Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 25 ago 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre o tratamento de estrias
  • O que são as estrias?
  • Como remover as estrias?
  • Quem pode realizar estes tratamentos?
  • Tratamentos para as estrias
  • Duração e sessões necessárias
  • Tratamento cirúrgico para estrias
  • Como escolher o seu médico ou cirurgião?
  • Perguntas frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
tratamentos para estrias

Quase todas as mulheres têm estrias

Informações sobre o tratamento de estrias

Afetando as mulheres com muito mais frequência do que os homens, as estrias não afetam sua saúde, mas a sua presença é algo desagradável para muitas pessoas.

Quase 80% das mulheres têm estrias, principalmente após a gravidez. Mas as estrias podem aparecer logo na puberdade (25% das meninas e 10% dos meninos).

Além disso,sendo quase completamente indolores, estrias podem criar sensação de coceira. Felizmente, existe agora toda uma gama de soluções de tratamentos.

causas das estrias

Em diversas fases da vida podemos desenvolver estrias

O que são as estrias?

As estrias são listras, no sentido de comprimento, que atingem todas as camadas da pele, mesmo as mais profundas.

Além disso, as estrias produzem danos às fibras elásticas e ao colágeno da pele.

Geralmente, acontecem devido a uma possível alteração hormonal ou flutuações no aumento e perda de gordura repentinos. (puberdade, gravidez, stress, entre outros fatores, que podem ser genéticos também.)

como remover estrias

Há diversos tratamentos para amenizar as estrias

Como remover as estrias?

Primeiro de tudo, é importante saber que é impossível remover completamente as estrias sem cirurgia, já que elas podem infiltrar nas camadas mais profundas da pele. Mas tratamentos estéticos ajudaram a mudar a aparência e amenizar a sua presença.

Sendo possível, especialmente, embranquecer e suavizar as estrias mais recentes ou pigmentar as estrias mais antigas.

Existem diferentes tratamentos para as estrias, mas também tratamentos locais de prevenção (hidratação da pele e massagem, por exemplo) ou globais (homeopatia, fitoterapia, etc.).

estrias em pessoas negras

É necessário avaliar cada caso

Quem pode realizar estes tratamentos?

Além de mulheres grávidas ou amamentando, todos podem realizar os diversos tratamentos que buscam remover as estrias.

No entanto, deve-se notar que pessoas com pele negra podem desenvolver hiperpigmentação dependendo do tratamento escolhido, o que prejudica o resultado e a aparência estética da pele.

Além disso, o o tipo de tratamento escolhido dependerá essencialmente do estágio das estrias (antigas e brancas ou recentes e vermelhas/arroxeadas).

Tratamentos para as estrias

Cada médico ou cirurgião pode oferecer diferentes soluções e tratamentos para reduzir e melhorar a aparência das estrias. Alguns médicos, por exemplo, oferecem a estimulação da luz, mas existem outras soluções como micro-dermoabrasão ou laser que também podem ser consideradas.


Terapia por luz/LED

Destinado a estimular a produção das fibras da pele, reduzindo o efeito "casca de laranja". Esta técnica consiste em difundir fontes de luz nas áreas a serem tratadas (luz intensa pulsada, lâmpada de flash, laser de corante pulsado, laser Nd YAG, luz LED). Completamente indolor e sem efeitos colaterais, a terapia da luz é particularmente eficaz em estrias recentes (vermelhas), mas também reduz significativamente as estrias brancas mais antigas.

Micro-dermoabrasão com laser de CO2
O laser de CO2 atuará como um peeling mecânico, retirando as camadas da pele (daí o termo dermoabrasão). Esta técnica irá criar uma "ferida" permitindo que a pele se regenere. Geralmente, combinada com sessões de terapia de luz ou radiofrequência, a micro-dermoabrasão melhora a aparência visual da estria, tanto em profundidade como em cor.

Radiofrequência
Sempre com o objetivo de estimular a produção de elastina e colágeno, a radiofreqüência chegará a aquecer a derme em profundidade usando micro-agulhas. Técnica indolor, tem um efeito imediato de aperto, a pele é visivelmente mais firme. O efeito nas estrias é visível após três sessões normalmente.
Frequentemente associada à carboxiterapia, são necessárias 6 a 8 sessões de radiofrequência, uma sessão por semana. Depois disso, 2 a 3 sessões de manutenção serão necessárias a cada ano.

A tatuagem de cor
Como qualquer tatuagem, esta técnica irá preencher as linhas claras de estrias com uma tinta da mesma cor. Essa técnica foi desenvolvida por um tatuador brasileiro, então popularizado pelo americano Dominique Bossavy graças a sua caneta digital, a "Nano Color Infusion". O número de sessões irá variar dependendo da superfície a ser tratada. Da mesma forma, o preço será relativo.

