Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 21 fev 2020

Navegação

  • Informações sobre o Duodenal Switch
  • O que é o duodenal switch?
  • Como saber se sou candidato para o Duodenal Switch?
  • Como escolher o meu profissional?
  • Como é feito o procedimento de Duodenal Switch?
  • O que esperar dos resultados?
  • O tratamento em si é doloroso?
  • Como é feito o pré e pós- operatório?
  • Quais são os riscos e complicações desse procedimento?
  • Perguntas frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
como emagrecer

muitas pessoas buscam emagrecer

Informações sobre o Duodenal Switch

Muitas pessoas hoje em dia buscam uma maneira de emagrecer, e muitas delas podem ser aconselhadas a buscar um tratamento cirúrgico para esse objetivo.

Durante a primeira parte do procedimento haverá o processo de redução do estômago, diminuindo o seu tamanho para 30% do que era anteriormente. Posteriormente, parte do intestino delgado é cortado, diminuindo o seu tamanho até ser ligado com o intestino grosso.

Dessa maneira, o corpo é menos capaz de captar as calorias de cada refeição, e a pessoa vai comer menos também.

duodenal switch

o corpo muda com a cirurgia

O que é o duodenal switch?

Duodenal Switch é um procedimento que auxilia pessoas a emagrecerem, usando a técnica de redução de estômago e desvio intestinal.

Depois do procedimento a pessoa não vai conseguir ingerir a mesma quantidade de comida, diminuindo bastante.

O corpo também muda, já que se deixa de absorver todas as quantidade de nutrientes dos alimentos. Todo esse processo leva a perda de peso.

pessoas que realizaram duoedenal swittch

é preciso buscar um médico

Como saber se sou candidato para o Duodenal Switch?

Nem todas as pessoas são encaminhadas para realizar o Duodenal Switch, apenas o seu médico especialista pode aconselhar qual é a melhor maneira de emagrecer.

Geralmente pessoas que realizam o procedimento tem uma saúde estável, mesmo que tenham a obesidade desenvolvida. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) comenta que a maioria das pessoas que vão passar por esse tratamento precisam passar por algumas avaliações, até mesmo psicológicas, para avaliar o possível sucesso do procedimento.

cirurgia bariátrica

busque profissionais que realizam o tratamento

Como escolher o meu profissional?

Para o tratamento de Duodenal Switch, e outros tratamentos Bariátricos, é importante buscar um profissional que esteja na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

A maneira mais segura de escolher o seu profissional é tendo a certeza que se trata de um médico formado e especialista para o tema.

Na consulta é um momento muito importante para você conhecer e saber mais sobre o seu profissional, encontrar o médico em que você confie e se identifique torna todo o processo mais confortável para o paciente.

diminuir o estômago

a alimentação é uma parte muito importante

Como é feito o procedimento de Duodenal Switch?

Qualquer fase do procedimento é definido com o profissional e a equipe médica, mas no geral a cirurgia é realizada com um videolaparoscopia, deixando 5 pequenas incisões com 1cm em média, por onde vão ser introduzidas as cânulas que realizaram o procedimento, além da câmera de vídeo.

Como já dito anteriormente, o procedimento retira quase 70% do estômago e corta parte da ligação do intestino, diminuindo o seu comprimento para agilizar o processo de ingestão e diminuir a capacidade de ingerir todos os nutrientes dos alimentos.

Em alguns casos o procedimento pode acontecer de uma maneira diferente, então tire todas as suas dúvidas com o profissional para saber como será o seu.

resultados bariátricas

Os resultados não são imediatos

O que esperar dos resultados?

As pessoas que se submetem a esse procedimento de Duodenal Switch conseguem emagrecer consideravelmente no primeiro ano após o tratamento.

Já que esse tratamento é basicamente aconselhado por médicos para pacientes obesos se espera que deixem de estar nessa faixa etária e abaixem o seu IMC. 

