Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 28 Mar 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre o preenchimento
  • O que exatamente são os preenchimentos?
  • Para que serve o preenchimento?
  • Quem pode fazer um preenchimento?
  • Como escolho meu médico?
  • Como é sua primeira consulta?
  • Como funciona o procedimento?
  • Resultados
  • Como é a recuperação após a aplicação de enchimentos?
  • Complicações ou possíveis efeitos colaterais
  • Perguntas frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Vídeo realizado por Clínica Salute

Informações sobre o preenchimento

Os preenchimentos tornaram-se uma alternativa de  tratamento para moldar e rejuvenescer o rosto. Eles têm a vantagem de serem rápidos de aplicar e, além disso, são mais baratos do que as operações de Cirurgia Plástica. Além disso, eles também são menos invasivos, não apresentam risco de cicatrizes e os resultados são vistos com rapidez. Atraindo cada vez mais curiosidade de mulheres e homens que buscam uma solução rápida e indolor para melhorar sua beleza e encontrar mais segurança em si.

preenchimentos aplicações

O que exatamente são os preenchimentos?

De forma simples de se entender as substâncias de preenchimento são usadas para aumentar e corrigir os volumes da parte do corpo em que são injetados.Existem três tipos de preenchedores, divididos de acordo com a duração:

  • Enchimentos reabsorvíveis
  • Enchimentos de longa duração
  • Enchimentos permanentes


Os preenchedores permanentes são os menos utilizados entre os três porque apresentam maior número de efeitos colaterais e complicações.

Vídeo realizado por Dra. Tula Vigil

Para que serve o preenchimento?

São principalmente destinados ao uso estético, mas são muito versáteis e podem ser usados ​​para diversos fins:

  • Preencher as rugas superficiais e profundas
  • Moldar o nariz e esconder a corcunda (Rinofiller ou rinoplastia não cirúrgica)
  • Aumentar o volume dos lábios
  • Aumentar o volume das maçãs do rosto
  • Preenchimento de bochechas
  • Preenchimento as olheiras submersas
  • Moldar ou aumentar o queixo
  • Moldar o contorno da mandíbula
  • Melhoramento do cortorno facial correta e da assimetria
  • Rejuvenescimento das mãos
  • Preenchimento das cicatrizes
  • Preenchimento cicatrizes de acne
  • Aumentar o volume das nádegas
preenchimento resultados

Quem pode fazer um preenchimento?

Os preenchedores podem ser adequados para diferentes tipos de pacientes, homens e mulheres, sem qualquer limitação de idade em particular, desde que sejam adultos ou tenham atingido o pleno desenvolvimento físico e tenham uma boa saúde física e mental.

Em geral, não há contraindicações específicas - especialmente no caso de preenchimentos com ácido hialurônico, conhecido popularmente como botox. No entanto, é sempre obrigatório informar o seu médico sobre quaisquer alergias ou doenças anteriores, para que possa avaliar se pode realizar o tratamento com segurança. É particularmente importante informar o médico sobre: ​​reações alérgicas à anestesia, episódios de herpes e se você tomou drogas ou anticoagulantes nos dias anteriores ao tratamento. Ademais, também não podem ser administrados durante a gravidez e lactação.

Cirurgia Plástica

Como escolho meu médico?

Os profissionais que realizam esses tratamentos podem ser médicos especializados em Cirurgia Plástica e/ou dermatologia.
Certifique-se de encontrar aquele que melhor se adapte às suas necessidades e que comunique mais confiança e segurança. O importante é entrar em contato apenas com médicos credenciados, podendo verificar sobre a sua formação na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e/ou na Sociedade de Dermatologia.

efeitos do botox

Como é sua primeira consulta?

No início da visita, o paciente indica as razões pelas quais ele está interessado no preenchedor e qual imperfeição ele gostaria de corrigir, para que o especialista possa fazer uma avaliação da anatomia da pessoa para determinar exatamente a extensão da imperfeição e a área, ou a áreas a serem tratadas.

