Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: Ontem

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre a Mesoterapia
  • O que é mesoterapia?
  • Para que serve a mesoterapia?
  • Quem é candidato a mesoterapia?
  • Como encontrar o profissional?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Como o procedimento é realizado?
  • O que acontece depois do procedimento?
  • Quais são os resultados esperados?
  • Possíveis efeitos colaterais
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Informações sobre a Mesoterapia

Mesoterapia é um procedimento médico introduzida em 1958 para tratar doenças vasculares. O tratamento consiste na injecção de substâncias como vitaminas, hormônios, enzimas ou medicamentos.

De acordo com o relatório anual da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a mesoterapia é um dos procedimentos que vem ganhando destaque e crescendo nos últimos anos.

A mesoterapia aumenta a capacidade de produção de fibroblastos e a reconstrução ideal do ambiente fisiológico normal das células, aumentando a produção de colágeno e ácido hialurônico. A mesoterapia, por fim, é usada como um tratamento para a celulite, gordura localizada e remodelação do corpo.

juvenescer a pele

É utilizado como tratamento

O que é mesoterapia?

Mesoterapia vem dos mesos palavra grega que significa "meio" e "therapeia" significa tratar. É uma técnica em que as substâncias são introduzidas por injecção na camada da pele, podendo drenar e melhorar o seu aspecto. As substâncias mais utilizadas na mesoterapia são:

  • Vitaminas: pelo seu efeito antioxidante
  • Zinco, selênio e ferro: úteis como antioxidantes e antiinflamatórios
  • Silício orgânico: protege as membranas das células e ajuda na síntese de colágeno
  • Dimetil-amino-etanol (DMAE): ajuda a hidratação 
  • Ácido hialurônico: favorece a elasticidade e firmeza da pele, além de hidratá-la
  • Glicerol: ajuda na hidratação da pele
  • Fosfatidilcolina: ajuda a eliminar o conteúdo das células de gordura
  • Plasma rico em plaquetas: administrado por mesoterapia e funciona com o envelhecimento

Até agora, é considerado um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite, pois promove a atividade dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Mesoterapia é um tratamento ideal para peelings, microagulhas, laser, radiofreqüência e toxina botulínica. Também é usado para melhorar o processo de cicatrização de feridas, já que ajuda na produção de colágeno.

gordura localizada e flacidez

Realiza-se o tratamento para diferentes objetivos

Para que serve a mesoterapia?

É utilizada por diversas especialidades como reumatologia, estomatologia, medicina esportiva, entre outras.

Na área da estética é possível ajudar no envelhecimento facial, flacidez da pele, cicatrizes, acne, estrias, celulite, alopecia e gordura localizada. É possível que o mesmo paciente utilize o tratamento para diferentes objetivos, podendo combinar o tratamento para tratar problemas de acne e celulite, por exemplo.

Somente o médico vai poder aprovar esse tratamento, analisando as condições de cada paciente.

    envelhecimento facial e casca de laranja

    Quase todas as pessoas podem fazer o tratamento

    Quem é candidato a mesoterapia?

    Qualquer pessoa em bom estado de saúde, que mostre sinais de evelhecimento facial, flacidez da pele, gordura localizada, celulite e/ou perda de cabelo (homens ou mulheres).

    Deve-se ter em mente que antes de realizar o tratamento, o profissional avaliará o paciente para escolher uma técnica  de acordo com a patologia, os objetivos, as necessidades e a condição de saúde do indivíduo.

    Mesoterapia não é recomendada em mulheres grávidas ou amamentando.

    cirurgião plástico mesoterapia

    Pesquise sobre o tratamento

    Como encontrar o profissional?

    O profissional que pode realizar este tratamento deve ser sempre um médico, dermatologista ou cirurgião plástico, treinado neste tipo de terapia. Deve ser feito em um ambiente estéril, em uma clínica ou centro médico que tenha as certificações sanitárias apropriadas.

    Certifique-se de que o profissional tenha experiência e, se achar necessário, peça também imagens dos resultados obtidos em outros pacientes. Também é importante pesquisar na internet opiniões de outras pessoas que já tenham passado pelo o tratamento.

    consulta para a mesoterapia

    Tire todas as dúvidas com o  profissional

    O que acontece durante a primeira consulta?

    Durante a primeira consulta, o médico elaborará um laudo médico. Por esse motivo, é importante que você detalhe qualquer doença ou medicação que vem utilizando.

    O médico explicará o procedimento, as vantagens e desvantagens, além dos cuidados durante o procedimento. Fotografias podem ser tiradas spara poder avaliar os resultados ao longo do tratamento.

    Lembre-se de que, embora não seja um tratamento invasivo, é importante que tanto o profissional como a clínica transmitam segurança e profissionalismo.

    procedimento de mesoterapia

    O tempo é aproximado, cada procedimento será diferente.

    Como o procedimento é realizado?

