10 dicas para comprar alimentos mais saudáveis

10 dicas para comprar alimentos mais saudáveis
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 16 out 2015 · Atualização: 16 jul 2019
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Na hora de fazer compras no supermercado, não é apenas a aparência e o preço dos produtos que devem ser considerados. Vale a pena realizar a compra com mais calma e levar itens que lhe ajudarão a cuidar da saúde e a manter a forma.

Confira nossas dicas e mude a maneira como você faz suas compras de supermercado, dando preferência a alimentos que são mais saudáveis.

1) Atenção aos rótulos

Os rótulos contêm informações importantes sobre a composição dos produtos, como quantidade de gorduras, proteínas e carboidratos. Os ingredientes sempre vem descritos em ordem decrescente de quantidade e é preciso ficar atento se na lista não aparecem itens como gorduras saturadas e trans, que são prejudiciais à saúde.

2) Escolha os queijos e frios mais saudáveis

Segundo especialistas, cottage e requeijão light são opções de queijos mais saudáveis e ricos em proteínas e cálcio. Presuntos e frios à base de peru e frango contém menor teor de colesterol que os de carne de porco.

3) De olho nos pães

Na hora de escolher os pães, dê preferência aos que são produzidos com farinha integral ou de centeio. Por terem mais fibras, ajudam no funcionamento do intestino e auxiliam na prevenção de doenças, como diabetes.

foodiesfeed-breadwithbutter1.jpg

4) De preferência aos cereais integrais

Se você não dispensa uma boa porção de cereal no café da manhã, cuidado. Algumas opções, como a granola, podem ser nutritivas, mas ao mesmo tempo muito calóricas. Na hora de comprar os cereais matinais, escolha os que são integrais.

5) Cuidado com as sobremesas gordurosas

Tortas, bolos e folhados costumam conter grande quantidade de manteiga e de creme de leite. Uma opção é substituir essas sobremesas por frutas em calda (escorridas) ou frescas, que podem ser servidas com iogurte natural.

6) Aposte nos vegetais congelados

Ao contrário do que muitos pensam, os vegetais congelados são saudáveis e mantêm o seu valor nutritivo. Além disso, são práticos e duram mais que os vegetais frescos. Mas atenção, não volte a congelar um alimento que já foi descongelado.

7) Prefira alimentos orgânicos

Quem tem receio de comprar frutas, verduras e legumes por não saber a procedência e se o cultivo foi feito com agrotóxicos, pode apostar nos alimentos orgânicos. Esses produtos são mais saudáveis, mas, infelizmente, costumam ser mais caros.

foodiesfeed-stirfryingvegetables.jpg

8) Fuja dos molhos prontos

Apesar de serem práticos, os molhos prontos geralmente contêm grande quantidade de gordura e de conservantes. O ideal é comprar produtos como iogurte, mostarda, aceto balsâmico e sementes e preparar você mesmo os molhos para saladas.

9) Acerte na escolha da carne e do peixe

Salmão e atum são peixes ricos em ômega 3, fundamentais na prevenção de doenças do coração. Porém, essas opções contêm mais gordura que outros peixes, como merluza e truta. Na hora de escolher a carne, de preferência aos cortes mais magros de carne vermelha ou a aves.

10) Consuma óleos mais saudáveis

O azeite de oliva e o óleo de canola são mais saudáveis que o óleo de soja e ajudam no controle de doenças como o colesterol. Por isso, prefira essas opções na hora de preparar os alimentos.

Gostou das dicas? Então mude seus hábitos e garanta uma alimentação mais saudável.

Fotos (por ordem de aparição): por kozumel (Flickr) e Foodiesfeed

Clínica Fina Estampa
2 Opiniões
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Clínica Simões Pires
Sem opiniões
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Dr. Marcelo Wulkan
3 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dermato Ipanema
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Você não pode deixar de ler...