Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 4 fev 2021 · Atualização: 2 jul 2021

Navegação

  • Introdução
  • O que é o hímen?
  • O que é Himenoplastia?
  • Por que fazer uma Himenoplastia?
  • Quem faz a Himenoplastia?
  • Apoio psicológico
  • Como escolho o meu cirurgião?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Preparação para a intervenção
  • Anestesia e hospitalização
  • Quais são as diferentes técnicas?
  • Pós-operatório
  • Possíveis complicações
  • O que acontece durante a primeira relação sexual?
  • Dúvidas e perguntas frequentes
  • Bibliografia

Introdução

A Himenoplastia é uma cirurgia reconstrutiva íntima que permite às mulheres recuperar o hímen intacto. Para a maioria das mulheres de nosso tempo, o hímen pode parecer insignificante, mas há vários casos em que a virgindade é importante; especialmente em um contexto sociocultural e religioso em particular, onde a mulher deve chegar virgem ao casamento.

1 em cada 1.000 mulheres nascem sem hímen

1 em cada 1.000 mulheres nascem sem hímen

O que é o hímen?

O hímen é uma membrana que está localizada na entrada do canal vaginal e o fecha parcialmente, separando a cavidade da vulva. Pode ser visto em mulheres virgens, abrindo os pequenos lábios.

Em nossas sociedades, o hímen está associado à virgindade das mulheres, pois se rompe durante a primeira relação sexual heterosexual. No entanto, o hímen pode se romper sob outras circunstâncias que nada têm a ver com sexo. De fato, pode rasgar-se durante atividades esportivas intensas; como ginástica, natação ou cavalgadas; ou também após um golpe intenso, ou simplesmente pelo uso de absorventes internos durante a menstruação. Também vale ressaltar que 1 em cada 1.000 mulheres nascem sem hímen.

 A himenoplastia restaura um hímen intacto

A himenoplastia restaura um hímen intacto

O que é Himenoplastia?

A himenoplastia é uma cirurgia de reconstrução do hímen que consiste em restaurar um hímen intacto, sem deixar vestígios de cirurgia visível. Este procedimento concede uma segunda virgindade do ponto de vista anatômico.

Durante a primeira relação sexual após a cirurgia, o hímen rasga naturalmente como faria se nunca tivesse sido operado. O casal não poderá saber se a mulher foi ou não submetida a uma reconstrução do hímen, porque a sensação será a mesma de um primeiro relacionamento sexual.

 A maioria das mulheres submetidas a uma Himenoplastia a faz por razões socioculturais

A maioria das mulheres submetidas a uma Himenoplastia a faz por razões socioculturais

Por que fazer uma Himenoplastia?

Como explicam especialistas, em algumas culturas, famílias ou religiões, especialmente entre muçulmanos e a comunidade cigana, existe uma forte pressão sobre as mulheres para chegarem virgens ao casamento. A pressão pode ser tão forte que algumas se vêem obrigadas a recorrer a um cirurgião plástico para salvar sua honra e sua integridade física.

Há também outras ocasiões em que uma mulher decide fazer uma Himenoplastia, como no caso de estupro; onde o choque emocional é tão violento que uma reconstrução do hímen pode ser necessária para virar a página e tentar "reparar" os danos causados fisicamente.

Em algumas ocasiões menos comuns, algumas mulheres optam por oferecer simbolicamente sua virgindade ao novo parceiro, razão pela qual são submetidas à cirurgia.

É recorrente na comunidade cigana e mulçumana

É recorrente a realização de uma Himenoplastia na comunidade cigana e mulçumana

Quem faz a Himenoplastia?

As mulheres que se submetem a uma Himenoplastia são pessoas que precisam urgentemente dessa intervenção para poder começar do zero, seja por uma questão psicológica ou porque vão se casar em breve.

A maioria deles vem de um ambiente social onde há forte pressão familiar e religiosa.

Aconselhamos consultar um psicólogo para o acompanhar durante o processo

Aconselhamos consultar um psicólogo para o acompanhar durante o processo

Apoio psicológico

Esta é uma cirurgia reconstrutiva que não afeta a aparência da vulva, nem proporciona qualquer tipo de melhora durante o ato sexual. Além disso, é um procedimento com uma meta pontual, já que o hímen voltará a rasgar assim que ocorrer a primeira penetração.

Portanto, é uma intervenção delicada que muitas vezes requer apoio psicológico. É claro que uma vítima de estupro vai precisar do apoio de um psicólogo para lidar com o trauma e curar. No entanto, uma futura noiva que esteja sobrecarregada pela tradição e que esteja enfrentando a cirurgia sozinha tem que manter este difícil processo em segredo, por isso é aconselhável consultar um psicólogo para acompanhá-la.

Verifique se o seu cirurgião está registado na SBCP

Verifique se o seu cirurgião está registado na SBCP

Como escolho o meu cirurgião?

É importante que você vá a um cirurgião experiente e qualificado para realizar a sua Himenoplastia. Recomendamos-lhe que primeiro verifique se ele ou ela está registado na SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Você também pode ir a um ginecologista especialista.

Em seguida, convidamos você a ler informações online sobre o cirurgião de sua escolha, navegar nos fóruns e procurar opiniões e depoimentos.

Consulte vários cirurgiões se necessário e escolha um profissional que o faça sentir-se confiante e que o tranquilize.

Lembre-se que o médico fará um exame ginecológico durante a sua primeira visita

Lembre-se que o médico fará um exame ginecológico durante a sua primeira visita

O que acontece durante a primeira consulta?

