Há novidades? Conte à comunidade sobre seu progresso

27 mai 2017 · Atualização: 7 out 2023

Arrependimento após rinoplastia

Não vale a pena
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?

Olá, sou mais um que - assim como muitos - se submeteram a um procedimento (setporinoplastia) com a finalidade de melhorar minha aparência (que já era muito boa rs).

O responsável pelo procedimento foi um médico com especialidade em otorrinolaringologia e cirurgia plástica, com doutorado e professor de uma faculdade medicina (FAMERP). Enfim, um profissional que parecia ser muito confiável (Instituto Mo***a).

Tinha um nariz definido e fino, no entanto era um pouco torto e apontava para baixo quando eu sorria (nariz dinâmico) e isso incomodava. Devido a esses fatos, procurei esse profissional para realizar o procedimento cirúrgico.

Mal sabia eu que o nariz que eu tinha estava muito harmônico com meu rosto.

Bom, passei pela cirurgia no início de 2016.

O resultado foi extremamente decepcionante: fiquei com um nariz mais curto, narinas mais aparentes (nariz de porquinho), mais grosso e mais largo, com pele sobrando devido a redução do tamanho, calosidade etc.

Enfim, um nariz muito diferente do o que eu tinha e - o pior de tudo - muito pior.

Assim como os que já passaram por essa experiência, fiquei triste (extremamente triste), chateado, deprimido, com raiva e com uma vontade imensa de poder voltar no tempo para não passar pela cirurgia (rs).

Isso me deixou tão mal que tive problemas em casa com minha esposa, no trabalho, não queria mais viajar etc. Um inferno mesmo.

Procurei uma terapia para me ajudar a superar essa fase (e, de fato, ajudou muito).

Hoje, ainda guardo um certo arrependimento e uma certa tristeza (espero que isso passe algum dia), mas sei é melhor não apegar tanto ao sentimento de arrependimento e revolta.

A melhor postura é tentar não se focar tanto no detalhe, mas, sim, valorizar o todo.

Não raramente, nós é quem supervalorizamos alguns detalhes de nosso corpo. É melhor olhar para frente e seguir adiante.

Sinto muito mesmo por todos que - assim como eu - passaram por essas situações.

Sei que uma cirurgia secundária (dependendo da situação) não acrescentará nada de positivo e, pior ainda, pode piorar a situação, pois não conseguirá reverter o nariz à forma anterior.

Para encerrar:

Quem passa por isso (resultado insatisfatório após uma rinoplastia), tente superar isso da melhor forma. Avalie e tente valorizar outros aspectos da vida. Não raramente supervalorizamos aspectos relacionados a nós. Caso seja preciso, busque um apoio profissional.

Para quem pensa em se submeter a uma cirurgia de rinoplastia, digo que - a não ser que seja extremamente necessário - NÃO faça isso (não vale a pena, essa é a verdade).

Um grande abraço a todos.

23

Comentários (23)

Oi RBR, muito obrigada por compartilhar sua experiência aqui na comunidade, imagino como foi (e ainda é) difícil lidar com essa situação de não ter conseguido o resultado que esperava e por ter passado por uma má experiência. Realmente, aqui existem muitos relatos positivos, mas também resultados insatisfatórios e sua orientação para que as pessoas possam tentar superar é muito importante, com certeza um apoio profissional é de grande ajuda.

Você comenta que não pensa em uma rinoplastia secundária, mas você chegou a comentar com o seu cirurgião plástico a sua insatisfação com o resultado? O que ele sugeriu?
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
RBR, assim como você, eu também não fiquei satisfeito com o resultado da minha cirurgia. Mas eu não consigo me conformar com o jeito que ficou, quero muito fazer uma cirurgia reparadora.
No meu caso eu escolhi um profissional pelo valor e acabei me dando mal. Você chegou a pesquisar bastante antes de operar? E o que o médico disse sobre você não ter gostado?
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Alessandro, realmente é difícil lidar com essa situação. Compreendo exatamente o que sente.
Essa situação, verdadeiramente, promove uma série de sentimentos negativos que nos faz, até mesmo, perder o interesse na vida.
Por um tempo, perdi o interesse em tudo o que gostava (praticar esportes, viajar, sair e por aí vai).
Passei por um quadro depressivo bastante complicado.

Como escrevi, sentia um misto de vários sentimentos: arrependimento, culpa, desejo de voltar no tempo (rs), raiva, tristeza, desânimo ...

Enfim, sentimos nada positivos.

Foi bastante difícil sair desse ciclo negativo.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Sobre a cirurgia.

Eu havia me submetido, há alguns anos, a uma cirurgia de desvio de septo e também para a retira de parte dos cornetos (e não respirava bem). O desvio de septo não era tão significativo.

