Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 9 Abr 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre a mamoplastia
  • O que é a mamoplastia?
  • Sobre a Mamoplastia de aumento
  • Sobre a Mastopexia
  • Sobre a Redução de mama
  • Sobre a Reconstrução mamária
  • Quem pode realizar a mamoplastia?
  • Qual médico procurar para esse tratamento?
  • Como será a primeira consulta?
  • Como é o pré e o pós operatório?
  • Resultados
  • Perguntas frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
mamoplastia e abdominoplastia

Informações sobre a mamoplastia

A mamoplastia na realidade é um dos procedimentos que engloba vários outros procedimentos, como, por exemplo, o aumento de seios com próteses, redução das mamas, mastopexia para levantar os seios e ainda a reconstrução de mamas. Cada mulher pode chegar a precisar de um procedimento diferente, ou até mesmo mais de um, dependendo de cada caso. É importante saber que qualquer procedimento de mamoplastia é um procedimento que precisa de cirurgia plástica, e consequentemente terá cicatrizes. Essas cicatrizes podem ser menos ou mais visíveis de acordo com a técnica utilizada pelo o profissional de cirurgia plástica.

No Brasil, sabe-se que depois de abdominoplastia as cirurgias sobre a mama, chamadas de mamoplastia, é a segunda mais buscada pelas as mulheres brasileiras.

redução de mama

O que é a mamoplastia?

A mamoplastia é um termo para definir todos os procedimentos plásticos possíveis de serem feitos com a mama, dentro desses, dependendo de cada caso e necessidade de cada mulher, o profissional do ramo pode indicar:

-Mamoplastia de aumento

-Mastopexia

-Redução de mama

-Reconstrução mamária

Cada cirurgia tem uma técnica e abordagem diferente, por isso indicamos que você também visite as páginas específicas desses tratamentos. De toda forma, todas elas tratam da aparência da mama em algum sentido. Essas cirurgias também podem ser combinadas para que a paciente tenha um resultado mais ideal, por exemplo na mastopexia (quando a mama tem flacidez) combinada com próteses de mama, assim o procedimento pode recuperar a flacidez da mama e dar um aspecto mais natural para essa paciente e ganhando a forma e tamanho das próteses.

Todas essas possibilidades devem ser escolhidas por um profissional do ramo, a paciente sozinha não pode escolher a sua operação de maneira específica, mas pode indicar pro profissional escolhido como gostaria ter a sua mama, assim os dois chegam a um consenso juntos.

A cirurgia de mamoplastia de aumento tem então a intenção de aumentar a mama, a mastopexia recuperar a flacidez da mama (que pode ocorrer por amamentação, gravidez, problemas hormonais ou alteração de peso), a redução de mama tem o objetivo de diminuir os seis (que também pode acontecer por amamentação, problemas hormonais, ganho de peso ou tendência genética) e a reconstrução mamária geralmente é feita quando acontece algum problema de saúde, como câncer, ou quando a paciente sofre algum acidente que altere o formato natural da mama.

Indiferente do procedimento, todos eles buscam ajudar a recuperar o formato desejado pela a paciente, deixando sempre o mais natural possível.

aumento de seios

Sobre a Mamoplastia de aumento

Esse procedimento é um dos mais procurados no Brasil, só ficando atrás de abdominoplastia. A mamoplastia de aumento visa o aumento da mama da mulher, dependendo da paciente a incisão, o corte para fazer a introdução da prótese pode variar entre por debaixo da mama, pela a axila ou pela a auréola.

O formato da prótese também varia dependendo do corpo da paciente e do seu objetivo, o médico vai avaliar qual é a mais indicada no caso da paciente, mas também essa escolha vai variar de acordo com o peso, altura, tamanho da mama e diâmetro da glândula mamária.

As próteses também vão variando, elas podem ser de solução salina, silicone em gel e próteses b-lite.  Dentre essas elas podem ser redondas distribuindo o volume de forma igual pelo o seio ou anatômicas, também chamadas de gotas, que costuma dar a impressão mais natural para mamas que já apresentam algum volume de seio. Todas essas alternativas variam, e o cirurgião vai escolher o melhor método, formato e tamanho para o seu caso avaliando em consulta a sua mama.

