Hemangiomas

Preço médio
R$ 750
Preço médio
  • Não é necessária
  • Não requer hospitalização
  • Menos de 1 hora de intervenção
  • Não requer repouso
  • Efeitos visíveis após um mês
  • Resultados permanentes

O que são os hemangiomas?

manchas vermelhas na pele

Eles costumam desaparecer sozinhos

Os hemangiomas são tumores benignos capazes de crescer rapidamente, mas o seu inicio do aparecimento ainda não tem uma causa ou explicação concreta.  Alguns especialistas desenvolveram estudos que provaram que aparição pode estar relacionada com a falta de oxigenação dos tecidos, o que acontece no período de desenvolvimento do embrião. Mesmo assim, é um tem que gera contradições no ambiente médico.

O hemangioma em si pode ser perigoso dependendo do tamanho e da região que se encontra, normalmente se manifestar nos primeiros meses de vida.

Segundo os médicos dermatologistas os hemangiomas apresentam cores avermelhadas, podendo variar de tamanho e região que se encontram no corpo.  Em 80% dos casos eles desaparecem sozinhos, deixam poucas marcas. Porém, há tipos que pode ser necessário um procedimento para a sua remoção.

Por que crianças tem hemangiomas?

hemangioma em crianças

As crianças são as mais afetadas

As crianças (recém nascidos incluídos) são as principais vítimas dos hemangiomas, mas os especialistas ainda não sabem dizer porque isso acontece. Há várias teorias no entanto, e muitas delas apontam que não se trata de um problema hereditário e que, na verdade, está mais de acordo as condições da gravidez, e é mais frequente em meninas. 

De toda forma, sabe-se que são vasos sanguíneos que crescem de forma anormal, tornando-se benignos. Normalmente somem após os anos, perdendo cor e diminuindo de tamanho. Caso o hemangioma se encontre nas áreas da face e/ou genitais é necessário um cuidado extra, pois costumam apresentar mais complicações nessas regiões.

Aconselha-se procurar um pediatra para avaliar o caso do bebê e posteriormente um dermatologista infantil.

Como saber se eu sou candidato ao tratamento?

médico para hemangioma

Manchas vermelhas podem também ser um sinal de circulação

Para saber se você apresenta os sintomas, é necessário buscar ajuda médica e fazer avaliações. Um hemangioma pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no rosto, couro cabeludo, tórax ou costas.

No caso das crianças é necessário consultar um pediatra de primeiro momento, e se for para adultos um dermatologista.

É importante lembrar que nem toda mancha vermelha é considerada hemangioma, em alguns casos pode se tratar se vasos que se rompem devido as atividades físicas, por exemplo. 

Bibliografía

Sociedade Internacional de estética e Cirurgia Plástica, 2019

Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular,2019

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."
Ver doutores