Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 10 Jun 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre manchas na pele
  • O que são as manchas da pele?
  • Quais são as causas das manchas na pele?
  • Tipos de manchas
  • Como evitar o aparecimento de manchas na pele
  • Qual especialista procurar?
  • Tratamentos para manchas na pele
  • Quando se vê os resultados?
  • Efeitos colaterais e contra-indicações
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
manchas na pele

As manchas costumam ser mais presentes no rosto

Informações sobre manchas na pele

As manchas na pele estão em uma das principais queixas entre homens e mulheres, principalmente aqueles que já estão na faixa dos 30 anos. São pequenas imperfeições, mas que geram muito desconforto por aparentar uma pele envelhecida e/ou irregular.

A exposição solar está entre uma das principais causas para o aparecimento dessas manchas, mas podemos também mencionar a utilização de produtos de beleza, alergias e acnes. 

Nem sempre a maquiagem resolve esse problema, mas hoje em dia há diversos tratamentos que solucionam o caso.

Vídeo realizado por Dr André Colaneri

O que são as manchas da pele?

Manchas na pele - ou descoloração - são lesões benignas particularmente presentes na face (testa, nariz, bochechas) e nas mãos

Os especialistas apontam que sua aparência acontece devido a alterações no funcionamento das células produtoras de melanina, principalmente quando, com o aumento da idade, sua presença começa a diminuir. 

Essas alterações causam uma distribuição desigual da melanina, que faz com que a superfície da pele crie manchas de cor bege ou marrom. O mesmo processo pode acontecer por fatores externos, como a exposição solar e produtos de beleza.

envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele não depende da idade!

Quais são as causas das manchas na pele?

As causas que determinam a formação de manchas na pele são numerosas. Primeiro de tudo, encontramos o envelhecimento da pele.

O envelhecimento da pele não só depende da idade, mas também pode ser acelerado por alguns maus hábitos e agentes externos que estimulam os radicais livres e enfraquecem do tecido cutâneo, tornando-o mais frágil. Entre esses fatores, eles destacam em particular:

  • Fumar cigarros 
  • Dieta desequilibrada
  • Radiação solar
  • Poluição
  • Exposição ao sol e ao vento
  • Alterações hormonais (gravidez, menopausa, etc.)
  • Medicamentos à base de estrogênio (por exemplo, pílula anticoncepcional)
  • Acne e outras inflamações da pele

melasmas

Tenha cuidado com a exposição solar

Tipos de manchas

dois tipos de manchas, as que podem ser mais escuras ou mais claras que o tom normal da pele. 

Dependendo da tendência genética, e também das justificativas do aparecimento da manchas elas podem apresentar diferentes características. E no caso, a mesma pessoa pode ter os dois tipos de manchas.

A diferença entre a mancha e o melasma é que o melasma inicia como uma pinta, que não é uniforme e possui cor diferente das demais. É importante, que a qualquer aparecimento de pintas após a idade adulta seja informada ao dermatologista, já que pode ser o início de um melasma, que é o câncer mais perigoso de pele.

    evitar manchas na pele

    Você pode atrasar o envelhecimento da pele!

    Como evitar o aparecimento de manchas na pele

    Um dos principais fatores que contribuem para a formação de manchas na pele é o envelhecimento da pele. No entanto, assim como os maus hábitos podem acelerar o processo, os bons podem atrasar o seu desenvolvimento. Como, por exemplo:

    • Beber bastante camomila e chá verde: graças às suas propriedades, eles reduzem os processos subjacentes à degradação da melanina e reduzem a exposição aos radicais livres.
    • Seguir uma dieta rica em vitaminas (especialmente A e E), fibras e proteínas.
    • Reduzir gorduras, açúcares e carboidratos.
    • Proteger a pele dos raios solares.
    • Manter a pele hidratada
    profissional para manchas na pele

    Pesquise sobre o seu profissional

    Qual especialista procurar?

