Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 24 ago 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre as varizes
  • O que é o tratamento das varizes?
  • Como saber se posso fazer o tratamento de varizes?
  • Como escolher o meu profissional?
  • Como é feito o tratamento de varizes?
  • O que esperar dos resultados?
  • O tratamento de varizes é doloroso?
  • Como prevenir as varizes
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Vídeo realizado por Clínica Salute

Informações sobre as varizes

As varizes são veias dilatadas visíveis aos olhos por debaixo da pele e podem ocorrer por diversas partes do corpo. Muitas pessoas se sentem incomodadas e chegam até mesmo sentir dor com elas. Portanto, veias são vasos sanguíneos que possuem a habilidade de transmitir o sangue para qualquer parte do corpo e quando não funcionam normalmente geram as varizes.

No Brasil esse tratamento é mais buscado por mulheres na média de 35 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, mas é plausível de acontecer em homens e mulheres de todas as idades.

varizes e suas causas

Tratamento para as varizes

O que é o tratamento das varizes?

As varizes são pequenos vasos que passam a ser perceptíveis ao olho nu, eles podem ter diferentes tamanho dependendo da gravidade que se encontram. A diferença entre eles, é que os vasinhos ficam nas camadas da pele têm no máximo um milímetro de diâmetro, e as varizes têm diâmetro superior a um milímetro e estão localizadas embaixo da pele. Geralmente as varizes formam curvas principalmente nas pernas.

As varizes podem causar, além do constrangimento social, a sensação de ter pernas pesadas e até mesmo algum nível de dor. As pessoas podem desenvolver esse problema em diversas partes do corpo, mas geralmente costumam ser mais frequentes na parte inferior do corpo, como as pernas. 

Em casos mais graves o surgimento de coágulos sanguíneos, alterações de cor da pele, inflamação crônica e até mesmo uma úlcera podem levar o paciente à morte ou diminuir em muito a sua qualidade de vida.

Para tanto o tratamento de varizes é uma forma de alterar um quadro que já existe, mas não para prevenção. Esse procedimento costuma ajudar na qualidade de vida das pessoas que sofrem desse problema, melhorando a sua mobilidade e estética.

As mulheres costumam ser as principais vítimas, mas também as pessoas que são sedentárias, com excesso de peso e que trabalham muitas horas de pé ou sentadas. O próprio envelhecimento também é um agente no aparecimento das varizes. Elas também podem ser decorrem têm outras doenças adquiridas no decorrer da vida, como uma trombose por exemplo, que costumam ser mais difíceis de se tratar.

médico de varizes

Levar uma vida saúdavel é necessário

Como saber se posso fazer o tratamento de varizes?

Primeiramente se faz necessário buscar um profissional para analisar se você necessita do tratamento ou não. É importante também ressaltar que o tratamento por si só não é tão eficaz como tomar medidas preventivas, ou seja, levar uma vida saudável e ativa.

É possível também evitar o aparecimento com o uso de meias elásticas, praticando exercícios físicas de forma regular, mantendo o seu peso ideal e evitando ficar de pé ou sentado por longas horas.

Após todas essas prevenções e ainda existindo as varizes, o mais indicado é buscar um profissional especialista em Cirurgia Vascular com experiência na área e nas diversas formas de tratamento, assim chegará a um diagnóstico ideal para o seu caso.

Vídeo realizado por Clínica Salute

Como escolher o meu profissional?

Antes de buscar um profissional para resolver como tratar as varizes é importante buscar um Angiologista, já que é o médico que vai indicar a gravidade do problema e suas causas. Os cirurgiões plásticos também costumam tratar.

A melhor maneira de escolher o seu profissional e conhecer mais sobre o seu trabalho, ademais de verificar os seus casos de sucesso com outros pacientes. Ir a consulta com esse profissional é uma maneira de definir se é a pessoa ideal para se realizar o procedimento.

Consultar as páginas principais, por exemplo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e buscar a confirmação de que se trata de um especialista formado no tema também é o ideal, tendo sempre o seu número de identificação, como o CRM no caso.

Vídeo realizado por Clínica Nautilus

Como é feito o tratamento de varizes?

Hoje em dia o tratamento para as varizes é rotineiro em muitos consultórios especializados no tema, já que é um procedimento quase indolor, rápido, onde o paciente costuma sair do processo sem nenhuma sedação, podendo voltar caminhando para casa.

Contudo, há técnicas ainda menos invasivas que diminuem possíveis complicações, permitindo uma recuperação quase imediata, possibilitando a volta às atividades normais logo após ao tratamento. Sendo muitas vezes mais eficaz do que aqueles que se submetem a uma cirurgia. Entre os procedimentos, destaca-se:

  • Radiofrequência / Laser, Escleroterapia com espumaMicroescleroterapiaEscleroterapia com glicose, Escleroterapia a laser, Cirurgia com endolaser, Cremes, loções e pomadas. 