Antes de poder prosseguir com o tratamento, o médico também precisará conhecer todos os detalhes sobre a saúde do paciente e sua clínica anterior, especialmente para determinar se pode haver alguma interferência entre as substâncias usadas ou para avaliar quaisquer riscos de alergias ou efeitos lado. Além disso, o paciente deve informar o médico sobre possíveis doenças, como diabetes ou problemas cardiovasculares. Você também deve informar o seu médico se é a primeira vez que você faz um preenchimento ou se ele foi usado no passado, especialmente para entender se pode ter acontecido complicações, alergias ou efeitos colaterais. Assim, será possível planejar o seu procedimento com segurança.

procedimento de preenchimento

Como funciona o procedimento?

Os preenchimentos faciais são sempre administrados por injeção. Não há necessidade de realizar qualquer cirurgia, incisões com o bisturi ou outras técnicas invasivas. A agulha utilizada é muito fina, mas em alguns casos pode ser necessário utilizar agulhas de maiores, porque algumas das substâncias utilizadas como um agente de enchimento pode ser um pouco mais densas, em particular quando a zona de injecção está localizado no corpo e não no rosto. O único sinal de que essas injeções podem sair é a da punção, que desaparece de qualquer maneira em pouco tempo. O tratamento é realizado em uma sessão com duração de 20 a 30 minutos, e não é necessário realizar em uma sala de operação.

resultados preenchimento

Resultados

Os resultados são imediatos, portanto já visíveis após a sessão, mas dependendo da extensão da imperfeição, o número de frascos e sessões necessários para atingir a meta do paciente pode variar. No caso de rugas superficiais, apenas uma sessão será suficiente, enquanto que para rugas particularmente acentuadas ou profundas, pode ser preferível realizar várias sessões.
A duração dos resultados varia dependendo da pele do paciente, da situação inicial e também dependendo da densidade e quantidade do produto utilizado, de forma que os resultados podem durar de 6 a 8 meses no caso de preenchimentos hialurônicos ou até 24 meses do processo.
Os benefícios que permitem obter resultados naturais e visíveis com cargas podem ser encontrados: um tom e brilho maiores, diminuição da flacidez da pele e fortalecimento da pele.

pós operatório preenchimento

Como é a recuperação após a aplicação de enchimentos?

O uso de cargas não implica um período de tratamento ou repouso como no pós-operatório e é possível retornar às atividades normais a partir do dia após o tratamento. A principal precaução a seguir é não se expor ao sol por 2 semanas para evitar hiperpigmentação, e às vezes pode ser aconselhado a dormir por algumas noites em uma posição que favoreça a acomodação do produto (por exemplo, de cabeça para baixo).

 efeitos colaterais do botox

Complicações ou possíveis efeitos colaterais

No final da sessão pode haver vermelhidão, coceira e inchaço, mas são efeitos temporários que são resolvidos depois de algumas horas. O inchaço pode durar mais quando o preenchimento é usado para aumentar o volume dos lábios e, às vezes, pequenos nódulos podem se tornar visíveis por alguns dias. Em alguns casos, os hematomas podem aparecer por alguns dias, mas podem ser cobertos com base. Para ajudar a reabsorção desses efeitos colaterais é possível a aplicação de compressas de gelo. Os riscos destacados pela ISAPS com relação ao uso de preenchedores incluem: irregularidade, hipercorreção ou hipocorreção, assimetrias, nodularidade, granulomas e infecções.

