Informações sobre o tratamento

Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos e tratamentos que ajudam no realinhamento dos dentes, desde os tradicionais aparatos metálicos até alinhadores transparentes. A técnica e o material mais adequados dependem de cada caso. A ortodontia é uma especialidade da área odontológica que tem como principais objetivos prevenir, diagnosticar e tratar problemas causados pelo posicionamento incorreto dos dentes, como mastigação incorreta, inflamações na gengiva, além de cáries e tártaros ocasionados pela difícil higienização.

Tempo tratamento
45 minutos
Anestesia
Não é necessária
Hospitalização
Não é necessária
Recuperação
Imediata
Efeitos
12-18 meses
Resultados
Duradouros

O que o custo pode incluir

  • Primeira consulta
  • Tratamento

Vantagens

  • Corrige o posicionamento dos dentes
  • Melhora a mastigação
  • Facilita a limpeza dos dentes
  • Proporciona um sorriso bonito e alinhado

Resultados esperados e riscos

Os resultados são duradouros, uma vez que os dentes podem se mover, mas não chegarão a voltar ao estado original. Os riscos do tratamento ortodôntico são o aparecimento de cáries, diminuição das raízes e desgastes dos dentes, dores de cabeça e de ouvido.

O tratamento

Existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos e a escolha é baseada nas necessidades de cada paciente. Entre os principais modelos, estão o metálico tradicional, de policarbonato, de cerâmica, de safira, o autoligável e o aparelho lingual. Primeiramente, o dentista solicitará um raio-x da boca e da face do paciente e fará um molde de suas arcadas dentárias para avaliar o caso. Pode ser necessário um tratamento prévio, como extração de dentes ou eliminação de cáries. Finalizada esta fase, o aparelho ortodôntico é colocado e ajustado mensalmente para se alcance o resultado desejado.

Cuidados após o tratamento

É fundamental manter uma correta higiene bucal, escovando os dentes e passando o fio dental após cada refeição para evitar o aparecimento de cáries. É recomendável não mastigar alimentos muito duros para que os bráquetes não descolem dos dentes.

Contraindicações

Para se submeter ao tratamento ortodôntico, o paciente deve estar com os dentes e gengivas saudáveis. Dependendo do caso, pode ser realizado um tratamento dental prévio.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiências

Ver todas

Quando sorrio meus dentes de cima aparecem pouco dando a impressão de dentes pequenos não sei oque fazer . gostaria de a ajuda de alguém . tenho 24 anos meus dentes são bonitos e não são pequenos . Não estou desesperado, nem nada é que gosto muito de sorrir e gostaria de sorrir sem preocupações . Meus amigos já me perguntaram sobre isso só que eu não consegui explicar o porque. As vezes evito muito sorrir por conta disso . Tiro fotos só sorrindo com os lábios por não querer parecer estranho ou diferente talvez feio sorrindo . Meus dentes são bonitos mais gostaria que eles aparecesse visivelmente .

Usei aparelho fixo durante um ano e meio para corrigir um dente da parte de cima que estava torcido para fora. Gostei muito do que vi quando tirei o aparelho e, para completar o tratamento, tive que ficar mais um ano e meio usando o aparelho móvel. Os meus dentes ficarm bem alinhados e o meu sorriso era perfeito. Esta alegria não durou mais que dois anos depois que deixei definitivamente de usar o móvel, pois o meu dente voltou a torcer. Estou triste e decepcionado. Queria saber se isso é normal e o que devo fazer agora.

Não sei se estou fazendo algo errado ou se esse não era o tratamento adequado para mim, mas a verdade é que não esotu me adaptando ao aparelho. Fiquei com o primeiro diagnóstico, não escutei uma segunda opinião médica e estou muito arrependido. Eu só quero poder me livrar deste desconforto, ver meus dentes retos, resolver o problema da mastigação e da inflamação na gengiva, mas para isso preciso encontrar um profissional de verdade porque até agora tudo o que eu consegui foi frustração e gastos.

Aos meus 42 anos descubro que meus dentes estão desgastados e que a parte de cima já não encaixa muito bem com a parte de baixo. Felizmente isso não está me causando nenhum problema de mastigação ou fala, mas o dentista foi bem claro em dizer que com o tempo a situação poderá se agravar. Ele me deu duas opções. A primeira seria fazer como uma espécie de raspagem e colocar um aparelho móvel, e a segunda seria colocar um aparelho fixo. A diferença de preço é muita e quando falo muita me refiro a 6 vezes mais. Ele disse que o primeiro tratamento resolveria algo, mas que o segundo, claro, é muito mais efetivo. É a minha saúde, mas também é o meu tempo e dinheiro e por isso desejo ouvir uma segunda opinião profissional.

