Informações sobre o tratamento

A prótese dental é uma das opções para reposição dos dentes perdidos. É feita sob medida a partir de um molde da boca do paciente e pode ser total ou parcial, fixa ou removível. Atualmente a prótese dental é confeccionada com materiais modernos, visando oferecer maior conforto e uma aparência mais natural. Nas primeiras semanas o paciente pode sentir um pouco de desconforto para comer e falar, até que se habitue ao uso da prótese. O especialista indicará a opção mais adequada, sendo necessário também um acompanhamento periódico, já que a estrutura da boca tende a se modificar com o passar dos anos.

Tempo tratamento
30-60 minutos
Anestesia
Local
Hospitalização
Não é necessária
Recuperação
2-3 dias
Efeitos
Imediatos
Resultados
Duradouros

O que o custo pode incluir

  • Primeira consulta
  • Tratamento

Vantagens

  • Substitui os dentes que foram perdidos
  • Corrige a mastigação
  • Melhora a estética do sorriso

Resultados esperados e riscos

Os resultados são imediatos e costumam ser duradouros quando o paciente mantém uma correta higiene da prótese. As complicações da colocação da prótese dentária estão relacionadas ao aparecimento de inchaço, vermelhidão ou lesões na gengiva, dor e infecção.

O tratamento

Existem diferentes tipos de próteses e o dentista indicará a melhor opção para o paciente. As próteses dentárias amis comuns são a parcial e a completa, fixas ou removíveis. Primeiramente, o dentista realiza os tratamentos dentários necessários, como limpeza, obturações e extração de peças. Em seguida, é feito um molde da arcada dentária do paciente para a confecção da prótese personalizada. Isso permite proporcionar resultados mais naturais e maior conforto ao paciente ao mastigar e falar.

Cuidados após o tratamento

É indicado manter uma correta higiene bucal, limpeza da prótese dentária com produtos especiais e também acompanhamento a cada seis meses para profilaxia. A troca da prótese pode ser realizada a cada 2 anos, pois a estrutura da boca costuma sofrer modificações.

Contraindicações

Cada caso deve ser avaliado de maneira personalizada pelo dentista, mas, em geral, a colocação da prótese não é indicada para pacientes com bruxismo e doenças bucais. No caso das próteses fixas, o tratamento não é recomendado para pacientes com problemas de coagulação e de cicatrização.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiências

Ver todas

Meu nome é Moacir, tenho 48 anos e faz um mês que coloquei uma prótese dental. Na mesma semana que fiz o procedimento tive que voltar ao dentista porque não conseguia me alimentar e nem dormir bem de tanta dor que sentia. Ele disse que era normal, que eu precisava de uns dias para me adaptar à prótese. Acontece que passados os 30 dias eu continuo sentindo dor e tendo dificuldades para comer. Emagreci dois quilos e estou preocupado com a situação. Gostaria de escultar a opinião de alguém para saber se isso é normal e até quando vai durar este incômodo.

Decidi colocar uma prótese dental para resolver um problema e acabei arrumando outro. A minha prótese é parcial e fixa na parte de baixo da boca, sinto muita dor e já cheguei a machucar a gengiva. Acho que também está afetando a mastigação e a fala porque às vezes as pessoas não entendem o que eu digo. Não sei se a prótese é pequena ou foi mal feita, só sei que preciso encontrar um especialista urgente porque a situação está me incomodando muito. Se alguém conhecer um bom profissional na minha região, por favor me avise. Obrigada!

Sofri um acidente e perdi quase todos os dentes da parte de baixo da boca. Além de passar muita vergonha, estou começando a ter problemas para mastigar e falar. Preciso urgentemente encontrar uma solução ainda que a minha condição financeira é complicada. Pensei em colocar uma prótese, mas tenho medo de não me adaptar e que fique parecendo muito artificial. Queria saber se alguém aqui fez esse tratamento e poderia contar como está sendo, se a prótese incomoda e que tipos de cuidado tem que ter.

Durante um bom tempo eu fui uma pessoa séria, calada e com vergonha de sorrir pela falta de alguns dentes. Demorei anos pesquisando e juntando dinheiro para conseguir colocar uma prótese. Depois que eu já tinha a informação e o dinheiro só me faltava uma coisa: coragem. Graças à atenção e paciência do Dr. Marcos eu consegui vencer o medo e realizar o meu sonho. Valeu muito a pena e o resultado foi maravilhoso, hoje sou uma pessoa confiante e sorridente. Aconselho a todos que precisam e podem fazer este tratamento.

Olá, gostaria de um tratamento dentário, com as gravidez e por falta de um tratamento adequado acabei perdendo os meus dentes da parte superior e isso me prejudica muito, enfim, preciso disso pra ter um pouco da minha vida de voltar n irá resolver todos meus problemas estético mas me devolveria o meu sorriso com isso minha vida.

