Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Atualização: 11 Jun 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre a rinomodelação
  • O que é a rinomodelação?
  • Como saber se sou candidato a rinomodelação?
  • Como escolho meu cirurgião / médico?
  • Como é a primeira consulta?
  • Como a rinomodelação é feita?
  • Benefícios da rinomodelação
  • Como é a recuperação?
  • Tempo de recuperação
  • Complicações ou possíveis efeitos colaterais
  • Resultados
  • Perguntas frequentes
  • Bibliografía

Informações sobre a rinomodelação

A parte que mais define a harmonia facial, sem dúvidas, é o nariz.  Portanto, qualquer defeito presente nessa estrutura nasal influenciará na beleza do rosto, tornando-se o foco de atenção. 

Além dos casos estéticos, algumas pessoas têm problemas para conseguir respirar corretamente, e para conseguir a quantidade de oxigênio necessária realizam o procedimento de rinoplastia ou rinomodelação.

remodelar o nariz

Remodelar o nariz sem cirurgia

O que é a rinomodelação?

A rinomodelação é uma técnica não invasiva e mais barata que a rinoplastia. Tornou-se tendência mundial pela facilidade de aplicação e pela capacidade de evitar uma sala de cirurgia, ademais de que a recuperação é muito mais fácil. Sua função é corrigir pequenas irregularidades no contorno nasal.

Um estudo realizado em 2017 mostrou que o total de pacientes na época eram de 55% de mulheres e 45% de homens, ambos com idades entre 18 e 55 anos.

Sua aplicação é uma prática segura quando realizada por um profissional que tenha conhecimento da anatomia facial e experiência, garantindo que o procedimento de rinomodelação seja seguro e eficaz.

pacientes de rinomodelação

Tanto homens quanto mulheres realizam o procedimento

Como saber se sou candidato a rinomodelação?

Este procedimento pode ser feito por pacientes que desejam realizar pequenos reparos no nariz, e que não querem se submeter a um procedimento cirúrgico para isso. 

Menores de 17 anos não devem ser submetidos a esse tipo de tratamento, já que o nariz ainda pode estar em formação, comprometendo os resultados ao longo do tempo. A exceção de algum acidente grave, ou de sofrer problemas respiratórios.

De toda maneira, é necessário visitar um(a) profissional , só ele(ela) saberá te dizer ao certo o que pode ser feito no seu caso.

profissional de rinomodelação

Pesquise bastante sobre os profissionais

Como escolho meu cirurgião / médico?

Este tipo de técnica deve ser realizada por um(a) médico(a) com experiência, que já tenha feito outros procedimentos e que saiba manipular bem o produto aplicado. 

Para verificar se o seu profissional está dentre estes, é possível verificar o seu certificado no site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Consulta para rinomodelação

A rinomodelação não precisa de internação

Como é a primeira consulta?

Antes de realizar o procedimento o profissional escolhido vai indicar os exames necessários antes do tratamento, é possível que se realize um teste temporário para verificar qualquer alergia e/ou os resultados.

O paciente, durante esser período, deve ser informado pelo o profissional sobre as indicações, precauções, contra indicações e reações adversas aos produtos injetáveis.

Embora os materiais de preenchimento facial sejam substâncias seguras e usadas diariamente em consultórios, sempre é possível ter algum efeito negativo, pois as defesas do corpo de cada paciente podem apresentar uma aceitação diferente da substância aplicada.

É importante saber se o paciente apresenta hipersensibilidade ou alergias, pois assim é possível  evitar infecções, assimetrias ou resultados estéticos insatisfatórios.

preenchimento no nariz

Os resultados não são permanentes

Como a rinomodelação é feita?

A rinomodelação acontece com a aplicação do ácido hialurônico e sua duração não excede 30 minutos. Com esta operação as pequenas imperfeições são corrigidas, depois de um tempo o organismo absorve a substância e seus efeitos desaparecem. 

Cada paciente pode ter um tempo de duração diferente, pois cada organismo vai trabalhar na absorção de uma maneira, outros mais lentos e alguns mais rápidos.

Logo após ao procedimento o paciente pode continuar com sua rotina habitual, embora seja aconselhável estar acompanhado por um familiar/amigo. Deve-se ter em mente que o preenchimento demora um pouco para apresentar o resultado final, ocorrendo um pequeno inchaço que vai sumindo com o passar dos dias. Os resultados duram em média entre 1 a 2 anos, e é possível fazer retoques.

Benefícios da rinomodelação

• Resultados imediatos
• Não há dor no pós operatório
• Envolve apenas 1 ou 2 sessões para o resultado ideal
• É reversível
• O tempo de recuperação é rápido 

recuperação da rinomodelação

A recuperação é essencial para um bom resultado

Como é a recuperação?

Com os cuidados necessários, os resultados são bons e as complicações são quase nulas. Por outro lado, é necessário uma revisão médica após 15 dias.
É necessário não fazer esforços durante a primeira semana, assim como evitar a exposição solar para melhorar a cicatrização. 

Outras dicas importantes:
· Evite massagens após o procedimento, pois elas podem afetar a fixação do produto afetando sua duração
· Evite qualquer manobra que possa ferir a área, como golpes ou pressões muito fortes
· Evite óculos por pelo menos 10 dias
· Dormir com o rosto para cima, evitando possíveis deformações no processo de recuperação
· Não comer alimentos que prejudiquem a recuperação, como gorduras, por exemplo
· Deixar de fumar e beber, pois esse hábitos prejudicam na cicatrização, além de diminuir a qualidade de vida do paciente

Rinomodelação e tempo para se recuperar

Vida normal após o procedimento

Tempo de recuperação

Recomenda-se repouso por algumas horas, assim é possível diminuir a inflamação. A maquiagem pode ser usada após 24 horas da intervenção.

Da mesma forma, se a pessoa desejar, ela pode retornar às suas atividades diárias logo após o procedimento, seguindo as recomendações do profissional médico nesse processo após o procedimento.

Complicações ou possíveis efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais incluem:

  • Dor 
  • Hipersensibilidade
  • Edema
  • Infecções
  • Necrose da pele
  • Assimetrias
  • Formação de nódulos 
  • Necrose do tecido 

    As complicações não são comuns, mas qualquer procedimento apresenta os seus riscos. Por isso é importante realizar o procedimento com um profissional com experiência.
    Caso ocorra alguma complicação, é importante comentar que procedimento é reversível.
resultados da rinomodelação

Os defeitos são corrigidos

Resultados

A rinomodelação é um procedimento para corrigir pequenos defeitos do formato do nariz, problemas mais sérios que afetam a respiração da pessoa podem precisar de um procedimento cirurgico, como a rinoplastia. 

Porém, sabe-se que os pacientes ficam satisfeitos esteticamente com o procedimento de rinomodelação, mesmo que a sua duração não seja permanente. De todo modo, é válido a opinião médica para dizer qual é a melhor estratégia para o seu caso.

Perguntas frequentes

  • A rinomodelação é recomendada com implantes? "Não, o ideal é usar enchimentos. Implantes têm uma tendência a se infectar e são desconfortáveis."
  • A rinelodelação permite corrigir problemas funcionais do nariz? "Não, a rinomodelación tem apenas fins de natureza puramente estética; Não é usado para outras situações."
  • A rinomodelação é permanente? "Não, a rinomodelação é feita com ácido hialurônico, que é um material reabsorvível pelo corpo."

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."