Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Atualização: 3 mai 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre a Microdermoabrasão
  • O que é microdermoabrasão?
  • Para que o procedimento pode ser indicado?
  • Quem é candidato a microdermoabrasão?
  • Como encontrar o profissional? Como é a primeira consulta?
  • Como o procedimento é realizado?
  • O que acontece depois do procedimento?
  • Quais são os resultados esperados?
  • Possíveis efeitos colaterais e riscos
  • Perguntas frequentes
  • Bibliografía
peeling de diamante

A microdermoabração também é conhecida por peeling de diamante

Informações sobre a Microdermoabrasão

Se é inevitável que a passagem do tempo deixe sua marca, é verdade que uma boa prevenção impedirá notavelmente o aparecimento dos sinais que ele nos deixa. Muitos brasileiros e brasileiras procuram tratamentos com a manifestação da idade,  assim como em pacientes que sofrem as conseqüências da acne.

Médicos usam uma variedade de técnicas de rejuvenescimento facial para melhorar a qualidade da pele, rugas finas, manchas e cicatrizes superficiais. Essas técnicas incluem dermoabrasão tradicional, peelings químicos, laser e a microdermoabrasão.

peeling da pele

A história do procedimento começou na Itália

O que é microdermoabrasão?

Microdermoabrasão foi desenvolvido na Itália em 1985 como uma alternativa menos agressiva à dermoabrasão, e foi aprovado pelo FDA em 1996. É considerado um procedimento não invasivo e usa pequenos cristais para tratar sinais de envelhecimento da pele, como manchas , rugas finas, pele opaca e sem brilho, com a vantagem de não causar sangramento e a recuperação é muito rápida.Ou outras substâncias que causam um "peeling mecânico", eliminando a área mais superficial da pele.
A microdermoabrasão é dividida cristais eliminando a parte córnea (camada mais superficial do que onde as células mortas da pele estão) em um ritmo predeterminado. Quando os cristais são usados, as partículas removem as células mortas que são separadas e sugadas pela mesma peça do equipamento.

O equipamento de cristais de óxido de alumínio é o mais utilizado por sua superfície espessa e irregular, e por não ser absorvido pela pele, não causa reações alérgicas. Eles também têm propriedades antibacterianas, o que representa uma vantagem para tratamentos de acne.
Equipamentos sem cristais usam diamantes na ponta de sua peça para causar o efeito abrasivo. Estes podem ser de diferentes tamanhos e espessuras, dependendo da profundidade a que você deseja alcançar. As células mortas que são separadas são sugadas pela mesma peça onde os diamantes estão, para um filtro de resíduos.
A diferença entre cristais e diamantes, é que o equipamento que usa cristais pode representar um risco para o operador e para o paciente, já que pequenas partículas de cristais que são liberadas durante os procedimentos podem causar irritação e danos tanto na pele como na pele ou nos olhos.

Para que o procedimento pode ser indicado?

- Cicatrizes de acne
- Pele opaca e grossa
- Rugas finas
- Poros dilatados
- Manchas escuras
- Pele com tendência a gordura
- Sulcos de superfície

aparência mais jovem

As pessoas desejam ter a pele mais jovem e bem cuidada

Quem é candidato a microdermoabrasão?

Pode ser feito em pessoas com boa saúde física de qualquer tipo de:

- Pele de aparência envelhecida
- Manchas
- Rugas finas
- Pele opaca e sem brilho
- Cicatrizes de acne
- Ou quem deseja melhorar a qualidade e textura da pele.

profissionais para peeling

Faça o procedimento com profissionais qualificados

Como encontrar o profissional? Como é a primeira consulta?

O procedimento deve ser realizado por um médico treinado. Você deve se certificar que o local tem as devidas permissões e condições higiênicas. O profissional que você está procurando deve ser capaz de responder a todas as suas perguntas e passar confiança.

Durante a consulta, o médico irá examinar a sua pele, e isso irá ajudá-lo a saber o quanto você pode melhorá-lo e diminuir os sinais de envelhecimento. Você deve contar sobre qualquer doença crônica que esteja sofrendo ou medicamentos que esteja tomando. É importante que você indique se tem uma pele com má cicatrização ou se toma algum medicamento.

limpeza de pele

É preciso em média 3 sessões

Como o procedimento é realizado?

O profissional limpará a área da sua pele que será tratada. Você deve colocar uma gaze molhada ou óculos nos olhos para protegê-los dos cristais que possam se soltar. Provavelmente o profissional vai testar primeiramente o equipamento na sua mão em contato com sua pele e você sentirá uma pequena sucção na área. Com movimentos controlados o equipamento passará por toda a área que será submetida ao tratamento, normalmente serão feitos de dois a três passes por setor. Depois de ter terminado,  sua pele será cuidadosamente limpada, para verificar que não resta nenhum resíduo e, em seguida, aplicado um creme ou loção hidratante.
O procedimento dura entre 15 a 30 minutos. Cada sessão pode ser repetida quinzenalmente e combinada com tratamentos como peelings superficiais.

cremes para pele sensível

É importante seguir as orientações do profissional

O que acontece depois do procedimento?

Após o procedimento, você sentirá a pele sensível, como se estivesse sob o sol por muito tempo. Essa sensação deve desaparecer nas horas seguintes. É importante que você mantenha sua pele hidratada e limpa, ademais de usar filtro solar.
Com o passar dos dias, você deve sentir sua pele mais radiante, mais suave e com menos poros visíveis. Você também sentirá a pele menos gordurosa e mais fina.
Você deve evitar se expor ao sol e não usar produtos que contenham ácidos e agentes despigmentantes nos próximos 2 a 3 dias de tratamento. É melhor consultar o seu médico quando for o melhor momento para reiniciar o uso de cremes ou loções.

pele bonita

O resultado não é imediato

Quais são os resultados esperados?

Microdermoabrasão é um tratamento que requer várias sessões para que você possa observar as alterações. Normalmente, são necessárias 4 a 6 sessões semanais para começar a ver os resultados. 

Seu tratamento pode incluir entre 5 a 10 sessões no total, o que pode ser planejado semanalmente ou quinzenalmente. 

No final, você verá uma pele mais radiante, com tom e textura uniformes.

riscos do peeling

Riscos do procedimento

Possíveis efeitos colaterais e riscos

  • Sensibilidade
  • Inchaço
  • Vermelhidão
  • Contusões
    Seus olhos podem ficar irritados com o contato de cristais se você não tiver tomado os devidos cuidados, por isso é importante que você use óculos ou mantenha-os fechados com gaze úmida protegendo-os.

Perguntas frequentes

  • Qual o objetivo desse tratamento? O procedimento em si tem a intenção de refazer a superfície da pele, deixando mais linda, macia e homogênea.
  • O plano de saúde cobre o microdermoabrasão? Geralmente os planos de saúde só cobrem procedimentos se há uma necessidade de saúde, não por estética. 
  • Quando não se pode realizar o procedimento? Quando há acnes ativas, problemas de pele, herpes ou verrugas. De todo modo o profissional vai avaliar o estado de saúde da pessoa para aconselhar o mais correto.
  • O que esperar do resultado com o peeling de diamante, também chamado de microdermoabrasão? A pessoa pode esperar uma melhor aparência na pele, como se fosse mais jovem e mais limpa.

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."