Atualização: 29 Abr 2019

• Informações sobre a rinomodelação
  • O que é a rinomodelação?
  • Como saber se sou candidato a rinomodelação?
  • Como escolho meu cirurgião / médico?
  • Como é a primeira consulta?
  • Como a rinomodelação é feita?
  • Benefícios da rinomodelação
  • Como é a recuperação?
  • Tempo de recuperação
  • Complicações ou possíveis efeitos colaterais
  • Resultados

Informações sobre a rinomodelação

A característica do rosto que mais chama a atenção é, sem dúvida a do nariz, pois dá personalidade e leva a harmonia facial. Sendo localizada bem no centro e é a parte mais proeminente.
Portanto, qualquer defeito grande ou pequeno presente nessa estrutura nasal influenciará, sem dúvida, a beleza do rosto, tornando-se o foco de atenção de muitos que sofrem desse complexo, fazendo com que procurem ajuda médica para melhorar esteticamente e até fisicamente, caso tenham algum problema na respiração.

remodelar o nariz

remodelar o nariz sem cirurgia

O que é a rinomodelação?

A Rinomodelação é uma técnica não invasiva e de menor custo que a rinoplastia, tornou-se uma tendência mundial pela facilidade de aplicação e pela capacidade de evitar uma sala de cirurgia. Sua função é corrigir pequenas irregularidades no contorno nasal.

Um estudo realizado em 2017 mostrou que a romodelação progrediu em 20%, o que mostra que mais e mais pessoas decidem fazer com que esse tratamento mude o nariz temporária ou permanentemente. A causa na maioria dos casos tem o intuito de melhorar sua autoestima, alterando a aparência do seu rosto.
Dos pacientes da época o total eram de 55% de mulheres e 45% de homens, ambos com idades entre 18 e 55 anos.

Sua aplicação é uma prática segura quando realizada por um profissional que tenha conhecimento da anatomia facial e experiência em aplicações de preenchimento para garantir que o procedimento de rinomodelação seja seguro e eficaz.

pacientes de rinomodelação

o nariz é uma área muito expressiva do rosto

Como saber se sou candidato a rinomodelação?

Este procedimento está sujeito àqueles pacientes que requerem correções não tão sérias em seu nariz, e que não desejam se submeter a um procedimento cirúrgico. Crianças menores de 17 anos não devem ser submetidas a esse tipo de tratamento porque elas ainda estão crescendo e a forma do nariz delas pode variar. A exceção pode ser um acidente grave que tenha sofrido ou problemas respiratórios.
O ideal, na verdade, é para pessoas que estão insatisfeitas com o nariz, que tem uma pequena protuberância ou a ponta do nariz levemente caída.

profissional de rinomodelação

profissional médico e cirurgião plástico

Como escolho meu cirurgião / médico?

Este tipo de técnica deve ser realizada por um médico com experiência que deve ter feitos outros procedimentos de rinomodelação e saber manipular bem o produto que vai ser aplicado. Os profissionais que estão dentro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são os profissionais habilitados para fazer esse e outros tipos de tratamentos dentro do Brasil.

Consulta para o procedimento

Como é a primeira consulta?

Antes de decidir sobre rinomodelação, o médico pode fazer um teste que consiste em aplicar um soro especial que é absorvido em um dia e dá a aparência de como ficará o nariz após a intervenção, podendo escolher com maior certeza se você concorda ou discorda dos resultados.
Também é necessário um estudo pessoal e fotográfico do paciente, a fim de avaliar sua anatomia nasal e identificar os diferentes pontos onde o preenchimento será implantado, ou se requer outra técnica.
O paciente deve ser informado sobre as indicações, precauções, contra-indicações e reações adversas que os produtos injetáveis ​​podem apresentar. E embora os materiais de preenchimento facial sejam substâncias clinicamente e histologicamente seguras e para uso diário em consultas médicas, todos eles podem ter efeitos negativos, pois as defesas do paciente reagem de maneira diferente de acordo com os diferentes materiais, apresentando uma ampla gama de complicações. eles podem aparecer depois do procedimento.
É importante saber se o paciente apresenta hipersensibilidade ou alergia a algum dos produtos a serem injetados, pois pode apresentar após a injeção: infecções, assimetrias ou resultados estéticos insatisfatórios.

preenchimento no nariz

os resultados não são permanentes

Como a rinomodelação é feita?

A rinomodelação acontece com a aplicação do ácido hialurônico e a sua duração não excede 20 a 30 minutos.
Com esta operação essas pequenas imperfeições são corrigidas, depois de um tempo o organismo reabsorve os referidos recheios e os seus efeitos desaparecerão, porém cada paciente pode ter um tempo de duração diferente, pois cada organismo vai trabalhar na absorção de uma maneira, outros mais lentos e alguns mais rápidos.

