Tayane_Cirurgia
Tayane_Cirurgia
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 4 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre a Rinoplastia
  • Qual o objetivo da rinoplastia?
  • Quem é candidato a rinoplastia?
  • Como escolher o cirurgião de rinoplastia?
  • Como será a primeira consulta?
  • Como é realizada a rinoplastia?
  • Rinoplastia estética ou funcional
  • Rinoplastia Estética
  • Técnicas de rinoplastia
  • Alternativa menos invasiva para a rinoplastia
  • Como se preparar para o dia da operação?
  • Pós-operatório e recuperação após a rinoplastia
  • Resultados
  • Rinoplastia secundária
  • Riscos e complicações da rinoplastia
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Informações sobre a Rinoplastia

Rinoplastia é a intervenção da Cirurgia Plástica que permite remodelar a forma do nariz. É uma das intervenções estéticas mais solicitadas no mundo. De fato, se olharmos para os dados coletados pela ISAPS em 2016, podemos ver que em apenas um ano mais de 780 mil intervenções foram realizadas pelo o mundo. 

A rinoplastia é usado para remodelar o nariz, melhorando sua aparência, tanto frontal e lateral. Quando a cirurgia é melhorar a função pulmonar falamos, no entanto, septoplastia. O termo rinosseptoplastia indica, portanto, a operação que combina tanto para fins estéticos que a moeda funcional.

Vídeo realizado por Dr. Socrates João de Oliveira

cirurgia de rinoplastia

Qual o objetivo da rinoplastia?

A cirurgia de rinoplastia permite que você faça isso perfil mais harmonioso e a morfologia do nariz, e, portanto, também do rosto em geral, especialmente se combinado com Mentoplasty ou otoplastia (neste caso falamos de profiloplasty). As motivações que podem motivar uma pessoa a passar por essa intervenção podem ser diferentes e incluem:

-reduzir o tamanho de um nariz muito grande
-eliminar a protuberância nas costas nasais
-mudar a ponta do nariz
-mudar a parte de trás do nariz
-esconder ou encolher as narinas
-mudar os ângulos entre o nariz e os lábios
-mudar os ângulos entre a testa e o nariz

A operação consiste na remodelação ou redução da cartilagem ou esqueleto ósseo e o resultado pode variar de paciente para paciente com base nas características do osso subjacente e da pele externa.

Para obter um resultado proporcional e harmonioso é importante considerar o rosto em sua totalidade, e não considerar o nariz como um elemento único, por isso desaconselhamos o paciente a querer reproduzir um modelo ideal de "nariz perfeito". que não leva em conta o resto do rosto. Consulta um profissional da área é muito importante para saber mais sobre o seu caso.

Quem pode fazer a rinoplastia

Quem é candidato a rinoplastia?

A rinoplastia é indicada para pacientes que desejam corrigir deformidades congênitas ou adquiridas por trauma. Como qualquer outra cirurgia, também rinoplastia deve ser realizada em pacientes que gostam de boa saúde física, por isso durante o primeiro exame, o cirurgião pode prescrever o paciente para realizar alguns testes para verificar se há fatores de risco.

Não há limites de idade específicos a serem respeitados, mas, é importante aguardar o desenvolvimento completo dos tecidos e ossos cartilaginosos antes de intervir. Se este desenvolvimento chegar ao fim, será possível operar o nariz mesmo a partir dos 16 anos (com o consentimento dos pais), mas, como regra geral, é preferível esperar pelo menos 18 anos.

O candidato ideal para a rinoplastia é uma pessoa que não está satisfeita com a forma do nariz, tornando-se uma causa de grande constrangimento e desconforto. É importante, no entanto, que o paciente tenha expectativas realistas em relação ao resultado da rinoplastia.

Cirurgião plástica de rinoplastia

Como escolher o cirurgião de rinoplastia?

O primeiro passo a tomar quando você quer agir em seu nariz com a rinoplastia é selecionar o médico certo no seu caso.
Primeiro de tudo, é essencial para garantir que o ramo especializado do cirurgião selecionado, verificando seus estudos através de uma pesquisa facilmente praticável no portal web Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas.
O segundo passo será ir para uma primeira visita, com mais de um especialista a fim de encontrar o profissional que inspira mais confiança e sentir que vai fazer mais para você. Nesta fase, é aconselhável pedir ao cirurgião para ver algumas fotos dos resultados obtidos em intervenções anteriores ou para conversar com alguém de seus pacientes. 

