Tayane_Cirurgia
Tayane_Cirurgia
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 8 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre o Tratamento de Acne
  • O que é o tratamento anti-acne?
  • Quem é um candidato para o tratamento anti-acne?
  • Como encontrar meu médico?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Como o tratamento anti-acne é realizado?
  • Quais são os resultados esperados?
  • Possíveis efeitos colaterais e riscos
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Vídeo realizado por Egrégora Estética Especializada

Informações sobre o Tratamento de Acne

A acne é um problema no qual espinhas ou espinhas se formam na pele. Estes desenvolvem quando os folículos pilosos sob a pele são cobertos dos chamados cravos e/ou espinhas. Embora ocorram principalmente no rosto, também podemos encontrá-los em diferentes partes do corpo, como a testa, peito, parte superior das costas e ombros. Embora possa se manifestar em todas as idades, 80% dos afetados são adolescentes entre 13 e 18 anos. Apesar de ser um efeito normal, é possível desenvolver de forma exagerada, tornando-se um problema de pele.
Embora a acne não represente um grave problema de saúde, pode produzir angústia emocional e deixar cicatrizes na pele. É importante enfatizar que atualmente existem tratamentos muito eficazes para controlar este problema.

Combate a acne

O que é o tratamento anti-acne?

A principal base do tratamento anti-acne baseia-se na diminuição da produção de gordura da pele, aumentando a renovação celular, reduzindo a inflamação e combatendo as infecções bacterianas que podem ocorrer. O tipo de medicamento a ser utilizado dependerá da idade do paciente e do tipo de acne presente. Os medicamentos podem ser de uso tópico, ou seja, vão aplicar cremes na pele e em alguns casos será necessário combiná-lo com pílulas que são tomadas pela boca. É importante ressaltar que gestantes não podem tomar medicações orais para tratar esse problema, uma vez que esses medicamentos estão associados a problemas na gravidez.

espinhas e cravos

Quem é um candidato para o tratamento anti-acne?

Todas as pessoas afetadas de alguma forma por esse problema estético podem ser avaliadas por médicos especializados. Como mencionamos anteriormente, principalmente os pacientes serão adolescentes; Mas, em muitos casos, adultos e mulheres grávidas também podem ser afetados por esse problema. É importante ressaltar que o tratamento pode ser iniciado precocemente, ou seja, antes que apareçam lesões ou sequelas graves e marcas permanentes na pele. É por isso que recomendamos que os pacientes consultem a tempo, e que voltem sempre no seu profissional para acompanhar o caso, até mesmo depois do processo. É importante frisar que espinhas e cravos são normais em todas as idades, mas os casos mais graves geralmente tem uma faixa de risco, como mencionado anteriomente. 

Médico e tratamento

Como encontrar meu médico?

A acne leve e moderada pode ser tratada pelo médico geral e clínico, se o paciente já tiver um. Depois de fazer a avaliação e o tratamento inicial apropriado, os resultados devem ser obtidos. Quando a acne não responde ao tratamento realizado, você deve consultar um médico especializado em dermatologia.

Médicos dermatologistas são treinados para tratar todos os tipos de acne, sejam leves ou graves, bem como casos que não respondem ao tratamento usual. Eles também podem ajudar com diferentes tratamentos para controlar lesões e marcas permanentes que se desenvolveram.

consulta demartologica

O que acontece durante a primeira consulta?

O médico avaliará o paciente, reunirá informações na história clínica e determinará a causa do problema. Em seguida, ele irá explorar e determinar quais áreas do corpo são afetadas por espinhas, espinhas ou espinhas. Também determinará se há inflamação associada ou não. Finalmente, avaliaremos se as lesões são leves, moderadas ou intensas.

Uma vez que o médico tenha determinado a gravidade do problema, ele decidirá o tratamento que o paciente deve receber. Isto pode consistir apenas em cremes tópicos, isto é, na face, ou em combinação com o medicamento por via oral.

É importante comentar que o médico avalia no geral os sentimentos do paciente. Ou seja, quando esse problema é grave, pode causar isolamento social e baixa autoestima. Assim, em alguns casos, será importante e necessário recomendar o atendimento psicológico para ajudar o paciente a se sentir melhor consigo mesmo. É importante que o paciente seja honesto sobre seus sentimentos.

tratamento para acne

Como o tratamento anti-acne é realizado?

Antes do procedimento é importante contar, antes de tudo, com uma boa preparação da bele:

  • Lave o rosto com sabão neutro uma ou duas vezes por dia.
  • Evite produtos que irritam a pele, tais como: sabonetes antibacterianos ou abrasivos, compressas embebidas em álcool e fricção frequente.
  • Os cosméticos não devem ser feitos de gordura, porque os produtos gordurosos pioram a acne.
  • Recomenda-se comer uma dieta equilibrada.

O profissional pode recomendar remédios específicos para o seu caso, dependendo do seu tipo de pele e da gravidade da acne.

resultados de tratamentos para o rosto

Quais são os resultados esperados?

Embora existam diferentes razões que levam a causar esse problema na pele, os tratamentos atualmente existentes são muito eficazes no controle de cada um desses fatores que causam a acne. Geralmente acne causada em adolescentes é reduzida espontaneamente entre 20 e 25 anos de idade, mas os jovens que receberam tratamento durante a adolescência terão uma melhor aparência da pele.

