Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 20 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre o peeling
  • O que é o peeling?
  • Quem pode realizar o peeling?
  • Como encontrar meu médico ideal?
  • Como é a primeira consulta com o profissional?
  • Os diferentes tipos de peelings
  • Como é feito o peeling?
  • Os efeitos do peeling
  • Resultados
  • Riscos e complicações
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Vídeos produzido por Siamed

Informações sobre o peeling

O peeling é um tratamento antigo, já que na antiguidade, os gregos, os egípcios ou os otomanos usavam cremes para descascar a pele e assim poder rejuvenescê-la. Atualmente, muitos tipos de peelings estão disponíveis e todos atuam em diferentes níveis para fornecer resultados dramáticos para unificar a tez e eliminar linhas finas.

tratamento com peeling

O que é o peeling?

O peeling é um tratamento da estética que pode fazer uma nova pele. Ele pode literalmente ser traduzido do inglês como "peel" ou "take off" porque elimina uma camada de pele para regenerá-lo, graças aos ingredientes ativos que penetram em diferentes níveis da derme ou da epiderme. O peeling possibilita, assim, a confecção de nova pele e sua ação unifica a pele, tensiona os poros da pele e toma conta das rugas superficiais da face, de acordo com o tipo de peeling realizado.

cuidados com a pele

Quem pode realizar o peeling?

Existem diferentes tipos de peelings, e dependendo do cuidado escolhido, pode tratar diferentes problemas de pele. Em geral, os peelings são recomendados para todos aqueles que sofrem de pele oleosa, poros dilatados, sequelas de acne, manchas de pigmentação ou até mesmo pequenas rugas e rugas.

Mesmo que o peeling seja para praticamente todo mundo, será necessário ter muito cuidado com pessoas do fototipo 5 ou 6, isto é, com pele escura ou opaca, porque há risco de despigmentação.

médicos para peeling

Como encontrar meu médico ideal?

É sempre muito importante lembrar que a escolha do médico é um passo fundamental. O peeling deve ser sempre realizada sob supervisão médica por um especialista em estética ou cirurgião, aprovado e competente, para evitar o risco de queimaduras ou despigmentação. Nós convidamos você a verificar se o seu médico é um profissional certificado na Sociedade Brasileira de Cirurgias Plástica e Dermatologistas. Também aconselhamos que você pesquise na internet para encontrar comentários de pacientes anteriores.

consulta para peeling

Como é a primeira consulta com o profissional?

Na primeira consulta a(o) médico(a) vai estudar seu caso e elaborar seu histórico médico completo. Durante este primeiro contato, seu médico irá analisar sua pele, ouvir suas motivações e aconselhá-lo sobre o melhor tipo de tratamento a ser realizado. Ele explicará detalhadamente como funciona o peeling, como se preparar para o tratamento, quais precauções tomar depois do tratamento, entre outros temas. Esta primeira consulta serve, em particular, para procurar contra-indicações ao peeling, como herpes, diabetes ou irritação do rosto.

diferentes tipos de peelings

Os diferentes tipos de peelings

Existem diferentes tipos de peelings, peelings químicos, peelings a laser ou peelings mecânicos; mesmo que seja verdade que aquele em que automaticamente pensamos quando ouvimos a palavra "peeling" é químico. Entre os vários peelings químicos estão:

Peeling superficial:
geralmente composto de ácidos ou plantas de frutas, é a casca menos agressiva. Ele irá substituir a camada mais superficial da epiderme e estimular a formação de colágeno. Ele ajuda a uniformizar a pele, dar um impulso e apertar os poros. Também pode tratar pequenas irregularidades pigmentares ou acne.
Peeling médio:
Afeta a camada profunda da epiderme. Recomenda-se a eliminação de cicatrizes superficiais, sequelas de acne, manchas de pigmentação relacionadas ao sol e linhas finas.
Peeling profundo:
os produtos utilizados são muito mais agressivos, como o fenol. É um peeling eficaz para o tratamento de rugas, pois atua na derme superficial da pele. Porém, mesmo que os resultados sejam espetaculares, esse tipo de peeling requer um longo período de recuperação, e tem mais riscos por ser um processo mais demorado.
Peeling a laser:
Este tipo de peeling tem a vantagem de ser menos doloroso que o peeling químico e menos invasivo. No entanto, serão necessárias várias sessões para tratar todo o rosto, pois ele atua zona por zona. O peeling a laser pode suavizar a pele e trabalhar a textura da pele ou até mesmo as tarefas. Após as sessões, alguma vermelhidão pode aparecer, mas desaparecerá durante o dia. Será necessário evitar o sol durante toda a duração do tratamento.Peeling mecânico: também chamado de dermoabrasão ou micro-dermoabraion, vai lixar a pele e pode tratar poros dilatados, manchas, cicatrizes de acne ou cravos. É uma técnica de esfoliação mais ou menos profunda, mas que permanece macia. O rosto recuperará seu brilho com um efeito de "nova pele". A peça de mão usada esfolia a pele e a limpa ao mesmo tempo. Demora entre 4 e 8 sessões para um resultado ideal de 45 minutos cada. Evitará também o sol entre as sessões.

realizar peeling

Como é feito o peeling?

Seja para um peeling químico leve, médio ou profundo, você precisará preparar sua pele em casa 3 ou 4 semanas antes do tratamento. Os especialistas dizem que você precisará aplicar um creme especial, um pouco de creme esfoliante, para repousar a pele e os melanócitos para evitar o risco de pigmentação. Recomenda-se também que a exposição ao sol deve ser evitada durante todo o período de preparação.

Durante o procedimento o médico irá limpar e limpar a pele com uma compressa.
Em seguida, aplicará um creme anestésico por 1 minuto, o que causará uma leve picada e esfolia a camada superficial da epiderme, permitindo que a casca penetre na pele harmoniosamente. Após 1 minuto, é enxaguada e a pele é seca, pronta para receber o peeling.
O médico aplica com um pincel ou um cotonete em toda a superfície do rosto. O paciente sentirá formigamento ou sensação de aquecimento cada vez mais intenso. Como parte de um peeling médio ou profunda, a sensação de queimação é desagradável, mas pode ser acalmada com a ventilação.
O médico enxaguará a casca e aplicará um creme hidratante e suavizante. Em relação ao peeling superficial, primeiramente aplicará um creme neutralizante que irá parar a ação do princípio ativo da casca.

resultados peeling

Os efeitos do peeling

Após um peeling suave, a sua pele ficará ligeiramente rosada, mas voltará a um tom normal durante o dia. Podemos comparar a vermelhidão com a de uma queimadura de sol. O peeling suave permite que você recupere a atividade normal do armário.

Após 3 dias começará a descascar.
Você pode aplicar um creme hidratante e restaurador para reduzir esse efeito. Em um peeling profundo as conseqüências são as mais complicadas. Sua pele terá sido queimada e precisará de tempo para se regenerar. Sua pele ficará vermelha e as crostas se formarão e cairão gradualmente. Levará cerca de 3 a 4 semanas para retomar a atividade social normal. O pós-tratamento  é bastante impressionante e pode assustar o paciente, no entanto, após este período de recuperação mais ou menos longo, os resultados serão igualmente impressionantes.

É importante especificar que, seja qual for o peeling aplicado, será necessário evitar a exposição ao sol durante o período de tratamento e por pelo menos 1 semana, ou segundo recomendação do seu profissional.

pós peeling

Resultados

O peeling superficial proporciona uma pele mais macia, suave e brilhante desde a primeira sessão. A tez é unificada e os poros apertados.

Em relação ao peeling médio, a pele será renovada após 2 semanas, será brilhante e mais uniforme, as manchas e as linhas finas desaparecerão. O peeling profundo, enquanto isso, é um facelift químico que consegue um resultado espetacular, eliminando rugas e alisando a pele, deixando uma pele radiante e uniforme.
É possível realizar uma única sessão de peeling, no entanto, dependendo das suas necessidades e resultados desejados, o seu médico pode recomendar que realizar várias sessões.