Vídeo realizado por Dr. Raphael Sampaio

Como será a primeira consulta?

A primeira visita com o cirurgião é o mais importante, porque dá a possibilidade do paciente a expressar suas dúvidas, medos e expectativas em relação ao procedimento de rinoplastia e os resultados esperados.

Durante a primeira visita, são primeiramente estabeleceu metas do paciente (estética e/ou funcional) e vamos avaliar a sua saúde geral, incluindo a função pulmonar, qualquer doença, história familiar e história médica.

Subsequentemente, o médico irá examinar a estrutura interna do nariz, a forma e as dimensões, também em relação ao resto da face. Uma ferramenta que pode ser usada para obter uma primeira idéia de como ser o efeito final da rinoplastia é a simulação usando uma foto tirada pelo especialista com a ajuda de um computador, o que enfatiza a importância do fato de que essa simulação deve ser feita pelo médico considerando as limitações da cirurgia e condições iniciais do paciente.

Uma vez que os objectivos estabelecidos e fatores de risco, o médico irá explicar ao candidato detalhes completos sobre o procedimento cirúrgico: técnicas e métodos de intervenção, anestesia, operação preliminar preparação, pós-operação, possíveis complicações e, finalmente, os custos. 

procedimento de rinoplastia

Como é realizada a rinoplastia?

A rinoplastia deve ser realizada em uma sala de cirurgia equipada, dentro de uma clínica credenciada. A operação ocorre sob anestesia geral ou sob anestesia local com sedação, para que o paciente não sinta nenhuma dor durante a operação. A escolha da anestesia dependerá das características do paciente, seguindo as indicações consideradas mais seguras e adequadas pelo cirurgião em operação.

Dependendo da preferência do médico e do paciente e da técnica utilizada, a rinoplastia pode ser realizada em procedimento ambulatorial (alta logo após a operação) ou com período de internação e observação de uma noite.

A duração da rinoplastia pode variar muito, dependendo do caso, e pode durar de 1 a 3 horas. As técnicas que podem ser tomadas pelo cirurgião são principalmente duas:

-rinoplastia aberta ou aberta

-rinoplastia fechada ou fechada


As incisões, podem ser realizadas completamente dentro do nariz (técnica fechada) ou dentro e fora do nariz (técnica aberta). Se, em vez disso, a intervenção tiver o único objetivo de reduzir as narinas, as incisões estarão do lado de fora.

Rinoplastia estética ou funcional

Rinoplastia estética ou funcional

Vamos agora olhar em detalhes para o que as operações de rinoplastia estética e septoplastia funcional diferenciam:

Septoplastia ou correção de desvio de septo nasal: o desvio do septo nasal pode ter causas congênitas ou traumáticas (o último é associado com uma alteração também cornetos), e pode resultar em não só dificuldade em respirar, mas também alterações estéticas (nariz torto ou assimétricas) e sintomas como dores de cabeça, distúrbios auditivos, sinusite e faringite. A septoplastia visa remover a cartilagem e as partes ósseas deformadas, que devem ser reposicionadas no eixo mediano correto, explica o especialista. Muitas vezes esta cirurgia também é acompanhada de rinoplastia estética durante a mesma operação (rinosseptoplastia). No caso em que a necessidade de respirar de boca aberta para evitar que a língua se incline corretamente no palato, é possível intervir, mesmo antes da idade de 16 anos.

rinoplastia estética

Rinoplastia Estética

Esta operação serve para corrigir as diferentes defeitos estéticos do nariz, tais como, por exemplo, uma pequena ponta projectada (ou o chamado "nariz em forma de bolbo"), ou para eliminar uma protuberância ou protuberância sobre a ponte do nariz. Como não há acesso ao nariz por dentro, não há cicatrizes visíveis. Uma vez que o defeito a ser corrigido, é para o cirurgião, através de simulações pré-operatórios, estabelecer uma nova forma proporcional e equilibrado do que o resto do rosto, para não modelar um nariz perfeito ideal. De fato, um certo tipo de nariz pode ser esteticamente belo em um rosto, mas não em outro.

técnicas para a rinoplastia

Técnicas de rinoplastia

As técnicas cirúrgicas para executar rinoplastia são principalmente dois (técnica fechada ou técnica aberta), mas há também outros métodos para intervir na forma do nariz que podem fazer sem o bisturi, como por exemplo os fios em DOP ou Rinofiller .