É importante ter em mente que os resultados do tratamento começam a ser notados de 4 a 8 semanas e é possível que, em alguns casos, a pele piore os sintomas e comece a melhorar progressivamente.

Muitas vezes o paciente precisará de tratamento por anos, até meses, para que o problema desapareça na sua totalidade. Outro aspecto a ter em conta é que o paciente irá melhorar sua auto-estima, sintomas de ansiedade e depressão.

Isso representará uma importante mudança de vida para a pessoa. Em geral, o tratamento da acne hoje é muito eficaz.

efeitos na pele

Possíveis efeitos colaterais e riscos

Como mencionamos anteriormente, os efeitos colaterais serão associados ao tipo de medicamento usado no paciente. É por isso que é importante que o médico explique ao paciente as consequências e precauções que devem ser tomadas durante o tratamento. Abaixo, vamos explicar cada um dos possíveis efeitos colaterais dos medicamentos que foram mencionados na seção de tratamento anti-acne.

A medicação, dependendo do caso, pode causar vermelhidão e ressecamento da pele. Antibióticos que são tomados por via oral, como a tetraciclina, causam sensibilidade e vermelhidão se o paciente for exposto ao sol e é importante se proteger enquanto estiver tomando este medicamento. Além disso, os antibióticos podem causar problemas estomacais caso o seu uso não deve ser prolongado.

Contraceptivos orais
podem causar ganho de peso, sensibilidade mamária e náusea. Alguns medicamentos também podem causar sensibilidade mamária e períodos menstruais dolorosos. Finalmente, um efeito colateral menos comum é o sintomas de depressão e sintomas suicidas; e em mulheres grávidas pode causar anomalias congênitas graves.

Perguntas Frequentes

  • Qual o melhor tratamento para acne do rosto e ficar com o rosto perfeito? "A idéia de perfeição é algo complexo. Profissionais normalmente não prometem perfeição, pois vários fatores interferem na cicatrização. Procure um dermatologista para ser orientado."Dra. Rosimara Bonfim
  • Há tratamentos parecidos com o Roacutan? "São ações diferentes e cada caso tem sua indicação específica para o uso do Roacutan. Assim, o ideal é consultar um dermatologista que poderá melhor orientar após análise do seu caso." Dra. Rosimara Bonfim
  • Qual o melhor tratamento para melasma? "Quando se tem melasma associado a outros problemas, deve-se sempre pensar primeiro no melasma pois ele tende a dar rebote à qualquer estímulo. O microagulhamento pode causar este estímulo. No seu caso, o ideal seria fazer laser toning associado a preenchimento, que seria uma opção segura para o melasma. Consulte um médico esteta para melhor indicação de tratamento." Clínica Horta Duarte
  • A dermoabrasão mecânica é boa para cicatrizes de acne?"As cicatrizes de acne costumam ser profundas e de difícil tratamento. É muito difícil eliminar completamente alguma cicatriz, principalmente as de acne. A dermoabrasão, o microagulhamento e o peeling químico são bons tratamentos para esse tipo de cicatriz." Dr. Alexandre Audi
  • Como remover marcar com a acne?"As sequelas de acne são cicatrizes que permanecem a vida toda. O que é feito é tratamento para desbastar a queratina que cresce e faz parecer que cada vez está maior e mais profunda as marcas. Procure um profissional que faça esse tipo de procedimento, mas tem que ser feito sempre com intervalos de no máximo 30 a 40 dias para se manter a aparência desejada." Marias Estética & Podologia
  • Manchas de espinhas tem tratamento?"Primeiramente precisamos identificar o tipo de mancha se há necessidade de tratamento cirurgico ou não. Pois dependendo do tipo de mancha podem ser acompanhados pelo dermatologista. Lembre-se sempre de procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)"Dr. Fabricio Francischone

Depoimentos

"Sofri com acnes durante toda minha adolescência, meus pais são humildes e nunca tivemos condição de pagar um tratamento, na época até consegui um dermatologista pelos sus, mas não tive dinheiro para custear os remédios. Foi somente aos 28 anos, depois de conquistar um emprego, que vi a possibilidade, e não poderia mas adiar. Fiz um tratamento com "Isotretinoina", e graças a Deus e minha dermatologista não sofro mas com acnes, agora farei algumas sessões de Microagulhamento para tratar as cicatrizes e algumas linhas de expressão."

Ver experiência

Priscila229 - Jequié (Bahia), Bahia

"Desde adolescente eu era atormentado pela acne. Apesar do meu esforço, das minhas inúmeras consultas médicas e muito dinheiro colocado fora com cremes, passei 16 anos da minha vida sofrendo com as pioras dos sintomas. Procurei um especialista em dermatologia e finalmente me livrei do pesadelo. Posso dizer que hoje me sinto como se tivesse ganhado na loteria."

Ver experiência

MarcioLuiz82 - Merejo, Paraíba

"A informação contida nesta página em nenhum caso pode, nem pretende, substituir as informações fornecidas individualmente pelo seu cirurgião plástico, médico estético ou especialista. Em caso de qualquer dúvida, o seu cirurgião plástico fornecerá os esclarecimentos necessários. Se você está pensando em se submeter a uma intervenção de cirurgia plástica , procure um cirurgião plástico."