Como o procedimento é rápido, o paciente pode continuar com sua rotina habitual, embora seja aconselhável que, no momento da prática da intervenção, seja acompanhado por um membro da família ou amigo que possa ajudar quando terminar, caso ocorra alguma eventualidade.
Também deve-se ter em mente que o preenchimento acaba de ser colocado, e como cada nariz tem anatomia e características diferentes, pode ocorrer respiração nasal e inflamação, qualquer desses ou outros sintomas devem ser repassados para o profissional. O paciente em média tem os resultados durante 1-2 anos, e pode fazer o retoque posteriormente e segundo a avaliação médica.

Benefícios da rinomodelação

• Resultados imediatos.
• Não há dor.
• Envolve apenas 1 ou 2 sessões para o resultado ideal.
• É reversível.
• O tempo de recuperação é rápida.

recuperação da rinomodelação

a recuperação é essencial para um bom resultado

Como é a recuperação?

Com os cuidados necessários, os resultados são bons e o nível de complicações diminui consideravelmente. Por outro lado, é necessário uma revisão médica após 15 dias.
Geralmente os pacientes podem voltar as atividades normais no mesmo dia, mas é necessário não fazer esforços durante a primeira semana, assim como evitar a exposição ao sol para melhorar a cicatrização. Outras dicas importantes:

· Não esteja em locais muito quentes nem aplique calor na área injetada.
· Evite massagens após o procedimento, pois elas podem afetar a fixação do produto e afetar sua duração.
· Evite qualquer manobra que possa ferir a área, como golpes ou pressões muito fortes.
· Evite óculos que repousem no nariz por pelo menos 10 dias.
· Dormir com a face para cima, tanto quanto possível, para evitar possíveis deformações.
· Não coma gorduras ou outros alimentos que não ajudam no processo de cicatrização durante 5 dias.
· Acrescenta-se que se a pessoa é fumante ou consome álcool, deve deixar esses hábitos pelo menos enquanto durar o processo de cicatrização, já que o tabaco e a bebida são prejudiciais para o processo de cicatrização e inflamação.

Rinomodelação e tempo para se recuperar

vida normal logo após o procedimento

Tempo de recuperação

Recomenda-se repouso por algumas horas determinadas pelo médico assistente, a fim de diminuir a inflamação. A maquiagem pode ser usada após 24 horas da intervenção. Isso significa que a pessoa não deve fazer atividades muito exigentes.

Da mesma forma, se a pessoa desejar, ela pode retornar às suas atividades diárias logo após o procedimento, mas levando em conta as considerações do profissional nesse processo após o procedimento.

Complicações ou possíveis efeitos colaterais

Em caso de qualquer complicação, é importante comentar o procedimento é reversível. Alguns efeitos colaterais incluem:
Dor, reações anafiláticas, hipersensibilidade, edema, equimose, eritema, infecções, cigarrilha, necrose da pele, correção do defeito, assimetrias, entre outros.

As complicações tardias incluem a formação de nódulos devido a uma reacção excessiva das defesas do organismo . Pode também ocorrer a necrose do tecido que afecta principalmente a ponta do nariz.
As complicações não são comuns, mas qualquer procedimento apresenta os seus riscos. Por isso é importante realizar o procedimento com um profissional com experiência.

resultados da rinomodelação

Resultados

A rinomodelação é um procedimento para corrigir pequenos defeitos do formato do nariz, problemas mais sérios que afetam a respiração da pessoa podem precisar de um procedimento cirurgico, como a rinoplastia. Porém, sabe-se que os pacientes ficam satisfeitos esteticamente com o procedimento de rinomodelação, mesmo com a sua duração não sendo permanente quanto a rinoplastia, para pessoas que ainda tem medo ou não estão preparadas para realizar o procedimento talvez seja a melhor solução para recuperar a autoestima.
De todo modo, é válido a opinião médica para dizer qual é a melhor estratégia para o seu caso.

• A rinomodelação é recomendada com implantes? "Não, o ideal é usar enchimentos. Implantes têm uma tendência a se infectar e são desconfortáveis."
  • A rinelodelação permite corrigir problemas funcionais do nariz? "Não, a rinomodelación tem apenas fins de natureza puramente estética; Não é usado para outras situações."
  • A rinomodelação é permanente? "Não, a rinomodelação é feita com ácido hialurônico, que é um material reabsorvível pelo corpo."