Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 8 jul 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre o transplante capilar
  • O que é transplante de cabelo?
  • Quem é candidato a um transplante capilar?
  • Como encontrar meu cirurgião?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Como o procedimento é realizado?
  • Como é o transplante capilar pós-operatório?
  • Quais são os resultados esperados?
  • Riscos e possíveis efeitos colaterais
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Informações sobre o transplante capilar

Alopecia ou calvície é um distúrbio que produz uma perda anormal de cabelo no couro cabeludo. A causa mais comum em homens é hereditária. Nas mulheres, embora a causa mais comum também seja segundo à herança genética, existem outras condições médicas que podem estar associadas.

Para este problema há transplante capilar, um tratamento muito eficaz quando se trata de recuperar o cabelo de áreas que foram perdidas. Também ajuda a melhorar a autoestima e a qualidade de vida. Esse procedimento é muito comum, feito desde os anos 50 e sua técnica tem variado nos últimos anos.

transplante de cabelo

A maioria dos procedimentos têm bons resultados

O que é transplante de cabelo?

O procedimento consiste em mover o cabelo de uma área mais presente do paciente e implantá-lo em uma área menos atingida

Segundo a Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica, o procedimento tem uma alta taxa de sucesso, desde que haja uma quantidade suficiente de cabelo doado. As duas técnicas mais populares e modernas são chamadas de FUSS e / ou FUE. Ambos são muito seguros e seus efeitos adversos, ou complicações, são raras.

pacientes para o transplante capilar

A idade também é um fator importante

Quem é candidato a um transplante capilar?

Segundo a Sociedade Americana de Dermatologia Cirúrgica, os melhores candidatos são aqueles que têm uma quantidade adequada de cabelo nas áreas do pescoço e nos dois lados da cabeça. Além disso, você deve levar em conta não apenas a quantidade, mas também a qualidade da cor, a condição e a textura dela.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda que os candidatos ideais tenham entre 30 e 40 anos de idade. Desta forma, o tratamento também será preventivo. Se o procedimento é realizado em pacientes muito jovens, é muito possível que mais tarde eles tenham a necessidade novamente do tratamento.

profissional de transplante capilar

Só profissionais médicos podem realizar o tratamento

Como encontrar meu cirurgião?

Este tipo de procedimento é realizado por dois tipos de especialistas. O primeiro é um especialista em cirurgião plástico em transplante de cabelo ou um dermatologista especializado nesse tema. É importante ressaltar que o médico deve ter estudos específicos e experiência nesse tipo de procedimento.

Também é possível consultar a especialidade e também CRM do profissional de Cirurgia Plástica na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, assim você vai estar seguro que o profissional é qualificado para realizar o tratamento.

consulta de transplante capilar

Nem todas as pessoas podem fazer o transplante capilar

O que acontece durante a primeira consulta?

Durante a primeira consulta, o médico revisará seu histórico médico e determinará a causa da queda de cabelo

Isso é importante porque antes de realizar o tratamento, outras causas da queda de cabelo podem ser encontradas, evitando que os pacientes passem por tratamentos cirúrgicos desnecessários.

Portanto, problemas de tireoide, problemas ginecológicos e até mesmo deficiências nutricionais, como o ferro, serão descartados. Além disso, é avaliado, como mencionado acima, a qualidade e a quantidade do cabelo.

Como o procedimento é realizado?

Geralmente o procedimento é realizado no consultório do médico. Primeiro, acontece à limpeza do couro cabeludo e anestesia local. Em alguns casos, será necessário usar sedação oral.

Técnica Fuss:
Nesta técnica, uma tira ou faixa de couro cabeludo é extraída para ser enxertada na área receptora. Esta área onde o cabelo foi removido será suturada e depois coberta pelos cabelos da área circundante. Os pontos são removidos em 12-14 dias e, como resultado, uma cicatriz permanece na área doadora, que pode ser camuflada com o crescimento do cabelo.

Técnica F.U.E:
Atualmente é a técnica mais avançada retirando os folículos individualmente sem a necessidade de pontos e sem deixar cicatrizes lineares. Nessa técnica, não será necessário sutura, pois a lesão é praticamente nula.

Dependendo do tamanho do transplante que será realizado, o procedimento pode demorar entre 4 e 8 horas. É muito provável que mais procedimentos sejam necessários até que o resultado esperado seja alcançado.

pós operatório transplante capilar

Grande parte dos pacientes têm uma recuperação tranquila

Como é o transplante capilar pós-operatório?

