Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Atualização: 12 Abr 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre as Próteses de Panturrilha
  • Como acontece o aumento da panturrilha?
  • Técnicas para o aumento de panturrilha
  • Quem pode fazer o procedimento?
  • Quem não pode realizar esse procedimento?
  • Como escolher o cirurgião?
  • Como será a primeira consulta com o cirurgião?
  • Como se preparar para o dia da operação
  • Pós-operatório
  • Deixa cicatrizes?
  • Efeitos colaterais e riscos
  • Perguntas frequentes
  • Bibliografía
Aumento de panturrilha

Foto de aumento de panturrilha

Informações sobre as Próteses de Panturrilha

O aumento das panturrilhas geralmente é feito através da inserção de próteses de gel de silicone. Entretanto, além da prótese, é possível modelar e aumentar o volume dos músculos da panturrilha também com técnicas de injeção, como o lipofilling ou até mesmo usando o ácido hialurônico.
Todas essas intervenções têm como objetivo final restaurar o equilíbrio e a proporção de membros inferiores - tanto em pacientes masculinos como femininos - intervindo na forma e no tamanho do elemento que mais afeta o perfil e a harmonia das pernas.

próteses de panturrilha

Próteses de panturrilha

Como acontece o aumento da panturrilha?

O procedimento consiste em aumentar o músculo pela a inserção de próteses através de uma incisão de cerca de 5 cm, realizada abaixo do joelho. A incisão e fechada com pontos e envolvida com bandagens de compressão. 

A operação dura cerca de 1 hora e meia .É normalmente ser realizada sob anestesia local e com sedação, no entanto, em alguns casos, também pode ser feito com anestesia geral, se o médico considerar mais adequado. Para realizar o procedimento é necessário passar por um médico cirurgião plástico, realizar os exames pré operatórios além de seguir todos os conselhos e indicações do profissional após a cirurgia para ter um pós operatório tranquilo e um resultado ideal. 

Técnicas para o aumento de panturrilha

O implante das próteses não é o único procedimento cirúrgico que pode ajudar a obter as panturrilhas mais definidas. Na verdade, existem basicamente três opções disponíveis para o cirurgião e para o paciente:

1)Implante de prótese:
Os implantes de gel de silicone são colocados sob a banda do músculo tríceps através de uma incisão atrás do joelho. Sua vantagem sobre outras técnicas é que o resultado é permanente e melhora a parte inferior da perna como um todo. No entanto, como qualquer procedimento cirúrgico envolvendo a inserção de um corpo estranho, o que pode envolver riscos e uma recuperação pós-operatória mais longa.

2)Lipofilling das panturrilhas: Este procedimento, pode dar mais volume e moldar as panturrilhas através de gordura do paciente. A operação ocorre na sala de cirurgia, e é realizada pela aspiração de gordura de uma ou mais áreas por meio de lipoaspiração (abdômen, quadris, coxas). Após a extração, a gordura obtida é tratada e purificada e, em seguida, transferida para os tecidos das panturrilhas, a fim de obter maior volume e definição. A vantagem do lipofilling é que o risco de sofrer reações alérgicas é praticamente nulo e, além disso, a intervenção não deixa cicatrizes, mas apenas pequenas marcas nas áreas onde a micro cânula para a lipoaspiração foi inserida.

3)Ácido hialurônico:
O aumento também pode ocorrer através de infiltrações de ácido hialurônico. O tratamento não requer anestesia,mas uma simples mistura de anestésico pode ser suficiente para reduzir o desconforto do paciente no momento da injeção. A vantagem é que não é necessário um período de hospitalização e, portanto, é imediatamente possível retornar às suas atividades normais. No entanto, o resultado é temporário e subjetivo, uma vez que o ácido hialurônico é sempre uma substância reabsorvível, por isso será necessário repetir o tratamento, além de que muitas vezes não é possível utilizar em uma quantidade muito grande. No Brasil é proibido o uso de PMMA em todos os casos.

engrossar panturrilha

Imagem do contorno das panturrilhas

Quem pode fazer o procedimento?

No Brasil ainda são poucos os pacientes que necessitam dessa operação em particular, a busca acontece principalmente por homens, fisiculturistas profissionais e pacientes que sofreram conseqüências pós-traumáticas. Isso acontece na verdade porque o tipo físico dos brasileiros da certa relevância para as pernas, e os homens são os que possivelmente pode sofrer de alguma falta de gordura ou musculatura na região, buscam o procedimento para estar de acordo com os padrões de beleza.
A intervenção para aumentar as panturrilhas - por meio de prótese, lipofilling ou preenchimento - pode ser realizada tanto em pacientes masculinos como femininos, o importante é que o paciente tenha atingido a maioridade e desenvolvimento físico completo e que esteja em um bom estado de saúde.
O paciente que decide se submeter provavelmente não pode ser corrigidas apenas com o exercício físico e que às vezes também pode ter um impacto psicológico negativo, criando constrangimento e desconforto. As causas para o pouco desenvolvimento das panturrilhas pode ser por consequências de acidentes ou doenças (por exemplo, poliomielite) ou causas anatômicas ou genéticas, como problemas no joelho ou pé torto.

próteses de aumento

Próteses de panturrilha

Quem não pode realizar esse procedimento?

