Informações sobre o tratamento

Com a cirurgia maxilofacial é possível corrigir anomalias na mandíbula, no maxilar e na face. É indicada no tratamento de tumores e patologias da boca, bem como para reposição óssea, em casos de traumatismos. O propósito desta cirurgia é melhorar as condições estéticas ou funcionais da área maxilo-mandibular e deve ser feita por um profissional de odontologia com especialização na área. Pacientes com problemas na articulação mandibular e que sofrem de apnéia obstrutiva do sono podem encontrar nessa cirurgia possibilidades de tratamento.

Tempo intervenção
60-90 minutos
Anestesia
Local
Hospitalização
1 dia
Recuperação
1 mês
Efeitos
Imediatos
Resultados
Permanentes

O que o custo pode incluir

  • Cirurgia
  • Anestesia
  • Revisões

Vantagens

  • Mehora a funcionalidade da área afetada
  • Corrige problemas ósseos e promove a harmonia facial
  • Melhora as dores associadas e corrige a mastigação

Resultados esperados e riscos

Os resultados são imediatos e mais visíveis quando diminui o inchaço da área tratada. Durante o pós-operatório podem ocorrer complicações, como má cicatrização, sangramento, inchaço, infecção e assimetria facial.

A intervenção

A cirurgia maxilofacial tem como objetivo corrigir o posicionamento da mandíbula e da maxila, proporcionando a correta mastigação e a harmonia facial. Para isso, o cirurgião retira uma parte do osso em excesso ou realiza um prolongamento com placas de titânio, conforme a necessidade do paciente. Normalmente, o paciente deve passar por um tratamento ortodôntico antes da cirurgia para que posteriormente a mordida esteja perfeita.

Cuidados após a intervenção

Depois da cirurgia maxilofacial o paciente deve tomar remédios indicados pelo médico para evitar infecções e diminuir a dor. Também é recomendada seguir uma alimentação leve no primeiro mês e manter repouso

Contraindicações

A cirurgia maxilofacil não é indicada para gestantes e lactantes e pacientes com problemas de cicatrização e coagulação.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiências

Ver todas

Olá! Meu nome é Elenice moro em Paris a 9 anos e na Europa a 17 anos. Já fiz 16 anos que eu não ia ao Brasil por motivo de saúde. Pois minha respiração não era boa e os médicos me aconselharam a fazer uma cirurgia de coração no maxilar e na respiração. Mais eu fiquei com medo de fazer , mais passados 13 anos decidi fazer uzeu aparelho por dois anos e logo depois fiz a cirurgia foi bem a cirurgia a regulação. Mas após 4 meses sem eu saber o que aconteceu as placas da parte superior quebrou fui as urgências e tive que ser reoperada de novo. se passaram 1 ano e meio eu sentia muitas dores nos dentes meus dentes ficar abalados nao conseguia comer e dotesr constamte 24 horas por dia ; e a médica que tratava cuidado de mim dizia que era normal. Mas depois de sofrer tanto resolvi procurar uma segunda opinião, fui ao sanpitrie no cemtro de paris e la foi atendiada por um médico muito bom. Ele viu todos os meus exames e também pediu para fazer novos exames e com tudo na mão ele marcou a cirurgia lá fui eu para 3 cirurgia ao sair do bloco já no quarto o médico disse que meu osso da parte superior não havia sicatrizado e tiveram que fazer um enxerto de osso e agora já faz 10 dias que estou operada e rezando pra deus que tudo de certo . Bom estou aqui dizendo minha experiência porque e difícil você ter sua boca quebrada por duas vezes e não resolverem o seu problema isso afetou muito a minha vida familiar e no trabalho. Recomendo sim essa cirurgia. Basta procurar o médico certo que você vai gosta e viver melhor

Tenho 50 anos más quero muito fazer esse tratamento, sou mãe de duas filhas especiais, O pai das minhas filhas separou por não aceita a deficiência das suas próprias filhas, e devido à esse episódio e mudei de estado! Hoje eu me dedico minha vida à elas.

Sou um menino sonhador ... Meu sonho é fazer a cirurgia da linha da mandíbula. Eu me olho no espelho e acho que rosto é muito fino, remete um rosto muito feminino e eu não me sinto bem. Acho muito bonito aquele rosto bem "quadrado" e essa é minha vontade, de me sentir bem e até mesmo escolher cortes de cabelo que vão valorizar mais minha face.

