Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 9 jun 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre Vitiligo
  • Por que as pessoas tem Vitiligo?
  • O que causa o Vitiligo?
  • Como é diagnosticado?
  • Como é o tratamento de vitiligo?
  • Qual profissional buscar para esse tratamento?
  • Resultados do tratamentos
  • Complicações e efeitos colaterais
  • Perguntas frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
Vitiligio e manchas

Homens e mulheres podem ter vitiligo

Informações sobre Vitiligo

Algumas pessoas podem notar que há diferentes tipos de manchas no corpo, muitas delas podem acontecer devido às ações do tempo, como a presença de sol, queimaduras e até  mesmo alergias. Contudo, nenhuma delas tem a mesma característica quando há a presença de vitiligo

O tema ganhou fama após o cantor Michael Jackson apresentar a doença dermatológica em público. Mas poucas pessoas sabem realmente sobre o tema, isso também acontece porque menos de 10% da população mundial pode apresentar vitiligo ao longo da vida.

A doença, por fim, causa a perda de cor da pele e deixa um formato de manchas brancas.

 Vitiligo é contagioso

A doença não é contagiosa

Por que as pessoas tem Vitiligo?

Não se sabe ao certo o porque o vitiligo acontece, há várias explicações: às celular que são responsáveis por produzir a cor da pele, chamadas de melanócitos, param de se produzir e consequentemente a pessoa perde a coloração da pele no local. 

A doença não é contagiosa, acredita-se também que pessoas que têm a tendência genética, isso é, já tiveram pessoas na família com a mesma doença, podem apresentar ao longo da vida o vitiligo. Geralmente, a doença costuma se manifestar na média dos 20 anos. 

Muitas pessoas podem sofrer com o aparecimento das manchas, e o tema deve ser levado com seriedade, para ajudar na compreensão da doença e também da aceitação social.

causos do vitiligo

Não se sabe a causa da doença

O que causa o Vitiligo?

Como já foi dito anteriormente não se sabe ao certo as causas do Vitiligio, porém há alguns padrões que se repetem entre os casos:

  • Tendência genética
  • Pessoas que estão na faixa dos 10-30 anos
  • Pessoas negras
  • Pessoas que já tenham doenças autoimunes
  • Pessoas com diabetes tipo 1
  • Pessoas com Hashimoto
  • Exposição a produtos químicos
  • Estresse
  • Alteração neurologica
  • Pessoas que têm tendência a queda de imunidade
diagnóstico vitiligo

Busque um profissional médico

Como é diagnosticado?

Para a pessoa que suspeita que está começando a apresentar essas manchas brancas na pele deve procurar qualquer profissional médico de emergência, e se preferir, um dermatologista. 

O paciente será encaminhado para realizar alguns exames que confirmem a presença da doença e que tire a suspeita em outras, como, por exemplo, psoríase e/ou dermatite. Sabe-se que o vitiligo pode também ser uma forma do corpo atacar uma falha do próprio sistema imunológico, com o intuito de preservar que a pessoa desenvolva outras doenças de pele, encerrando a produção de melanina. 

Porém, é necessário também observar o conteúdo histórico, genético, e qualidade de vida que a pessoa vem construindo no seu dia-a-dia. Geralmente o resultado é imediato e o profissional já te encaminha para o processo de tratamento.

tratamento vitiligo

Esteja sempre se cuidando

Como é o tratamento de vitiligo?

Antes de falar sobre as formas de tratamento é importante lembrar que nenhum deles ainda é capaz de parar totalmente o progresso da doença, porém há formas de melhorar o bem estar da pessoa. Alguns profissionais podem orientar de formas diferentes o seu processo, mas geralmente é utilizado cremes para controlar a inflamação, medicações para aumentar a força do seu sistema imunológico ou fotoquimioterapia. 

Alguns profissionais também podem recomendação o uso de diferentes vitaminas e corticóides, com o intuito de melhorar a imunidade da pessoa. 

O profissional provavelmente te explicará sobre as suas opções, pode ser que para o seu caso seja necessário só trabalhar esteticamente ou com medicações também. É necessário trabalhar a sua mente, para que o problema não te prejudique no âmbito pessoal, e para que você se sentir o melhor possível mesmo com a doença.

profissional de vitiligo

Consulte o seu médico

Qual profissional buscar para esse tratamento?

Geralmente as pessoas costumam se consultar com um médico especialista em dermatologista, mas é possível fazer parte do tratamento com um cirurgião plástico, por exemplo. 

De toda forma, consulte sempre as páginas oficiais sobre dermatologistas ou cirurgiões no Brasil para se assegurar que o seu profissional está na lista dos médicos competentes do tema.

resultados do tratamento vitiligo

A doença não afeta a vida física do paciente

Resultados do tratamentos

Com os tratamentos é possível recuperar um pouco mais da estabilidade do sistema imunológico da pessoa, deixando-a mais saudável possível para que o problema não se agrave.

Sabe-se que todas esses esforços podem ainda não parar o desenvolvimento da doença, que mais afeta visualmente do que fisicamente. Outras iniciativas que podem ser feitas para diminuir o avanço são deixar de fumar, evitar ter estresses constantes, cuidar da saúde mental, cuidar da alimentação, não beber, visitar um dermatologista pelo menos 2 vezes ao ano e tomar cuidado com o excesso de exposição ao sol.

Com os profissionais indicados e com o suporte familiar é possível melhorar muito os efeitos que a presença do vitiligo, mas é importante lembrar que as pessoas que tem essa doença conseguem viver normalmente

riscos do vitiligo

Cuidado com os produtos de beleza

Complicações e efeitos colaterais

O tratamento de vitiligo não necessariamente causa algum efeito ou complicações, porém é necessário ter cuidado com todos os produtos e/ou medicamentos.

Por a pessoa ser mais sensível imunologicamente, pode desenvolver alguma alergia aos medicamentos aplicados diretamente na área.

Perguntas frequentes

  • Quanto tempo dura o tratamento? Em média mais ou menos de 20-60 minutos, dependendo do tamanho da área tratada.
  • Os resultados são duradouros? Sim, dependendo da técnica utilizada, mas é possível que a pessoa continue desenvolvendo a possibilidade de ter em outras áreas do corpo.
  • Quais são os métodos utilizados? Isso vai variar do profissional que você escolha mas no geral é cuidado por medicamentos, aplicações de raios ultravioletas e micropigmentação. 
  • Por que o vitiligo acontece? Não se sabe a resposta ao certo, mas em muitos casos parece ser uma tendência genética.

Depoimentos

"Meu filho tem vitiligo e eu já tinha tentado todos os tratamentos com dermatologistas e nada. O vitiligo dele estava estabilizado, não aumentava, então começamos a buscar um tratamento para encobrir as manchas. Depois de tantas pesquisas na internet, conheci o método de micropigmentação..."

Ver experiência

Ana_9206 - Fraiburgo, Santa Catarina

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."