A cirurgia não é recomendada para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares ou patologias graves, como diabetes, insuficiência renal ou respiratória. O preenchimento não é recomendado caso o paciente apresente uma infecção persistente na pele.
Finalmente, lembre-se de que, se você decidir prosseguir com a modelação da panturrilha usando o lipofilling, o paciente também deve ser adequado para a cirurgia de lipoaspiração, e para isso os exames pré operatórios são tão importantes. 

cirurgião de panturrilha

Profissionais de Cirurgia Plástica 

Como escolher o cirurgião?

Recomenda-se verificar sempre a especialização do cirurgião , e buscar conhecer mais do seu trabalho. No Brasil é mais recomendado fazer o procedimento com médicos cirurgiões plásticos que façam parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

Seja qual for a intervenção que você deseja alcançar, é sempre aconselhável ir a uma primeira consulta com diferentes especialistas, ou escolher o seu profissional baseado no seu histórico.

consulta para aumento de panturrilha

Foto de aumento de panturrilhas

Como será a primeira consulta com o cirurgião?

Durante o primeiro contato com o(a) profissional, é essencial que o paciente compartilhe sinceramente com o especialista quais são suas expectativas em relação à operação, que resultados deseja alcançar e, acima de tudo, se sofre de quaisquer patologias que possam comprometer a intervenção e sua segurança.

O cirurgião, uma vez coletados todos os dados necessários sobre o estado de saúde e hábitos do paciente, procederá ao exame do desenvolvimento do músculo da panturrilha, a fim de avaliar a extensão da imperfeição. Alguns pacientes também podem ser solicitados a realizar exames de sangue (exames de sangue e urina) ou exames especializados, como eletrocardiogramas ou ultrassonografias, que podem ressaltar qualquer fator de risco cirurgico para o paciente.
Após completar todas as suas avaliações, o especialista explicará as várias possibilidades de intervenção disponíveis e aconselhará o paciente sobre a técnica mais adequada para o seu caso.

operar panturrilha

Foto de panturrilhas definidas

Como se preparar para o dia da operação

É sempre aconselhável ir à hospital acompanhada(o) por uma pessoa de confiança, alguém que possa estar disponível para ajudar ou tranqüilizar a pessoa que decide se submeter a uma operação.
Normalmente, é sempre uma boa ideia deixar de fumar pelo menos 2 a 3 semanas antes da data prevista da operação, para promover uma boa cicatrização, uma vez que o fumo afeta a capacidade de coagular o sangue. Recomenda-se não tomar medicamentos como a aspirina, durante a semana anterior à operação, porque essa substância também pode comprometer a coagulação e, portanto, retardar o processo de cicatrização. O mesmo se aplica às pílulas contraceptivas. A alta ocorre algumas horas após a operação, desde que o cirurgião recomende e não sinta a necessidade de um período maior de hospitalização.

pós operatório panturrilha

Foto de definição de panturrilhas

Pós-operatório

Durante o processo o paciente terá que usar curativo ou bandagem compressiva por cerca de duas semanas. Imediatamente após a operação, e durante os primeiros 2 dias, é necessário que permaneça em repouso mantendo as pernas levantadas. Após esse período, recomenda-se levantar com o auxílio de muletas para evitar fazer força excessiva, uma vez que dor e tensão podem fazer com que a prótese se desloque.
Durante os primeiros dias, o paciente pode sentir dor na área tratada, mas neste caso o médico pode prescrever analgésicos para melhor tolerar o desconforto. Podem aparecer hematomas ou inchaços, mas eles serão reabsorvidos ao longo de algumas semanas.

O retorno ao trabalho e as atividades diárias normais podem ocorrer após 10-15 dias, enquanto atividades esportivas, natação na piscina, sauna, exposição solar e esforços físicos devem ser postergados até 2 meses.

cicatrizes na panturrilha

cicatrizes na cirurgia

Deixa cicatrizes?

As cicatrizes são geralmente posicionadas logo abaixo da parte de trás  dos joelhos, de modo que  são escondidas pelas dobras e sombras da pele e, portanto, menos visíveis. Para promover a cicatrização, é aconselhável começar a cuidar das cicatrizes imediatamente, aplicando cremes e massagens específicos, seguindo sempre as instruções do seu cirurgião. Especialmente durante os primeiros 6 meses, é essencial proteger a área do sol.

riscos da cirurgia panturrilha

Riscos no aumento das panturrilhas

Efeitos colaterais e riscos

Entre os efeitos colaterais normais da operação para definir as panturrilhas podem aparecer: inchaço, equimose, uma sensação de tensão e dor leve na área operada, hipersensibilidade temporária ou dormência. Outros riscos:

-reações adversas à anestesia
-hemorragia
-infecção
-ruptura da prótese
-mal posicionamento ou assimetria da prótese
-contratura capsular da prótese (reconhecível pela sensação de rigidez)

Perguntas frequentes

  • Como ter um tornozelo e panturrilha do tamanho ideal? "Normalmente quando este aumento é por gordura se faz lipoaspiração. Procure um cirurgião plastico membro titular ou especialista da SBCP para ser avaliada." Dra. Rosimara Bonfim
  • Como se faz o aumento das panturrilhas? "Para aumentar e melhorar a aparência das panturrilhas usamos um implante de silicone (prótese). O procedimento segue o mesmo princípio para prótese de mama ou prótese glútea." Dr. Theodore Droubi
  • É possível fazer esse procedimento com PMMA? "O PMMA é um tratamento com altos índices de complicação, mesmo a longo prazo. Não indicamos esse tratamento para nenhuma finalidade. Procure um cirurgião plástico para verificar a possibilidade de colocar uma protese" Clínica Horta Duarte

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."