Após alguns anos meu nariz ficou mais torto do que era antes dessa cirurgia.
Nesse ponto, meu nariz (que era bonito rs) já era mais o mesmo. Torto e apontando (mais do que antes) para baixo quando eu sorria.

Isso começou a me incomodar muito, pois sempre fui uma pessoa vaidosa (não sou gay rs ... Antes que alguém considere meu comentário preconceituoso, digo que não não possuo nada contra quem é rs).

Após alguns anos, li um artigo de um médico sobre cirurgia de correção de desvio de septo e estética.

Considerei bastante interessante e decidi agendar uma consulta com esse médico.
Bom, a consulta legal e decidi levar adiante o projeto de mais uma cirurgia (agora não mais uma septoplstia, mas, sim, uma septorinoplastia).

Bom, os resultados eu descrevi na postagem inicial.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Em síntese: ficou pior que estava inicialmente, pelo menos para mim (algumas pessoas dizem que meu nariz está ótimo rs).

Nas consultas de retorno, expus minha decepção com o resultado ao médico e ele me informou que ainda estava muito inchado e que deveríamos aguardar mais algum tempo para vermos os resultados.

O tempo foi passando e minha decepção e arrependimento aumentado, pois não via nenhuma melhora significativa.

Comecei a pesquisar bastante sobre o assunto e percebi que, de fato, nenhum médico pode garantir exatamente como seu nariz ficará (o processo de cicatrização e os resultados ocorrem de modo muito pessoal). O mesmo procedimento - feito exatamente da mesma forma - possui resultados diferentes em pacientes diversos. Enfim, há uma grande chance de os resultados não serem aqueles que foram desejados inicialmente, pois não há uma certeza de como o organismo do paciente resultará (mesmo que o médico tenha feito tudo certo).

Obviamente que há médicos que são mas cuidadosos que outros e tentam, ao máximo, minimizar essa situações de incertezas. Alguns se se preocupam com detalhes (esses são os melhores) e outros que, apenas, seguem alguns protocolos (tipo receita de bolo, sem se atentarem às particularidades de cada paciente).

Infelizmente, não sei se fiz as escolhas certas para as cirurgias pelas quais passei.

Em minha última consulta, o médico me propôs uma nova cirurgia, mas gostaria que eu esperasse mais um pouco (já faz 1 ano e 3 meses de minha última cirurgia). Segundo ele (e, realmente li isso em alguns artigos) o processo de mudança do nariz, após uma cirurgia, pode levar de 1 a 3 anos (novamente, depende de cada organismo).

Às vezes fico chateado quando vejo meu nariz rs (sei que ele era muito mais harmonioso e bonito anteriormente), mas percebi que sou uma pessoa que foca exageradamente minha atenção aos detalhes em prejuízo do todo (conjunto).

Sinceramente não sei se uma nova cirurgia poderia de fato trazer um resultado melhor ou se, apenas, pioraria minha insatisfação.

Estou avaliando, mas com uma tendência maior a não me submeter a um novo procedimento. Meu nariz não voltará a ser o que era rs.

Espero que fique bem e que encontre seu equilíbrio. Caso decida passar por um cirurgia reparadora, espero que tudo dê certo.

Um grande abraço.

P.s. - Escreva dizendo como se sente.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
É eu fico incomodado mesmo porque o meu nariz ficou torto, mas assim que eu vi isso já coloquei na cabeça de fazer a rinoplastia secundária. Não cheguei a ficar mal assim como você, acho que é porque penso que a correção vai resolver. Se não resolver aí sim vai ser um problema hehe! Não tem jeito, a rinoplastia não tem uma fórmula que o cirurgião plástico pode aplicar a todos os pacientes, cada um é diferente e também tem expectativas diferentes. E esses softwares de simulação ajudam a ter uma ideia de como vai ficar o resultado, mas também não dá pra confiar.

Eu acho que além do cirurgião plástico ter experiência em operar ele tem que ter um pouco de "tato" com os pacientes, não é só operar e pronto, tem que passar confiança antes da cirurgia e também dar suporte depois, porque as dúvidas surgem e o descontentamento também, isso pode acontecer.

