Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 13 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre a lipoaspiração
  • O que é lipoescultura?
  • Quem é o candidato ideal para a lipoescultura?
  • Como escolher o cirurgião para minha lipoescultura?
  • O que acontece durante a primeira visita?
  • Hospitalização e anestesia
  • Como fazer uma lipoescultura?
  • Pós-operatório
  • Resultados
  • Riscos e possíveis efeitos colaterais
  • É possível ganhar peso após uma lipoescultura?
  • Outros tratamentos de remodelação
  • Qual a diferença entre Lipoaspiração, Lipoescultura e Lipofilling?
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Informações sobre a lipoaspiração

A lipoescultura junto com a lipoaspiração se enquadra na categoria de técnicas cirúrgicas de remodelação corporal. É uma intervenção que permite modificar algumas áreas do corpo através da remoção e reposicionamento de células adiposas. Ao contrário da lipoaspiração, onde a gordura é exclusivamente aspirada e removida para dar ao corpo uma silhueta mais fina, a lipoescultura permite uma remodelação real do perfil do corpo através de ações de preenchimento que dão harmonia a toda a figura.
Até o momento, diferentes tipos de técnicas de lipoescultura estão disponíveis, alguns menos invasivos que os cirúrgicos, que envolvem o uso de lasers e máquinas de última geração.
A vantagem da lipoescultura é a capacidade de modificar o corpo sem recorrer à inserção de suportes, próteses ou corpos estranhos, dando ao paciente um resultado natural muito satisfatório.

lipoescultura e lipoaspiração

O que é lipoescultura?

O termo lipoescultura é utilizado para indicar a cirurgia estética destinada a remodelar a silhueta através do uso de excesso de gordura. As células de gordura são removidos pelo cirurgião que fornece a "purificar" através do uso de mais centrífugas de última geração que permitem filtrar o lipoaspirado separando-à partir de componentes desnecessários, nomeadamente óleos, soro e sangue.

Após a aplicação de várias técnicas preparatórias, pode então ser usado para preencher e moldar várias áreas do corpo e do rosto, como nádegas quadris, mas também o tórax e região abdominal. A gordura tratada é injetada nas regiões a serem esculpidas através da inserção de cânulas que permitem uma posição extremamente precisa. Nos últimos anos, a disponibilidade de microcannules inovadores de 0,8 ou 0,9 mm de diâmetro foram autorizados a intervir com facilidade mesmo em pequenas áreas da face, tal como a área da pálpebra e da orbital, para a correcção de rugas de expressão ou mesmo na área do nariz e maçãs do rosto para modificar o seu perfil.

A lipoescultura é frequentemente realizada para completar um procedimento de lipoaspiração, ou após uma importante perda de peso, após o que é necessário redefinir os volumes e a proporção do corpo. Esta técnica é particularmente indicada no último caso, pois permite excelentes resultados, mesmo com tecidos cutâneos muito finos e relaxados, criando um verdadeiro "efeito lifting", levantando a pele. A pele se adapta perfeitamente aos novos volumes criados pelas células transplantadas, permitindo assim uma verdadeira "reestruturação biológica" que não envolve o uso de próteses externas.

como ter um corpo bonito

Quem é o candidato ideal para a lipoescultura?

A lipoescultura é particularmente indicada para quem deseja remodelar seu corpo, através de uma redefinição e redistribuição de volumes.
Nosso corpo às vezes tem depósitos de gordura que são difíceis de eliminar com o exercício ou com dietas de baixa caloria; para eliminá-los, a cirurgia pode ser necessária.
Porém é importante mencionar que não é uma alternativa para combater a obesidade. É considerado para ser um método muito útil para remodelar a forma do corpo por remoção de depósitos de gordura localizada em algumas partes do corpo, tais como as nádegas, coxas, tornozelos e joelhos.

O perfil ideal é, portanto, um assunto que é de peso saudável, normal com acumulações localizadas de gordura, e um bom tom e um alto grau de elasticidade da pele.
Indivíduos em situação levemente acima do peso podem ser submetidos à cirurgia, embora os resultados que podem ser obtidos sejam certamente menos válidos e dependerão em grande parte da elasticidade da pele.

