Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 7 Mar 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre as verrugas
  • O que são as verrugas?
  • Onde as verrugas se formam?
  • Quem é mais propenso a verrugas e como se infectam?
  • Os tipos mais comuns de verrugas
  • Como escolher um especialista para remover verrugas?
  • Como eliminar as verrugas?
  • Os resultados
  • Como é a recuperação e quais as possíveis complicações?
  • Perguntas frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
verrugas na pele

Informações sobre as verrugas

As verrugas são relevos muito comuns da pele que são formadas devido à transmissão de um vírus que pode ser transmitido com extrema facilidade. De fato, cerca de 10% da população pode desenvolver verrugas. Por culpa disso, é muito comum conhecer alguma pessoa que tenha verrugas em alguma parte do corpo. Para evitar a sua aparência, muitos as escondem, o que não sabem é que é possível retirar-las.

transmissão de verrugas

O que são as verrugas?

As verrugas, de forma técnica, são neoformações benignas da pele formadas por um núcleo de tecido interno, que é alimentado pelos vasos sanguíneos, enquanto fora da neoformação é coberto por diferentes níveis de tecido epitelial. As partes do corpo em que as verrugas podem aparecer são diferentes, assim como os tipos, que variam em forma e aparência.

Os médicos explicam que as verrugas são causadas pela contração do papiloma vírus da família Papillomaviridae ou HPV (Human Papiloma Virus) que penetra na epiderme e cria uma infecção. Esse vírus é infectado por contato superficial, que pode acontecer em locais muito movimentados, como piscinas, academias e chuveiros, onde o calor e a umidade favorecem a proliferação e a sobrevivência do vírus. De fato, na ausência dessas duas condições, o vírus não pode sobreviver por muito tempo, e a infecção desencadeada pelo papiloma afeta apenas a pele. O vírus e as verrugas podem, portanto, se espalhar para outras áreas da pele, mas não se espalham no sangue por defesa do corpo.

lugares que aparecem as verrugas

Onde as verrugas se formam?

As verrugas podem se formar em qualquer parte do corpo, mas existem algumas áreas específicas nas quais é mais fácil aparecer:

  • Mãos
  • Cotovelos
  • Joelhos
  • Pés
pessoas com verrugas

Quem é mais propenso a verrugas e como se infectam?

Algumas pessoas podem estar predispostas a verrugas por diferentes causas. Por exemplo, crianças e jovens são mais propensos a verrugas porque seus corpos ainda não desenvolveram imunidade suficiente para se defender do vírus. Além disso, pessoas que sofrem de doenças como a AIDS ou outras doenças que enfraquecem o sistema imunológico poderiam ser mais facilmente infectadas pelas verrugas.

Os principais fatores de contágio são:

  • Lesões de pele
  • Defesas imunitárias fracas
  • Usar roupas ou objetos em contato com a pele de outras pessoas (toalhas, auriculares, etc.)
  • Chuveiros públicos (piscinas, ginásios, albergues, etc)
  • Falta de cuidado na higiene da pele
  • Exposição solar excessiva ou lâmpadas de bronzeamento
tipos de verrugas

Os tipos mais comuns de verrugas

Verrugas comuns: são formadas principalmente nas mãos e pés (verrugas plantares), têm uma aparência enrugada e são de cor mais escura que a pele. Eles são o tipo mais comum de verruga e podem ser múltiplos. Também parte desta categoria são as verrugas em mosaico, que afetam principalmente os pés e sua velocidade de desenvolvimento torna mais difícil eliminá-los permanentemente.


Verrugas periungueal e subungueal: formadas em torno da unha ou abaixo dela. A taxa de recorrência é muito alta e o tratamento não é simples devido à delicada posição em que estão localizados.


Verrugas planas: são pápulas com um diâmetro máximo de 1 cm, a cor pode ser a mesma da pele ou ligeiramente mais escura. Eles são formados principalmente no rosto, nas costas das mãos e nas pernas. O tempo de difusão no resto da pele é muito rápido, mas muitas vezes regride autonomamente ao longo de alguns anos.


Verrugas das membranas mucosas: verrugas não estão afetando apenas a pele do corpo, mas também podem aparecer nas membranas mucosas dos lábios, nariz e área ocular. Eles são de cor clara.


Verrugas do rosto e da barba: até o rosto, as pálpebras, a barba e o couro cabeludo podem apresentar verrugas. Elas podem ser planas ou filiformes e as do couro cabeludo podem ser maiores que as outras. As verrugas da barba podem se espalhar facilmente devido ao barbear que promove a disseminação do vírus.
verrugas genitais ou verrugas: a infecção pode ocorrer através de relações sexuais ou para o uso, por exemplo, de toalhas ou lençóis usados ​​por pessoas com este tipo de verrugas. O fato de o vírus do papiloma também ser responsável por alguns tumores costuma causar preocupação em pacientes, no entanto, os especialistas apontam que estas são duas doenças que não estão relacionadas entre si. Atualmente, no entanto, não existem terapias que possam resolver permanentemente a infecção das verrugas.

remover rugas

Como escolher um especialista para remover verrugas?

