Para tratar a alopecia existem diferentes métodos que dependem do estado de queda de cabelo em que o paciente se encontra. Hoje em dia há tratamentos para tratar a perda de cabelo sofrida por homens e mulheres.
Caso a pessoa que deseja realizar um tratamento capilar precise aumentar a densidade do cabelo , é possível melhorar a saúde dos folículos e do couro cabeludo com vitaminas e processos externos, além de xampus e máscaras.
Dentro desses processos de crescimento capilar existem:
Bioestimulação capilar com laser : o laser é aplicado na área a ser tratada para reativar o crescimento capilar.
Bioestimulação capilar com plasma : trata-se de uma preparação com alta concentração de plaquetas em um pequeno volume de plasma.
Existe uma grande variedade de tratamentos capilares, mas a maioria têm algo em comum, já que produzem uma melhora da saúde dos folículos pilosos através dos componentes do tratamento.
O objetivo, por fim, é obter um cabelo mais saudável e forte. Afinal, o cabelo tem uma grande função e importância para os seres humanos.
Para que serve o tratamento capilar?
O procedimento é muito realizado pelo o público masculino
Como comentado acima, visa melhorar a qualidade do fio, ademais de também aumentar a sua quantidade. Porém, cada pessoa vai demandar um cuidado especial, por isso o tratamento pode variar. Dentre estes é possível utilizar:
Bioestimulação de cabelo com laser: o laser é aplicado na área a ser tratada para reativar o crescimento dos cabelos.
Bioestimulação capilar com plasma: é uma preparação com alta concentração de plaquetas em um pequeno volume de plasma. A coleta é feita do próprio sangue do paciente.
Micrografts: folículos pilosos são transplantados para o couro cabeludo.
Micropigmentação: os pigmentos são injetados sob a pele.
Os candidatos são aqueles que sofrem de alopecia, embora, nem todos possam receber um transplante capilar.
O paciente deve ter uma boa área doadora de cabelo e ter uma "reserva" adequada de cabelo para extrair.
Recomenda-se esta operação para pessoas entre 30 e 40 anos de idade, pessoas muito jovens não costumam precisar desse procedimento, já que a queda pode ser momentânea e hormonal.
Como encontrar meu cirurgião?
Escolha um médico especialista no tema
Para procurar um médico adequado para esse tratamento, é necessário conhecer em profundidade a sua subespecialização.
O profissional que realiza esse processo deve ser um dermatologista especializado no tema. O médico precisa saber sobre os tema de perda de cabelo, como evitá-lo e quais são os tratamentos a aplicar.
Na primeira visita ao médico, uma análise será feita para ver o tipo de alopecia e as necessidades de tratamento. Uma análise dos sintomas do paciente também será realizada e o médico explicará em que consistirá o tratamento, tanto as fases do pré e pós procedimento, ademais de também comentar quais são os riscos.
Recomenda-se que o paciente tire todas as suas dúvidas nesse momento, tentando conhecer mais sobre as técnicas a experiência do seu profissional. Assim, poderá decidir se deseja realizar o procedimento ou não, afinal a relação de médico-paciente também ter confiança.
Como se preparar para o procedimento?
Siga as orientações do profissional
Não faça exercício físico
Não fumar
Não beba álcool
Evite bebidas como café ou chá.
No dia anterior ao transplante, o paciente será aconselhado a lavar a cabeça com água e sabão neutro.
Qualquer outra recomendação médica deve ser levada em consideração, que deve ser passada nas consultas prévias ao tratamento.
Como é realizado o transplante de cabelo?
É possível ver os resultados em curto prazo
Dependendo do tratamento escolhido pelo paciente, é realizado de diferentes formas.
Mas dentre as possibilidades, o cirurgião vai recolher alguns fios de cabelo do paciente e passar para a área que não há a presença do cabelo. Esse método é feito tanto pelo o profissional, fio a fio, ou por uma máquina.
Há poucos lugares do mundo que têm essa técnologia, então é mais comum encontrar os profissionais que façam a aplicação sem a ajuda do aparelho.
