Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 11 dez 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre a Micropigmentação
  • O que é micropigmentação?
  • Quem é candidato à micropigmentação?
  • Dermopigmentação nas sobrancelhas
  • Dermopigmentação nos lábios
  • Dermopigmentação nos cabelos
  • Outras aplicações
  • Como encontrar o profissional para realizar o procedimento?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Como o procedimento é realizado?
  • O que acontece depois do procedimento?
  • O que esperar dos resultados?
  • Possíveis riscos e efeitos secundários
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
Micropigmentação custo

O procedimento vai além da estética

Informações sobre a Micropigmentação

A micropigmentação é um procedimento estético realizado por centenas de pessoas diariamente.

O objetivo do procedimento é pigmentar superficialmente a pele, melhorando ou corrigindo seu aspecto. É usado por pessoas que têm as sobrancelhas despovoadas, alergia à maquiagem ou que, de acordo com o seu estilo de vida, estão em contato frequente com água ou suor, não conseguindo manter a éstetica com a maquiagem convencional.

Esta técnica não só tem fins estéticos, também é usada por médicos para a reconstrução de aréolas mamárias, camuflagem do vitiligo (doença em que o pigmento da pele é perdido), camuflagem na alopecia (perda de cabelo) e/ou cicatrizes.

tatuagens e micropigmentação

O procedimento é feito em homens e mulheres.

O que é micropigmentação?

Micropigmentação é uma técnica para homens e mulheres, onde o profissional médico vai introduzir o pigmento na epiderme preenchendo a área melhorando o seu aspecto visual. 

Ao contrário das tatuagens tradicionais, que são permanentes, o pigmento da micropigmentação diminui com o passar do tempo, geralmente entre um a três anos. 

Como comentado acima, a micropigmentação não é usada apenas para fins propriamente estéticos, mas também para tratamentos que afetam a derme, sendo possível recuperar a aparência natural da pele.

pacientes de micropigmentação

O procedimento atende todos os públicos

Quem é candidato à micropigmentação?

Qualquer pessoa, do sexo masculino ou feminino, com boa condição física e psicológica, pode realizar este procedimento. Entre suas indicações estão:

  • Reconstrução das sobrancelhas ou cílios
  • Pessoas alérgicas à maquiagem convencional
  • Camuflagem de cicatrizes  
  • Aumento ou definição de lábios
  • Reconstrução de aréolas após a mastectomia
  • Camuflagem da alopecia
  • Pessoas com lacrimejamento excessivo ou pele oleosa, em que o delineador sai facilmente.
  • Pessoas com artrite ou problemas neurológicos que impossibilita a aplicação de maquiagem.
técnicas de preenchimento

Cada profissional pode ter uma técnica diferente

Dermopigmentação nas sobrancelhas

A técnica de preenchimento: o médico cobrirá toda a área da sobrancelha, como faria com um lápis de maquiagem. Nessa técnica, o preenchimento vai perdendo cor, sendo necessário retoque. Não é um procedimento permanente, durando em média 1 ano, dependendo da qualidade do material utilizado.

A técnica do cabelo: o médico irá reproduzir a linha de cada cabelo imitando os fios já existentes, tanto em cor quanto em tamanho. Diferente da técnica do preenchimento, é possível que, ao reproduzir o cabelo/pêlo, o profissional respeite algumas falhas e não faça a total cobertura, deixando o resultado ainda mais natural. Também é necessário retoque.

Dermopigmentação dos lábios

Lábios maiores e marcados

Dermopigmentação nos lábios

Para os lábios, é possível desenhar o contorno e preencher. Isso permite não só corrigir uma possível assimetria, mas também dar a sensação de "lábios maiores". É recomendável utilizar um tom adequado similar a cor da pele, deixando o resultado natural e harmonioso.

transplante capilar alternativas

O cabelo não cresce com a técnica

Dermopigmentação nos cabelos

Para pessoas com alopecia, é possível usar micropigmentação para dar um efeito de sombreamento. Naturalmente, esta técnica não afeta o comprimento ou o volume, mas é feita de preenchimento que imita o tom do cabelo. Para um resultado natural, é possível fazer o transplante capilar.

marcas de cicatrizes

As cicatrizes ficam menos visíveis

Outras aplicações

Também é possível usar a micropigmentação para mascarar cicatrizes, reconstruir áreas pigmentadas (tatuagem de mamilo após câncer de mama ou para cobrir estrias) para reparo (após acidentes) e para fins estéticos (criando sardas).

profissional de micropigmentação

Pesquise bastante sobre os profissonais

Como encontrar o profissional para realizar o procedimento?

Você deve encontrar um especialista devidamente certificado para esse procedimento, o seu ambiente de trabalho deve ser limpo e adequado. 