O procedimento do aumento de mama pode durar entre 1-2h e a os resultados já são imediatos. O pós operatório costuma precisar de mais ou menos duas semanas para voltar às atividades normais como trabalhar, porém exercícios físicos demorando um pouco mais de tempo, em média um mês e esforços com os braços podem demorar até dois meses.Os pontos são retirados após uma semana da operação e o uso do sutiã pós operatório deve ser prolongado em até 2 meses após cirurgia, os médicos recomendam o uso de sutiãs até mesmo para evitar que a mama caia com o tempo, já que a prótese não garantiza os seios levantados, muito pelo o contrário, a tendência é que com mais peso os seios continuem caindo até mais rápido.

A recuperação não costuma ser tão dolorida, a dor é suportável e o médico vai orientar as medicações necessárias para amenizar o processo.

Para saber mais dados específicos ou outras dúvidas sobre, consulte a nossa página sobre a mamoplastia de aumento .

mastopexia nos seios

Sobre a Mastopexia

A mastopexia é uma das estratégias usadas para mulheres que querem recuperar a flacidez mamária e melhorar o aspecto da mama caída. A flacidez pode acontecer por diversos motivos, mas geralmente é mais frequente quando há uma grande perda ou aumento de peso, por gestação ou alterações hormonais.

Ao realizar a consulta com um profissional médico e cirurgião plástico, será possível avaliar o grau de queda da mama que a paciente apresenta, além de avaliar o estado de saúde no geral dessa pessoa. Posteriormente será recomendado realizar alguns exames pré operatórios para avaliar a condição física e risco cirúrgico para o caso específico dessa paciente.

Após realizar todos os exames e passar pelo o processo pré operatório, a paciente já vai estar preparada para o procedimento. Geralmente não é necessário ser internada, a paciente da de alta no hospital para o procedimento e sai no mesmo dia. A cirurgia dura em média de 2-3 horas, variando para cada paciente.

As técnicas para a hora da cirurgia devem ser esclarecidas antes, no processo pré-operatório, onde o seu profissional vai indicar como vai acontecer todo o processo. Há alguns possibilidades e técnicas comuns nesses casos, como, por exemplo:

-Mastopexia sem próteses

-Mastopexia com próteses

-Corte na aureola

-Corte na auréola e para baixo, em forma vertical

-Corte na aureola e abaixo do seio, em formato de T

O pós operatório não costuma ser muito doloroso, mas é preciso ter cuidado para não fazer esforço e prejudicar a cicatrização, já que é um procedimento que precisa ter mais cortes do que um aumento de mamas, por exemplo. Será necessário usar o sutiã pós operatório, tomar o remédio pós cirurgia para prevenir qualquer infecção e também remédios analgésicos para a dor, caso seja necessário.

Os resultados não são imediatos, porque após a cirurgia o corpo ainda vai estar se recuperando do processo que é invasivo. De toda forma, já vai ser possível ver diferença na mama e no seu formato, mesmo estando inchada.

As cicatrizes também tem a tendência de ir melhorando, retirando os pontos uma semana após o procedimento. O corpo se recupera totalmente após um ano, mas é possível ter bons resultados após pouco tempo de cirurgia, cada mulher demanda um tempo diferente para chegar ao resultado final.

É importante lembrar que a paciente deve ter cuidado ao expor as cicatrizes ao sol para que não fiquem escuras, que tome todos os medicamentos indicados pelo o seu profissional e que use o sutiã durante o tempo indicado, já que ele ajuda a dar formato também. Caso você perceba alguma alteração, inchaço excessivo, inflamação, tenha febre ou esteja com muita dor, procure imediatamente o seu cirurgião, ou um pronto socorro.

Poucas mulheres precisam de um segundo procedimento após realizar a primeira mastopexia, sendo possível já ter os resultados esperados.

redução de mama

Sobre a Redução de mama

As mulheres brasileiras costumam ter a tendência de um corpo volumoso, cheio de curvas. É verdade que muitas dessas mulheres podem sofrer com as mamas muito grandes, e uma das possíveis soluções desses casos é buscar a redução dos seios.

Além da tendência genética, as mamas podem aumentar de volume por culpa de alterações hormonais e gravidez.