O profissional saberá indicar qual o processo indicado para o seu caso, as estratégias são diferentes porque a necessidade de cada pessoa também pode variar. De toda maneira, é um consenso que as varizes devem ser tratadas antes e depois do tratamento. O estilo de vida definitivamente pode definir o processo de recuperação e o reaparecimento das mesmas. 

varizes como cuidar

Os resultados são imediatos

O que esperar dos resultados?

É possível esperar uma melhor aparência estética, onde os vasos vão estar menos visíveis e as varizes tendem a desaparecer totalmente. Contudo, além da aparência estética a pessoa vai perceber também uma melhora física no geral, as dores vão diminuindo e o inchaço também. 

Uma vez que uma veia é tratada, dificilmente ela voltará a aparecer. O que pode acontecer é a formação de novos vasos para, por isso, a mudança de hábitos é fundamental para que o sangue consiga circular de maneira adequada e não dilate outras veias.

Entre as mudanças positivas para evitar novas varizes: uso de meia elástica compressiva indicada pelo médico, perda de peso, prática de exercício físico e ingestão adequada de água.

dor nas varizes

As varizes não voltam no mesmo local

O tratamento de varizes é doloroso?

O tratamento em si não costuma ser doloroso e é possível voltar às atividades normais em poucas horas depois. Algumas pessoas podem ter uma sensibilidade maior ou menor, e isso também pode variar de acordo com o tipo de intervenção que realize. No geral, por fim, o tratamento é muito simples, rápido e indolor.

Caso tenha alguma reação contacte com o seu profissional e busque ajuda na emergência mais próxima. 

Há formas de garantir que os melhores resultados , como, por exemplo, usar meias elásticas de compressão pois estas ajudam a comprimir os vasos sanguíneos e ajudam na circulação, praticar atividades físicas regularmente pois assim o sangue é bombeado com mais força e a capacidade cardíaca melhora, diminuindo a incidência de varizes.

prevenção de varizes

Tenha uma vida mais ativa e saúdavel

Como prevenir as varizes

Como a maioria dos casos, a melhor maneira de se prevenir das varizes e conseguindo ter uma vida mais ativa e saudável. Realizando exercícios físicos regulares e mantendo o nível adequado do seu peso. Ademais de sentar e deitar com as pernas para cima e avaliar a possibilidade de não tomar a pílula anticoncepcional, por exemplo.

Além disso, recomenda-se evitar ficar muito tempo sentado ou em pé, e evitar usar saltos altos todos os dias.

Assim, é possível evitar o aparecimento de varizes ou a volta das varizes antigas.

Perguntas Frequentes

  • Como é feito o procedimento para secar as varizes? "A ESCLEROTERAPIA (secar vasinhos) é feita em Consultorio e não passa de MEIA ELÁSTICA 20-30 mmHg hora o tratamento !Não é necessário repouso e você pode trabalhar depois do procedimento. Após cirurgia o mais importante é deambular (andar normalmente)!"  Dr. José Alfredo
  • Tenho vasos que doem, posso tratar-los? "Se eles doem, não são apenas estéticos. O melhor método em seu caso deve ser aconselhado em consulta, indicando o melhor tratamento, assim como necessidade ou não de exames complementares."Clínica Horta Duarte
  • Tenho vasinhos na panturrilha, como eliminar? "Vasinhos são normalmente varizes pequenas. O tratamento mais eficaz ainda é a escleroterapia de varizes, com injeção. Existe o método à laser, ou até a luz pulsada. Ambos só são eficazes e indicados em casos que não hajam vasos maiores alimentando os menores. Trabalhamso com todos eles. Seria necessário uma consulta médica para melhor análise deste caso." Clínica Horta Duarte
  • Tenho que pedir afastamento do trabalho para realizar o tratamento? "Você pode voltar ao trabalho imediatamente após o tratamento!" Dr. José Alfredo

Depoimentos

"Devido à genética, infelizmente eu herdei aquelas aranhas horrorosas nas pernas. Então há alguns anos descobri que há formas de tratar, que disfarçam bem. Gosto de roupas curtas, então esse problema me incomodava muito. Minha maior vontade é de ter uma solução definitiva, pois ..."

Ver experiência

Dan_9302 - Betim, Minas Gerais

"Retirei pequenos vasinhos das pernas porque realmente me incomodavam muito aqueles vasos. Imagine só, esse é um caso de muitas mulheres no Brasil. Você não se sente bem, aqueles vasos te incomodam, mexe com sua autoestima... isso era muito ruim na minha vida. Não gostava de vestir roupas curtas. Mas um belo dia resolvi deletar eles da minha vida. Eu não imaginei que fosse uma pequena cirurgia, foi muito simples..."

Ver experiência

MariajoseAraujo - Palmas (Tocantins), Tocantins

"Eu tinha muitas varizes e tinha vergonha de sair nas ruas e mostrar minhas pernas. Foi ai que fiquei sabendo que tinha como remover as varizes e fiz o tratamento por aplicação e removi algumas varizes..."

Ver experiência

Actia - Gurupi, Tocantins

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."