Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 6 jun 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre o Laser CO2 Fracionado
  • O que é Laser Fracionado de CO2?
  • Para que é usado?
  • Para quem o tratamento com CO2 fracionado é indicado?
  • Como eu encontro meu especialista?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Como o procedimento é realizado?
  • Quais resultados?
  • Quais são os riscos ou efeitos colaterais do laser fracionado de CO2?
  • Perguntas frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
laser fracionado

O tratamento alcança vários problemas de pele

Informações sobre o Laser CO2 Fracionado

Atualmente há vários métodos com o intuito de beleza, e um deles é o laser. Utilizado para diferentes tratamentos vem ganhando fama pelo os seus resultados.

Um dos lasers mais populares é o Laser Fracionado de CO2, um dispositivo que permite intervir na maioria das imperfeições da pele, desde rugas superficiais até manchas na pele. 

Sua grande vantagem, comparada a outros tratamentos mais invasivos, é que trata apenas a área afetada, deixando o resto da epiderme inalterada.

benefícios do laser

A técnica permite uma cicatrização rápida

O que é Laser Fracionado de CO2?

O Laser fracionado de CO2 emite o raio de luz atingindo apenas os pontos a serem tratados, deixando o resto da superfície da pele intacta. A ação do laser induz um processo de regeneração do tecido, obtendo o chamado efeito "skin resurfacing" ,estimulando a produção de colágeno e elasticidade, fundamentais para manter a pele jovem. 

Precisamente por este motivo, é um tratamento muito adequado para o rejuvenescimento da pele do rosto, pescoço e mãos. Essa técnica não apenas reduz o desconforto do paciente, mas também permite que a recuperação seja mais rápida.

Uso do laser

O procedimento é indolor

Para que é usado?

  • Manchas solares
  • Melasma
  • Cicatrizes de acnes e poros dilatados
  • Rugas nos olhos
  • Rugas dos lábios
  • Rugas no pescoço
  • Rejuvenescimento das mãos
tratamento para a pele

Não é recomendado para todas as pessoas

Para quem o tratamento com CO2 fracionado é indicado?

Homens e mulheres, que atingiram o desenvolvimento físico completo e que apresentem uma boa saúde podem ser submetidos ao tratamento com o laser fracionado de CO2. 

No entanto, existem casos específicos em que não se recomenda, por exemplo, pessoas com pele escura e pacientes que tomaram remédios como o Roaccutane. Também não é possível fazer o tratamento em indivíduos que estão com infecções cutâneas ativas (bacterianas ou virais).

profissional para cuidar da pele

Apenas profissionais autorizados podem cuidar da pele

Como eu encontro meu especialista?

Para realizar um tratamento é necessário entrar em contato com cirurgião especializado em cirurgia plástica ou dermatologia

Certifique-se que esse profissional faz parte dos conselhos médicos pesquisando nos sites oficiais. Assim será possível reunir o máximo de informações sobre o profissional que você tiver o interesse.

sessões de laser

Consulte-se com um profissonal da área.

O que acontece durante a primeira consulta?

A primeira consulta serve para o especialista determinar se há, de fato, a possibilidade de realizar o tratamento com segurança e sucesso. Primeiro de tudo, o médico precisará estar ciente de todos os detalhes do seu histórico médico, seu estado de saúde e também seu estilo de vida.

Depois, o médico analisará as condições iniciais e o grau da imperfeição, avaliando a elasticidade da pele, a extensão das manchas e a profundidade das cicatrizes da acne. Essa avaliação servirá para fazer uma previsão do número de sessões necessárias e também para entender se há alguma contra-indicação. Às vezes, antes de iniciar as sessões, o profissional pode prescrever remédios antivirais ou antibióticos.

procedimento com o laser

Não é recomendado para o período do verão

Como o procedimento é realizado?

O primeiro passo feito pelo o médico é limpar a área, e se o laser for usado no rosto, a maquiagem será removida. Durante a sessão o paciente sente apenas um desconforto com a aplicação, que pode ser minimizado com alguma anestesia. 

O laser pode ser realizado no consultório médico durante 10-30 minutos. O número de sessões pode variar, dependendo da necessidade de cada paciente, geralmente é recomendado realizar um mínimo de 3 a 5 sessões,  com 40 dias de intervalo entre si e não podendo ser realizadas durante a época do verão.

após a sessão do laser

A pele precisa de tempo para se recuperar

Quais resultados?

A recuperação é imediata e o resultado é obtido em pouco tempo: a pele fica mais brilhante, compacta, uniforme e elástica. Além disso, será notado que as manchas irão desaparecer e as rugas mais superficiais vão ser menos visíveis. Os resultados aparecem após 1 ou 2 meses após a primeira sessão, tempo necessário para a pele renovar e aumentar a produção de colágeno.
Após o tratamento, é possível que a área fique avermelhada e seca, o que pode ser tratado com cremes recomendados pelo o profissional. Além disso, nos dias seguintes, pode-se forma crosta e ter descamação. Finalmente, devemos acrescentar que, para evitar comprometer os resultados, é importante evitar a exposição ao sol por pelo menos duas semanas antes e depois ao tratamento.

riscos do laser

Os riscos, mesmo que pequenos, são possíveis

Quais são os riscos ou efeitos colaterais do laser fracionado de CO2?

Como em qualquer tratamento estético há a possibilidade de acontecer efeitos colaterais. Lembrando que é importante não se submeter a este tratamento se você tem uma pele escura, porque a hiperpigmentação pode ocorrer. 

Entre os efeitos pós-tratamento:

  • Inchaço e queima moderada (24 horas)
  • Vermelhidão (até 5 dias)
  • Crostas (que vão cair depois de alguns dias)
  • Herpes

Perguntas frequentes

Quem pode realizar esse tratamento? "Só o médico especialista no tema pode avaliar o paciente e dizer se ele é indicado ou não para esse tratamento, mas em geral quem tem pele escura não pode realizar, já que há o risco de ter manchas do processo."

Quantas sessões são necessárias? "Em média desde da primeira sessão já é possível ver resultados, em casos mais graves talvez seja necessário uma nova sessão depois de 3 meses."

O pós procedimento é doloroso? "Muitas pessoas ficam assustadas com o pós operatório desse procedimento, já que a face inteira vai apresentar manchas que são referentes ao laser, mas elas devem amenizar com o tempo indicado do seu profissional, o importante é ter cuidado com o sol, realizar o pós operatório da maneira correta e também alertar o seu profissional de tudo o que está acontecendo. O mais importante é escolher um profissional que saiba e tenha o preparo para o processo."

Depoimentos

"O tratamento a laser é muito bom mas como tenho uma pele muito cheia de manchas acredito que..."

Ver experiência

Elisabete - Salvador (Bahia), Bahia

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."