Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 21 fev 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre a Redução de Mama
  • O que é mamoplastia redutora?
  • Pacientes ideais para cirurgia de redução de mama
  • Que coisas devo considerar quando escolho meu cirurgião?
  • Como é a primeira consulta com o cirurgião?
  • Quais são os preparativos para a cirurgia?
  • Como é realizada a cirurgia de redução de mama?
  • Quais são os resultados da mamoplastia redutora?
  • Como é o pós-operatório de mastoplastia redutora?
  • Riscos e complicações da mamoplastia redutora
  • Perguntas frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
cirurgia de redução de mama

Informações sobre a Redução de Mama

Segundo dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), uma das cirurgias plásticas mais solicitadas, tanto no Brasil quanto no mundo, é a cirurgia de mama.

Nessa linha, uma pesquisa realizada pela mesma empresa, constatou que as intervenções de redução de mama realizadas no mundo em 2017 foram de quase 490 mil. A cirurgia de redução de mama, muitas vezes, também tem uma função de cirurgia reconstrutiva, que, seja para fins estéticos ou não, visa melhorar a morfologia da mama ou corrigir a assimetria de mama devido a alguns defeitos congênitos ou manchas que surgem devido à idade ou outros fatores, como gravidez ou câncer de mama.

Vídeo produzido por Clínica Elizeu Lavor

O que é mamoplastia redutora?

Cirurgia de redução de mama é uma operação de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética que visa diminuir o volume da mama, tanto por razões estéticas (assimetria mamária ou mama desproporcional em relação ao corpo) quanto para reduzir os possíveis problemas posturais devido ao tamanho e o peso excessivo que um seio muito grande pode exercer sobre a coluna vertebral. Além disso, essa intervenção também serve para reduzir o tamanho das aréolas quando elas estão muito desenvolvidas e geram desconforto na paciente.

A cirurgia é realizada como um procedimento ambulatorial (também chamado de hospital-dia) para os casos mais simples, enquanto nos casos mais complicados onde o tecido a ser removido é maior, uma noite de hospitalização pode ser necessária. A operação pode ser realizada sob anestesia geral ou sob anestesia local com sedação e a duração é de 2 a 4 horas, dependendo do caso. A recuperação pós-operatória é geralmente rápida e ocorre em tempos mais curtos do que aqueles necessários para o aumento dos seios durando apenas 3-4 dias.

pacientes redução de mama

Pacientes ideais para cirurgia de redução de mama

A candidata para a operação da mamoplastia redutora são mulheres que apresentam sintomas e desconforto físico devido tanto ao peso que a conformação do peito quando ele é muito grande. Os sintomas incluem:

  • Dor nas costas
  • Dor cervical
  • Sinal do sutiã nas costas e ombros

    A cirurgia de redução de mama deve ser realizado em pacientes que tenham atingido a maioridade ou desenvolvimento físico completo, porque na fase de crescimento da morfologia da mama pode mudar ao longo do tempo. As pacientes devem estar em boa saúde, tanto física quanto psicológica. De fato, mesmo o aspecto psicológico não deve ser subestimado, porque o paciente deve ter expectativas realistas com relação aos resultados alcançados.
    Mamoplastia de redução de mama não pode ser realizada durante a gravidez ou lactação. Se você sofreu de alguma doença (por exemplo, doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, auto-imune, etc.) é fundamental para o seu médico e avaliar, em cada caso, se a intervenção pode ser aconselhável ou não.
cirurgião para mamoplastia

Que coisas devo considerar quando escolho meu cirurgião?

É muito importante dedicar tempo para obter informações detalhadas sobre o profissional de contato, a fim de confiar apenas em cirurgiões experientes, reconhecidos no campo e que tenham uma experiência certificada neste campo.

Recomenda-se as pacientes - independentemente dos motivos que os levem a se submeter a uma cirurgia de mama - que o profissional escolhido tenha o título na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que a intervenção é realizada em um centro de saúde com instalações e equipamentos cirúrgicos adequados.

Vamos ver algumas dicas úteis sobre a escolha do seu cirurgião:

  • Devemos verificar se é um cirurgião certificado, qualificado e experiente.
  • O cirurgião deve fornecer segurança ao paciente, demonstrando sua taxa de sucesso, resultados e anos de experiência.
  • É importante que o médico forneça informações sobre os centros e instalações em que ele trabalha e sobre os membros que compõem sua equipe.
avaliação de mamoplastia redutora

Como é a primeira consulta com o cirurgião?

Durante a primeira consulta com o cirurgião plástico, o paciente deve fornecer todos os detalhes sobre o caso, expondo suas dúvidas, preocupações e expectativas.

O especialista avaliará a condição inicial da paciente, realizando uma avaliação do tórax e da mama para definir as possibilidades específicas de cada caso e recomendar a técnica cirúrgica mais adequada. No estudo pré-cirúrgico, os objetivos a serem atingidos com o tratamento devem ser estabelecidos para oferecer um resultado satisfatório. Da mesma forma, o paciente deve esclarecer quais aspectos deseja melhorar e qual volume ou tamanho deseja alcançar.