Vamos agora olhar para as principais técnicas cirúrgicas:

A rinoplastia aberta ou técnica aberta:
assim chamado porque ele deve ser feito por descobrir a cartilagem da ponta nasal e levantando a pele, para que o cirurgião pode ver diretamente para as estruturas nasais que precisam trabalhar. A incisão é feita na base da columela, depois no ângulo entre o nariz e o lábio. A incisão se tornará sinal imperceptível, já que esta técnica é utilizada principalmente em casos mais complexos, ou quando a ponta do nariz é torto, assimétrico, muito estreita ou larga e deve, portanto, ser reformulado com enxertos cartilaginosos . Em pacientes que já passaram por cirurgia e devem ser submetidos à rinoplastia secundária, a técnica aberta é sempre preferida. O pós-operatório não muda entre técnica fechada ou aberta, a única diferença é que no segundo caso o inchaço da ponta pode ser mais acentuado

Rinoplastia técnica fechada ou fechada: Esta técnica é chamada fechado ou fechado porque todas as etapas do lugar intervenção tome dentro de cada uma das duas narinas, dentro do qual são realizadas pelo cirurgião das pequenas incisões. O cirurgião levanta a pele e, em seguida, um modelo, com o auxílio de uma tesoura pequena e micro grosas, o osso e cartilagem para corrigir a forma do nariz do paciente. No final da operação, as incisões são fechadas com pontos reabsorvíveis, que serão removidos por conta própria após alguns dias.

Ultra-som rinoplastia ou rinoplastia ultra-som:
a novidade desta técnica é representado pelo fato de que por um lado permite operar com grande precisão e, por outro, para causar menos trauma para o paciente, uma vez que o instrumento utilizado pelo cirurgião é um bisturi piezoelétrico especial, o que reduz o sangramento, a inflamação e até mesmo o aparecimento de hematomas, tornando o pós-operatório menos doloroso para os pacientes. No entanto, ainda é um procedimento cirúrgico, embora menos invasivo que a técnica clássica de rinoplastia.

rinoplastia não cirurgica

Alternativa menos invasiva para a rinoplastia

Para casos menos complicados e para aqueles que tiveram apenas os defeitos ligeiros, como uma pequena corcunda por exemplo, você pode usar as alternativas não-cirúrgicos para a rinoplastia clássica.

Rinoplastia com fios puxando:
esta técnica pode ser usada para intervir na ponta do nariz, para aumentá-lo ou restringi-la, permitindo corrigir a ponta do nariz muito grande ou muito baixa. Rinoplastia com fios de suspensão ou tração é um procedimento ambulatorial rápido, realizado com anestesia local que não requer hospitalização, permitindo que o paciente retorne imediatamente às atividades diárias normais. Os fios em DOP podem ser compostos de diferentes materiais, como ácido polilático, polidioxanona ou caprolactona. Os fios, são introduzidos através de um pequeno orifício na base do nariz: se você quer levantar a ponta dos fios atravessar a ponte do nariz, como se o nariz deve ser restrito fios são passados de uma asa nasal para a outra em um sentido horizontal. A vantagem é que, diferentemente da técnica cirúrgica, o procedimento é rápido e produzirá apenas um ligeiro inchaço ou hematomas no nível da injeção, que reabsorverá em poucos dias. A desvantagem é que o resultado será apenas temporário e durará cerca de 12 meses, no máximo, 17 meses.