É possível que cada pessoa tenha um tempo para conseguir um resultado satisfatório, e é muito importante que a alimentação seja adequada, não só após o procedimento para toda a vida. A prática de esportes pode acelerar o processo, ademais de dar mais qualidade de vida.

dor no pós operatório

esteja sempre em contato com o profissional médico

O tratamento em si é doloroso?

Qualquer tipo de tratamento estético e/ou cirúrgico pode apresentar dores ou desconfortos no pós operatório.

Ainda mais quando um procedimento é mais delicado como o Duodenal Switch. Porém, quando se realiza com um profissional qualificado todas as medicações e acompanhamentos no pós operatório, assim como os cuidados no pré operatório, vão auxiliar e facilitar a passar qualquer incômodo.

De toda maneira, caso você esteja sentindo muitas dores e mesmo com as medicações não venha a passar, aconselhamos que você busque o seu profissional ou um pronto socorro.

Como é feito o pré e pós- operatório?

O pré-operatório é um passo muito importante para a segurança da cirurgia, provavelmente o seu médico vai solicitar um grande esforço para perder peso antes da cirurgia, já que emagrecendo os riscos com a anestesia e a operação no geral vão diminuir. Ademais, no pré operatório o paciente terá que realizar diversos exames que incluem a visita ao psicólogo e nutricionista, em muitos casos.

No pós operatório o acompanhamento ainda é intensivo, já que o médico solicita vários exames laborais para verificar como está os níveis dos nutrientes, e da capacidade do corpo de trabalhar novamente. As atividades físicas devem voltar após 1-2 meses, assim como a suplementação de nutrientes.

Provavelmente também vai ser necessário a utilização de uma faixa abdominal, e de meias de compressão, para evitar qualquer efeito de complicações.

Cuidar da dieta é algo essencial para a vida da pessoa, muito mais pela a estética, já que a pessoa vai ser menos capaz de ingerir nutrientes, ela precisa escolher bem os alimentos que consome para garantir que esteja saudável. Ademais de que no pós operatório é possível que a pessoa note uma mudança das fezes, como o forte odor e/ou diarreias, sendo esses sinais da má absorção do alimento.

Em média no pós operatório e ao longo da vida a pessoa não vai conseguir ingerir grandes quantidades de comida nem de líquido, sendo necessário a presença de suplementação.

complicações do Duodenal Switch

Quais são os riscos e complicações desse procedimento?

Embora os riscos sejam pequenos, pois todo o processo de seleção, pré-operatório e pós-operatório diminuem os riscos, ainda há chances de acontecer complicações. Como, por exemplo:

  • Infecções
  • Tromboembolismo (entupimentos dos vasos)
  • Separação de suturas
  • Desprendimento de grampos (das novas ligações entre o estômago e intestino)
  • Hernia no local do corte
  • Efeitos gastrointestinais

Tenha sempre o contato do seu médico em caso que sinta algum destes sintomas ou dores constantes.

Perguntas frequentes

  • O plano de saúde cobre o tratamento? Cada plano de saúde tem as suas políticas e regras, é necessário que você entre em contato com o seu para verificar as suas possibilidades.
  • Quanto vou emagrecer com esse procedimento? É importante saber que não só o procedimento ajuda a pessoa a baixar o peso, mas uma conjuntura total nas suas atividades do dia a dia e também da sua dieta. É possível ter ótimos resultados adequando todos esses setores.
  • Terei que tomar suplementação durante toda a vida? Depois de realizar esse procedimento, entre outros procedimentos de bariátrica, é provável que o seu médico especialista te indique alguma suplementação, e que realize exames frequentes para avaliar o seu estado de saúde. Essas precauções são importantes porque o corpo perde a capacidade de ingerir todos os nutrientes que você come, impactando diretamente na sua qualidade de vida. 

Depoimentos

"Depois de anos lutando contra a obesidade e contra o espelho, decidi tomar uma decisão antes de comprometer a minha saúde: fazer a redução de estômago. Hoje completo 10 meses de cirurgia e de 40 kg eliminados..."

Ver toda experiência

DeisiTijucas - Tijucas, Piauí

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."