Rosácea

O que é rosácea?

Rosácea também é chamada de rosa facial por causa da descoloração da pele

Rosácea também é chamada de rosa facial por causa da descoloração da pele

A rosácea, também conhecida como "rosa facial" ou "rosa de cobre", causa vermelhidão severa na pele. A doença afeta principalmente mulheres com mais de 30 anos de idade, especialmente aquelas com pele e olhos claros. Na Alemanha, entre dois e cinco por cento das pessoas são afetadas. Muitos desconhecem que o constante avermelhamento de sua pele é uma doença crônica.

A condição causa a dilatação das veias finas da pele, o que causa a vermelhidão. As inflamações geram nódulos (pápulas) e espinhas (pústulas), o que faz com que a doença pareça acne. Os homens em particular desenvolvem um espessamento nodular do nariz (rinofima), coloquialmente conhecido como "nariz bulboso". Pessoas não afetadas pela doença muitas vezes atribuem a vermelhidão ao consumo excessivo de álcool.

Como a rosácea aparece no centro do rosto e é difícil de esconder, muitos sofredores experimentam problemas psicológicos e emocionais.

Possíveis causas da rosácea

As mulheres são afetadas pela rosácea com um pouco mais de freqüência do que os homens. No entanto, as mulheres não adquirem rosácea severa com a mesma freqüência que os homens. Algumas pessoas têm um risco maior da condição.

Os cientistas ainda estão tentando descobrir o que causa a rosácea. Ao pesquisá-lo, eles encontraram alguns fatos importantes:

  • Rosácea é hereditária. Muitas pessoas com a condição têm membros da família com o mesmo problema.
  • O sistema imunológico também pode desempenhar um papel importante. Os cientistas descobriram que a maioria das pessoas com rosácea semelhante à acne reage a uma bactéria chamada Bacillus oleronius. Esta reação faz com que seu sistema imunológico reaja em demasia. Os cientistas ainda não sabem exatamente se isto pode causar rosácea.
  • Um ácaro que vive na pele de todos, Demodex folliculorum, pode estar diretamente ligado à condição. Este ácaro gosta de viver no nariz e nas bochechas, e é aqui que a rosácea geralmente aparece. Muitos estudos demonstraram que as pessoas com rosácea têm um grande número deste ácaro em sua pele. Entretanto, o problema é que algumas pessoas que não têm rosácea também têm um grande número deste ácaro em sua derme.
  • Uma série de fatores pode causar novos surtos em quem sofre por rosácea. Estes incluem alimentos picantes, bebidas quentes, álcool, estresse, cosméticos ou medicamentos. O frio e o vento não são bons para a pele, enquanto o calor e a luz do sol são particularmente prejudiciais.

Tipos de rosácea

Subtipo um (couperose)

Subtipo um (couperose)

Existem quatro subtipos de rosácea. Cada um tem seus próprios sintomas. É possível ter mais de um subtipo de rosácea ao mesmo tempo.

O sintoma característico da rosácea é a presença de borbulhas pequenas, vermelhas e cheias de pus que aparecem nos surtos. A rosácea geralmente afeta apenas a pele do nariz, bochechas e testa. Os surtos geralmente ocorrem em ciclos. Isto significa que os sintomas aparecem durante semanas ou meses, desaparecem e depois reaparecem.

Os quatro tipos de rosácea são:

  • Subtipo um (couperose): está associado com vermelhidão facial e vasos sanguíneos visíveis, especialmente nas bochechas e no nariz. A pele está com comichão e irritada.
  • Subtipo dois, rosácea papulopustular (ou acne): está associada a erupções semelhantes à acne, como as pústulas, e geralmente afeta mulheres de meia-idade.
  • Subtipo três: conhecida como rosácea hipertrófica, esta é uma forma rara associada ao espessamento da pele do nariz e retenção de água (edema). Geralmente afeta os homens e é acompanhada por outro subtipo de rosácea.
  • Subtipo quatro: rosácea oftálmica, cujos sintomas estão concentrados ao redor dos olhos, com ressecamento e inflamação.

Bibliografia

Deutsche Rosazea Hilfe e.V. Was ist Rosazea? Online: https://www.rosazeahilfe.de/wa... [06.05.2022]

NDR. Rosazea erkennen und behandeln. Online:https://www.ndr.de/ratgeber/gesundheit/Rosazea-erkennen-und-behandeln,rosazea100.html [06.05.2022]

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."