Himenoplastia

  • Anestesia local
  • Não requer hospitalização
  • Menos de 1 hora de intervenção
  • 1-7 dias de repouso
  • Efeitos imediatos
  • Resultados temporários

O que é a Himenoplastia?

Muitas mulheres realizam este procedimento por diversos motivos

Muitas mulheres realizam este procedimento por diversos motivos

A Himenoplastia é uma cirurgia reconstrutiva íntima que permite às mulheres recuperar o hímen intacto. Para a maioria das mulheres de nosso tempo, o hímen pode parecer insignificante, mas há algumas situações em que a virgindade é importante; especialmente em um contexto sociocultural e religioso em particular, nos quais a mulher deve chegar virgem ao casamento.

O hímen é uma membrana que está localizada na entrada do canal vaginal e o fecha parcialmente, separando a cavidade da vulva. Pode ser visto em mulheres virgens, abrindo os pequenos lábios, na região do chamado intróito vaginal ou entrada da vagina.

O hímen está associado à virgindade das mulheres, pois pode se romper durante a primeira penetração vaginal. No entanto, é um tecido elástico constituído por mucosa que nem sempre se rompe ou sangra, podendo apenas distender-se durante a penetração, diferente de um “lacre” que precisa ser atravessado (que é como muitas pessoas imaginam o hímen). Ou seja, nem sempre é possível dizer apenas pelo aspecto do hímen se uma mulher já teve ou não alguma penetração vaginal .

O que é Himenoplastia?

 A himenoplastia restaura um hímen intacto

A himenoplastia restaura um hímen intacto

A himenoplastia é uma cirurgia de reconstrução do hímen que consiste em restaurar um hímen intacto, sem deixar vestígios de cirurgia visível. Este procedimento concede uma segunda virgindade do ponto de vista anatômico.

Durante a primeira relação sexual após a cirurgia, o hímen rasga naturalmente como faria se nunca tivesse sido operado. O casal não poderá saber se a mulher foi ou não submetida a uma reconstrução do hímen, porque a sensação será a mesma de um primeiro relacionamento sexual.

Por que fazer uma Himenoplastia?

 A maioria das mulheres submetidas a uma Himenoplastia a faz por razões socioculturais

A maioria das mulheres submetidas a uma Himenoplastia a faz por razões socioculturais

Como explicam especialistas, em algumas culturas, famílias ou religiões, especialmente entre muçulmanos, alguns evangélicos e a comunidade cigana, existe uma forte pressão sobre as mulheres para chegarem virgens ao casamento. A pressão pode ser tão forte que algumas se vêem obrigadas a recorrer a uma cirurgia para salvar sua honra e sua integridade física.

Há também outras ocasiões em que uma mulher decide fazer uma Himenoplastia, como no caso de estupro; onde o choque emocional é tão violento que uma reconstrução do hímen pode ser necessária para virar a página e tentar "reparar" os danos causados fisicamente.

E algumas mulheres optam por oferecer simbolicamente sua virgindade ao novo parceiro, razão pela qual são submetidas à cirurgia.

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."