Rinoplastia não cirúrgico ou Rinofiller:
agentes de enchimento para o nariz ou rinofiller são formulados com ácido hialurónico, uma substância natural e já presente no nosso corpo, por conseguinte, praticamente desprovido de contra-indicações e utilizável para todos os tipos de pacientes. A infiltração de ácido hialurônico pode ser usada para eliminar alguns defeitos estéticos do nariz, especialmente pequenas saliências ou o chamado "nariz de sela". No entanto esta técnica pode dar apenas narizes pequenos resultados: se o nariz ou defeito são grandes em tamanho a única opção é realizar a cirurgia. A vantagem do rinofiller é sua velocidade de execução (30 minutos em nível ambulatorial) e recuperação (a recuperação do paciente é imediata). As desvantagens do rinofiller, no entanto, são que o resultado é temporário (máximo de 12 meses) e não pode ser usado para corrigir narizes grandes ou grandes defeitos.

operatório de rinoplastia

Como se preparar para o dia da operação?

A rinoplastia é uma intervenção que muitas vezes gera preocupação nos pacientes. Os especialistas do SBCP recomendam que você dê alguns passos para se preparar para esta delicada cirurgia plástica:

-realizar exames de sangue e exames pré-operatórios seguindo as instruções do seu cirurgião (exame otorrinolaringológico, avaliação alergológica, etc.)
-evitar sofrer uma cirurgia durante o período da menstruação
-suspender o uso de drogas e medicamentos vasoconstritores e anticoagulantes por pelo menos 3 semanas antes da operação
-suspender o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas por pelo menos 1 mês antes da operação
-limpar completamente o dia antes da cirurgia
-não aplicar maquiagem no dia da operação
-jejue por pelo menos 8 horas antes da operação
-ir para a clínica com um membro da família ou amigo no dia da operação


Um último conselho é o de ser assistido por um membro da família durante os dois primeiros dias, mesmo que sua autonomia não seja comprometida pela operação. Desta forma, se precisar de ajuda ou suporte, você pode contar com a ajuda de uma pessoa de confiança.

pós operatório rinoplastia

Pós-operatório e recuperação após a rinoplastia

Uma vez que a cirurgia de rinoplastia ou rinoplastia tenha sido concluída, o paciente geralmente será hospitalizado por uma noite. Imediatamente após a operação, são aplicados ao paciente de uma guarda termoplástico (removido depois de 5 dias) de manchas externos e, em certos casos, também de esfregaços nasais (removidos após 1 ou 2 dias). Durante a primeira semana você vai inchar os olhos, e também haverá hematomas na região periorbital, e o paciente pode sentir dor e desconforto na área operada. O inchaço no nariz vai durar vários meses, mas já após a remoção do tutor será possível ver a nova forma,os pacientes devem esfregar suavemente seu nariz na parte da manhã (quando o inchaço é mais aparente ) e lavar com solução salina. 

Geralmente, é possível retornar ao trabalho depois de 7 dias a partir da operação, enquanto as actividades físicas e desportivas deve ser interrompido por pelo menos 2-3 semanas, no entanto evitar qualquer situação que possa causar dano ou trauma para o nariz até que o cirurgião considere mais apropriado (geralmente pelo menos um par de meses). Além disso, é muito importante proteger o nariz da exposição ao sol com um creme solar +50 durante os primeiros 2 meses.

Algumas indicações sobre o comportamento a ser seguido após a rinoplastia, a fim de não comprometer o resultado e promover a cicatrização:

-não assoar o nariz nas primeiras 4 semanas
-siga as instruções do seu cirurgião sobre limpeza e cuidado do nariz com precisão
-evite abaixar a cabeça nos primeiros dias (para se curvar, você deve dobrar os joelhos e manter o pescoço ereto)
-não use lentes de contato nas primeiras semanas
-não consuma alimentos ou bebidas muito quentes por pelo menos 2 semanas
-evitar esforços físicos e traumas intensos, especialmente durante as primeiras semanas
-evite usar óculos pesados ​​por pelo menos 1 mês

Resultados da rinoplastia

Resultados

O resultado final de uma rinoplastia estética permite uma melhora da forma do nariz e da face, os traços faciais não serão alterados de forma radical, mas apenas melhorados, desde que você confie em um médico credenciado e competente. Os resultados finais serão apreciados após pelo menos 6 meses, quando o edema e o inchaço serão completamente reabsorvidos.

Os resultados obtidos com uma rinoplastia são permanentes e definitivos, mesmo que ao longo dos anos possam sofrer algumas alterações devido ao processo de envelhecimento, como poderia acontecer com qualquer outra parte do corpo, para obter uma bom resultado as linhas do nariz devem ser harmoniosas, as narinas simétricas e o ângulo entre os lábios e o nariz bem definido.