Vídeo produzido por Fina Forma

Duração e sessões necessárias

A duração e a frequência variam dependendo do tratamento escolhido. Porém, em média, 2 a 3 sessões por semana, com um mínimo de 15 sessões para a estimulação da luz (ou fotomodulação), 8 a 12 sessões uma sessão por semana para carboxiterapia (injeções médicas de CO2), 3 a 5 sessões com intervalo de 4 a 6 semanas para tratamento de dermaroller.
Outros tratamentos, como a micro dermoabrasão (5 a 20 sessões de uma hora).

Tratamento cirúrgico para estrias

Pergunte ao seu médico qual é o melhor procedimento para o seu caso

Tratamento cirúrgico para estrias

Se as estrias são as conseqüências da perda de peso significativa, pode-se considerar a abdominoplastia ou elevação das coxas ou braços. Distingue três tipos de abdominoplastia: lipoaspiração abdominal (em caso de sobrecarga de gordura), o mini-facelift da barriga (excesso cutâneo sob o umbigo) e a abdominoplastia completa (retirando tanto pele quanto gordura da barriga) .

No entanto, é importante ter em mente que a abdominoplastia continua sendo um procedimento cirúrgico que requer anestesia, internação e pós-operatório. Além disso, deixará cicatrizes.

Do ponto de vista dos resultados, eles serão visíveis nos 3 a 6 meses após a intervenção. O resultado final será mensurável após um ano. Para mais informações, veja a abdominoplastia aqui.

profissional para curar estrias

Pesquise sobre o histórico do seu médico

Como escolher o seu médico ou cirurgião?

É essencial verificar as habilidades do médico ou cirurgião. De fato, a cirurgia estética, exige habilidades e conhecimentos técnicos específicos. 


A fim de verificar as referências do seu médico ou cirurgião, você pode primeiro recorrer a Sociedade Brasileira de Cirurgiões Plásticos, para descobrir se o seu cirurgião é um deles.


Também busque experiências de outras pessoas, informando-se mais sobre o tratamento que você deseja.

Perguntas frequentes

  • Estrias depois da gravidez, como é possível tratar? "Dependendo do tipo, tamanho e grau que se encontram suas estrias existem diversos tipos de tratamentos não cirúrgicos. O ideal seria uma avaliação para melhora avaliar e definir o tratamento ideal. Lembre-se sempre de procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)." Dr. Fabricio Francischone
  • Sou homem e emagreci muito fazendo esportes, porém fiquei com muitas estrias, como retirar-las? "Existem várias opções de tratamento, e a escolha irá depender do caso, da localização das estriasm do grau de flacidez, da largura das estrias e até da cor da sua pele! Os aspectos da escolha do tratamento são tantos que por isso é impossível informar qual seria melhor sem uma avaliação presencial. O ideal seria procurar um profissional médico capacitado para te auxiliar nesa escolha ete encaminhar para o melhor tratamento."Clínica Horta Duarte
  • Por que as estrias se formam? "As estrias são lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele causadas por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. A pele se rompe e suas bordas, ao cicatrizarem, formam uma linha deprimida na superfície da pele." Mybeleza
  • Qual o melhor tratamento para as estrias? "O Laser CO2 Fracionado é um procedimento alta resolutividade indicado para o tratamento de estrias novas e antigas. Seu efeito se dá pelas microlesões e pelo aquecimento que o laser provoca na pele, o que promove uma intensa reestruturação e estímulo à produção de fibras de colágeno." Mybeleza
  • As estrias tem cura? "Tem cura sim, mas depende do estado em que se encontram, se estiverem escuras é bem mais fácil a recuperação, quando estão esbranquiçadas é mais demorada a recuperação e quando estão brancas nacaradas é muito difícil. Procure um bom profissional para avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso."  Marias Estética & Podologia

Depoimentos

"Queria diminuir as estrias. Como foi apenas um tratamento estético, não teve anestesia. Não tive o menor receio..."

Ver experiência

Vailde - Brasília (Distrito Federal), Distrito Federal

"Fiz tratamento para estrias, peeling de cristal e fiz uma hidrolipo, Na minha primeira gravidez surgiram muitas estrias avermelhadas e tive aumento de peso, comas tudo isso entrei em depressão aí fiz os tratamentos para as estrias, onde amenizaram meu desespero, mas..."

Ver experiência

Darliane2 - Duque de Caxias, Rio de Janeiro

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."