Tayane_Cirurgia
Tayane_Cirurgia
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 8 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre a Micropigmentação
  • O que é micropigmentação?
  • Quem é candidato à micropigmentação?
  • Dermopigmentação das sobrancelhas
  • Dermopigmentação dos lábios
  • Dermopigmentação dos cabelos
  • As outras aplicações
  • Como encontrar o profissional para realizar o procedimento?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Como o procedimento é realizado?
  • O que acontece depois do procedimento?
  • O que esperar dos resultados?
  • Possíveis riscos e efeitos secundários
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
Micropigmentação

Informações sobre a Micropigmentação

A Micropigmentação é um procedimento estético que a cada dia se torna mais usado em todo o mundo. Consiste na introdução de pigmento superficialmente na pele, melhorando ou corrigindo certos aspectos físicos.
É usado em pessoas que querem melhorar a estética de áreas como: sobrancelhas despovoadas ou que perderam a forma, pessoas que têm alergia à maquiagem convencional ou que, devido à sua atividade, estão em contato frequente com água ou suor e não conseguem manter sua maquiagem
Esta técnica não só tem fins estéticos, também é usada para fins médicos na reconstrução de aréolas mamárias após uma mastectomia, na camuflagem do vitiligo (uma doença em que o pigmento é perdido da pele ou membranas mucosas), e como uma técnica de camuflagem na alopecia (perda de cabelo) nas sobrancelhas ou no couro cabeludo, ou nas cicatrizes.

micropigmentação para homens e mulheres

O que é micropigmentação?

Micropigmentação ou Dermopigmentação é uma técnica para homens e mulheres, em que os grânulos de pigmento são introduzidos para dentro da epiderme (camada exterior da pele), que ao contrário do tatuagens tradicionais, em que o pigmento é introduzido na camada mais profundo na pele, tornando-se permanente. O pigmento da micropigmentação diminui com o passar do tempo, geralmente entre um a três anos, o que nos permite mudar de forma ou cor para a área que temos tentado.

É verdade que atualmente se está sendo usado principalmente para fins estéticos, para repovoar ou definir sobrancelhas, como preenchimento ou definição de lábio, para marcar delineado nas pálpebras, ou como uma camuflagem de cicatrizes. Ele também tem fins médicos, em pessoas com alopecia (queda de cabelo) que afectam o couro cabeludo ou sobrancelhas, em quem pode repovoar as áreas afetadas melhorando assim a sua parte visual; ou em pessoas que foram submetidas a mastectomia por câncer de mama, nas quais após a reconstrução mamária, a micropigmentação da aréola mamária pode ser alcançada.

quem pode fazer a  micropigmentação

Quem é candidato à micropigmentação?

Qualquer pessoa, do sexo masculino ou feminino, com boa condição física e psicológica, pode realizar este procedimento.
Entre suas indicações estão:

  • Reconstrução das sobrancelhas ou cílios
  • Pessoas alérgicas à maquiagem convencional
  • Cicatrizes e camuflagem
  • Aumento ou definição de lábios
  • Reconstrução de aréolas após uma mastectomia
  • Camuflagem de áreas de alopecia no couro cabeludo ou sobrancelhas
  • Pessoas com diminuição da acuidade visual que usam lentes e devem aplicar delineador.
  • Pessoas com lacrimejamento excessivo ou pele oleosa, em que o delineador corre facilmente.
  • Pessoas com artrite ou problemas neurológicos (tremor de qualquer causa), para quem é difícil aplicar maquiagem.
Dermopigmentação das sobrancelhas

Dermopigmentação das sobrancelhas

A técnica de preenchimento: o médico cobrirá toda a área da sobrancelha, como faria com um lápis. O resultado é decente, mas não é tão natural. A técnica do cabelo ao cabelo: o médico irá reproduzir a linha de cada cabelo, o que dará um resultado muito mais natural.

Dermopigmentação dos lábios

Dermopigmentação dos lábios

Ao nível dos lábios, é possível usar esta técnica para desenhar o contorno ou encher os lábios. Isso permite que os pacientes não só corrijam uma possível assimetria, mas também dêem a sensação de lábios mais cheios, ou aumentem o tom e a cor natural da boca. É recomendável  utilizar um tom adequado para a cor da nossa pele para um resultado natural e harmonioso.

tratamentos para calvos

Dermopigmentação dos cabelos

Para pessoas com alopecia, é possível usar micropigmentação para dar um efeito de sombreamento. Naturalmente, esta técnica não afeta o comprimento ou o volume do cabelo é um preenchimento que imita o tom do cabelo. Para um resultado natural, os homens que se submetem a esse tratamento terão que raspar seu crânio com muita frequência.

mascarar cicatrizes

As outras aplicações

Também é possível usar a micropigmentação para mascarar cicatrizes ou reconstruir áreas pigmentadas (tatuagem de mamilo médico 3D após câncer de mama ou para cobrir estrias) para reparo (após um acidente ou cirurgia), ou para fins estéticos (por crie sardas).

profissional para micropigmentação

Como encontrar o profissional para realizar o procedimento?

Você deve encontrar um especialista devidamente certificado para esse procedimento, que deve ser feito em um ambiente limpo e em condições profissionais.É importante pedir credenciais que certifiquem o especialista, assim como fotografias que reflitam a qualidade de seu trabalho. O profissional que você procura deve ser totalmente treinado para responder a todas as suas perguntas e dar a você a segurança necessária. Ademais disso, você também precisa se sentir confiante com o profissional da sua escolha.

consulta para micropigmentação

O que acontece durante a primeira consulta?