Benefícios
O resultado aparece após o terceiro mês
O principal benefício do tratamento é obter uma maior densidade capilar, ou seja, um maior volume de cabelo e retirar qualquer impressão de calvície, deixando a pessoa com uma aparência mais jovem, melhorando a sua autoestima.
O procedimento pode e deve ser feito tanto em homens quanto mulheres. Mesmo depois da aplicação, o fio pode demorar um pouco para se desenvolver, mas já é possível cobrir toda a área e ter um crescimento expressivo em menos de 3 meses.
Como é a recuperação?
Tome cuidados para preservar o resultado
Algumas medidas para o pós tratamento são importantes, como, por exemplo:
Descanso nos primeiros dias após o tratamento
Lavar a área tratada a partir do segundo dia
Atividades podem ser retomadas normalmente, mas sem exposição solar, ou contato com água (piscina/mar/sauna)
Evitar fazer movimentos bruscos
Tome medicamentos prescritos
Evite o sol durante o tempo determinado pelo o seu profissional
Resultados
Os resultados são duradouros
Os resultados do tratamento capilar são duradouros e levam a maior concentração de cabelo. No caso de microenxertos, pode haver alguns efeitos colaterais, como riscos de infecção, má cicatrização ou sangramento.
Vermelhidão ou inflamação também podem aparecer. Os microenxertos não são indicados em casos de inflamação da pele, coagulação, quelóides, etc. Também não são recomendados em mulheres grávidas ou amamentando.
A maioria das pessoas que se submetem a esse tratamento não tem que passar por várias sessões ao longo da vida, só algumas para a manutenção. Os resultados no geral podem ser vistos com totalidade depois de 3 meses do processo.
Perguntas Frequentes
Existe alguma opção para combater a calvície, porque shampoo e similares não adianta de nada... "O tratamento da calvície, como muitos se enganam, é de dentro pra fora. O primeiro passo é descobrir dentre mais de 30 causas os seus problemas principais. Assim você tratará a causa, a raíz do problema e poderá evitar ou até postergar uma cirurgia de transplante capilar." Grupo CMC: Centro de Medicina Capilar Como é feito o procedimento? "Com avanço de hoje em dia existem inúmeras técnicas cirurgicas para tratamento da calvície. O risco desse procedimento é muito baixo e o socesso do mesmo é muito bom. Lembre-se sempre de procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)." Dr. Fabricio Francischone Como sou careca, queria saber quantos fios de cabelo deveriam ser transplantadas para recuperar pelo menos 90% do meu cabelo? "É necessária uma avaliação e talvez uma pesquisa metabólica para identificar a causa da sua calvície. Existem tratamentos medicamentosos para controlar o processo de queda e também a cirurgia de auto transplante capilar, que produz resultados excelentes." Dr. Alex Sasaki Cirurgia Plástica Qual o melhor tratamento? "Existem dezenas de tratamento. Em primeiro lugar procure um médico especialista e faça um diagnóstico para saber a causa, ou geralmente as causas de seu problema e trate a raiz do problema, é o primeiro passo para evitar ou postergar um implante capilar." Grupo CMC: Centro de Medicina Capilar Quais são as técnicas cirurgicas? "Mulher pode fazer implante de co. vai depender da área doadora, da área doadora, (área da nuca) e da causa da queda (calvície ou doença auto-imune) Existem 3 técnicas cirúrgicas, nas quais são consideradas as melhores e mais naturais da atualidade. O médico será a melhor pessoa para saber qual técnica se adequaria ao seu caso. FUE MOTORIZADO: sem pontos, sem cicatriz, coleta fio a fio com um motor manuseado pelo médico e equipe. Para cirurgias muito grandes não é o mais indicado, pois pode precisar de mais de uma sessão. FUE ROBÓTICO: maior tecnologia da atualidade, o robô retira fio a fio sem cicatriz e sem pontos e cobre uma calvície maior. FUT: aquela que retira-se uma faixa de couro cabeludo de orelha à orelha, separa os fios em microscópio e implanta fio a fio. Também cobre calvícies maiores, dependendo da densidade de fios da nuca." Grupo CMC: Centro de Medicina Capilar
"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."