Tratamento suor-off: a solução para a hiperidrose

Tratamento suor-off: a solução para a hiperidrose
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 7 jan 2018 · Atualização: 18 jan 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Suar é algo totalmente normal e natural de nosso corpo. O objetivo é regular a temperatura corporal. Por isso que sentimos calor quando praticamos exercícios físicos, o que faz com que o suor aumente de maneira considerável. Trata-se de corpo trabalhando para manter a temperatura do corpo a níveis adequados.

Com frequência se atribuí ao suor a função de eliminação de toxinas, porém, a questão se trata de um certo mito. O suor apenas excreta nada mais do que água e sais, o que o torna, por si só, inodoro. O que ocorre é que, ao atuar com as bactérias da pele, se produzem odores desagradáveis. Isso explica, por exemplo, que o suor das axilas tenha um odor pior do que o suor das mãos.

O suor pode ser um problema: a hiperidrose

Já vimos que suor é algo totalmente natural. No entanto, em alguns casos, pode chegar a se tornar um problema. É o que ocorre quando uma pessoa tem uma sudoração excessiva, o que se conhece como hiperidrose.

Se trata de uma transpiração excessiva que se produz de uma forma espontânea. Ou seja, sem que haja a necessidade de ser causada pelo calor do ambiente, pela prática de exercícios físicos, ou por questões emocionais.

Há entre 2 e 4 milhões de glândulas sudoríparas no corpo, as quais estão localizadas nas palmas das mãos, no crânio, na planta dos pés, no rosto, e nas axilas. Isso faz que logo se note quando uma pessoa começa a suar.

Para as pessoas que sofrem com a sudoração excessiva, essa situação pode significar um problema importante. Isso porque a questão afeta tanto a autoestima com as suas relações pessoais e sociais, como também no âmbito laboral.

suor2.jpg

O círculo vicioso da sudoração

A hiperidrose afeta aproximadamente 3% da população, sendo um problema que surge entre os 20 e 25 anos. Não se sabe com exatidão o que a causa, mas se acredita que pode ser influenciada por fatores genéticos.

Pessoas com sudoração excessiva possuem frequentes problemas com autoestima. Não por acaso, a questão se converte quase em uma obsessão que afeta o estilo de vida da pessoa.

Isso faz com que o stress gerado pelo fato de estar pendente do suor ative as glândulas sudoríparas, o que aumenta ainda mais a presença da umidade e do odor.

Existe solução para a hiperidrose?

O botox é uma substância que vem sendo utilizada frequentemente para tratar de casos de sudoração excessiva. O procedimento costuma oferecer bons resultados quando se trata de uma hiperidrose primária localizada. O botox bloqueia os sinais nervosos que regulam as glândulas sudoríparas, assim que se reduz a quantidade de suor. Os efeitos duram ao redor de 8 meses.

No entanto, existem mais alternativas à toxina botulínica, como o tratamento suor-off que, ao usar a tecnologia a laser, é menos invasiva.

Tratamento suor-off

O que faz o tratamento é desativar, de forma seletiva, as glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas existentes nas axilas. Se trata da parte do corpo na qual o suor coloca em apertos sociais as pessoas que sofrem com a hiperidrose.

Para isso se usa a tecnologia dielétrica 3D com laser, o que permite a realização de um tratamento muito localizado e nada invasivo. O que se faz é aplicar a energia do laser sobre as axilas, sendo que cada sessão dura em média 30 minutos.

suor3.jpg

O calor do laser desativa as células sudoríparas. Por isso, desde a primeira sessão já se conseguem bons resultados na hora de deter a geração de líquido e de mau odor.

Com a finalidade de comprovar a efetividade do tratamento, normalmente o especialista realiza uma prova antes e depois de cada sessão, a qual mede os níveis de sudoração. O tratamento é totalmente indolor e são necessárias ao redor de 10 sessões para conseguir que os resultados se mantenham por um longo prazo.

Ao não ser um método invasivo, o paciente não tem que levar a cabo nenhuma preparação antes do tratamento. Tampouco requer cuidados especiais ao ser aplicado o laser, o que faz com que a pessoa possa voltar à rotina com normalidade.

O mau odor se reduz de maneira eficaz já a partir da primeira sessão e, em somente 1 mês, se notam mudanças importantes no volume da sudoração.

Alguns conselhos para suar menos

O estilo de vida que levamos com frequência pode afetar a maneira como suamos. Por isso, especialistas aconselham que em casos assim, além de se realizar um tratamento para a hiperidrose, também se mudem alguns hábitos de vida. Apostar por uma alimentação variada e saudável, assim como deixar de lado a vida sedentária, é uma dica.

Há alimentos e produtos que por si só são capazes de aumentar os níveis de suor. Por isso mesmo, deveriam desaparecer da rotina de pessoas com problemas de sudoração. É o que ocorre, por exemplo, com os açúcares, a cafeína, o álcool, o chocolate, as guloseimas, as comidas apimentadas, e o tabaco.

O suor na zona das axilas é o que mais costuma gerar problemas. Para diminuir a sua presença e o seu odor, é aconselhado depilar ou aparar os pelos na região, o que faz com que não haja nenhum elemento que possa contribuir para aumentar ainda mais a temperatura na área.

A roupa ajustada não costuma ser uma boa aliada nesses casos, posto que faz com que se note a umidade na axila. Isso pode aumentar a sensação de frustração e o stress. Do mesmo modo, não convém se abrigar mais do que o necessário com a finalidade de esconder as marcas de suor. Pelo contrário, tal ação faz com que aumente a temperatura corporal, o que favorece a presença do suor.

O ideal é usar roupas que sejam um pouco mais folgadas na região das axilas. Ainda que sejam feitas com tecidos naturais que permitam uma boa transpiração, de modo que o suor possa se dissipar com mais facilidade.

Além disso, é importante não deixar de lado a questão da higiene. Desse modo, é aconselhável tomar banho pelo menos 1 vez ao dia, o que evita que restos de suor fiquem na pele. A escolha de desodorantes antitranspirantes de qualidade também ajuda a frear a aparição de suor na região.

Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dra. Renata Mariotto
247 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dra. Hazel de Andrade Fischdick
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dr. Ivo Andrade
1 Opinião
Belo Horizonte, Minas Gerais
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.