós operatório vaginoplastia

Pós-operatório

A dor após a vaginoplastia é muito suportável e facilmente manejável com analgésicos. Blues (hematomas) podem aparecer por 2 a 3 dias.
É importante que você tenha uma higiene íntima impecável: um banho de assento com anti-séptico e uma secagem delicada da área 2 vezes ao dia por 3 dias. Também é aconselhável usar roupas soltas e um forro de calcinha durante os primeiros dias para evitar o atrito.

Os tópicos definidos serão reabsorvidos após 10 dias.
Você pode retomar uma atividade profissional após 5 a 6 dias, desde que você não tenha trabalho físico, bem como atividade sexual progressiva após 6 semanas.

Também recomenda-se esperar de 1 a 2 meses antes de realizar atividades como andar a cavalo ou andar de bicicleta. Não hesite em procurar o conselho do seu cirurgião durante as consultas pós-operatórias sobre a evolução da cicatrização.

resultados da vaginoplastia

Os resultados

Esta é uma operação para a qual a grande maioria das mulheres está satisfeita. Existem dois tipos de resultados:

  • Funcionalmente: as relações sexuais são muito mais tranquilas, o casal encontra mais sensações e prazeres.
  • Esteticamente: a lacuna é corrigida e a vulva torna-se mais estética, melhor desenhada.
riscos da vaginoplastia

Complicações ou possíveis riscos

Existem vários riscos possíveis. Em primeiro lugar, como em cada intervenção, haverá os riscos associados à anestesia. Em uma segunda etapa, combinamos os riscos associados ao procedimento cirúrgico (por isso, recomenda-se escolher um cirurgião qualificado e competente):

  • Hematomas
  • Infecções
  • Cicatrizes feias
  • Necrose
  • Distúrbio de sensibilidade
  • Reincidência
  • Fístula entre ânus e vagina (complicação muito rara)

Perguntas Frequentes

  • Acabei de ter filhos, posso realizar esse tratamento? "Ainda é cedo, pois o corpo leva tempo para se recuperar após o parto e muitas estruturas voltam ao normal. Além disso se estiver amamentando a influência hormonal também interfere nisso." Dra. Rosimara Bonfim
  • Qual o valor da vaginoplastia? "A cirurgia íntima varia em cada caso. temos apcientes que necessitam correção de pequenos lábios, ou das paredes vaginais e até um procedimento mais completo na genitália externa. Procure um cirurgião plástico membro titular ou especialista membro da SBCP." Dra. Rosimara Bonfim
  • Sagramento após o procedimento, é normal? "Como voce já operou, deve entrar em contato com o seu medico. Somente ele sabe o que foi feito na cirurgia, como era e como ficou. Para o sangramento, fazer compressas geladas com água e gelo em um saco plástico ou luva ajudam muito. Evite banhos quentes e demorados, pois pode sangrar mais. Pode tomar algum laxante, para ajudar o constipação. Siga as intrusões do seu medico, a responsabilidade pela cirurgia é dele." Dr André Colaneri
  • A vaginoplastia envolve clitoroplastia?"Vaginoplastia, labioplastia, Clitoroplastia, Perineoplastia... Tantos nomes “novos” que acabam se confundindo! Se formos nos ater aos nomes técnicos em si, em princípio a vaginoplastia não tem relação com a clitoroplastia e vice-versa. Explico: o nome vagina na linguagem popular refere-se a todo o órgão genital feminino (dentro e fora) porém na linguagem médica refere-se somente à parte interna (a parte externa recebe o nome de vulva). Para complicar ainda mais, os lábios, sejam eles os pequenos lábios ou os grandes lábios, embora façam parte da vulva por serem externos recebem o nome de lábios vaginais!!! Vai entender... Por isso é que às vezes as pessoas (mesmo alguns médicos) usam o termo vaginoplastia como sinônimo para cirurgia íntima, assim como o termo clitoroplastia quando tratam do capuz do clitóris (enquanto outros cirurgiões só usem clitoroplastia quando tratam do clitóris propriamente dito). Resumindo: se o seu caso é somente excesso de pele no capuz do clitóris ele tem solução! Embora muitas vezes essas alterações na anatomia da região íntima não aconteçam isoladamente...  Para saber qual cirurgia seria mais indicada no seu caso precisaríamos que você passe por uma avaliação." Dr. Ricardo Kruse

Depoimentos

"Foi o fim de um pesadelo pra mim que nasci com o genital errado. E hj possuo uma vagina que me traz satisfaçao plena e auto estima. Antes era como viver um drama sem fim. Hoje sou uma mulher que possui um orgao genital esteticamente bonito e coberto de sensibilidade. Resultando num estado de tranquilidade com meu corpo e meu ser que antes da cirurgia nao existia. Recomendo a cirurgia de redesignaçao com dr marcelo para mulheres que tiveram o azar de terem nascido com a genitalia do sexo oposto. Agradeço a ele. A equipe. E ao hospital que é mt bem equipado e agradável." 

Ver experiência

GabiDosSantos - Planaltina, Goiás

"Estou muito contente com minha cirurgia de perineo, ainda estou com 30 dias. A recuperação excelente. Agora estou ansiosa pra saber como será o sexo. Meu médico que detectou a frouxidão no exame ginecológico. A recuperação é lenta e de fato só se pode começar a tentar relação entre os 50, 60 dias existem pontos internos e para uma boa cicatrização é extremamente necessário não fazer esforço..."

Ver experiência

Ldante - Fortaleza (Ceará), Ceará

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."