Dado o importante papel desempenhado pelo tecido epidérmico neste tipo de tratamento, é importante lembrar que a idade pode ser um limite para alcançar os melhores resultados. Nos idosos, a perda da elasticidade natural da pele pode comprometer o resultado da operação.
Dito isto, não há limite de idade real, será o seu cirurgião de confiança para avaliar o seu caso e recomendar a melhor ação para você.

médico de lipoaspiração

Como escolher o cirurgião para minha lipoescultura?

A lipoescultura é um procedimento cirúrgico e, como tal, requer algumas precauções para a escolha do médico que irá realizar o tratamento, a fim de evitar conseqüências desagradáveis.
Porém é possível consultar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e buscar um profissional para verificar que se trata de um médico formado para essa especialidade. Ademais, aconselhamos que busque mais sobre a formação desse profissional, e que faça o tratamento com aquele que você se sentir mais confiante e confortável.

consulta para a lipoaspiração

O que acontece durante a primeira visita?

A primeira visita é definitivamente o momento mais adequado para ter respostas de seu cirurgião, não hesite em expor todas as suas dúvidas e perguntas antes de você ter uma operação, estabelecer uma relação de confiança e relacionamento sincero com o seu cirurgião é muito importante .
Na lipoescultura se faz necessária uma intervenção personalizada uma análise cuidadosa do paciente para ouvir as demandas e acordar áreas do corpo a ser tratada. Uma história médica precisa do sujeito é necessária antes de executar a cirurgia, é necessário excluir problemas de coagulação do sangue, pressão ou cicatrização. Para este fim, o médico pode prescrever exames de sangue específicos e uma radiografia de tórax, particularmente no caso de fumantes.
Neste ponto, antes de marcar uma data para a cirurgia, o cirurgião dará indicações ao paciente sobre como se preparar para a cirurgia, se é necessário seguir uma dieta específica ou parar de tomar certos medicamentos.

anestesia na lipoaspiração

Hospitalização e anestesia

A operação é geralmente realizada sob anestesia local para facilitar o curso cirúrgico, que geralmente não é muito doloroso e de rápida recuperação.
Como com qualquer tipo de cirurgia, é aconselhável parar de fumar pelo menos 3 semanas antes e depois da operação, para não comprometer o resultado da cicatriz e da recuperação do corpo.
O médico pode prescrever algum medicamento para a dor e para o pós operatório.

cicatrizes da lipoaspiração

Como fazer uma lipoescultura?

A lipoescultura nasceu como uma técnica de cirurgia reconstrutiva, particularmente usada para aliviar cicatrizes deprimidas ou tratar casos graves de queimaduras. Posteriormente, dado os excelentes resultados obtidos, começou a aplicar mais e mais frequentemente esta técnica em cirurgia plástica para remodelar o corpo, aumentando as nádegas, redefinindo os lados, até o recente uso no rosto e genitais, zonas particularmente sensíveis e difícil de tratar. O sucesso desta técnica é devido em grande parte à possibilidade de utilização de material orgânico retirado do próprio corpo do paciente, isso permite que as células de gordura transplantada para se adaptar ao tecido onde eles foram injetados, pela ação de diversificar fatores de crescimento específicos.

pós operatório da lipoescultura

Pós-operatório

O pós-operatório de uma lipoescultura é facilitado pela possibilidade de realizar a operação sob anestesia local. A sessão varia de acordo com a quantidade de gordura a ser tomada e pode variar de 30 minutos a 3 horas.
No final da operação, o paciente terá que usar uma cinta para ajudar no processo. A ação compressiva facilitará o assentamento da gordura, auxiliando na remodelação do corpo.
Nos dias seguintes à operação, o paciente pode sentir desconforto e dor na área tratada, o médico pode prescrever medicamentos analgésicos para o conforto do paciente. Recomendamos um período de descanso de 48 horas, enquanto o trabalho pode ser retomado nos próximos 4 ou 5 dias.