A primeira consulta é importante para informar o especialista sobre suas expectativas em relação ao procedimento e para esclarecer todas as suas preocupações.
O profissional deve fazer seu histórico médico, no qual é necessário detalhar qualquer doença ou alergia que você tenha, bem como qualquer medicação que esteja tomando. Durante esta consulta, serão tiradas fotografias da área que você vai tratar, e seu tipo e tom de pele serão determinados em detalhes, a fim de escolher corretamente o pigmento que será usado.

procedimento de micropigmentação

Como o procedimento é realizado?

Antes do procedimento, um teste de alergia deve ser realizado com a colocação de uma quantidade mínima de pigmento em algum lugar da pele.
Antes de começar, se necessário, será aplicado um creme anestésico. O profissional deve limpar adequadamente a área a ser tratada e sempre usar luvas médicas. Ele usa um dispositivo chamado dermografia que se assemelha a uma pena, que por meio de agulhas muito pequenas, depositando o pigmento na pele, por meio de movimentos para frente e para trás. Apesar de usar anestésico, em certas ocasiões você pode sentir uma pequena picada durante a inserção da agulha. O procedimento leva aproximadamente uma hora.

tratamento para pelos

O que acontece depois do procedimento?

O procedimento é ambulatorial. Você pode sentir inchaço na área e aplicar gelo e creme conforme indicado pelo especialista. Se a área que você vai tratar for a pálpebra ou as sobrancelhas, é melhor que alguém venha com você e possa dirigir de volta para casa. Durante os próximos 10 dias do procedimento, uma crosta pode se formar no pigmento, e isso parecerá mais escuro. Você não deve manipular a área nem tentar remover a crosta. Após esse período, a crosta começará a se soltar e o pigmento terá a coloração final. É importante não manipular a área, pois é um processo de cicatrização necessário do corpo.
A consulta de controle é feita um mês após o procedimento, e será determinado que você precisa de algum retoque.

resultados da micropigmentação

O que esperar dos resultados?

Algumas pessoas precisam retocar nos meses seguintes ao procedimento. É importante que enfatizar que essa técnica não é permanente e que o pigmento irá desaparecer com o tempo, geralmente a partir do primeiro ano. E caso deseje é possível refazê-lo para manter o efeito desejado.

riscos da micropigmentação

Possíveis riscos e efeitos secundários

É importante evitar o contato com a área tratada com substâncias que possam irritá-lo ou exporner-se ao sol. Você deve seguir as instruções do especialista e contatá-lo se sentir algum desconforto, dor, coceira, queimação ou inchaço excessivo na área.

Alguns dos riscos que aparecem são:

  • Alergia ao pigmento (embora muito poucos casos sejam relatados com o pigmento que usa essa técnica)
  • Infecções da pele
  • Inchaço na área ao redor
  • Sangramento

Perguntas Frequentes

  • O resultado fica mais natural com o fio a fio 3D? "O melhor método seria com fios naturais retirados da nuca e implantados na horizontal fio a fio, após separação um a um em microscópios 3D"  Grupo CMC: Centro de Medicina Capilar
  • Quanto tempo dura o procedimento com o laser? "O laser tira pigmentos de micropigmentação, são necessários de 3 a 6 sessões, com intervalos de 1 a 2 meses. O laser vai agir sobre o pigmento, reduzindo o seu tamanho e assim eles podem ser fagocitados pelas células."Dr. Franklin Carneiro
  • É possível remover as sardas? "É possível remover com sessões de laser,hoje a tecnologia e bastante sofisticada, que podera remover sem nehum prejuizo estetico." Clínica Haim Erel
  • Como funciona a pigmentação de olheiras? "Pigmentação de olheiras para qual objetivo? pois dependendo da coloração de suas olheiras isso possui tratamento estético para clarear. Lembre-se sempre de procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)" Dr. Fabricio Francischone
  • Qual o valor de uma micropigmentação? "A Micropigmentação são aplicadas inumetas técnicas é necessário agenda uma consulta para avaliar!" Ellis Santana Centro de Micropigmentação e Estética

Depoimentos

"Realizei no final de janeiro de 2016 micropigmantação das sobrancelhas com uma design de sobrancelhas de Brasília que estaria em Salvador por um curto período para fazer os procedimentos e ministrar cursos. Houve a indicação de uma pessoa do trabalho para minha irmã com fotos de trabalhos perfeitos. Marquei a data da micropigmentação das minhas sobrancelhas, enfim não gostei do resultado ficaram muito longas e diferente uma da outra.
Tomei a iniciativa e marquei um profissional da área de saúde para fazer a despigmentação de algumas áreas a laser, estou aguardando a recuperação para fazer nova sessão laser caso haja necessidade ou refazer a micropigmentação e corrigir com um bom profissional aqui em Salvador. Preciso de uma boa indicação e também antes de tudo conhecer o trabalho do mesmo."

Ver experiências

CileneMariaDantasRox - Salvador (Bahia), Bahia

"A informação contida nesta página em nenhum caso pode, nem pretende, substituir as informações fornecidas individualmente pelo seu cirurgião plástico, médico estético ou especialista. Em caso de qualquer dúvida, o seu cirurgião plástico fornecerá os esclarecimentos necessários. Se você está pensando em se submeter a uma intervenção de cirurgia plástica , procure um cirurgião plástico."