Em 2013 sofri um acidente e perdi muitos dentes. Passei por uma avaliação e o dentista me recomendou colocar uma prótese. Em dois meses já tinha me adaptado e até o ano passado não tive nenhum problema. De repente a gengiva comceçou a sangrar e eu comecei a sentir muita dor durante a mastigação e também à noite. A situação está piorando e eu, sinceramente, não sei o que fazer porque não posso ficar sem a prótese. Queria saber se depois de tanto tempo pode que a minha boca esteja rejeitando a prótese e, neste caso, qual seria solução.

Faz uns 3 anos passei por uma fase pessoal muito difícil que acabou afetando a minha saúde e levando à perda de alguns dentes. Como eu não tinha problemas para mastigar e não sentia dor, fui deixando e não me interessei em arrumar os dentes. Foi um grande erro que agora eu pretendo consertar. Pelo que eu pesquisei e entendi, a solução para o meu caso é colocar uma prótese dental. Tenho muitas dúvidas sobre o procedimento e os cuidados que se deve ter, mas principalmente me preocupa o fato de que a aparência fique artificial.

Tenho 44 anos e uso prótese dental desde os 39 devido a um acidente que sofri. Já troquei a prótese duas vezes e até hoje não consegui me adaptar. Além de dor e sangramento na gengiva, tenho fortes dores de cabeça. Acho que é de tanto forçar a mastigação mais de um lado que do outro. Estou desacreditado porque me tratei com dois profisisonais diferentes e nenhum conseguiu resolver o meu problema. Não sei mais o que fazer e preciso encontrar uma solução urgente antes que isso acabe gerando outro problema.

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
4 15 Ago 2017
6 1 Fev 2017
quanto custa uma protese dental
joaocarlos9 · Vitória (Espírito Santo)
joaocarlos9 4 5 Jan 2017
4 5 Jan 2017

Vídeos

Ver todos
Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas

Gostaria de saber se a prótese flexível pode substituir uma prótese com grampos metálicos? Parte superior frontal com quatro dentes . Gostaria de saber também ,se não vai ao mastigar, sua duração e durabilidade.

Ainda não tem respostas

Artigos

Ver todos
Mitos e verdades sobre prótese dentária

Mitos e verdades sobre prótese dentária

A perda dos dentes pode gerar, além do desconforto estético, problemas funcionais relacionados à mastigação incorreta. Uma das opções...

Cirurgia.net  · 22 Out 2015 Ler mais

Centros destacados

Ver todos

Paulo Vasconcelos Stefani

Paulo Vasconcelos Stefani é um dos profissionais que coordenam as atividades na Buco Maxilo Facial, uma clínica especializada em tratamentos na região, oferecendo a todos os pacientes segurança e técnicas avançadas.EspecialidadesA equipe trabalha especialmente com cirurgia ortognática e disfunção de ATM. A cirurgia ortognática tem como objetivo o alinhamento dos ossos da face para promover a função adequada além da correção da mordida e estética facial harmônica. Buscamos também o restabelecimento da função da ATM e a melhora das vias aéreas superiores.LocalizaçãoA sede da clínica fica em São Bernardo do Campo. Temos instalações de fácil acesso, com estacionamento e com segurança. Garantimos atendimento diferenciado, com muita atenção, para satisfazer a necessidade e alcançar os objetivos do tratamento. Entre em contato para agendamentos.

São Bernardo do Campo São Paulo

Clínica Odontowicz

Tudo o que você necessita para ter um sorriso mais bonito e mais saudável você encontra na Clínica Odontowicz. Somos especializados em odontologia estética e garantimos a todos os nossos pacientes tratamentos seguros e inovadores. A nossa equipe é formada por profissionais altamente qualificados. que ajudam a manter a clínica como referência de qualidade. Nossa estrutura é moderna e confortável, estando em um ponto estratégico e de fácil acesso na cidade de Curitiba.Contar com a Clínica Odontowicz é ter garantias de resultados excelentes, independentemente do tipo de serviço. Entre outras coisas, você é acompanhado do início ao fim do tratamento. Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma avaliação.Implantes DentáriosPróteses DentáriasDentística RestauradoraClareamento DentalPeriodontiaEndodontiaCirurgias em Geral

Curitiba Paraná

Clínica Fina Estampa

1 recomendação

A Clínica Fina Estampa é um espaço moderno e bem equipado, que reúne toda a infra-estrutura necessária para cuidar da estética do seu corpo e rosto, sempre com muita segurança e resultados satisfatórios. Nossos tratamentos são inovadores e as técnicas utilizadas por nossos especialistas são aprimoradas ao longo de anos de experiência em estética.À frente do setor de cirurgia plástica, está a Dra. Giovana Haeser, CRM 21254 / RQE 13311 e 15029. Nosso centro também conta com dermatologistas, odontologistas, fisioterapeutas, esteticistas e especialistas em ortomolecular.A sede da Clínica Fina Estampa está localizada em Porto Alegre e atendemos pacientes interessados de toda a região. Entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas.ginecomastiamamoplastiaplástica do abdômenlipoesculturamicropigmentaçãoclareamento dentalortodontiabotoxpeeling

Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Rio Grande do Sul