Perguntas frequentes

Fiz o procedimento e não sei se estou satisfeito, o que fazer? "Aguarde pelo menos 30 dias para uma avaliação correta do seu preenchimento, quando todo edema regredir. Só depois disto decida com seu médico se haverá realmente necessidade de aplicação de hialuronidase, que quando feita bem diluída muito provavelmente não trará repercussões no volume dos seus lábios (naturais)" Clínica Dra. Luciana Pepino - Cirurgia Plástica

Caroços com o preenchimento de ácido hialurônico, por que acontece? "O acido hialurònico é totalmente absorvível pelo organismo e se não for pode-se usar a hialuronidase para dissolve-lo, o problema é que às vezes temos visto casos de injeção muito superficial de hialurônico com formação de grumos na pele tipo "cacho de uva", neste caso só a retirada cirurgica resolve pois não responde à hialuronidase." Clinica Domingos De Paola De Cirurgia Plástica

Fiz a aplicação com o PMMA, como retirar? "Muito difícil mesmo a retirada do PMMA com lipoaspiração, até até mesmo com uma cirurgia aberta as dificuldades são imensas, pela intensa fibrose causada pelo produto, implicando numa dificuldade de dissecção dos tecidos e isolamento do produto. Mas, apesar da dificuldade, acredito que a cirurgia aberta, com um bom planejamento da localização das incisões, seria a melhor técnica a ser usada." Dr. Thiago Morais

É possível corrigir cicatrizes e buracos nos gluteos com preenchimento? "Provavelmente é possível corrigir essas depressões. Se a pele está normal pode ser feita injeção de gordura para corrigir os defeitos, mas se a pele tem cicatrizes a depressão pode ser corrigida, mas a cicatriz só pode ser atenuada mas sempre existirá" Dr. Julio Morais

Fiz o preenchimento na olheira, mas está muito inchado, o que pode ser? "O inchaço nos primeiros dias é normal. Caso os sintomas persistam, procure sua médica. Se for excesso de produto, existe uma enzima chamada hialuronidase, que remove o preenchedor."Dra. Alessandra Catharino

Quero aumentar o bumbum, preenchimento resolve? "Há tratamentos que vão desde preenchimento com gordura, preenchedor e outros. Faça uma avaliação com um cirurgião plástico membro da SBCP." Dra. Rosimara Bonfim


Depoimentos

"Comecei a pesquisar sobre os procedimentos e tratamentos, pois estava muuuito insatisfeita com uma linhas de expressões que começavam a aparecer e também o tão temido "bigode chinês". Procurei me informar não só sobre os tratamentos, mas também produtos e como tratar melhor a pele já que estava chegando aos 30! Tinha medo de fazer algo e ficar parecendo muito artificial, mas após muita pesquisa decidi ir em uma excelente dermato que me deixou mais tranquila. Tudo foi rápido e tranquilo, o pós procedimentos é que me deixou assustada. Fiquei com o rosto roxo, inchado e bem dolorido, mas com o passar dos dias foi melhorando, o resultado foi excelente e de muita delicadeza. Fiz na Clinica de Pele Recife - Dra Gleyce Fortaleza."

Ver experiência

Taci - Recife, Pernambuco

"Resolvi melhorar a aparência de meu rosto para condizer com o físico. Dra. Luciana Pepino realizou preenchimento com Radiesse, que estimula a produção de colágeno, na maçã do rosto, no bigode chinês e também no queixo. Ficou excelente, adorei o resultado ficou muito natural. Também foi usado o Fio de Silhouette no final da sobrancelha para levanta-lá e na base do rosto também."

Ver experiência

TheresaSouza - São Paulo (cidade), São Paulo

"Me chamo Vera Lucia e recentemente fiz um procedimento estético. Realizei a aplicação de preenchimento para suavizar as marcas de expressão dos lados da boca, o chamado preenchimento chinês. Ficou muito bom, adorei os resultados! Quem me atendeu foi o Renato Fagundes, um dermatologista experiente de Nova Iguaçu. É muito importante que a aplicação do preenchimento seja feita por um profissional especializado e habilitado para que não haja nenhum tipo de problema. Ele me atendeu bem e esclareceu minhas dúvidas sobre o tratamento, me senti segura para fazer o procedimento. Estou satisfeita e recomendo para quem precisar fazer esse tipo de correção como a que eu realizei."

Ver experiência

Ver_9278 - Pavuna, Rio de Janeiro

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."