Vídeo produzido por Clínica Fina Estampa

Riscos e complicações

O principal risco do peeling é uma queimadura da pele, uma esfoliação não homogênea ou uma despigmentação parcial da pele. Portanto, é importante que você chame um médico licenciado e competente para evitar esses riscos. Apenas um médico experiente será capaz de manusear com cuidado os produtos químicos.

Perguntas Frequentes

  • Manchas de catapora, como tratar? "Existem diversas formas de tratamento para a retirada de manchas. A técnica a ser utilizada depende da profundidade da mancha na pele e sua causa. Técnicas de peeling e laser podem ser utilizadas. Em uma avaliação será determinado o melhor tipo de tratamento."  Mybeleza
  • Pelling mar morto remove tatuagem? "O peeling nao removera a sua tatuagem, pois atua na camada superficial da pele." Clínica Haim Erel
  • Fazendo o tratamento de peeling, as ruguinhas mais finas somem? "Perlongado superficiais ou médios não tiram rugas. Para tal, seria necessário o Peeling profundo. Escoarem tratamentos anti-rugas menos agressivos. O ideal é consultar um médico capacitado para indicar o melhor tratamento em seu caso." Clínica Horta Duarte
  • Quantos dias dura o tratamento de peeling? "O tempo de duração depende muito o tipo de peeling entre outros fatores como tipo de pele e coloração. O ideal seria procurar um dermatologista para esclarecer suas dúvidas." Dr. Fabricio Francischone
  • Existe algum peeling para diminuir as sardas do colo? "Existe a possibilidade de fazer um peeling , luz pulsada ou o laser fracionado de co2. Mas o cirurgião plástico especialista em laser ou o dermatologista, que irá determinar o mais indicado no seu caso." Dra. Ruth Graf
  • Qual tipo de peeling é menos agressivo para a pele? "O peeling menos agressivo seria o mais superficial. Existem varios peelings pouco agressivos, a maioria com objetivo de renovação celular apenas." Clínica Horta Duarte
  • Peeling com espinhas funciona? "Normalmente os peelings químicos servem para tratar espinhas. Outros tipos de peelings podem piorá-las." Clínica Horta Duarte

Depoimentos

"O peeling quimico foi para retirar pequenas manchas e fechar mais os poros . Entre o intervalo das sessões de peeling foi possível observar o resultado. Antes disso fiz limpeza de pele devida a presença de acnes grau 1. Tenho uma pele mista com acnes. A limpeza ajudou a controlar a oleosidade de minha pele deixou ela limpa e hidratada. Hoje tenho pele de boneca. Amo os procedimentos direcionados a saúde e estética. A decisão sobre realizar os procedimentos foi bem tranquila...não tive medo, eu fui bem esclarecida sobre os resultados e etapas. O resultado foi muito gratificante, todos viam a diferença eu amei."

Ver experiência

LUCIANAHIPOLITO - Teresina, Piauí

"Passei 6 meses fazendo tratamento de peeling químico para melhora as espinhas. Tinha o rosto marcado por espinhas depois de uma gravidez e pela própria idade. Depois sofri bastante com rosto descascando, pois foram meses de tratamento. Hoje meu rosto está melhor e acabei ganhando muito com isso, pois ninguém acredita que tenho a idade que tenho hoje. A vantagem do tratamento é que alterou bastante minha idade e me deixou bem jovem! Fiz o tratamento com o Dr. Alencar Pontes."

Ver experiência

Mon_9222 - Fortaleza (Ceará), Ceará

"Resolvi fazer peeling de cristais porque tinha algumas manchinhas de acne no rosto e queria clarea-las. Depois do procedimento minha pele ficou super sensível bem avermelhada, mas adorei o resultado final, minha pele ganhou luminosidade e também ficou bem fininha e as manchas claream. Fiz 7 sessões de peeling de cristais e recomendo o tratamento, foi maravilhoso. Fiz na Clínica Estetic Lounge, com a Doutora Malibu. Gostei muito do profissionalismo e atenção de toda equipe."

Ver experiência

AnaCristinaLeal - Belford Roxo, Rio de Janeiro

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."