resultado da lipoescultura

Resultados

Os resultados podem ser apreciados já nas primeiras semanas, uma vez que o inchaço e o edema próximo às feridas são reduzidos. Os pacientes que se submetem a este tipo de tratamento são muitas vezes considerados muito satisfeitos, como consequência da remodelação da pele das áreas tratadas parece mais atenuada e desaparecem as imperfeições da celulite e do efeito de casca de laranja nas nádegas e coxas.
As cicatrizes são quase invisíveis ou pequenas, recomenda-se seguir constantemente os exames médicos para garantir a ausência de complicações.
Os resultados obtidos são definitivos, mas requerem alguns cuidados de manutenção: é aconselhável associar uma dieta balanceada a uma atividade física constante para evitar a formação de novo tecido adiposo.

Riscos da lipoescultura

Riscos e possíveis efeitos colaterais

Para minimizar a possibilidade de efeitos colaterais indesejados, é sempre necessário entrar em contato com um cirurgião plástico que ganhou a experiência correta neste tipo de tratamento. Mas por se tratar de um procedimento cirúrgico, sempre há riscos:

  • Sangramento, a ser monitorado nas primeiras 48 horas.
  • Hematomas, embora existam poucos casos, esse problema pode ser comum no tratamento da região abdominal
  • As infecções, pequenas em correspondência às incisões, são facilmente tratáveis ​​com tratamento antibiótico
  • Necrose cutânea, um risco muito raro relacionado à lipoaspiração muito superficial
  • Edema persistente, a drenagem linfática é recomendada para resolver o problema
  • Trombose venosa, a hospitalização é necessária
  • Cicatrizes visíveis, hipertróficas ou hiperpigmentadas que podem ser tratadas posteriormente com correção cirúrgica.
  • Irregularidade da parte tratada, o resultado, neste caso, é parcialmente relacionado com a qualidade da elasticidade epidérmica do paciente. É possível intervir com ajustes subseqüentes, a critério do cirurgião.



ganhar peso depois da lipoescultura

É possível ganhar peso após uma lipoescultura?

A lipoescultura é uma remodelação do corpo que não substitui os benefícios de uma dieta saudável e das atividades físicas constantes. Diminuir após a operação será o número de células adiposas do sujeito, que fazem parte de sua composição genética. Células de gordura, como os neurônios, não são capazes de se reproduzir, então, uma vez aspiradas, não há possibilidade de elas serem reformadas. A predisposição de acumular gordura não vá mudar, ainda é aconselhável manter sempre um estilo de vida saudável, porque as células restantes ainda podem aumentar em volume, fazendo "engordar" o paciente.
Embora a intervenção seja de curta duração e os resultados sejam imediatos, será necessário esperar pelo menos 6 meses para apreciar o resultado final, por isso a lipoescultura não é considerada uma cirurgia de último minuto, é preciso paciência para ver os resultados. Recomenda a realização de lipoescultura nos meses frios, de setembro a abril, a fim de apreciar os excelentes resultados obtidos durante o período de verão.

tipos de modelação no corpo

Outros tratamentos de remodelação

A lipoescultura é definitivamente uma das cirurgias mais solicitadas, seu sucesso se deve à possibilidade de remodelar seu corpo sem ter que recorrer ao auxílio de próteses e procedimentos minimamente invasivos. Muitas vezes esta cirurgia é realizada em associação com outros tratamentos que permitem uma remodelação total da figura inteira. Vamos ver quais são os mais solicitados:
A abdominoplastia, concentrada na região abdominal, permite eliminar o excesso de tecidos e estrias, tem um efeito reafirmante, pois atua na estrutura muscular do abdome.
Mastopexia
, uma intervenção muito necessária para firmar os tecidos relaxados da mama, melhorando o efeito de "seios flácidos".
Elevação das coxas e nádegas
, restaura a proporção para a parte inferior do corpo, é possível realizá-lo através de diferentes abordagens, dependendo das necessidades do paciente.
Braquioplastia ou facelift dos braços
, permite a remoção e remodelação de tecidos relaxados na área do membro superior.
Torsoplastia ou remodelação do tronco
, remodelando a ação dos quadris e tronco através da sucção de gordura localizada

qual a diferença entre Lipoaspiração, Lipoescultura e Lipofilling

Qual a diferença entre Lipoaspiração, Lipoescultura e Lipofilling?

