Tayane_Cirurgia
Tayane_Cirurgia
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 8 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre a Mesoterapia
  • O que é mesoterapia?
  • Quais são seus usos?
  • Quem é candidato a mesoterapia?
  • Como encontrar o profissional para realizar a mesoterapia?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Como o procedimento é realizado?
  • O que acontece depois do procedimento?
  • Quais são os resultados esperados?
  • Possíveis efeitos colaterais e riscos
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
tratamento para celulite

Informações sobre a Mesoterapia

Mesoterapia é um procedimento médico introduzida em 1958 para tratar doenças vasculares e linfáticas, que consiste na injecção na camada média da pele, substâncias tais como vitaminas, hormônios, enzimas, ou de medicamentos, que são administrados diretamente na área que requer tratamento.

De acordo com o relatório anual da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a mesoterapia é um dos procedimentos que vem ganhando destaque e crescendo nos últimos anos.

A mesoterapia aumenta a capacidade de produção de fibroblastos e a reconstrução ideal do ambiente fisiológico normal das células, aumentando a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico. Além disso, com a descoberta de que as células de gordura (adipócitos) podem ser reduzidas com a introdução de certas substâncias através deste método, a mesoterapia é usada como um tratamento para a celulite, gordura localizada e remodelação do corpo.

juvenescer a pele

O que é mesoterapia?

Mesoterapia vem dos mesos palavra grega que significa meio, e therapeia que significa tratar medicamente. É uma técnica em que as substâncias são introduzidas por injecção na camada do meio do tecido da pele ou de gordura que se encontra abaixo dela, que pode actuar em células gordas (adipócitos) estimulando a libertação do conteúdo de gordura iria melhorar a microcirculação vascular e drenagem linfática, por isso é usado para o rejuvenescimento facial, bem como o tratamento da celulite e gordura localizada.

As substâncias podem ser injetadas sozinhas ou combinadas, sendo as mais utilizadas na mesoterapia:

Vitaminas: pelo seu efeito antioxidante
Zinco, selênio e ferro: úteis como antioxidantes e antiinflamatórios
Silício orgânico: protege as membranas das células e ajuda a síntese de colágeno e hidratação da pele
Dimetil-amino-etanol (DMAE): ajuda a hidratação e dá um efeito tensor na pele
Ácido hialurônico: favorece a elasticidade e firmeza da pele, além de hidratá-la
Glicerol: ajuda a hidratação da pele
Fosfatidilcolina: ajuda a eliminar o conteúdo das células de gordura
Plasma rico em plaquetas: administrado por mesoterapia e funciona com o envelhecimento

Em casos de perda de cabelo (alopecia), a mesoterapia é usada com substâncias como vitaminas, antioxidantes, dutasteride e minoxidil como parte do tratamento. Sessões semanais são realizadas e, em seguida, sessões mensais de manutenção para avaliar a resposta. Até agora, é considerado um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite. O silício orgânico é uma das substâncias mais utilizadas, pois, além de atuar sobre as células adiposas, pode regenerar as fibras da pele e melhorar a "casca de laranja". A pentoxifilina é outra das substâncias que são utilizadas por seu efeito contra as células adiposas além de promover a atividade dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Mesoterapia é um complemento ideal para peelings, microagulhas, laser, radiofreqüência e toxina botulínica. Também é usado para melhorar o processo de cicatrização de feridas, já que ajuda na produção de colágeno.

gordura localizada e flacidez

Quais são seus usos?

Como a mesoterapia é considerada uma via de administração de medicamentos, é utilizada por diversas especialidades como reumatologia, estomatologia, medicina esportiva, entre outras. Na estética é usado para:

  • Envelhecimento facial
  • Flacidez da pele
  • Cicatrizes
  • Acne
  • Estrias
  • Celulite
  • Alopecia ou perda de cabelo
  • Gordura localizada

envelhecimento facial e casca de laranja

Quem é candidato a mesoterapia?