Depois de 1 anos e 3 meses usando aparelho, o dentista me deu a boa notícia que eu já estava pronto para fazer a maxilofacial. Eu tinha muito medo de ter que mexer nos ossos do rosto, mas a minha necessidade de melhorar a mastigação e a fala acabou vencendo o medo. A cirurgia durou 3 horas e meia e eu fui pra casa no mesmo dia. Nos primeiros dias o rosto fica inchado, mas depois de duas semanas desaparece. A parte mais difícil foi ter que se alimentar só com líquido e comida pastosa na primeira semana. Fiquei muito satisfeito com o resultado. Espero que a minha história sirva de motivação para quem precisa fazer esta cirurgia.

Olá, tenho o sonho de fazer a cirurgia para corrigir o osso facial, a maneira que está agora me deixa com a autoestima muito baixa!

O meu sono sempre teve má qualidade, mas neste último ano piorou muito. Acordo várias vezes na madrugada com o barulho do meu ronco. Além disso, estou sempre sonolento, cansado e tenho dificuldade para me concentrar no trabalho. Recentemente realizei uma consulta médica onde foi diagnosticado que sofro de apnéia do sono. O clínico geral recomendou que eu procurasse um especialista em cirurgia maxilofacial. Tenho dúvida se realmente o meu caso é de cirurgia. Talvez um tratamento possa resolver o meu problema.

Há 6 anos me diagnosticaram mordida cruzada. Coloquei aparelho fixo durante 2 anos, mas, passado 3 anos, depois que retirei o aparelho, o problema voltou. O meu dentista de confiança mudou de cidade, então fui consultar com outro especialista, coloquei novamente o aparelho, mas não me adaptei e tive que retirá-lo. Eu não sinto dor, mas a minha mandíbula estala muito e isso me incomoda. Gostaria de saber se isso é perigoso, se o problema pode ser resolvido com um tratamento ou terei que fazer cirurgia.

Eu decidi fazer uma Mamoplastia depois da gravidez pois tive uma grande mudança no meu seio durante a amamentação, não me sinto bem comigo mesma eu já não tenho aquela alto estima de antes. Já a cirurgia ortognatica eu preciso muito mais porém terei que tentar pelo sus pois sai muito cara, e não tenho condições, preciso fazer pois tenho mordida totalmente desproporcional, problemas respiratórios e dores no maxilar as vezes, e também esteticamente ajudaria muito muito mesmo... Pois a Melhor Coisa é vc Sorrir Sem Medo

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
Cirurgia Ortognática - Recomendação
marcelogaray · Rio de Janeiro (cidade) · 3 imagens
marcelogaray 4 20 Out 2018
4 20 Out 2018
Rosto assimétrico e boca torta
Anônimo · Macaé
Anônimo 30 10 Jul 2018
30 10 Jul 2018
Medo da cirurgia maxilofacial
jasmimSouza · Passo Fundo
jasmimSouza 25 21 Dez 2017
25 21 Dez 2017

Destacado

Vídeos

Ver todos
Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas

Há uns anos, tinha nem ideia direito da origem do incômodo com meu rosto, então passei a usar aparelho odontológico, pra anos mais tarde notar que o problema não era só lá. Desde aí venho pesquisado muitos casos e comparando com o meu. Já tinha praticamente certeza que meu '' defeito'' era caso de ortognatica classe II e depois dum tempão pesquisando e enrolando sobre, fui ao meu dentista pedir uma indicação para o dentista do SUS, que supostamente faria os exames p/ cirurgia. Ele disse que eu tinha lido errado e ortognatica não era o meu caso, porque apesar da minha mandíbula ser aparentemente "inclinada" pra um lado e meu queixo retraído, a ortognática tratava não só dessa parte como da dos dentes/mordida, e que eu não tinha problema com a sobreposição deles. Entendi o que ele quis dizer, mas??? E agora? É caso de que, então? Mentoplastia? Deveria ir noutro dentista ver se ele pensa diferente ou aonde? meu sorriso é praticamente torto: o osso da esquerda se sobressai, o queixo parece pendido pro lado e a gengiva, no lado direito, ainda aparece um bom bocado a mais do que no resto da boca. nas fotos a deformação é ainda mais clara, me chateia.

Ainda não tem respostas
Afinar a mandíbula RocioCaetano · 3 Nov 2017

Tenho a mandíbula muito larga e gostaria de deixar mais fina. O que posso fazer?

Dra. Caroline Kroeff

A melhor resposta

Olá! É necessário passar em uma consulta com cirurgião plástico para verificar o melhor tratamento para você, que pode incluir o uso de toxina botulínica. ... ler mais

1 resposta ler mais
Quanto custo em média a perfiloplastia? Dricarinhosa · 18 Jan 2017

Quanto custa uma perfiloplastia?