Um elemento a ser levado em conta é o tipo de pele do nariz, na verdade a pele espessa e grossa retém mais memória da forma do nariz e não se adapta totalmente à nova estrutura cartilaginosa obtida através da cirurgia.
Quanto a quaisquer cicatrizes, estas estão localizadas dentro do nariz, exceto no caso da redução das narinas. Se o paciente for operado com a técnica aberta, ele notará uma pequena cicatriz na parte mais estreita da columela, que pode ser reta, em forma de passo ou em forma de V.

Rinoplastia secundária

Rinoplastia secundária

A reoperação após uma rinoplastia primária é muitas vezes fornecida no caso de cirurgia estética do nariz. De fato, 7-8% das rinoplastias primárias exigem um retoque para melhorar o resultado da primeira operação através de algumas correções. Esta segunda operação é particularmente indicada para pacientes submetidos a rinoplastia parcial ou rinoplastia incompleta.

Se a rinoplastia secundária serve para corrigir a perfuração do nariz, uma irregularidade da ponta ou das narinas ou um desvio da ponta ou da pirâmide fala-se então de cirurgia plástica reparadora. A rinoplastia secundária é programada após pelo menos 8-10 meses da primeira operação, é realizada sob anestesia local ou geral e proporciona tempos de recuperação e recuperação pós-operatória semelhantes à primeira operação, se não mais curta, dependendo do caso. Os riscos, no entanto, podem ser maiores no caso de enxertos de cartilagem que poderiam sofrer uma reabsorção mínima e com uma conseqüente mudança na aparência do nariz. Portanto, a indicação de uma rinoplastia secundária e seu planejamento devem ser prescritos e planejados por um especialista.

Riscos e complicações da rinoplastia

Os especialistas fornecem uma visão geral dos possíveis efeitos colaterais devido à rinoplastia e incluem:
inchaço temporário, equimoses ou hematomas do nariz,contusões ou hematomas na área ao redor dos olhos,hemorragia,sensação de nariz entupido ou fechado,efeito do "nariz vermelho" devido à dilatação dos capilares e dor crónica.

Os riscos e possíveis complicações decorrentes da operação cirúrgica podem incluir:

  • complicações anestésicas
  • necrose da pele
  • reacções alérgicas
  • infecções
  • hemorragia
  • assimetrias
  • resultado insatisfatório para o paciente
  • melhora parcial da forma do nariz
  • perturbações na respiração e / ou alterações no fluxo de ar no nariz
  • danos ao septo nasal e / ou canal lacrimal
  • secura das membranas mucosas
  • alterações do cheiro

    Qualquer dúvida deve ser consultada com o seu profissional. 

Perguntas Frequentes

  • Como é a cirurgia de rinoplastia? "É uma das cirurgias plásticas mais solicitadas, e não deixa cicatrizes ou sinais visíveis. É realizada para corrigir anomalias funcionais e estéticas. Quando há desvio de septo, este é retificado para melhorar a função respiratória. A anestesia pode ser local com sedação , e o paciente deve permanecer com molde plástico ou de gesso sobre o nariz por 1 semana. A cirurgia dura de 1 a 2 horas podendo ocorrer edema na região do nariz e das pálpebras. O valor da cirurgia varia de acordo com o médico escolhido, local da cirurgia, etc."  Dra. Vanessa Londe
  • A anestesia é local ou geral para rinoplastia? "Na maioria das vezes é feita com anestesia geral. Em caso mais suaves, a anestesia local com sedação, é uma boa opção também." Dr. Luciano Sales de Souza
  • Rinoplastia com SUS, é possível? "A maior parte dos planos de saúde cobrem a parte hospitalar  da septoplastia e pode reembolsar parcial ou totalmente a equipe médica neste caso. Já no caso da rinoplastia estética é diferente. A maior parte dos planos não cobre nem a parte hospitalar e nem a equipe. O que acontece é que se você operar o desvio e a parte estética em conjunto o hospital pode dar um desconto de 50% nos custos hospitalares relacionados à cirurgia estética. Ou seja, você pagaria a equipe médica (cirurgião, auxiliar, anestesista e instrumentadora) e metade do valor da rinoplastia ao hospital. Lembrando que você pode ter reembolsado parte do gasto com a equipe caso seu convênio ofereça essa opção. Essa é a maneira que fazemos nos grandes hospitais." Dr. Mario Farinazzo
  • Existe idade limite para rinoplastia? "De que tipo de cirurgia estamos falando? Estética ou reparadora? Não existe idade limite para cirurgia de nariz, existem condições clínicas limitantes. Pessoalmente, acho difícil uma pessoa de 70 anos por exemplo querer fazer cirurgia estética no nariz mesmo se as condições clínicas o permitam."  Dr. Theodore Droubi
  • Pólipos nasais podem voltar a crescer depois da cirurgia? "Os pólipos nasais podem crescer novamente necessitando as vezes de uma nova cirurgia ou uso de corticoide nasal em spray para diminuir seu crescimento." Clínica Inspirar
  • Infecção após a rinoplastia, por que acontece? "Podem estar acontecendo várias coisas, entre elas que a infecção tenha comprometido a cartilagem, ocasionando alteração na função por falta de sustentação da narina. Sugiro que retorne ao seu médico para uma melhor avaliação e possibilidade de tratamento." Arte Cirúrgica Cirurgia Plástica | Dr. Gustavo Rincón Moreno