    O(A) médico(a) irá limpar a pele da área a ser tratada, aplicando um creme anestésico. Em seguida, várias injeções vão ser aplicadas na área, a quantidade de injeções dependerá do objetivo do tratamento e do tamanho da área que você está tratando.

    Cada sessão tem um tempo aproximado de 15 a 30 minutos. A técnica consiste na aplicação de injeções na camada média da pele, a uma profundidade não superior a 2mm. Estas injeções podem ser feitas ponto a ponto (profundidade de 4mm), ou em seqüência (profundidade de 2mm) fazendo múltiplas injeções em seqüência rapidamente. No caso da celulite, as injeções devem ser um pouco mais profundas, e serão aplicadas ponto a ponto.

    Uma vez terminada a sessão, o médico pode realizar uma massagem para drenar. Desta forma, o efeito da injeção será acentuado e a mobilização da gordura será estimulada para atingir sua dissolução.

    Normalmente, são necessárias cerca de 10 ou 12 sessões, dependendo de cada caso, e geralmente começam com uma sessão por semana e, em seguida, podem ser espaçadas a cada quinze dias ou a cada mês.

    Pós operatório mesoterapia

    Siga as orientações do seu médico

    O que acontece depois do procedimento?

    O médico pode apicar gelo ou compressas frias na área, juntamente com cremes para diminuir a possibilidade de contusões e inchaço. É normal sentir sensibilidade ou sensação de queimação na área.

    É melhor usar roupas folgadas no dia do procedimento para reduzir o desconforto. Você não deve se exercitar, expor-se ao sol ou beber álcool durante os dias seguintes. Em casa, você pode delicadamente massagear a área para evitar inchaço e formação de nódulos.

    resultados da mesoterapia

    Para melhores resultados siga os conselhos do seu médico

    Quais são os resultados esperados?

    Os resultados serão visíveis a partir da 3 ª ou 4 ª sessão. Normalmente, um total de 10 a 15 sessões é realizado.

    Quando se trata de envelhecimento da pele, o resultado final será uma pele mais jovem, com mais luminosidade, firme e hidratada. No caso da celulite, após um mês de tratamento, você deve começar a notar uma diminuição na aparência da celulite e da gordura localizada.

    Deve-se ter em mente que os efeitos serão vistos a longo prazo, desde que algumas sessões de manutenção sejam realizadas e as instruções do médico sejam seguidas.

    riscos da mesoterapia

    Caso apresente algum desses sintomas, avise ao médico

    Possíveis efeitos colaterais

    A mesoterapia é considerada um tratamento com baixos riscos, se for realizada por um profissional com experiência, mas, como em qualquer procedimento, há riscos associados, como:

    • Alergia as substâncias utilizadas
    • Inchaço e hipersensibilidade 
    • Vermelhidão 
    • Infecções na área aplicada
    • Aparecimento de contusões na área das injeções
    • Formação de cistos ou nódulos
    • Manchas nos locais de injeção

    Perguntas Frequentes

    • A mesoterapia é o melhor tratamento para disfarçar estrias? "Estrias são como cicatrizes na derme, uma camada mais profunda da pele. Existem diversos tratamentos para estrias que amenizam bastante o problema, mas dificilmente elas vão sumir por completo. Os tratamento de uso doméstico são geralmente associado com procedimentos mais invasivos, como LASER, peeling ou microagulhamento, para um melhor resultado. Além disso, é importante investigar se não há nenhuma doença que possa estar causando estrias (como síndrome de Cushing)."Dra. Tatiane Watanabe - Dermatologista
    • Mesoterapia melhora a flacidez do pescoço?" Tem feito para flacidez no pescoço que tem muita eficácia são: o laser fracionado de co2, laser Xeo Cutera Titan e Gênesis, Sutura Silhouette ou aplicação de Toxina botulínica. Alguns casos, somente a intervenção cirúrgica apresentará o resultado desejado, ou seja, ritidoplastia. Para saber o mais indicado no seu caso, deverá passar por uma avaliação." Dra. Ruth Graf
    • Mesoterapia funciona como tratamento capilar? "Funciona, dependendo do líquido que está infundindo e por que? Geralmente após o diagnóstico clínico, pode funcionar, mas depende se é indicada ou não para o seu caso." Grupo CMC: Centro de Medicina Capilar

    Depoimentos

    "Mesmo mantendo uma alimentação saudável e malhando regularmente, sempre tive dificuldades para eliminar os pneuzinhos. Não colocava biquini de jeito nenhum e tinha muita vergonha de ficar nua na frente das minhas amigas. Motivada por ..."

    Ver experiência

    BrunaCortes - Fortaleza do Abunã, Rondônia

    "Comecei com a mesoterapia e estou adorando o resultado. Fiz oito sessões, já consegui eliminar boa parte da gordura do bumbum e reduzir..."

    Ver experiência

    MonicaMarvel83 - Redondo (Bahia), Bahia

    "A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."