O profissional que você procura deve ser totalmente treinado para responder  todas as suas perguntas, e passar a máxima segurança necessária. Ademais disso, você também precisa se sentir confiante com o profissional escolhido, afinal, a relação com o médico é essencial para realizar esse ou qualquer outro procedimento.

consulta  micropigmentação

Converse abertamente com o profissional

O que acontece durante a primeira consulta?

Durante a sua primeira consulta é importante informar as suas expectativas em relação ao procedimento, tentando esclarecer todas as suas preocupações com o profissional.
O(a) médico(a) fará um levantamento do seu histórico de saúde, no qual é necessário detalhar qualquer doença ou alergia que você tenha tido, bem como qualquer medicação que esteja tomando.

Durante esta consulta, é possível que o profissional tire fotografias da área a ser tratada, para que seja planejado corretamente o pigmento utilizado, ademais disso o profissional pode pedir exames prêvios antes do tratamento.

procedimento de micropigmentação

O procedimento dura em média 1 hora

Como o procedimento é realizado?

Antes do procedimento, um teste de alergia deve ser realizado, posteriormente será aplicado um creme anestésico. 

O profissional deve limpar adequadamente a área tratada sempre usando luvas médicas. Com o dispositivo chamado dermografia, que se assemelha a uma pena, agulhas muito finas vãp depositando o pigmento na pele em movimentos para frente e para trás. 

Apesar da presença do anestésico, em certas ocasiões você pode sentir uma pequena picada durante a inserção da agulha. O procedimento leva aproximadamente uma hora.

sessões de micropigmentação

Siga as orientações médicas

O que acontece depois do procedimento?

Depois do procedimento é comum ter inchaço na área, o que deve ser tratado com gelo e cremes, segundo a recomendação médica.

Durante os próximos 10 dias após o procedimento, uma crosta se forma e o paciente não deve se preocupar, já que é um processo natural do corpo de recuperação. Você não deve manipular a área nem tentar remover a crosta, justamente para não atrasar esse processo, evitando cicatrizes e/ou assimetrias de cor. 

Após esse período, a crosta começará a se soltar e o pigmento terá a coloração final. A consulta de revisão é feita um mês após o procedimento, determinando se é necessário ou não um novo retoque.

resultados da micropigmentação

O resultado não é permanente

O que esperar dos resultados?

É importante enfatizar que essa técnica não é permanente e que o pigmento irá desaparecer com o tempo, geralmente a partir do primeiro ano. E caso deseje, é possível refazê-lo para manter o efeito desejado.

Porém, mesmo sendo necessário retoque, os resultados são naturais e melhoram a qualidade de vida das pessoas.

riscos micropigmentação

Cuidado na exposição ao sol

Possíveis riscos e efeitos secundários

É importante evitar o contato da área tratada com substâncias que possam causar irritação, sendo necessário utilizar sabonetes neutros nos primeiros dias, também é necessário evitar a exposição ao sol por algum tempo.

 Você deve seguir as instruções do especialista e buscar orientações se sentir algum desconforto, dor, coceira, queimação ou inchaço excessivo.

Alguns dos riscos que aparecem são:

  • Alergia ao pigmento 
  • Infecções 
  • Inchaço
  • Sangramento

Perguntas Frequentes

  • O resultado fica mais natural com o fio a fio 3D? "O melhor método seria com fios naturais retirados da nuca e implantados na horizontal fio a fio, após separação um a um em microscópios 3D"  Grupo CMC: Centro de Medicina Capilar
  • Quanto tempo dura o procedimento com o laser? " O laser tira pigmentos de micropigmentação, são necessários de 3 a 6 sessões, com intervalos de 1 a 2 meses. O laser vai agir sobre o pigmento, reduzindo o seu tamanho e assim eles podem ser fagocitados pelas células."Dr. Franklin Carneiro
  • É possível remover as sardas?  "É possível remover com sessões de laser,hoje a tecnologia e bastante sofisticada, que podera remover sem nehum prejuizo estetico." Clínica Haim Erel
  • Como funciona a pigmentação de olheiras?  "Pigmentação de olheiras para qual objetivo? pois dependendo da coloração de suas olheiras isso possui tratamento estético para clarear. Lembre-se sempre de procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)" Dr. Fabricio Francischone
  • Qual o valor de uma micropigmentação? "A Micropigmentação são aplicadas inumetas técnicas é necessário agenda uma consulta para avaliar!" Ellis Santana Centro de Micropigmentação e Estética

Depoimentos

"Realizei no final de janeiro de 2016 micropigmantação das sobrancelhas com uma design de sobrancelhas de Brasília que estaria em Salvador por um curto período para fazer os procedimentos e ministrar cursos. Houve a indicação de uma pessoa do trabalho para minha irmã com fotos de trabalhos perfeitos. Marquei a data da micropigmentação ..."

Ver experiências

CileneMariaDantasRox - Salvador (Bahia), Bahia

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."