Guia para mães que querem fazer cirurgia plástica

Guia para mães que querem fazer cirurgia plástica
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 12 jun 2017 · Atualização: 21 set 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Ter filhos certamente é uma experiência maravilhosa e muito gratificante. Há mulheres cujos corpos têm uma grande capacidade de recuperação. Porém, para a grande maioria, voltar a ter o mesmo corpo de antes da gestação se torna algo muito difícil.

Nos últimos tempos, no entanto, nos acostumamos a ver celebridades dar a luz e, apenas algumas semanas depois, voltar a exibir corpos lindos e definidos. Em casos assim, cabe destacar que não se trata de um milagre, mas, sim, por causa das técnicas avançadas oferecidas pela medicina estética.

Aliás, é cada vez maior o número de mulheres que decidem passar por um centro cirúrgico para recuperar, o quanto antes, os corpos que tinham antes de gravidez.

Quais são as cirurgias plásticas e os tratamentos mais solicitados pelas mães para recuperar a silhueta?

  • Drenagem linfática: ajuda a reduzir a retenção de líquidos, gordura localizada e toxinas, o que contribui para a redução do inchaço das pernas que tende a ocorrer durante a gestação;
  • Lipoescultura: tem como meta eliminar a gordura localizada que se acumula em consequência do ganho de peso provocado pela gestação;
  • Cavitação: consiste em um tratamento que faz uso do ultrassom de baixa frequência para reduzir a celulite;
  • Redução ou aumento de seios: é normal que os seios mudem de formato com a gestação. Isso faz com que muitas mulheres busquem a cirurgia plástica visando a redução, ou ainda o aumento dos seios;
  • Tratamento de lesões dérmicas e cicatrizes: é comum que, com as mudanças hormonais da gravidez, surjam acnes. Para isso, os tratamentos com laser ajudam a eliminar as marcas que cravos e espinhas possam ter deixado. Do mesmo modo, o laser ainda ajuda a reduzir a cicatriz da cesárea;
  • Eliminação de varizes: varizes e gravidez são, muitas vezes, companheiras quase que inseparáveis. Não à toa, muitas mães optam por eliminá-las por meio de métodos não invasivos, como com o laser;
  • Lipoaspiração: é comum que a gravidez traga consigo o aumento de peso. Para casos assim, a lipoaspiração é a melhor solução para eliminar a gordura localizada e remodelar o corpo;
  • Eliminação de estrias: a aparição de estrias é frequente durante a gestação. Entretanto, cada vez há mais tratamentos para eliminá-las, sendo o laser uma ótima opção;
  • Abdominoplastia: é a operação mais demandada por mulheres que acabam de ser mães. Isso porque consiste em uma reparação dos músculos abdominais e ainda da pele, acabando com a flacidez.

Quanto tempo esperar para se submeter a uma cirurgia plástica depois do parto?

tratamentos.jpg

Quando se trata de recuperar a aparência depois de uma gestação, especialistas sempre destacam que o melhor é ter paciência e esperar. Segundo eles, o corpo precisa de um tempo para recuperar a forma natural. Além disso, se o tempo necessário é esperado, é possível que o número de intervenções necessárias seja menor do que o imaginado.

Normalmente, o tempo que o útero da mulher necessita para voltar ao normal depois da gravidez é de cerca de 1 ano. Esse também é o período estimado que a pele leva para igualmente voltar ao normal. Desse modo, se recomenda que a mulher espere entre 6 meses a 1 ano para se submeter uma cirurgia plástica, como a abdominoplastia, por exemplo.

Já no caso de aumento ou redução de seios, é preciso esperar por pelo menos 6 meses após finalizada a amamentação. Entretanto, além de esperar por um tempo prudencial para que o corpo se recupere por si mesmo, especialistas recomendam uma coisa mais: que mulheres não se submetam a intervenções de cirurgia plástica depois da gestação até que estejam 100% seguras de que não querem ter outros filhos.

É preciso ter em conta que a recuperação de algumas cirurgias como a abdominoplastia requer que a paciente fique alguns dias sem movimentar-se, assim como várias semanas sem fazer esforços. No caso de mulheres com filhos pequenos, se recomenda tratar a questão de forma profunda com o especialista. Isso porque provavelmente a mulher necessitará de ajuda constante durante a recuperação.

exercicios.jpg
Dr André Colaneri
69 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dra. Renata Mariotto
247 Opiniões
Campinas, São Paulo
Clínica Fina Estampa
2 Opiniões
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Alternativas para a cirurgia plástica

Depois de passadas algumas semanas do parto, a mulher pode se submeter a tratamentos estéticos não invasivos para ajudar na recuperação do corpo. Exemplos são o laser, para tratar das estrias, e ainda a cavitação, o qual ajuda na redução da celulite.

Mas existe um ponto muito importante: se a mulher está amamentando, é fundamental que antes consulte o especialista para saber se o tratamento oferece algum tipo de risco ou impedimento.

Cuidados antes e depois da gestação

Para recuperar as formas anteriores à gestação, ou ainda ter um visual ainda melhor depois do parto, passar por uma cirurgia plástica não é algo realmente necessário. Porém, é preciso que haja cuidados constantes.

Cada vez são mais frequentes os casos de médicos que passam dicas para as mulheres sobre como controlar o peso durante a gestação. Seguir uma dieta saudável, além de fazer exercícios físicos moderados, são duas maneiras de garantir que o aumento de peso não ocorra acima do esperado. Já caso a mulher enfrente problemas para controlar o peso durante o período, o melhor a se fazer é tratar da questão com um especialista.

Ao redor de 4 semanas depois do parto já é um bom momento para a mulher ir retomando pouco a pouco a vida ativa e começar a praticar esportes. Caminhar, correr, voltar à academia e combinar a atividade física com uma alimentação equilibrada, é fundamental para que as mudanças sejam notadas em apenas alguns meses depois do parto.

Não é necessário que a mulher se submeta a uma dieta estrita após o parto, mas que se preocupe em ingerir alimentos variados para que o corpo, que está em processo de recuperação, tenha todos os nutrientes e minerais que precisa.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.