Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 6 jun 2019

Publicidade

Navegação

  • O que é a mentoplastia?
  • Mais curiosidades sobre a mentoplastia...
  • Qual o objetivo de realizar a mentoplastia?
  • Quem é o candidato ideal para realizar esse tratamento?
  • Como escolher meu cirurgião?
  • Como é a primeira consulta com o cirurgião?
  • Como se preparar para a intervenção?
  • Anestesia e hospitalização
  • Pós-operatório
  • Os resultados
  • Riscos e complicações
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
cirurgia do queixo

É uma cirurgia muito realizada no Brasil

O que é a mentoplastia?

A mentoplastia, ou cirurgia no queixo, é um procedimento de cirurgia estética que muitos brasileiros vem utilizando para harmonizar a estrutura da face. Ela pode ser feito isoladamente ou com outras intervenções, como a rinoplastia. Além disso, o procedimento só pode ser feito por médicos/cirurgiões plásticos.

 cirurgia maxilofacial

A cirurgia é feita por homens e mulheres

Mais curiosidades sobre a mentoplastia...

A mentoplastia, envolve a modelagem e a correção de um queixo recuado ou projetado, sendo possível mover para frente, para baixo ou centralizando, dependendo das necessidades do paciente.

harmonia do rosto

É realizado em diversos casos

Qual o objetivo de realizar a mentoplastia?

O objetivo é corrigir a parte do queixo para harmonizar o rosto do paciente, tentando melhorar o seu aspecto no geral. Como, por exemplo:

  • Um queixo recuado, que é a retrogénie. Neste caso, é necessário avançar o queixo
  • Um queixo saliente, fala-se de progênie. O queixo está muito à frente e será necessário movê-lo de volta
  • Um queixo muito alto, dando um efeito de rosto muito curto "rosto curto", será necessário abaixar o queixo
  • Um queixo muito baixo, dando um efeito de rosto muito largo, será necessário levantar o queixo
  • Um queixo assimétrico que terá que ser refocalizado

paciente de mentoplastia

Tire as suas dúvidas com os profissionais

Quem é o candidato ideal para realizar esse tratamento?

O candidato ideal é uma pessoa que não se sente bem com a aparência geral do rosto e, especialmente, com o queixo. Essa pessoa pode ter vários motivos:

  • Harmonizar o rosto melhorando o seu contorno
  • Corrigir um queixo duplo, cuja causa pode estar associada a um queixo que não está bem desenvolvido
  • Redesenhar o ângulo entre o pescoço e o queixo

    O paciente ideal é uma pessoa saudável que atingiu a maioridade.
cirurgião plástico

Só médicos credenciados realizam cirurgias plásticas

Como escolher meu cirurgião?

No Brasil, os profissionais que podem fazer esse tratamento são cirurgiões plásticos especializados em maxilofacial

Para escolher o seu cirurgião, aconselhamos primeiro a fazer uma pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para verificar os registros dos profissionais. Não hesite em marcar uma consulta com vários cirurgiões, é importante que você se sinta confortável e confiante com a pessoa que irá operar.

consulta mentoplastia

Converse com o seu profissional

Como é a primeira consulta com o cirurgião?

Na primeira consulta, o médico analisará suas motivações e expectativas. Ele estudará o seu caso com precisão, podendo simular o resultado no computador para ajudar a imaginar o seu futuro rosto. 
O médico explicará as opções da anestesia, os possíveis riscos e elaborará os custos do procedimento. Aproveite esta primeira consulta para fazer todas as suas perguntas. Na maioria dos casos, o médico pedirá avaliações pré-operatórias e algumas análises antes de realizar o procedimento.

pré operatório mentoplastia

Esteja tranquilo e confiante

Como se preparar para a intervenção?