A melhor coisa a fazer é entrar em contato com um cirurgião especializado em Dermatologia, verifique se ele está matriculado e com os registros solicitados para essa especialidade. Durante a consulta com esse profissional, busque entender como funciona o seu trabalho, e caso você se identifique com o(a) médico(a) é possível marcar o procedimento, afinal, a relação de paciente e especialista é muito importante antes de tudo.

eliminar verrugas

Como eliminar as verrugas?

Existem vários tratamentos para eliminar as verrugas. Alguns destes são:

Terapia queratolítica:
a substância mais utilizada é o ácido salicílico, mas outros tipos de ácidos também podem ser usados, como ácido tricloroacético ou tretinoína, usados ​​para destruir o estado superficial da pele em que a verruga está localizada.
Crioterapia:
o tratamento é realizado com nitrogênio líquido, uma substância que é aplicada à verruga com um cotonete e que permite que a verruga seja congelada e depois removida. O tratamento é geralmente repetido a cada 15 a 20 dias até que a verruga seja completamente removida.
Diatermocoagulação:
realizada também com unidades eletrocirúrgicas, esta técnica, ao contrário da anterior, utiliza a energia do calor para remover a verruga. Após o tratamento, no entanto, pode permanecer uma cicatriz.
Laser:
os dois sistemas mais utilizados são o Laser de CO2 ou o Laser de Tintura, pois para o procedimento cirúrgico pode haver alguns resultados de cicatriz.
Remoção cirúrgica:
a cirurgia ambulatorial leva cerca de 15 minutos, às vezes uma pequena anestesia local é realizada. Ele usa uma espécie de colher afiada chamada cureta.

verrugas podem voltar

Os resultados

É importante lembrar que o tratamento definitivo das verrugas não é facilmente obtido, de fato, apesar da variedade de tratamentos disponíveis, nenhum deles exclui a possibilidade de que as verrugas possam recorrer.

Explicamos que os tratamentos permitem eliminar a verruga, mas o vírus ainda pode permanecer presente na pele, e por isso pode continuar causando novas infecções e recorrências das verrugas.

remoção da verruga

Como é a recuperação e quais as possíveis complicações?

Ambos os tratamentos e intervenções para eliminar as verrugas são procedimentos simples. O único caso em que você poderia ter um pouco mais de incômodo é na região dos pés, mas mesmo no caso de remoção cirúrgica ainda é possível andar normalmente imediatamente. Para evitar a formação de cicatrizes, é importante cobrir bem a área tratada pelos raios solares e evitar a exposição aos raios UV.

Complicações ou efeitos colaterais
Estes tratamentos não são recomendados durante a gravidez ou mesmo em pessoas com doenças auto-imunes. Os principais efeitos colaterais podem incluir vermelhidão e queimação. Você deve seguir as instruções do seu médico sobre o tratamento pós-tratamento para evitar possíveis infecções. Procedimentos que sagrem menos são mais aconselhados para pessoas que têm a tendência de verrugas, porque a liberação de sangue e feridas podem deixar a área ainda mais sensível, desenvolvendo infecções e mais verrugas

Perguntas frequentes

  • Qual o valor da remoção de uma verruga? "Infelizmente a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não permite a divulgação de valores pela internet." Dr. Eduardo Cabral
  • Que método serve para eliminar verrugas? "Esse tipo de lesão, pelo que você descreve, é a verruga vulgar. Para tratá-la cirurgicamente, não basta cortá-la. Há também que se cauterizar com bisturi elétrico o tecido de onde ela foi retirada, senão ela, muito provavelmente, voltará. Isso ocorre, pois a verruga vulgar é causada por um vírurs e a cauterização garante a morte e eliminação desses vírus no local." Dr. Edmilson Micali
  • Qual é o tipo de anastesia usada para retirar uma verruga? "Existem diversos tipos de anestesias tanto locais sem injeção como até sedação ou mesmo anestesia geral, porém cabe ao médico indicar o correto e se preciso procurar um anestesiologista para uma avaliação e orientação correta." Dr. Fabricio Francischone

Depoimentos

"Faz anos que eu tinha anotado na minha lista “Metas para este ano” remover umas verruguinhas que eu tinha entre as duas mamas. Como não era nada urgente, fui deixando até que elas começaram a aumentar de tamanho e a incomodar com o roce do sutiã. O Dr. Alessandro, um demartologista muito profissional e competente, aplicou nitrogênio para eliminá-las. A região fica vermelha e arde muito, mas tudo isso é normal. Depois as verrugas congelam e caem sem que a pessoa se dê conta. Adorei o resultado."

Ver experiência

CamileLuize - Melo Viana, Minas Gerais

"Fiquei muito feliz com o tratamento de remoção de verrugas com baixa temperatura, foi excelente, praticamente indolor, e resolveu meu problema."

Ver experiência

Daniel121 - Brasília (Distrito Federal), Distrito Federal

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."