Mastopexia

Vale a pena
80%
Vale a pena
Baseado em 92 histórias
Preço médio
R$ 25.000
Preço médio
  • Anestesia geral
  • 3 dias
  • 1-3 horas de intervenção
  • 7-10 dias de repouso
  • Efeitos visíveis após um mês
  • Resultados permanentes

O que é a mastopexia?

mamas flácidas

A mama pode cair com o envelhecimento

A cirurgia indica que algo deve ser corrigido ou reposicionado em sua forma correta. Enquanto "masto" indica que a parte anatômica envolvida é a mama Isso nos faz entender imediatamente que o objetivo é levantar e reposicionar os seios, e é por isso que muitas vezes é referido como um levantamento de mama, quando retira pouca pele, ou quando retira mais pele do que glândula mamária e eleva a areola na maior parte dos casos quando essa se encontra baixa.

Para realizar esse tipo de levantamento o cirurgião terá que retirar o excesso de pele formada após mudanças de peso, amamentação ou simplesmente pelo envelhecimento. Está condição de relaxamento (queda) e esvaziamento da mama é chamada na medicina de ptose mamária.

Dependendo do que o paciente deseja obter e da avaliação médica do cirurgião, a operação também pode ser realizada em conjunto com o aumento de mamas, realizando assim uma mastopexia com inserção de implantes mamários, também chamado de próteses, indicadas quando a paciente nao tem glândula suficiente , tem mais pele do que glândula e que deseja colocar as próteses, informada dos prós e contras dessa colocação, pois nao é procedimento igual só colocar prótese, sem retirar pele, passa a ser uma cirurgia maior, mais demorada, com mais detalhes e recuperação mais trabalhosa,mas sendo bem informadas antes vale todo o" sacrifício", vale buscar por essa autoestima melhorada.

Nesses casos tem indicação da mastopexia com alça muscular, para melhorar a fixação do implante e com isso menor grau de queda no pós-operatório.

Quem pode fazer?

pacientes

É normal que muitas mulheres tenham assimetrias no seios

A mastopexia pode ser realizada em mulheres que estão com boa saúde e que não estão amamentando  ou grávidas no momento da cirurgia (pede-se testes para comprovação). Com base nos dados coletados durante a primeira consulta, o cirurgião determinará se o paciente pode ou não se submeter à cirurgia, se a expectativa da paciente corresponde com o que o cirurgião vai analisar, é importante alinhar expectativa com realidade sincera para evitar frustaçoes futuras. Em geral, não é recomendado em caso de doenças graves do sistema cardiovascular, com problemas de coagulação ou hipertensão não controlada. Além disso, se a paciente deseja realizar a cirurgia, mas ainda não teve uma gravidez, e deseja engravidar com menos de 1 ano, é aconselhável adiar a intervenção e no pós-parto só depois de terminar a amamentação por completo após 6 meses.

No geral a mastopexia é recomendada para todas as mulheres que não estão satisfeitas com os seus seios a ponto de causar um impacto negativo em sua vida pessoal e relacional, particularmente na presença de uma ou mais das seguintes condições:

  • Assimetria
  • Mamas caídas ou aréolas muito baixas

Colocando ou não uma prótese, quando não se coloca pode-se lançar mão do pedículo inferior (chamado de prótese natural), que é uma parte da própria mama, da porção inferior é fixado por dentro lá em cima no colo mamário por dentro e que dará um bom colo mamário desde que a paciente tenha tecido suficiente, tenha glândula para montar a mama, nesses casos não usamos a prótese, é uma outra opção pra quem não deseja a prótese, cabe uma boa conversa e consulta.

Causas e graus da queda da mama

causas da queda da mama

A mesma mulher pode ter diferentes causas

A queda da mama chamada de ptose mamária, pode ser causada por:

  • Gravidez
  • Excesso de peso
  • Variações de peso
  • Menopausa
  • Mamas tuberosas

Existem três graus:

  • Primeiro grau: O seio parece um pouco vazio, com o mamilo e a aréola acima da linha do sulco mamário.
  • Segundo grau: O esvaziamento começa a ficar mais evidente, e o mamilo e a aréola estão no mesmo nível do sulco mamário.
  • Terceiro grau: Perda severa do volume mamário, o mamilo e a aréola estão localizados abaixo do sulco mamário.

Frequentemente mulheres que já passaram por uma ou mais gestações ou que tiveram flutuações de peso observam uma mudança na mama. Muitas delas percebem uma perda de turgidez mamária, que aparenta vazia ou caída, tornando-se uma causa de desconforto psicológico e perda de autoestima.

O seio continua a ser o elemento do corpo feminino que, acima de tudo, possui um forte valor estético e simbólico na psicologia das mulheres, e por essa razão também a cirurgia plástica da mama está entre os primeiros lugares nas estatísticas referentes ao número de mulheres.

De fato, conforme relatado pelos dados coletados pela ISAPS, somente em 2020 foram realizadas mais de 105.641 cirurgias de mastopexia no Brasil.

Bibliografía

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."
Ver doutores