Tenho 37 anos e não estou contente com a minha aparência. Sempre tive os meus dentes um pouco tortos, mas nunca foi nada exagerado. Acontece que com os anos, além deles entortarem mais, também se inclinaram pra frente. É muito feio, tenho vergonha até de sorrir. E não é somente um problema de estética já que ultimamente tenho notado que às vezes a minha voz sai pelo nariz e que quando mastigo mordo a bochecha. Estou disposta a corrigir isso, mas penso que a esta altura, com esta idade, esse problema já não tem mais correção.

Tenho 32 anos e faz uns dois anos que venho notando algo estranho na minha mastigação. Comecei a observar os meus dentes, que nunca foram retos, e vi que eles se torceram muito e rapidamente. Fiquei tão impressionada que agora tenho a sensação que até a minha boca está torta. Não sei se seria o caso de colocar aparelho e me pergunto se a esta idade já não é um pouco tarde para tentar corrigir este problema.

Meus dentes tortos, que até então nunca me incomodaram, estão começando a me causar problemas, principalmente para mastigar. Custa acreditar que aos meus 39 anos não tenho outra alternativa senão colocar um aparelho para evitar que esta situação se agrave ainda mais. O que me conforma um pouco é que parece que agora existem outras opções, ou seja, já não é preciso usar o antigo aparelho fixo metálico. Gostaria de conhecer a experiência de quem colocou um destes aparelhos mais modernos, como é a adaptação e os resultados que se pode conseguir.

Meus dente são tortos
RafaelaTrindade

Meus dentes estão me trazendo diversos problemas... mordo a bochecha com bastante frequência. Passei por uma primeira avaliação e o dentista me falou que terei que colocar o aparelho fixo, em principio por um ano e meio, e logo substituí-lo pelo móvel e usá-lo por mais um ano e meio. Ele também disse que, antes de colocar o aparelho, terei que tirar o siso e é aqui onde eu não estou de acordo porque estes dentes nunca me incomodaram. Gostaria de escutar uma segunda opinião para poder decidir.

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
Derrame facial, boca torta.
Matheussantos · Patos de Minas
Matheussantos 17 1 Ago 2018
17 1 Ago 2018
será que aparelho ortodôntigo corrige sobremordida?
rafaelsarmento · Canoas (Rio Grande do Sul)
rafaelsarmento 6 21 Dez 2016
6 21 Dez 2016
aparelho ortodontico invisivel!! alguem conhece???
semprebela · Juiz de Fora · 1 imagem
semprebela 5 1 Nov 2016
5 1 Nov 2016

Destacado

Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas

Minha mãe perdeu os dentes muito nova. Levei no posto, e ele disse que não teria como colocar dentadura, pois; não ia fixar, devido ao desgaste ósseo que ela teve. Quero saber se existe algum profissional especializado em odontologia em Bh, pra me dizer se tem algum tratamento ou cirurgia pra esse caso.

Ainda não tem respostas
Implante ou ponte fixa? Moniqu · 16 Abr 2018

Tenho 30 anos, tive uma fratura no meu pre molar superior(ja tinha um canal nele)...o que e melhor..implante ou protese fixa??? Meu dentista disse q e muito complicado um implante de premolar...e verdade isso?

Oi Moniqu. Não é complicado fazer implante em pré-molar, desde que haja osso suficiente. Você deve dar preferência ao implante do que à prótese fixa, pois para a realização dessa é necessário realizar desgastes nos dentes adjacentes. Se eles já tiverem coroas tudo bem, o problema é desgastar dentes hígidos, devemos sempre tentar preservá-los. E com ... ler mais

1 resposta ler mais
Tempo médio da ortodontia NataliaViana · 18 Dez 2017

Olá! Quero saber quanto tempo mais ou menos é necessário ficar com um aparelho de ortodontia. Tenho os dentes da frente um pouco tortos.

