PMMA

  • Anestesia geral ou sedeação
  • 1 dia
  • 1-3 horas de intervenção
  • 7-10 dias de repouso
  • Efeitos visíveis após um mês
  • Resultados permanentes

O que é PMMA?

O que é PMMA

A substância é proibida pela ANVISA

O PMMA, dentro da classe dos biopolímeros, são definidos sob o conceito de Alogesis Latrogenic, que basicamente se refere à introdução de compostos que não são compatíveis com o corpo humano através de injeções, aplicados por pessoas que não possuem as certificações médicas necessárias ou por profissionais de saúde que não possuem ética médica no momento do tratamento.

Da mesma forma, essas substâncias que são injetadas para dar volume a uma determinada área do corpo são derivadas de silicone, geralmente de tipo industrial, o que o torna muito perigoso para a saúde, pois não são compatíveis com o corpo humano.

O especialista enfatiza que substâncias como parafina, metacrilatos, diferentes tipos de óleos e manteigas também são comuns na família de biopolímeros. Estes causam sérios problemas de saúde nos pacientes, geralmente irreversíveis.

Que sintomas produz?

sintomas

Foto retirada do Grupo de Ajuda PMMA. A substância migrou do glúteo para o tornozelo

Os sintomas podem variar e podem ser sentidos a partir do momento em que são injetados, horas ou dias após e até 20 anos após o procedimento.

Nesse sentido, os principais sintomas são inchaço e dor na área onde a substância foi injetada. É importante observar que isso pode ocorrer até a morte, uma vez que a substância é injetada em um vaso sanguíneo, entrando na substância através da corrente sanguínea e causando vários problemas de saúde muito graves, como embolia pulmonar na qual o paciente vem a falecer.

Para quem é indicada a extração?

Extração PMMA

Processo de retirada 

A extração de PMMA é recomendada para pacientes que apresentam sintomas de inchaço, queimação, febre, vermelhidão da área injetada, problemas imunológicos e crises frequentes que afetam sua qualidade de vida.

Bibliografia

Sociedade Brasileira de Dermatologia: Com má fama, PMMA não deveria ser usado para fins estéticos, dizem médicos. Disponível em https://www.sbd.org.br/... Acessado em 09/07/2020.

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."