Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 10 Jun 2019

Destacado

Navegação

  • Informação de remoção de tatuagens
  • Quem pode remover uma tatuagem?
  • Qual profissional buscar?
  • Como será a primeira consulta?
  • Qual será a técnica utilizada?
  • Como se faz a remoção de uma tatuagem?
  • Técnicas para a eliminação de tatuajes
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Vídeo realizado por Fina Forma

Informação de remoção de tatuagens

Muitas pessoas não ficam felizes com o resultado das tatuagens e buscam métodos para desfazer o desenho. Felizmente, existem muitas técnicas disponíveis para ajudar os pacientes. 

Embora isso seja possível, é importante lembrar que é um assunto que deve ser levado com seriedade, pois uma tatuagem pode levar anos para ser apagada.

remover  uma tatuagem

Qualquer pessoa pode remover uma tatuagem

Quem pode remover uma tatuagem?

Todas as pessoas que querem retirar uma tatuagem, seja qual for a razão que as motive, podem remover a marca deixada com o procedimento.

Deve-se saber que essas pessoas sentem um sofrimento psicológico real, e é importante que eles realizem sua remoção de tatuagem, a fim de libertar-se deste peso.

profissional para remover tatuagens

O procedimento é feito com um médico

Qual profissional buscar?

Dependendo do método que você escolheu se tatuar, o médico mais adequado será um cirurgião e/ou dermatologista. Em qualquer caso, é importante que você chame um médico licenciado e qualificado. 

Para isso, não hesite em fazer sua pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para verificar se o seu médico é reconhecido e tem aos dados necessários como o CRM e RQE.

Como remover tatuagens

O número de sessões vai ser decidido pelo o médico

Como será a primeira consulta?

Durante sua primeira consulta, o médico irá examiná-lo para analisar a área que vai ser tratada, ademais disso, também vai perguntar quais são seus motivos para querer retirar a tatuagem. Ele elaborará um relatório completo para determinar a técnica que melhor se adequa ao seu caso.

Provavelmente o médico indicará os exames a serem feitos antes do processo, quais as técnicas, tempo e custos. Dependendo do tamanho da tatuagem e também se há presença de cor, é possível que a remoção seja mais demorada. 

técnica para tirar tatuagem

Nem todas as tatuagens desaparecem 100%

Qual será a técnica utilizada?

Seu médico levará em consideração vários parâmetros antes de escolher a técnica de remoção de tatuagem que melhor se adapta ao seu caso. Ele precisa especialmente analisar o tipo de tinta usada e sua qualidade, precisa saber se é uma tatuagem profissional ou amadora (para saber a profundidade da tinta sob a pele).

Analisando as cores da tatuagem, o seu tipo de pele, suas alergias e sua capacidade de cicatrização.

Todos os parâmetros para que possa avaliar todas as suas vantagens e desvantagens e deixar claro, principalmente para você, quais são as expectativas do resultado.

Remoção de tatuagens

Em média são de 10-20 sessões

Como se faz a remoção de uma tatuagem?

É importante aprender mais sobre tatuagem para entender como executar uma técnica de remoção. Durante uma tatuagem, a tinta será injetada sob a pele. Os pigmentos de tinta serão armazenados na derme, tornando-os resistentes e permanentes.

O problema das tatuagens artísticas, feitas por um tatuador profissional ou amador, é que ao contrário da dermopigmentação,cuja tinta é muito regulada e tem duração temporária, temos pouco conhecimento das cores utilizadas, o que dificulta prever como a pele vai reagir durante o processo de remoção.