Durante sua primeira consulta, o cirurgião precisará conhecer seu histórico médico para descartar uma possível contra-indicação. Ele irá examiná-la antes de explicar o procedimento, como prepará-la e como realizar o período pós-operatório.

Aproveite este contato para fazer todas as suas perguntas, você pode preparar uma lista em casa para garantir que você não se esqueça de nenhum detalhe. Não hesite em fazer perguntas específicas sobre o resultado do procedimento e sobre os detalhes da sua primeira relação sexual pós-cirúrgica.

É importante que você pare de fumar antes da sua cirurgia

É importante que você pare de fumar antes da sua cirurgia

Preparação para a intervenção

Deixamos uma lista de conselhos para se preparar para a sua intervenção:

  • Parar de fumar pelo menos 1 mês antes e 1 mês depois da cirurgia para facilitar a cura;
  • Parar de tomar anti-inflamatórios, como aspirina, pelo menos 15 dias antes;
  • Se tomar contraceptivos orais para a acne, deixar de tomá-los 1 mês antes;
  • Você terá que consultar com anestesista pelo menos 48 horas antes;
  • Na noite anterior e na manhã da cirurgia, tomar um banho com anti-séptico.

Anestesia e hospitalização

A himenoplastia é normalmente realizada sob anestesia local com ou sem sedação, uma vez que é um procedimento muito fácil de realizar.

Você poderá ir para casa no mesmo dia após a cirurgia.

Existem 2 técnicas principais

Existem 2 técnicas principais

Quais são as diferentes técnicas?

A intervenção é muito simples do ponto de vista técnico, na verdade leva apenas cerca de 30 minutos. Existem duas técnicas principais para realizar uma Himenoplastia e costurar os restos do hímen rasgado.

  • Se os restos do hímen forem suficientemente grandes, o cirurgião unifica-os costurando, para reconstruir o hímen;
  • Se os restos forem muito pequenos, o cirurgião usará abas da mucosa vaginal para reconstruí-la, evitando assim um possível risco de rasgar o hímen antes da penetração, devido à tensão exercida continuamente.
O período pós-operatório é muito simples e indolor

O período pós-operatório é muito simples e indolor.

Pós-operatório

Especialistas explicam que o pós-operatório de uma Himenoplastia é muito simples e indolor. Você voltará para casa no mesmo dia da operação e é aconselhável descansar por 1 ou 2 dias para evitar movimentos bruscos.

  • Você fará uma higiene íntima específica, com água e um sabonete íntimo especial, de manhã e à noite e depois de ir ao banheiro;
  • Os pontos são absorvíveis e caem por si mesmos após cerca de 10 a 15 dias.
  • Recomendamos que você espere 6 semanas para retomar uma atividade esportiva progressiva;
  • Aconselhamos também a evitar esportes que possam facilitar a ruptura do hímen, como ginástica, equitação, natação ou ciclismo, entre outros;
  • Recomendamos não usar absorventes internos durante a menstruação até à sua primeira relação íntima;
  • Você pode ter sua primeira relação sexual após 6 semanas.

Possíveis complicações

As complicações associadas à esta cirurgia são muito leves e pouco comuns, segundo especialistas da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica):

  • infecção;
  • má cicatrização;
  • hematoma;
  • dor;
  • sangramento.
É impossível que seu parceiro note que você se operou

É impossível que seu parceiro note que você se operou

O que acontece durante a primeira relação sexual?

É impossível para o seu parceiro notar que você fez uma Himenoplastia durante o primeiro ato sexual. Não há cicatriz e o hímen é bastante natural.

É possível, mas não obrigatório, que você sangre durante a primeira relação sexual, tal como acontece com uma primeira relação sexual real. O ato de sangrar depende de cada pessoa, da membrana, da qualidade da pele, mas também do próprio ato sexual. Embora o sangramento não seja necessário e não possa ser garantido, o seu parceiro irá sentir alguma resistência à penetração.

Dúvidas e perguntas frequentes

- É doloroso? A Himenoplastia não é um procedimento doloroso, porém, seu médico pode prescrever alguns analgésicos para evitar desconforto.

- Depois de quanto tempo eu posso fazer sexo? É aconselhável esperar de 4 a 6 semanas antes de ter sua primeira relação sexual para que o hímen fique completamente curado.

- Tenho medo que alguém descubra, o que eu faço? O cirurgião está vinculado ao sigilo médico, portanto não tem o direito de revelar informações sobre seus pacientes, seja à família ou ao futuro cônjuge. Alguns cirurgiões têm duas salas de espera para oferecer mais conforto e discrição aos seus pacientes, verifique com a secretária se este assunto lhe diz respeito.

- Existe uma cicatriz? A cicatriz é invisível, e em nenhum caso seu parceiro será capaz de diferenciar um hímen virgem de um hímen reconstruído.

Quando é o melhor momento para realizar a Himenoplastia? Recomendamos que você faça sua intervenção durante os primeiros dias após o final do período, para que seu corpo tenha mais tempo para se curar antes da menstruação.

- Como sei se a cirurgia funcionou? Seu cirurgião fará um controle pós-operatório para ter certeza de que o processo de cura está indo bem.

- Eu vou sangrar? Como durante uma primeira relação sexual, o sangramento não é obrigatório e não pode ser garantido após uma himenoplastia. O hímen em si não é uma parte do corpo que é muito vascularizada. No entanto, mesmo que não haja sangramento, seu parceiro sentirá uma certa resistência no momento da penetração, assim como durante uma primeira vez real. Alguns cirurgiões corrigem o hímen em excesso para garantir o sangramento durante a primeira relação sexual.

Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: http://www.saude.sc.gov.br/...

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."