É importante que você siga as recomendações do cirurgião antes de realizar o procedimento

Não tome aspirina ou derivados pelo menos 10 dias antes da cirurgia e pare de fumar um mês antes e um mês após a cirurgia para facilitar a cicatrização e melhores resultados. Tire todas as suas dúvidas com o seu médico sobre esse processo.

recuperação mentoplastia

O seu médico vai indicar o melhor método

Anestesia e hospitalização

A anestesia dependerá do tipo de cirurgia a ser realizada. Muitas vezes a anestesia geral pode ser utilizada, enquanto a a aplicação de implante pode ser realizada em anestesia local com sedação.

Após o procedimento a maioria dos pacientes passa apenas um dia de internação no hospital, mas é possível que o cirurgião peça que você fique mais tempo para acompanhar de perto a sua recuperação.

pós operatório mentoplastia

Descansar e seguir as recomendações médicas

Pós-operatório

É importante seguir todos os passos indicados pelo o seu profissional, pois dessa maneira é possível garantir um pós operatório muito mais tranquilo e com melhores resultados. É possível que o paciente tenha um desconforto em relação a cirurgia, dores essas que devem passar com analgésicos recomendados pelo o médico. Caso as dores ainda persistam, é necessário  buscar ajuda médica.

O paciente geralmente adota uma dieta semi-líquida durante os primeiros dias (além de evitar alimentos quentes durante as primeiras 48 horas), bem como uma higiene oral impecável.Além disso, o paciente será capaz de retomar a sua vida normal entre 7 e 15 dias e atividades esportivas após 2 meses

colocar próteses no queixo

O inchaço pode acontecer, mas o resultado é imediato

Os resultados

Seja após a colocação da prótese ou a mentoplastia simples, os resultados são vistos quase imediatamente, mesmo que demore 3 meses para avaliar os resultados finais, uma vez que as contusões e os edemas desaparecem com o passar do tempo.

Os pacientes geralmente ficam muito satisfeitos com a intervenção e sentem-se mais confortáveis com a aparência do rosto, que passa a ter mais harmonia.

risco na mentoplastia

Toda cirurgia apresenta um risco

Riscos e complicações

Felizmente, há muitos poucos casos existentes de complicações. No entanto, é importante que você saiba todos os possíveis riscos:

O SBCP cita complicações gerais relacionadas à anestesia geral, bem como aquelas relacionadas ao procedimento cirúrgico, que serão limitadas se você escolher um cirurgião licenciado e competente. Entre eles:

  • Hemorragia
  • Distúrbios de sensibilidade
  • Atraso ou ausência de consolidação óssea
  • Lesões dentárias
  • Fusão do fragmento ósseo
  • Implante mal tolerado

    Quanto às imperfeições dos resultados, eles podem ser facilmente retocados pelo seu cirurgião. No entanto, recomenda-se esperar vários meses para fazer um retoque, para que a área esteja completamente curada.

Perguntas Frequentes

  • Onde fica a cicatriz na cirurgia para aumentar o queixo? FIca visível? "Existem duas opções de abordagem para inclusão de implantes de silicone no queixo. Por dentro da boca ou na pele do sulco logo abaixo do queixo. Também realizamos o aumento sem cirurgia, com preenchedores." Clínica Borges Fortes
  • Ao colocar implante é possível que haja rejeição? "O aumento normalmente e realizado com a inclusão de implante mentoniano de silicone solido. As rejeições, praticamente não existem, o que podera acontecer é a infecção local. Outra maneira e usar os produtos preenchedores absorsíveis, mas neste caso tera que renovar a cada ano, aproximadamente." Clínica Haim Erel
  • Qual médico procurar para a mentoplastia? É necessário buscar um médico profissional da área da cirurgia plástica, verificando a sua veracidade no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Qual o valor desse procedimento? No Brasil é proibido passar valores antes da consulta com o profissional, para marcar uma consulta é possível entrar em contato com os médicos.



Depoimentos

"Está se aproximando a data da minha cirurgia. Antes achava que meu pescoço era grosso e feio com papada, mas descobri que a desarmonia do rosto era o queixo. Irei colocar..."

Ver experiência

VanessaTompson - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."