Qualquer pessoa em bom estado geral de saúde, que mostre sinais de evelhecimento facial,flacidez da pele, gordura localizada, pele laranja ou celulite e perda de cabelo (homens ou mulheres). Deve-se ter em mente que antes de realizar o tratamento, o profissional avaliará o paciente para escolher uma técnica ou outra de acordo com a patologia, os objetivos, as necessidades e a condição do paciente.

Mesoterapia não é recomendada em mulheres grávidas ou amamentando.

cirurgião plástico mesoterapia

Como encontrar o profissional para realizar a mesoterapia?

O profissional que pode realizar este tratamento deve ser sempre um médico, dermatologista ou cirurgião plástico, treinado neste tipo de terapia. Deve ser feito em um ambiente estéril, em uma clínica ou centro médico que tenha as certificações sanitárias apropriadas.

Certifique-se de que o profissional que vai realizar este procedimento tenha experiência e, se achar necessário, peça também imagens dos resultados obtidos em outros pacientes. Também é importante pesquisar na internet opiniões e resultados sobre o médico e a clínica.

consulta para a mesoterapia

O que acontece durante a primeira consulta?

Durante a primeira consulta, o médico elaborará sua história clínica. Por esse motivo, é importante que você detalhe qualquer doença ou medicação crônica que esteja tomando no momento. O médico explicará o procedimento, as vantagens e os cuidados que você deve ter antes e depois de tê-lo feito. Serão sempre tiradas fotografias para poder avaliar os resultados assim que o procedimento estiver terminado.

Lembre-se de que, embora não seja um tratamento invasivo, é importante que tanto o profissional como a clínica transmitam segurança e profissionalismo.

procedimento de mesoterapia

Como o procedimento é realizado?

O médico irá limpar a pele da área a ser tratada, se necessário aplicar um creme anestésico. Em seguida, você fará várias injeções na área, a quantidade de injeções dependerá do objetivo do tratamento e do tamanho da área que você está tratando. Cada sessão tem um tempo aproximado de 15 a 30 minutos. Cada sessão tem um tempo aproximado de 15 a 30 minutos e, geralmente, não é doloroso. Se os pacientes notarem desconforto, um creme anestésico pode ser aplicado antes do tratamento.

A técnica consiste na aplicação de injeções na camada média da pele, a uma profundidade não superior a 2mm. Estas injeções podem ser feitas ponto a ponto (profundidade de 4mm), ou em seqüência (profundidade de 2mm) para as quais as pistolas são usadas para fazer múltiplas injeções em seqüência mais rapidamente. Quando se trabalha com o envelhecimento da pele, ele vai picar o pescoço e o decote. No caso da celulite, as injeções devem ser um pouco mais profundas, e serão aplicadas ponto a ponto.

Uma vez terminada a sessão, o médico pode realizar uma massagem drenante. Desta forma, o efeito da injeção será acentuado e a mobilização da gordura será estimulada para atingir sua dissolução.

Normalmente, são necessárias cerca de 10 ou 12 sessões, dependendo de cada caso, e geralmente começam com uma sessão por semana e, em seguida, podem ser espaçadas a cada quinze dias ou a cada mês.

Pós operatório mesoterapia

O que acontece depois do procedimento?

O médico irá instruí-lo a aplicar gelo ou compressas frias na área, juntamente com cremes para diminuir a possibilidade de contusões e diminuir o inchaço. É normal sentir comichão, sensibilidade ou sensação de queimação na área.

É melhor usar roupas folgadas no dia do procedimento para reduzir o desconforto. Você não deve se exercitar, expor-se ao sol ou beber álcool ou cigarros durante os dias seguintes. Em casa, você pode delicadamente massagear a área para evitar inchaço e formação de nódulos.

resultados da mesoterapia

Quais são os resultados esperados?

Os resultados serão visíveis a partir da 3 ª ou 4 ª sessão, estes devem ser semanais inicialmente por 1 ou 2 meses, então eles são espaçados quinzenalmente ou mensalmente, dependendo do plano de trabalho indicado pelo seu médico. Normalmente, um total de 10 a 15 sessões é realizado.