Ao se consultar com um(a) profissional do ramo, que precisa ser necessariamente cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a paciente vai ter a primeira consulta para tirar as dúvidas sobre o seu procedimento, as técnicas e entender o porque a sua mama tem um volume tão grande. O próximo passo já é iniciar o pré operatório realizando os testes para avaliar o risco da cirurgia, o profissional também pode pedir provas de sangue para entender um pouco mais do porque você tem a tendência de aumentar o volume das mamas, caso a justificativa seja que isso ocorre por culpa de problemas hormonais o profissional também pode te indicar remédios para controlar e equilibrar-los.

Existem algumas técnicas para esse procedimento, é são exatamentes iguais das pacientes que também buscam realizar a mastopexia. Porém, é necessário avaliar junto ao seu profissional se você quer além de diminuir, alterar o formato do seio, assim será possível juntar outras estratégias, como utilizar as próteses de mamas e/ou o procedimento de mastopexia. São muitas alternativas, por isso a consulta com o profissional é algo muito importante, já que as suas expectativas podem ser entendidas, e assim o médico vai indicar qual a melhor forma.

A operação dura em média entre 2-4 horas e a anestesia pode ser local com sedação, ou geral. E as saturas acontecem internamente com pontos internos, na tentativa de diminuir as quantidade de cicatrizes e melhorar esteticamente para a paciente. O pós operatório necessita de cuidados pela a parte da paciente, no sentido de que não se pode fazer muito esforço, nem carregar pesos no período de 2 meses. Para saber mais do processo pós operatório você também pode ver os detalhes na página específica desse tratamento de redução de mama.

Os resultados não são vistos de imeditato, porque é normal que os seios fiquem bastante inchados após o procedimento, faz parte do processo de recuperação, não se preocupe. A recuperação total pode levar 1 ano completo para encerrar o ciclo, mas os resultados são vistos muito antes, logo na segunda semana do procedimento o inchaço diminuir e as mamas vão estar menores e com uma melhor aparência.

Qualquer sintoma de dor que não passa com medicação, pontos abertos, infecção, febre ou mal estar, procure o seu profissional ou um pronto socorro, eles vão saber te orientar nesse momento.

Reconstrução da mama

Sobre a Reconstrução mamária

Uma outra e última alternativa sobre a mamoplastia é o procedimento de reconstrução mamária, indicado para as pessoas que já passaram por algum trauma na mama, como, por exemplo, câncer, cistos, ausência de seio, má cicatrização após algum procedimento e acidentes no geral que afetem a estrutura e funcionamento da mama na amamentação.

Essa é uma das cirurgias mais delicadas que se pode fazer nos seios, já que a área já está afetada por um outro processo que modificou o aspecto e funcionamento dos seios. Porém, com o avanço da medicina é possível ter resultados muito positivos com as estratégias corretas para o seu caso, além de ser acompanhada por um profissional certificado e cirurgião plástico.

Na primeira consulta o profissional vai entender e analisar tudo o que a sua mama sofreu de alteração para poder te esclarecer quais serão as técnicas necessárias para recuperar a sua mama de acordo com as suas expectativas. A maneira que a sua mama vai ser reconstruída depende muito da opinião do médico, já que ele vai analisar aquilo que é possível ou não, com o intuito de chegar a um resultado mais natural possível.

É possível que durante o procedimento, após realizar todo o processo pré operatório e os exames necessário que te permitam realizar a reconstrução, o doutor utilize outras partes de gordura do seu corpo para reconstruir a mama, ou utilize as próteses de silicone e até que se faça uma pigmentação da aréola da mama, para que ela recupere a aparência que tinha anteriormente.

O pós operatório costuma ser um pouco mais intenso e longo do que as outras cirurgias na mama, justamente porque é um processo de reconstrução. Mas não se preocupe, hoje em dia as técnicas de cirurgia plástica estão muito avançadas e os médicos estão acostumados e preparados para realizar esse tipo de procedimento, por mais delicados e complicados que sejam. Certifique-se de seguir todos os passos que o seu médico indicar, o seu resultado final também depende dos seus cuidados.

