Quando o paciente apresenta desconforto, inchaço, vermelhidão ou qualquer outro tipo de complicação, deve procurar imediatamente o especialista certificado para avaliar e agendar a remoção da substância.
Nesse contexto, o médico avaliará a gravidade de acordo com cada caso e de acordo com a parte do corpo em que a substância deve ser removida.
O mais recomendado para a primeira consulta, de acordo com os especialistas, é poder avaliá-los pessoalmente, com a ajuda da história clínica e fotos que fornecerão uma referência da gravidade da lesão e um reflexo do "antes e depois". Além disso, é essencial realizar o exame direto, pois mostrará que tipo de cirurgia é necessária. Para isso, o especialista realizará a palpação dos tecidos e avaliará a melhora parcial ou total da extração do PMMA.
Nesta primeira consulta, o cirurgião deve ser realista quanto aos resultados que serão obtidos, uma vez que, em muitos casos, a gravidade da lesão é muito alta, o que causa muitos danos aos tecidos e deformidades das áreas afetadas.