Prótese dental ou implante? Veja as diferenças

 · 
Prótese dental ou implante? Veja as diferenças

Somente quem sofre com o problema de perda de dentes sabe a real importância de um tratamento odontológico que permita recuperar a estética da boca e devolver a beleza ao sorriso do paciente. Neste sentido, as opções disponíveis são a prótese dentária ou o implante.

Mas qual dessas opções é a melhor para o seu caso? Em que deve ser baseada a decisão? Neste artigo falamos um pouco mais das opções disponíveis, comparando vantagens e destacando diferenças.

Próteses x implante dental

Quem perdeu um ou mais dentes, mas ainda tem alguns que possam ser usados como pilares, deve considerar a prótese fixa. Se a perda é total, a opção seria a prótese móvel, também chamada de dentadura.

Comparadas com o implante, as próteses são menos invasivas, sendo este um dos principais motivos para que o paciente prefira este tratamento.

O implante dentário pode ser utilizado para substituição parcial ou total de dentes. A seu favor, tem a durabilidade, que é bastante maior que a das próteses. Segundo especialistas, se a higienização bucal é feita como é devido, pode superar 20 anos. A prótese móvel, entretanto, teria uma durabilidade aproximada de 5 anos.

A desvantagem do implante em comparação às próteses, seria o custo. O orçamento para o tratamento costuma ser 3 vezes maior.

flickr-noels.jpg

Vantagens x desvantagens

Independentemente da escolha, a manutenção deve ser periódica. Tanto para implantes como para próteses, o normal é ir ao dentista a cada 6 meses. O tempo da revisão cai pela metade nos casos de pacientes de alto risco, ou seja, aqueles que perderam todos os dentes.

A seguir fazemos um paralelo entre as três opções, para que você descubra a mais acertada para você.

Prótese fixa

Vantagens: o custo menor que o implante e dá mais sensação de segurança ao ser fixa.

Desvantagens: mexe na estrutura de um dente saudável, já que os pilares precisam ser lixados para receber a prótese.

Prótese móvel

Vantagens: a limpeza pode se feita fora da boca e custa menos que um implante.

Desvantagens: o fato de ser removível pode afetar a potência da mastigação, além de dar menos segurança ao paciente ao falar, comer, etc.

Implante

Vantagens: é a opção mais estável e com a potência mastigatória mais similar ao dente natural.

Desvantagens: é mais caro que uma dentadura (prótese móvel).

Se você tem alguma dúvida específica dobre o tema, não deixe de consultar nossos especialistas escrevendo sua pergunta aqui.

Fotos (por ordem de aparição): por juantiagues e Noel S. (Flickr)

Cirurgia.net

Comentários (0)

Contate um médico