Depoimentos

"Não poderia ter tido uma escolha melhor. Depois de tanto tempo de minha vida sofrendo com minha aparência, nem sorria direito com vergonha da projeção de meu nariz. Mas felizmente realizei a tão esperada rinoplastia. Mudanças na minha vida que não esperava que aconteceria. Valeu a pena cada respiro pela boca! Mas nem tudo são rosas, estou com uma assimetria nas narinas não tão evidente, de qualquer forma me sinto muito bem com minha auto-estima. Indicaria a cirurgia pra quem tem esse desejo assim como eu, não senti nenhuma dor só fadiga e cansaço por respirar pela boca mas passa logo. Valeu muito a pena fazer. Tenho muito que agradecer a Deus e a toda equipe médica que transformou minha vida!!!"

Ver experiência

PatriciaCruvinel - Coromandel, Minas Gerais

"Estou com 15 dias de operada meu nariz ainda esta muito inchado, porém tenho consciência que ainda vai mudar muito . Porém já estou amando esse procedimento era um sonho que realizei , super recomendo quem tem vontade de mudar mude seja o nariz ou qualquer outra parte que desejar , não existe nada absolutamente nada que pague a sensação de amor próprio, nos olharmos e sentirmos satisfeitas."

Ver experiência

Dianaah - ,

"Durante esse tempo todo nunca fui fotogênico por motivo do nariz. Em novembro consegui juntar dinheiro e fiz a cirurgia. Depois de 3 meses o resultado está sendo ótimo, estou muito satisfeito e ainda com ressalto de que vai de 6 meses a 1 ano para melhorar ainda mais...uhullllll... Nossa, minha autoestima foi la em cima! Estou muito feliz e realizado. Recomendo, desde que seja um profissional de um padrão que se encaixe dentro de todas as normas exigidas. Abraços."
Ver experiência

Fabiano10 - Lages, Santa Catarina

"Completei hoje 15 dias da cirugia.
Meus nariz me incomodava bastante, a ponta era uma bolinha e quando sorria (ao meu ver) ela despencava. Consigo ver claramente que esse problema foi resolvido, mas meu nariz ainda está muito inchado e mal o consigo ver (ao menos de frente). Ainda uso micropore (na foto fui trocar o curativo e aproveitei). Alguém sabe como reduzir um pouco esse inchaço? Compressa.. algo assim? Queria ver meu nariz com o resultado completo!"

Ver experiência

PriscillaFontes - Recife, Pernambuco

"A informação contida nesta página em nenhum caso pode, nem pretende, substituir as informações fornecidas individualmente pelo seu cirurgião plástico, médico estético ou especialista. Em caso de qualquer dúvida, o seu cirurgião plástico fornecerá os esclarecimentos necessários. Se você está pensando em se submeter a uma intervenção de cirurgia plástica , procure um cirurgião plástico."

Colaboradores do tratamento