Olá Natália. O tempo necessário com aparelho ortodôntico depende de vários fatores. A idade é uma delas. Em jovens tende a ser mais rápido pois ainda estão em fase de crescimento. E se for muito rápido pode prejudicar a estrutura de sustentação dos dentes causando sérios problemas. O ideal é você procurar um especialista para fazer uma avaliação cl ... ler mais

1 resposta ler mais

Artigos

Ver todos
Soluções para os dentes separados

Soluções para os dentes separados

Muitas podem ser as causas do diastema, ou seja, dos dentes separados. No entanto, existem tratamentos eficientes e que oferecem...

Cirurgia.net  · 3 Abr 2017

Centros destacados

Ver todos
Clínica Fina Estampa

Clínica Fina Estampa

2 recomendações

A Clínica Fina Estampa é um espaço moderno e bem equipado, que reúne toda a infra-estrutura necessária para cuidar da estética do seu corpo e rosto, sempre com muita segurança e resultados satisfatórios. Nossos tratamentos são inovadores e as técnicas utilizadas por nossos especialistas são aprimoradas ao longo de anos de experiência em estética.À frente do setor de cirurgia plástica, está a Dra. Giovana Haeser, CRM 21254 / RQE 13311 e 15029. Nosso centro também conta com dermatologistas, odontologistas, fisioterapeutas, esteticistas e especialistas em ortomolecular.A sede da Clínica Fina Estampa está localizada em Porto Alegre e atendemos pacientes interessados de toda a região. Entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas.ginecomastiamamoplastiaplástica do abdômenlipoesculturamicropigmentaçãoclareamento dentalortodontiabotoxpeeling

Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Rio Grande do Sul

Dr. Arthur Koerich d'Ávila

Dr. Arthur Koerich d'Ávila

1 recomendação

Se você busca por qualidade na hora de se submeter a uma cirurgia plástica, conte com a experiência do Dr. Arthur Koerich d'Ávila. Em constante aperfeiçoamento, o profissional trabalha com técnicas que oferecem os resultados mais naturais possíveis, pensando sempre no seu bem-estar.EspecialidadesMembro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Arthur Koerich d'Ávila, CRM-SC 8407 / RQE 8548, está preparado para realizar intervenções com fins estéticos ou reparadores e tratamentos minimamente invasivos, de acordo com as necessidades particulares de cada paciente. Atua com cirurgias para remodelagem do contorno corporal, mamoplastias, cirurgias faciais, entre outras.LocalizaçãoO Dr. Arthur atende nas suas 2 clínicas em Florianópolis e São José. Para marcar um horário basta entrar em contato conosco, ligando para uma de nossas clínicas ou mandando uma mensagem, aqui mesmo no portal CIRURGIA.NET ou através do nosso WhatsApp: +55 (48) 98454-1315Responsável técnico: Dr. Arthur Koerich d'Ávila, CRM-SC 8407 / RQE 8548

Florianópolis Santa Catarina

Odontologia e Estética Facial Dra Nielma

Odontologia e Estética Facial Dra Nielma

Mais do que proporcionar um atendimento qualificado com produtos certificados, temos como objetivo a segurança e o conforto em todas as etapas de nossos serviços. ESTÉTICA OROFACIAL ORTODONTIA ATM Dra. Nielma Renata Mazini Ferrari Graduada pela Unesp Araçatuba em 2008 Especialização em Ortodontia Unesp Araçatuba - 2015 a 2018 Habilitada em Harmonização Facial - APCD Araçatuba em 2017A Odontologia Estética na Harmonização Facial vem atender a ansiedade e a expectativa das pessoas que buscam um ganho estético facial mais amplo, onde os dentes complementam o sorriso que completam o rosto, como um todo, a partir de uma visão mais aprofundada da face na busca de um equilíbrio funcional e estético integrado.CONFORTO As melhores instalações a favor do seu bem-estar. QUALIDADE Dentistas especializados, materiais certificados e esterilização 100% segura. ACESSO Tratamentos qualificados que cabem no seu bolso.A Odontologia e Estética Facial Dra Nielma proporciona atendimento qualificado, com total cuidado e atenção à sua queixa. Nossa grande paixão é cuidar da saúde bucal das pessoas, por este motivo realizamos um atendimento alegre e humanizado. De um jeito simples, mantemos uma relação de respeito e transparência com nossos clientes. Agende sua consulta e venha sorrir com mais saúde!Responsável Técnica: Doutora Nielma Renata Mazini CRM 96442

Marília São Paulo

Destacado