Muitas vezes, mesmo na literatura científica, o termo lipoaspiração e lipoescultura são usados ​​alternadamente, neste artigo, decidimos destacar as diferenças entre os dois tipos de intervenções. Para esclarecer, listamos abaixo as diferenças entre essas duas intervenções e o lipofilling:

A lipoaspiração, nascida por volta dos anos 70, é uma intervenção cirúrgica que permite a sucção da gordura localizada, dando um efeito emagrecedor. É realizado através da inserção de cânulas conectadas a seringas ou aspiradores.
Lipoescultura
, uma intervenção que permite remodelar o perfil do corpo, harmonizando formas e volumes. A lipoescultura pode ser considerada uma evolução das primeiras técnicas de lipoaspiração, permitindo esculpir as formas, reduzindo ou adicionar volume através do reposicionamento da gordura retirada.
Lipofilling
, é uma técnica de preenchimento que permite intervir em várias partes do corpo para alterar os volumes, como nariz, lábios, linhas de expressão. O material adiposo usado para o preenchimento é retirado de algumas áreas do corpo do paciente. A diferença com a lipoescultura é que não há ação real de remodelação ou aspiração de gordura, as quantidades tomadas são de fato mínimas e destinadas a preencher as áreas a serem tratadas

Perguntas Frequentes

Qual a diferença de uma abdominoplastia e lipoescultura? "A abdominoplastia trata a musculatura quando da flacidez ou diastase de retos abdominais, bem como o excesso de pele e gordura. A lipoescultura modela tratando apenas a gordura. cada caso tem sua indicação específica." Dra. Rosimara Bonfim

A lipoescultura é mais agressiva que a lipoaspiração?"Na lipoaspiração retiramos e desprezamos a gordura em excesso. em excesso. Na lipoescultura, a gordura reirada não é desprezada, e sim colocada em areas onde haja necessidade, como areas deprimidas ou cicatriciais." Dr. Claudio Mascarenhas da Costa

Qual o valor de uma lipoescultura e prótese de silicone?"Os valores cirúrgicos podem variar muito dependendo de cada cidade e estado, bem como o tipo de cirurgia, anestesia, hospital a ser escolhido entre outros fatores. De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM) somos proibidos de divulgar valores de procedimentos, quem os faz está indo contra ética médica. Por isso ideal seria avaliação para melhor esclarecer as dúvidas e também decidir o melhor tratamento para você." Dr. Fabricio Francischone


Depoimentos

"Tinha flancos horríveis que me incomodava quando colocava uma calça jeans e qualquer blusa ficava feia. Malhava mas não conseguia eliminar. Depois da lipo eu engordei, cheguei a 83 kg, emagreci 23 e a gordura não voltou a acumular na região. Amei o resultado, vale a pena para quem deseja eliminar os terríveis flancos e levantar o bumbum eliminando a gordura do coccix. Não senti muita dor, fiquei sozinha pois minha família é do RJ, fazia tudo numa boa ,os primeiros dias andei com dificuldade mas não me impediu de ir a farmácia, padaria, etc... O resultado demora um pouco, com 4 meses ainda estava inchada, mas vale a pena, só vi o resultado após 6 meses."

Ver experiência

Ci21 - Santos (São Paulo), São Paulo

"Fiz uma lipoescultura há 7 anos. Não me sentia bem com a marca que fiquei depois de 2 cesárias. Para eu ter relações sexuais com meu marido eu não acendia a luz. Graças a esta cirurgia, me tornei outra mulher! Meu pós-cirúrgico foi maravilhoso e o resultado melhor ainda."

Ver experiência

Catia16 - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."

Colaboradores do tratamento