No geral a operação demora entre 2-3 horas e é possível ver os resultados com o tempo, logo após o procedimento seus seios podem estar inchaços, mas isso faz parte do processo. Logo após 3 semanas já é possível perceber a diferença nas mamas e a aparência mais natural.

Esse procedimento ajudar muito na autoestima das pacientes, que voltam a se sentir mais femininas e seguras.

Os riscos desse procedimento você pode conhecer um pouco mais na página específica sobre o tratamento. De toda forma, procure o seu profissional caso sinta algum desconforto que não passe com remédios ou tenha febre.

cirurgia nas mamas

Quem pode realizar a mamoplastia?

Qualquer mulher que não esteja o suficientemente feliz com o volume ou formato das mamas pode procurar um profissional certificado pela a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para entender como funciona todo o processo e como seria a abordagem para o seu caso específico.

É importante lembrar que mesmo que a mulher deseje realizar o procedimento, o profissional pode indicar ou não o procedimento para a paciente, mas isso geralmente não acontece. No geral, se você tem os seus exames pré operatórios realizados corretamente, seguindo as orientações do seu profissional, você é liberada para realizar a cirurgia. E é muito importante seguir cada passo do seu profissional, todo o seu resultado da operação depende de você seguir as orientações do(a) médico(a) também.

cirurgia plástico para mamas

Qual médico procurar para esse tratamento?

Os profissionais que podem realizar esse tratamento são aqueles que têm formação médica na área de cirurgia plástica. É importante que você procure o seu profissional da maneira mais adequada e consultando as suas credenciais no site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Somente profissionais que são membros da sociedade são habilitados de realizar esse procedimentos e outros de plástica, procure o seu entre esses, é a forma mais segura de garantir um bom resultado e não correr riscos com clínicas clandestinas.

consulta para aumento de mamas

Como será a primeira consulta?

Durante a primeira consulta com o cirurgião plástico será possível avaliar qual é a melhor forma de intervir, dependendo da cirurgia cada procedimento deve apresentar diferentes técnicas, então é importante perguntar ao seu profissional qual é o planejamento que ele espera realizar no seu caso. De toda forma, é comum que nas cirurgias que se realizam nas mamas o médico faça uma avaliação da elasticidade da pele na área, da quantidade de gordura e também as expectativas da paciente.

Por isso que é muito importante deixar claro para o seu profissional quais são os seus desejos já na primeira consulta, ademais de também tirar dúvidas sobre os seus medos, cicatrizes, dores, quantidade de tempo necessário para o pós operatório e como funciona todo o processo. É a maneira de você ficar mais segura e conhecer mais sobre o trabalho desse profissional.

Conte para o seu profissional todos os remédios que esteja tomando no momento e doenças obtidas ao longo da vida, é muito importante que o seu médico esteja ciente para evitar qualquer complicações no momento da cirurgia e do pós operatório também.

Provavelmente o médico já vai indicar exames de pré operatório a serem realizados para avaliar os riscos e técnicas para chegar ao resultado mais ideal da sua cirurgia.

pós operatório mamoplastia

Como é o pré e o pós operatório?

Durante o pré operatório, como comentado acima, o cirurgião realizará consultas com a paciente para avaliar e deixar claro como se procederá o procedimento. Também é solicitado exames para avaliar o estado geral de saúde da paciente, como testes cardíacos, exames de sangue, de urina e uma tomografia do busto para tirar qualquer possibilidade de traços de cistos e/ou câncer.

Após realizar esse processo o médico, dependendo da cirurgia, também pode solicitar que você compre um sutiã pós operatório, que faça o interrompimento das pílulas contraceptivas e outros medicamentos que possam prejudicar na coagulação do sangue.  Muitas mulheres se perguntam se o pós operatório das cirurgias de mama é muito complicado e se gera muita dor, mas isso pode depender de cada paciente e também da complicação da sua operação. Sabe-se que mulheres que colocam a prótese por trás do músculo, procedimentos de reconstrução e/ou mastopexia demandam mais tempo, técnicas e isso acaba impactando no pós operatório da paciente. Porém, ao realizar o procedimento com um profissional qualificado, que saiba orientar a paciente durante o processo e também faça a cirurgia com qualidade todo esse processo de pós operatório se torna mais tranquilo e suportável. Não é verdade quando dizem que não existe dor no pós operatório, contudo é verdade que é um processo que pode ser menos doloroso e suportável com a orientação e medicação do profissional.  