Além disso, o especialista deve ser informado sobre o histórico médico da paciente, incluindo possíveis alergias, doenças, histórico pessoal e familiar. Além disso, na primeira visita, o cirurgião especificará o procedimento a ser seguido e o tipo de incisão que será realizada com base no tipo de técnica selecionada.
É possível que, em alguns casos, seja preferível associar diferentes tratamentos, especialmente para corrigir assimetrias, de fato, muitas vezes a mamoplastia redutora também está associada a uma operação de mastopexia ou de mamoplastia de aumento.

Finalmente, para obter um resultado satisfatório e de acordo com as próprias expectativas, é importante desenvolver um relacionamento sincero e confiante com seu cirurgião logo na primeira consulta.

pré operatório mamoplastia redutora

Quais são os preparativos para a cirurgia?

Como em qualquer procedimento cirúrgico, um estudo pré-anestésico é obrigatório. Além disso, um exame detalhado da mama antes da cirurgia será realizado e tanto a mamografia quanto a ultrassonografia da mama serão realizadas. Isso, com o objetivo de destacar qualquer resultado relevante no final da mesma intervenção, incluindo possíveis tumores de mama.
Durante as visitas preparatórias, o seu cirurgião lhe dará mais detalhes sobre como se preparar melhor antes da operação. Algumas delas podem incluir:

  • Suspender o uso de drogas anticoagulantes
  • Pare de tomar a pílula anticoncepcional
  • Suspender o uso de tabaco, café e álcool
operação para reduzir mama

Como é realizada a cirurgia de redução de mama?

O principal objetivo da mamoplastia redutora é a redução das glândulas mamárias e, às vezes, também do mamilo, além da remoção do excesso de pele e gordura da mama.

Como já vimos, a operação pode durar de 2 a 4 horas e é realizada com anestesia local e sedação, ou com anestesia geral. Se o tecido retirado não for muito, o paciente pode ir para casa após algumas horas de observação durante o mesmo dia (hospital-dia), enquanto para as operações mais complexas é preferível permanecer pelo menos uma noite ou mais em hospitalização e observação.

O cirurgião faz incisões ao redor da aréola, a fim de remover o excesso de pele e glândulas, dependendo do tamanho e do resultado que cada paciente deseja alcançar. Durante a operação, a aréola é posicionada mais alta e os tecidos remanescentes são remodelados para se obter um seio menor e mais alto. As incisões podem ser feitas em forma de C, L ou T. Essas incisões - e portanto também as cicatrizes,  podem estar em três posições diferentes e seu tamanho dependerá da quantidade de tecido a ser removido:

  • Periareolar: em torno da aréola
  • Vertical: iniciar a partir da borda inferior da aréola até o sulco mamário
  • Horizontal: ao longo do sulco inframamário

As suturas são normalmente realizadas com pontos internos, a fim de reduzir a formação de futuras cicatrizes. No final da intervenção, os drenos serão aplicados.

resultados da redução de mamas

Quais são os resultados da mamoplastia redutora?

É importante ressaltar que os resultados são expressivos, uma vez que esse tipo de intervenção, se realizada por profissionais, têm um risco mínimo e os pacientes podem encontrar as primeiras melhorias em algumas semanas, tanto do ponto de vista físico quanto do aspecto emocional. Como, por exemplo:

  • Aumento da auto-estima e autoconfiança
  • Maior autoconfiança e auto-imagem
  • Peitos mais proporcionais e simétricos
  • Figura geral mais proporcional
  • Redução de dor nas costas
  • Maior conforto durante a atividade física
  • Maior confiança na seleção de itens de vestuário
  • Resultados a longo prazo
 mastoplastia redutora

Como é o pós-operatório de mastoplastia redutora?

A dor na mamoplastia raramente é intensa, mas sim uma sensação de aborrecimento. Em qualquer caso, o cirurgião poderá prescrever medicamentos analgésicos.
Geralmente, após a operação, edema ou inchaço aparecerá, o que diminuirá gradualmente após 3-4 dias, mas pode persistir por algumas semanas ou mesmo por alguns meses, dependendo do caso.
O curativo é aplicado imediatamente após a cirurgia e será retirado aproximadamente 48 horas após a operação. Depois, você precisará usar um sutiã esportivo por pelo menos 3 meses, tanto durante o dia quanto durante a noite. As suturas, no entanto, são removidas entre 5 e 12 dias após a operação.
Durante as primeiras 2 semanas de pós-operatório, será necessário: Evitar esforços, atividade esportiva, evitar dirigir, seguido de um período de descanso do trabalho (se você praticar uma profissão em que você tem que levantar pesos ou fazer esforços físicos devem observar um período mais longo de descanso) e não levante os braços.

riscos da mamoplastia

Riscos e complicações da mamoplastia redutora

As complicações geralmente são raras, e podem ser tratadas pelo especialista com terapia apropriada, sem afetar o resultado final.
Os principais riscos podem incluir:

  • Hemorragia
  • Infecções
  • Perda de sensibilidade do mamilo
  • Assimetrias

Perguntas frequentes

  • Existe lipoaspiração para a mama?"A lipoaspiração retira volume e a pele precisa retrair para não haver flacidez. Isso não costuma acontecer nas mamas, o que geraria maior flacidez. Por isso a mamoplastia é indicada e a lipo sozinha não. Procure um especialista para ser avaliada."  Dr André Colaneri
  • Pessoas com colesterol alto podem operar?"Sendo a taxa de colesterol não é muito alta e, isoladamente, não contraindica a cirurgia. Outros fatores e valores laboratoriais precisam ser avaliados. De qualquer modo, você vai ter que fazer a avaliação do risco cirúrgico para puder se submeter à cirurgia." Dr. Theodore Droubi
  • Os planos de saúde cobrem o procedimento de redução da mama? "Normalmente os planos não costumam cobrir esse tipo de procedimento por se tratar de um procedimento de cunho estético. Mesmo assim o ideal seria entrar em contato com seu plano para saber a cobertura do mesmo." Dr. Fabricio Francischone

  • Quando é possível voltar as atividades físicas?"Os exercícios físicos de modo geral são proibidos nas primeiras três ou quatro semanas depois de qualquer cirurgia de porte médio. No caso particular da redução mamaria a regra é ficar um mês sem fazer exercícios físicos, no segundo mês pode fazer exercícios onde não se use a força dos braços ( esteira, bicicleta, hidroginastica, etc.) e só no terceiro mês está totalmente liberada." Dr. Julio Morais
  • Os seios podem voltar a crescer se eu engravidar depois da cirurgia?"Sim,ela aumentará de tamnaho pelos hormonios durante a gravidez e amamentação e depois o tecido mamario diminuira mais do que era antes e ela ficara flacida. Esse é o comportamento normal da mama na gravidez, operada ou não. Dá no mesmo." Clinica Domingos De Paola De Cirurgia Plástica
  • Quero diminuir meus seios, quando custa?"Os valores cirúrgicos podem variar muito dependendo de cada cidade e estado, bem como o tipo de cirurgia, anestesia, hospital a ser escolhido entre outros fatores.De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM) somos proibidos de divulgar valores de procedimentos, quem os faz está indo contra ética médica.Por isso ideal seria avaliação para melhor esclarecer as dúvidas e também decidir o melhor tratamento para você" Dr. Fabricio Francischone
  • Redução de seios também ajuda na elevação?"Sim,normalmente com a cirurgia de redução fazemos a pexia também que é o levantamento." Dr. Fabricio Francischone

Depoimentos

"Realizei minha cirurgia no dia 17/09/2018 em pomerode sc, tenho 23 anos e usava sutian 54/56, nada melhor servia sentia dores horriveis na coluna fazem apenas 8 dias hoje de cirurgia e já me sinto bem melhor, mais bonita, só de às blusas me servirem, as pessoas não me olham mais com aquele olhar de como se eu fosse de outro mundo por ter seios gigantes, estão bem inchados ainda mas já estou amando, quando desinchar totalmente então, não vejo a hora de poder sair provar biquínis sutian e blusenhas. A cirurgia foi bem demorada quase 7h de cirurgia, passei bem mal quando acordei vomitei, senti muito frio, mas no outro dia já estava ótima, não sinto dores só algumas fisgadas mas bem tranquilo, só tem que ter paciência por que pra mim uma pessoa hiperativa não é facil ficar parada,mas vale a pena super recomendo."

Ver experiência

chagassa - Navegantes, Santa Catarina

"Há dois meses fiz redução de mama e tirei quase 2 kg de mama. Há anos sofri com dores na coluna(digo sofri porque espero que este quadro mude), isso se intensificou após eu ter minha filha e por recomendação do ortopedista fiz a cirurgia. Hj estou muito feliz com o resultado. Sinto que elevou minha autoestima. Estou muito feliz, recomendo para todas que sofrem com as mamas gigantes."

Ver experiência

JulianaAquino - Bela Vista (Mato Grosso do Sul), Mato Grosso do Sul

"Tenho 21 anos, e durante minha vida engordei e emagreci muitas vezes e os meus seios acabaram ficando com excesso de pele, flácidos e caídos, isso começou a me incomodar muito porque eu tinha vergonha de ir à praia com biquine, vergonha de ficar nua na frente do meu parceiro. Por isso decidi fazer a cirurgia, para me sentir bem com meu próprio corpo."

Ver experiência

dessa - Peruíbe, São Paulo

"Hoje , voltando da clínica para casa, pensei: Eu consegui! Apesar das dores e limitações que iniciaram ontem, quando recuperei a consciência após a anestesia, estou feliz. Olho para os meus seios e às vezes não acredito que já deu certo. Agradeço a Deus por ter se feito presente a todo instante e aos familiares que estão me ajudando é aturando o meu estresse e ansiedade. Rs... Só tem 24 horas que fui operada, ainda não posso falar muita coisa à respeito do procedimento; só sei que preciso me cuidar muuiitooo!

Forte abraço e até breve, se Deus quiser."

Ver experiência

SamiaGama - Jussara (Bahia), Bahia

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."