De toda forma, talvez seja necessária várias sessões para ter uma remoção completa da tatuagem. 

eliminação a laser

Só o seu médico vai saber qual o melhor método

Técnicas para a eliminação de tatuajes

Eliminação de tatuajes con láser
Remoção de tatuagem a laser é a técnica mais utilizada para a remoção de uma tatuagem. Tenha em mente que este não é um método indolor, sendo aconselhável aplicar um creme anestésico 1 hora antes do tratamento. Deve-se saber que o laser é um método eficaz para apagar uma tatuagem, no entanto, notamos que nem todas as tatuagens podem ser eliminadas da mesma forma e com a mesma facilidade. São necessárias cerca de 10 sessões para eliminar uma tatuagem, com intervalo de 5 a 7 semanas.
Tatuagens que são mais difíceis de se remover são: tatuagens de várias cores claras e tatuagens feitas na pele negra.

O laser de abrasão

Esse é o tipo de laser menos utilizado, pois gera cicatrizes após o tratamento. Algumas vezes pode ser necessário dependendo da profundidade e cores na tatuagem. Geralmente é feito entre 10-20 sessões.

Perguntas Frequentes

  • Quantas sessões são necessárias para remover uma tatuagem? "Dependendo do tipo de tatuagem (tamanho, cores, localização etc.), é possível a sua remoção total ou parcial. Lembre-se de que são necessárias várias sessões (no mínimo, cinco) de laser para que o resultado seja satisfatório." Dr. Antônio C. B. de Deus - Unità Centro Médico
  • A tinta azul é díficil de tirar? "A remoção depende de diversos fatores, como: o tempo desde a realização da tatuagem, o tipo de tinta, técnica utilizada, cores, entre outros. O número mínimo de sessões é estimado na avaliação e acompanhado no correr das aplicações. " Mybeleza
  • A sessão para retirar a tatuagem demora muito? "Depende do tamanho e outras características individuais de cada tatuagem. Normalmente são varias sessões." Clínica Horta Duarte
  • Quais são as técnicas mais utilizadas para se remover uma tatuagem? "Existem várias técnicas para retirada de tatuagens, umas deixam marcas e outras não e algumas para serem executadas têm um limite da tamanho da tatuagem. Explicando melhor, a melhor técnica para retirada de tatuagens e a unica que não deixa marcar é o Rubi Laser que destroi o pigmeto sem lesar a pele, porém os grandes inconveniente são o custo que é muito elevado (só há 3 equipamentos no Brasil)e o tempo para retirada que varia de 8 a 10  meses com aplicações mensais. Outras tecnicas boas são as cirurgicas mas dependem do tamanho da tatuagem e localização, mas sempre deixam alguma cicatriz no local, ainda que em certas regiões sejam de excelente qualidade e em algumas tatuagens maiores necessitem de mais de um tempo cirurgico. E existe finalmente a pior das tecnicas que é a abrasão cirurgica que deixa uma cicatriz de pessima qualidade mas é capaz de retira a preço baixo qualquer tipo ou tamanho de tatuagem. Em nossa clínica só fazemos a remoção cirurgica que pode deixar uma pequena cicatriz no local." Clinica Domingos De Paola De Cirurgia Plástica
  • Qual o valor para se remover uma tatuagem?  "Os valores cirúrgicos podem variar muito dependendo de cada cidade e estado, bem como o tipo de cirurgia, anestesia, hospital a ser escolhido entre outros fatores. De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM) somos proibidos de divulgar valores de procedimentos, quem os faz está indo contra ética médica.Por isso ideal seria avaliação para melhor esclarecer as dúvidas e também decidir o melhor tratamento para você."Dr. Fabricio Francischone


        Depoimentos

        "Fiz uma remoção de tatuagem no centro Fina Forma, no mês de outubro, e deixo aqui minha opinião. O centro tem profissionais excelentes, me atenderam super bem e o resultado foi além das minhas expectativas. Reclamo quando não gosto, mas temos que reconhecer quando é bom também. Antes de iniciar o tratamento, tinha dúvidas se realmente funcionava. O retorno que tinha sobre a remoção de tatuagem era que o resultado não seria tão bom, mas..."

        Ver experiência

        Fab_9194 - Belo Horizonte (Minas Gerais), Minas Gerais

        "A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."