Caso você tenha a curiosidade, também é possível o depoimento e experiências de outras mulheres que já passaram pela a cirurgia na área de experiências.

resultados da mamoplastia

Resultados

Cada cirurgia apresenta um resultado diferente de acordo com o objetivo, mas no geral é possível melhorar esteticamente a aparência e formato da mama da mulher. Ademais de que, sabe-se que a cirurgia plástica impacta não só de forma visual e estético na vida dos pacientes, todo esse processo atinge na vida pessoal, no convívio social e até mesmo na qualidade de vida. Os resultados daquelas que realizam os procedimentos desejados com profissionais qualificados no geral ficam bastante felizes e satisfeitas.

É importante informar que para que os resultados sejam ideais se espera um comprometimento não só do médico responsável por essa cirurgia mas também do paciente, todo o processo de pré operatório e pós operatório também é de responsabilidade das duas partes.

Caso a sua mama e pós operatório apresente complicações, ou que você tenha febre, pus, pontos se abrindo, dores excessivas, é importante que você entre em contato com o seu profissional o mais rápido possível.

Perguntas frequentes

É possível ficar com edemas após o procedimento? "Há sempre edema no pós operatório da Mastopexia e Inclusão das próteses! Em relação as mamas estarem lateralizadas, provavelmente não houve a aproximação do tecido mamário para o centro das mamas e segurando assim as próteses mais para cima, como formando um cinto de sustentação." Dra Loriti Breuel

Os exames pré-operatórios tem validade? "Os exames pré-operatórios caso estejam normais, terão validade de seis meses para procedimentos cirúrgicos eletivos, como é o caso de Cirurgias Plásticas." Dr. Antônio C. B. de Deus - Unità Centro Médico

E para os exames de sangue antes da operação?
 "Exames cardiológicos como ECG e os de imagem (ultrassom de mamas ou mamografia) terão validade mais longa (até 1 ano), porém exames de sangue podem sofrer alteração devido a alguma alteração na sua saúde, por exemplo anemia (causada por um ciclo menstrual mais intenso) ou infecções. Sugiro fazer os exames de sangue mais próximos da cirurgia (em torno de 30 dias)" Clínica Dra. Luciana Pepino - Cirurgia Plástica

Quanto tempo após a cirurgia se pode voltar as atividades normais? "Normalmente a paciente que se submete a uma plastica de mamas pode voltar ao trabalho entre 5 e 7 dias após a cirurgia. Deve usar um sutiã protetor e não deve ainda fazer esforços com os braços." Dr. Julio Morais

Como é corrigido o mamilo invertido? "A correção do mamilo invertido é um procedimento extremamente simples e feito sob anestesia local. O cirurgião utilizando uma agulha 40 x 12 por uma micro incisão libera todos os ligamentos que estão prendento o mamilo para dentro e o deixa fixado ao trorax com 1 ponto que é retirado 1 semana depois, 10 minutos de cirurgia e pronto!" Clinica Domingos De Paola De Cirurgia Plástica

Qual o preço médio da mamoplastia? "Os valores cirúrgicos podem variar muito dependendo de cada cidade e estado, bem como o tipo de cirurgia, anestesia, hospital a ser escolhido entre outros fatores. De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM) somos proibidos de divulgar valores de procedimentos, quem os faz está indo contra ética médica. Por isso ideal seria avaliação para melhor esclarecer as dúvidas e também decidir o melhor tratamento para você." Dr. Fabricio Francischon





Depoimentos

"Eu fiz cirurgia de mamoplastia, nunca tive medo ou receios sempre foi meu sonho..."

Ver experiência

ClaudiaMariacersosim - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro

"Felicidade e autoestima me definem agradeço imensamente ao meu médico..."

Ver experiência

JuliaMeireles - São Bernardo do Campo, São Paulo

"Fiz mamoplastia tive câncer de mama,estou bem fiquei satisfeita com a realização no procedimento..."

Ver experiência

Carlasvital - Marabá, Pará

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."