Dr. Fabricio Francischone

A melhor resposta

Olá tudo bem? Os valores cirúrgicos podem variar muito dependendo de cada cidade e estado, bem como o tipo de cirurgia, anestesia, hospital a ser escolhido entre outros fatores. De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM) somos proibidos de divulgar valores de procedimentos, quem os faz está indo contra ética médica. Por isso ideal seria av ... ler mais

22 respostas ler mais

Eu gostaria de saber quem devo procurar para uma avaliação para uma cirurgia ortográfica... Um cirurgião buco maxilo facial ou um ortodontista? Pois tenho certeza que preciso de uma, pesquisei muito sobre o assunto, tenho excesso de ossos no Maxilo superior, tenho problemas respiratórios e uma mordida totalmente desproporcional... e ronco durante a noite hahaha... Aguardo suas respostas.

Dr. Fabricio Francischone

A melhor resposta

Olá tudo bem? Ambos poderão solucionar seu caso tanto o Buco Maxilo quanto o Ortodontista, pois alguns ortodontistas tem especialização em buco maxilo ... ler mais

1 resposta ler mais

Artigos

Ver todos

Centros destacados

Ver todos
Clínica Fina Estampa

Clínica Fina Estampa

2 recomendações

A Clínica Fina Estampa é um espaço moderno e bem equipado, que reúne toda a infra-estrutura necessária para cuidar da estética do seu corpo e rosto, sempre com muita segurança e resultados satisfatórios. Nossos tratamentos são inovadores e as técnicas utilizadas por nossos especialistas são aprimoradas ao longo de anos de experiência em estética.À frente do setor de cirurgia plástica, está a Dra. Giovana Haeser, CRM 21254 / RQE 13311 e 15029. Nosso centro também conta com dermatologistas, odontologistas, fisioterapeutas, esteticistas e especialistas em ortomolecular.A sede da Clínica Fina Estampa está localizada em Porto Alegre e atendemos pacientes interessados de toda a região. Entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas.ginecomastiamamoplastiaplástica do abdômenlipoesculturamicropigmentaçãoclareamento dentalortodontiabotoxpeeling

Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Rio Grande do Sul

Instituto Sorrir

Instituto Sorrir

O Instituto Sorrir é uma clínica de odontologia estética, com unidades em Sorocaba e Porto Feliz. Nosso atendimento é personalizado, feito somente com horário marcado. Possuímos as mais novas tecnologias do mercado e temos tratamentos personalizados segundo as necessidades de cada cliente.EspecialidadesEficiência e excelência no tratamento são nossa prioridade. Usamos os materiais mais seguros e repletos de pesquisa científica que o mercado possui. Nossos profissionais possuem alta capacitação, tendo realizado cursos em instituições de renome como USP, Unicamp e Unesp.Nosso atendimento é voltado para o conforto e satisfação do paciente, para que possamos devolver saúde e estética. Nas nossas consultas o paciente é avaliado como um todo. O paciente pode acompanhar, junto ao dentista, as doenças orais que possui, pois disponibilizamos aos paciente a câmera intraoral.LocalizaçãoEntre em contato com o Instituto Sorrir para outras informações e agendamentos. Estamos em Sorocaba e Porto Feliz, esperando por você.

Sorocaba (São Paulo) São Paulo

Marjoriet Victoria Cirurgiã Dentista

Marjoriet Victoria Cirurgiã Dentista

Centro qualificado, eficiente e de fácil acesso, com profissional de qualidade, aparelhos de última tecnologia e uma equipe que vive em aperfeiçoamento constante no Brasil e nos Estados Unidos. Os tratamentos são coordenados pela Dra. Marjoriet Victoria Cirurgiã Dentista.EspecialidadesServiços oferecidos na área de estética facial, com aplicação de toxina botulínica. Trabalhamos ainda com procedimentos orais estético, como facetas laminadas, lente de contato dental, clareamento, restaurações estéticas, aparelhos normais e estéticos, entre outros. Fazemos também atendimentos a crianças.Cada paciente é atendido de forma pessoal, com profissionalismo e amor. Tratamos sempre de realizar o melhor trabalho possível, para atender a todas necessidades do paciente.LocalizaçãoO consultório fica em São Paulo. Entre em contato com a equipe para agendamentos.

São Paulo (cidade) São Paulo

Destacado