Você me perguntou como me sinto, eu sinto esperança que a rinoplastia secundária vai corrigir o meu nariz torto, estou confiante nisso e acho que é isso que não me deixa ficar mal, sabe. Fico chateado, não me conformo mas não me sinto depressivo... estou colocando todas as minhas fichas nisso...
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Poderia dizer como você está hoje em dia ?
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Eu também fiquei curiosa para saber...
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Como será que ele está?
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Aconteceu a mesma coisa comigo e eu estou arrasado, não sei o que faço.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
No meu caso, estou tendo um fechamento na narina direita e sinto mt cansaço e já tive várias crises de arrependimento por ter feito a rinoseptoplastia e turbinectomia. Faz 2 meses e meio e agora difícil saber o que fazer. Passar por outra cirurgia, não, não quero. Mais estou triste, insatisfeita. Espero que quem esteja pensando em fazer, que tenha a plena consciência de que sua vida pode mudar pra pior como tb pra melhor.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Estou na mesma situação aqui, eu tinha um nariz fino ,mas o perfil me incomodava e a ponta caia ,agora estou com um nariz mais grosso narinas mais aparentes de frente e empinado,vendo fotos antigas percebi que meu nariz estava muito mais harmônico.O seu caso é muito parecido com o meu,o conselho que eu sou e que pensem muito antes de fazer essa cirurgia pois pode ficar com um nariz pior e com problemas funcionais, um nariz pequeno não necessariamente é um nariz bonito.Enfim estou muito chateado deprimido com vontade de voltar no tempo e nunca ter feito essa cirurgia,eu não penso em fazer outra cirurgia visto que pode até piorar.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Mas você não acha que pode melhorar com o tempo Blue99?
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Uma pena eu ter achado esse canal depois da minha cirurgia. Senti tudo isso que descreveram. Me sinto completamente arrependida. Me olho no espelho centenas de vezes por dia na esperança de encontrar uma melhora no resultado. Ultimamente não tenho dormido direito pensando no grande erro que cometi em não ter me aceitado do jeito que sou, por mais defeitos que eu tenha.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
oi @fernandamas, tudo bem? sinto muito pelo o que aconteceu! há quanto tempo vc fez sua cirurgia?
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Oi Fernanda! Fez a cirurgia há quanto tempo? Não se desespere de começo! Meu nariz só piorou nos primeiros trinta dias... Ficou Enorme, muito torto e quase sem narinas. Agora com quase cinco meses já estou adorando. À medida que vai desinchando vai desentortando e a cicatrização vai acontecendo e ficando natural. Cada pessoa tem um tempo para desinchar. Vi pessoas ótimas com trinta dias... com um resultado que só alcancei com 4 meses.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
oi @Francianefreitas, seu nariz ficou muito bonito, mas confesso que na minha opinião já era lindo antes!!!! 😊 arrasou
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Obrigada Marcela! Meu nariz sempre incomodou apenas eu mesma, quando eu falava em fazer a cirurgia as pessoas até me xingavam. Fui fazer com apenas umas cinco pessoas sabendo. O pior de tudo é quando o nariz não é tão ruim, porque tende a ficar mais feio no início e a chance de arrependimento é grande. Só indico jeitosa plástica se for sonho... nunca fazer por vontade súbita.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Fiz em janeiro desse ano.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Oi Franciane, que bom que gostou do resultado. Infelizmente sei que o médico mudou muito o formato do meu nariz e sinto que perdi minha personalidade. Muitas pessoas dizem que ficou bom mas nas fotos e em vários angulos sei que não é verdade, inclusive quando sorrio, pois as narinas alargam e fica muito feio. Antes não acontecia isso, eu gostava muito do meu sorriso. Hoje sinto vergonha de tirar fotos.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Eu sei que todo mundo fala, mas a gente não acredita... sua cirurgia está muito recente. Tenho uma amiga que o nariz dela só atingiu o resultado com um ano e meio (a ponta não desinchava tinha ficado uma bolinha e depois ficou perfeito). Quanto a abertura das narinas não estresse, após desinchar se permanecer o problema é só fechar um pouco as abas, nem precisa abrir td o nariz. Antes da cirurgia eu não ria nas fotos porque o nariz esparramava. O médico fechou as abas na cirurgia e resolveu! Vai dar certo, pode ficar tranquila. Tomei arnica porque alguém falou aqui - acelerou bastante o processo de desinchar ( só tomei 15 dias pq custou $75 o frasco de gotas) fez bastante diferença. Mas não acho que compensa ficar gastando dinheiro o melhor é ter paciência e não ficar olhando td hr no espelho pra ver se mudou.. rs
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Agradeço a atenção. Espero que esteja certa!!! Uma pontinha de esperança surgiu aqui....

Grata
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
@Fernandamas Volte pra nós contar o resultado qd fizer um ano de cirurgia. Qd eu fizer um ano volto pra dizer se minha cirurgia continuou Progredindo bem ou se preciso de retoque.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?

Você gostou desta história? Conte-nos a sua aqui!

Anúncio
Arrependimento de ter feito rinoplastia...

Olá!
Faz 2 meses que fiz uma rinoplastia com um médico bastante experiente. A questão é que o meu maior incomodo era meu perfil, consequentemente a frente acabou mudando muito. Estou inchada.. me sentindo estranha, feia, arrependida e culpada....

Ler mais

Todo o conteúdo desta página é gerado por usuários reais do portal e não por médicos ou especialistas.

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.