Após o procedimento é importante estar com um acompanhante, lembrando de que a anestesia é necessária e, em alguns casos, sedação. 

Recomenda-se descansar por dois dias após o procedimento, podendo voltar após uma semana as suas atividades normais. Quando o efeito da anestesia passa, o couro cabeludo fica um pouco irritado e dolorido, mas o médico prescreverá remédios para dor.

resultados do transplante capilar

Para melhores resultados é necessário um pós operatório correto

Quais são os resultados esperados?

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica determina que o sucesso da cirurgia depende da quantidade de cabelo que permanece em boas condições após serem transplantadas. É importante mencionar que, em alguns casos, mais de uma cirurgia é necessária para atingir a cobertura esperada.

Na maioria dos casos, 60% dos cabelos transplantados nascem saudáveis e fortes.

riscos do transplante capilar

A foliculite pode ser tratada facilmente

Riscos e possíveis efeitos colaterais

Se o procedimento é realizado com a técnica apropriada, as complicações são mínimas. Em alguns casos, uma infecção pode ocorrer nos folículos pilosos chamados foliculite e isso pode ser aliviado com antibióticos.

Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica menciona que é possível observar a perda de cabelo nas áreas onde o pêlo doador foi removido; mas na grande maioria dos casos não representa uma perda permanente. Finalmente, se a técnica não for apropriada, um resultado pouco natural pode ser obtido.

Perguntas Frequentes

  • Transplante capilar, o que é? "Implante ou transplante capilar é um procedimento realizado por pessoas, sejam homens ou mulheres, que já apresentam uma considerável queda de cabelo. O  próprio paciente pode ser o doador, diminuindo ainda mais as chances de complicações (onde nasce cada um deles) da área careca." Dra. Renata Mariotto
  • Qual o valor do transplante capilar? "O CRM proíbe a divulgação de valores. Mas existem 3 técnicas cirúrgicas, nas quais são consideradas as melhores e mais naturais da atualidade e cada um tem seu preço que dependerá também da calvície do paciente e hospital escolhido. O médico será a melhor pessoa para saber qual técnica se adequaria ao seu caso. 
    FUE MOTORIZADO: sem pontos, sem cicatriz, coleta fio a fio com um motor manuseado pelo médico e equipe. Para cirurgias muito grandes não é o mais indicado, pois pode precisar de mais de uma sessão.
    FUE ROBÓTICO: maior tecnologia da atualidade, o robô retira fio a fio sem cicatriz e sem pontos e cobre uma calvície maior.
    FUT: aquela que retira-se uma faixa de couro cabeludo de orelha à orelha, separa os fios em microscópio e implanta fio a fio. Também cobre calvícies maiores, dependendo da densidade de fios da nuca."  Grupo CMC: Centro de Medicina Capilar
  • Como é possível resolver as entradas na cabeça? Tenho 25 anos e já não tenho mais cabelo... "As entradas, onde já fecharam os poros, ou viraram pele, são tratadas de maneira cirurgica com transplante capilar fio a fio."Grupo CMC: Centro de Medicina Capilar
  • Há transplante para as sobrancelhas? "É possível realizar transplante capilar nas sobrancelhas , lembrando que crescerá cabelo na região transplantada, usualmente se utiliza a técnica FUT de tamanho menor. Na consulta com dermatologista é possível descartar algumas possibilidades de perda de sobrancelhas sendo uma delas a alopecia frontal fibrosante , patologia que vem sendo diagnosticada com mais frequencia atualmente nas mulheres."Clínica Médica Lu Transplante Capilar e Oftalmologia
  • É possível diminuir a testa fazendo transplante capilar? "É possível diminuir a área da testa colocando o cabelo como se fosse uma extensão do que já possui , consulte sempre especialista em transplante capilar para availar doadora e área receptora para se avaliar sobre o possível resultado." Clínica Médica Lu Transplante Capilar e Oftalmologia

Depoimentos

"Recomendo o médico Dr Gustavo Sartorato, dono da minha nova auto estima após realizar transplante capilar com o mesmo e sua adorável equipe. Coisa de cinema, preço justo..."

Ver experiência

renatolima - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro

"Na verdade precisei fazer a cirurgia plástica devido a um câncer de pele no couro cabeludo, onde destruiu quase que completamente todo meu couro cabeludo, me deixando careca. Não tive medo, o processo todo foi bem demorado e dolorido, pois..."

Ver experiência

Shi_9225 - Vinhedo, São Paulo

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."