Quando se trata de envelhecimento da pele, o resultado final será uma pele mais vital, com mais luminosidade, mais firme e hidratada. No caso da celulite, após um mês de tratamento, você deve começar a notar uma diminuição na aparência da casca de laranja e da gordura localizada.

Deve-se ter em mente que os efeitos serão vistos a longo prazo, desde que algumas sessões de manutenção sejam realizadas e as instruções do médico sejam seguidas.

riscos da mesoterapia

Possíveis efeitos colaterais e riscos

A mesoterapia é geralmente um tratamento muito seguro, uma vez que são usadas pequenas doses de substâncias ativas, reduzindo os efeitos colaterais, mas, como em qualquer procedimento, há riscos associados, como:

  • Alergia a qualquer uma das substâncias utilizadas.
  • Inchaço e hipersensibilidade da área
  • Comichão e vermelhidão da área
  • Infecções nos locais de injeção.
  • Aparecimento de contusões nas áreas de injeções
  • Formação de massa sob a pele (cistos ou nódulos)
  • Manchas nos locais de injeção

Perguntas Frequentes

  • A mesoterapia é o melhor tratamento para disfarçar estrias?"Estrias são como cicatrizes na derme, uma camada mais profunda da pele. Existem diversos tratamentos para estrias que amenizam bastante o problema, mas dificilmente elas vão sumir por completo. Os tratamento de uso doméstico são geralmente associado com procedimentos mais invasivos, como LASER, peeling ou microagulhamento, para um melhor resultado. Além disso, é importante investigar se não há nenhuma doença que possa estar causando estrias (como síndrome de Cushing)."Dra. Tatiane Watanabe - Dermatologista
  • Mesoterapia melhora a flacidez do pescoço?"Tem feito para flacidez no pescoço que tem muita eficácia são: o laser fracionado de co2, laser Xeo Cutera Titan e Gênesis, Sutura Silhouette ou aplicação de Toxina botulínica. Alguns casos, somente a intervenção cirúrgica apresentará o resultado desejado, ou seja, ritidoplastia. Para saber o mais indicado no seu caso, deverá passar por uma avaliação." Dra. Ruth Graf
  • Mesoterapia funciona como tratamento capilar? "Funciona, dependendo do líquido que está infundindo e por que? Geralmente após o diagnóstico clínico, pode funcionar, mas depende se é indicada ou não para o seu caso." Grupo CMC: Centro de Medicina Capilar

Depoimentos

"Mesmo mantendo uma alimentação saudável e malhando regularmente, sempre tive dificuldades para eliminar os pneuzinhos. Não colocava biquini de jeito nenhum e tinha muita vergonha de ficar nua na frente das minhas amigas. Motivada por uma prima decidi experimentar a mesoterapia. Estou bem feliz porque fiz apenas duas sessões e já consegui reduzir 3cm. Continuo me cuidando e praticando esporte para conseguir um resultado melhor. E uma dica muito importante: como são aplicados medicamentos, o tratamento deve ser feito por um médico."

Ver experiência

BrunaCortes - Fortaleza do Abunã, Rondônia

"Comecei com a mesoterapia e estou adorando o resultado. Fiz oito sessões, já consegui eliminar boa parte da gordura do bumbum e reduzir 3cm. Agora quero começar com as aplicações para eliminar os pneuzinhos. Estou sendo atendida pela doutora Elisângela e estou muito satisfeita com atenção recebida por ela e a sua equipe. Quero dizer ainda que só com o tratamento não é suficiente para ter resultados, ou seja, é preciso cuidar muito da alimentação e também fazer esporte."

Ver experiência

MonicaMarvel83 - Redondo (Bahia), Bahia

"A informação contida nesta página em nenhum caso pode, nem pretende, substituir as informações fornecidas individualmente pelo seu cirurgião plástico, médico estético ou especialista. Em caso de qualquer dúvida, o seu cirurgião plástico fornecerá os esclarecimentos necessários. Se você está pensando em se submeter a uma intervenção de cirurgia plástica , procure um cirurgião plástico."