Drenagem linfática

Vale a pena
83%
Vale a pena
Baseado em 3 histórias
Preço médio
R$ 150
Preço médio
  • Não é necessária
  • Não requer hospitalização
  • Menos de 1 hora de intervenção
  • Não requer repouso
  • Efeitos imediatos
  • Resultados temporários

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma massagem destinada a estimular a circulação da linfa, que tem duas funções: limpar as toxinas do corpo e proteger o sistema imunológico. O sistema linfático limpa nosso corpo através de uma rede de pequenos vasos que percorrem nosso corpo. Em algumas ocasiões, a circulação linfática pode falhar, pois está sobrecarregada de substâncias tóxicas e torna-se perceptível através de vários sintomas, como inchaço dos membros, celulite, pernas pesadas ou estrias. Para esses casos, a drenagem linfática pode ser uma solução. Para esse procedimento, existem diferentes técnicas:

  • Manual: Consiste em fazer movimentos circulares, exercendo uma pressão variável com as mãos, nos pontos a serem tratados.
  • Mecânica: Também conhecida como pressoterapia este método utiliza as pernas com botas infláveis, conectadas a um compressor. O compressor irá inflar cada parte individualmente, exercendo pressão controlada nas pernas de baixo para cima.
  • Manual e Mecânica: O método que combina as duas técnicas acima.

Quais são os objetivos?

benefícios

Ajuda tanto a previnir doenças como a melhorar o funcionamento do corpo

O objetivo principal da drenagem linfática é lutar contra o edema linfático e, assim, reduzir o risco de insuficiência venosa e o desenvolvimento de doenças associadas.
Além disso, há outros benefícios ligados com a prática:

  • Fortalecer as defesas imunitárias e, portanto, ajudar o corpo a combater melhor as doenças
  • Alívio da sensação de pernas pesadas
  • Ajudar a combater o stress com o efeito relaxante da massagem
  • Melhora do sistema digestivo
  • Lutar contra a celulite (pernas ou barriga) e contra qualquer degradação da pele devido à fadiga ou envelhecimento

Quem pode realizar?

combate a celulite

A maioria das pessoas pode fazer o procedimento

A drenagem linfática pode ser feita em duas situações: por prescrição médica ou por motivos estéticos.

Em caso de ser recomendada por um médico, será para tratar em caso de linfodema, edema associado com uma doença neurológica, inflamações, acne, sinusite ou por problemas no intestino. As sessões também podem ser prescritas após procedimentos, como lipoaspiração, abdominoplastia, entre outros.

No caso de um objetivo estético, as sessões podem ter o objetivo de rejuvenescimento da pele, combate a celulite, o estresse e/ou fadiga.

No entanto, o tratamento não é recomendada em casos de infecção aguda, tumor maligno, tuberculose, hipertireoidismo, doença cardíaca, trombose ou asma grave. 

Portanto, mesmo se você deseja realizar a drenagem linfática por razões estéticas, você deve consultar o seu médico antes.

Bibliografía

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."
Ver doutores