    Quando tiver dúvidas sobre a saúde da sua pele ou quando quiser eliminar alguma mancha, é sempre aconselhável consultar um especialista em Dermatologia

    Durante a primeira visita, o dermatologista poderá explicar detalhadamente sobre o aparecimento das manchas na sua pele, bem como como orientar qual tratamento ou ciclo de tratamento será mais adequado às características específicas de cada tipo de pele e descoloração.

    procedimentos para manchas

    Há uma melhora considerável da pele

    Tratamentos para manchas na pele

    Há 4 métodos para eliminar manchas na pele:

    - Peeling:
    Neste tratamento as camadas mais superficiais da epiderme se regenerem e produzam novo colágeno. O peeling pode atingir três camadas da pele:  superficial, médio e profundo, e o profissional vai escolher qual é o melhor método no seu caso.

    - Dermoabrasão:
    Pode ser usado pelo médico não só para eliminar manchas na pele, mas também para cicatrizes, acne e rugas superficiais.

    - Crioterapia:
    Tratamento que elimina as manchas pela ação do nitrogênio líquido.

    - Laser:
     A mancha é destruída, mas o tecido epidérmico acima dela é preservado e permanece intacto. Sendo um dos tratamentos mais utilizados para retirar as manchas, assim como o peeling.

    desaparecer manchas na pele

    Cuide-se ainda mais depois do procedimento!

    Quando se vê os resultados?

    Os resultados dependem do tipo de técnica utilizada, das condições iniciais e do número de sessões.

    Em geral, os primeiros efeitos serão visíveis já alguns dias após o tratamento. Para obter bons resultados, é importante eliminar, em primeiro lugar, as causas que desencadearam o aparecimento das manchas, por exemplo, será necessário aplicar protetor solar e evitar terapias hormonais.

    De toda maneira, costuma-se ver os resultados finais na média de 7 dias após o tratamento. É necessário seguir todos os conselhos médicos, dessa maneira é possível ter os resultados desejados no tempo correto de recuperação.

    retirar manchas

    Cada pessoa tem uma recuperação diferente

    Efeitos colaterais e contra-indicações

    Após o tratamento é comum aparecer vermelhidão ou queimação no local tratamento, o que desaparece dentro de alguns dias. 

    Em algumas pacientes é provável que uma casca se forme no local, o que vai depender do processo de cicatrização de cada pessoa. Os profissionais costumam recomendar cremas especiais para a cicatrização nesse período, consulte com o seu profissional qual a mais indicada no seu caso. 

    Para evitar a ocorrência de complicações, estes tratamentos não são recomendados para pacientes com doenças ou problemas de pele, mulheres grávidas ou lactantes.

    Perguntas Frequentes

    • Qual o valor para retirar as manchas na pele? "Existem diversas formas de tratamento para a retirada de manchas. A técnica a ser utilizada depende da profundidade da mancha na pele e sua causa. Técnicas de peeling e laser podem ser utilizadas. Em uma avaliação será determinado o melhor tipo de tratamento." Mybeleza
    • Tenho manchas na pele, o que pode ser? "O melhor a fazer é procurar um dermatologista o qual irá examinar suas manchar para adequar um tratamento correto.
      Pois existem manchas que podem ser tratadas com laser e outras não." Dr. Fabricio Francischone
    • Qual o melhor tratamento para retirar as manchas? "O tratamento das manchas vai depender de o que são as manchas. Você precisa passar por uma avaliação médica dermatológica para que o tratamento seja traçado após o correto diagnóstico." Dra. Luiza Negreiros - Dermatologia

    Depoimentos

    "Na verdade fiz um tratamento estético , devido ao melasma após a gravidez que ficou acentuado com o passar do tempo e nada resolvia , até que tomei a decisão de por um fim nas manchas escuras que me atrapalhavam porque já estava muito complexada .Como não tinha dinheiro para tratamentos estéticos , comecei a pesquisar e estudar tudo o que poderia beneficiar minha pele , e com o passar do tempo percebi que estava muito envolvida com o segmento de estética facial ..."

    Ver experiência

    FabiolaFilatroFilipp - Praia Grande, São Paulo

    "Odiava as minhas sardas, por isso, procurei por um tratamento estético: a crioterapia. Não tive medo ..."

    Ver experiência

    Solange41 - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro

    "A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."