Sinais na pele

Vale a pena
71%
Vale a pena
Baseado em 7 histórias
Preço médio
R$ 1.500
Preço médio
  • Anestesia local
  • Não requer hospitalização
  • Menos de 1 hora de intervenção
  • Não requer repouso
  • Efeitos imediatos
  • Resultados permanentes

O que são os sinais na pele?

células pigmentares

Sinais são normais

São um tipo comum de neoformação da pele causada por um grupo de células pigmentares. Eles geralmente aparecem durante a infância e adolescência.

Em média, é normal ter entre 10 e 40  pintas por todo o corpo. Algumas permanecem com o mesmo aspecto durante toda a vida e outras mudam de aparência, de tamanho e/ou cor, e até mesmo podem desaparecer com o tempo.

A maioria são benignas. Em casos raros, eles se tornam cancerígenos. Mas é importante periodicamente verificá-los com testes específicos, como exame de epiluminescência dermatoscópica ou mapeamento, a fim de identificar rapidamente possíveis cânceres de pele, em particular os melanomas, que é o tipo mais perigoso.

Quais tipos de pintas existem?

tipos de sinais

Imagem da Sociedade Brasileira de Dermatologia

1)Cor marrom claro ou escuro, podendo ser planas ou com relevo, geralmente redondas ou ovais. Seu tamanho mínimo não deve exceder ao tamanho de uma borracha de lápis. Pode ser encontrado em todas as partes do corpo e especialmente na pele mais clara. Sua aparência é devida, em geral, à exposição solar. É recomendado prestar atenção verificando se eles mudam de forma ou cor ao longo do tempo.

2)Os sinais de alerta acontecem quando são maiores do que 3 mm, com o formato irregular e podem ser lisas ou ásperas
. Podem aparecer sozinhas ou em grupo. Recomenda-se que sejam examinadas por um especialista, pois geralmente aumentam o risco de melanoma.

3)As que são encontradas no rosto e/ou no corpo e podem ter a mesma cor de pele ou um tom mais escuro. É possível que algumas apresentem pêlos por dentro, como as verrugas. Este tipo de pinta é muito comum, mas deve ser diferenciada quando é causada por manchas de sol.

4)As mais comuns têm a forma arredondada, com uma cor mais escura e estar presenter em diferentes partes do rosto e do corpo. Pode ter cores e bordas irregulares. É aconselhável que estas sejam acompanhada por um especialista em dermatologia, pois podem ser um sinal de melanomas.

Quando se preocupar?

 preocupantes

Esteja atento ao sinais e consulte um profissional

  • Quando o paciente tem história algum familiar que já teve câncer de pele
  • Quando novas pintas aparecem e elas são diferentes das já existentes
  • Quando você perceber mudanças na forma ou no tamanho
  • Quando você tem pele muito branca
  • Quando o paciente tem muitas pintas (excedendo a quantidade de 50)
  • No caso de doenças genéticas que predispõem ao câncer de pele 

Em algumas áreas é mais díficil ter o controle do aparecimento das manchas como nos pés, mãos e até nas partes íntimas. Algumas são localizadas no couro cabeludo, o que requer um grande cuidado e controle tanto do paciente quanto do profissional.
Em qualquer caso, devemos ter uma reação proativa consultando um dermatologista, e procurando analisar cada sinal novo e diferente, principalmente na fase adulta.

Bibliografía

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."
Ver doutores