Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 31 Jan 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre a Lipoaspiração
  • O que é a lipoaspiração?
  • Como saber se eu sou um candidato da lipoaspiração?
  • Como escolher o meu cirurgião para a minha lipoaspiração?
  • Como é a primeira consulta com o cirurgião plástico?
  • Em que parte do corpo se pode realizar a lipoaspiração?
  • Como se realiza a lipoaspiração?
  • Quais são os diferentes tipos de lipoaspiração?
  • Que tratamentos se usam na lipoaspiração sem cirurgia?
  • A lipoaspiração é uma alternativa para a dieta?
  • A lipoaspiração doi?
  • Como é o pós-operatório da lipoaspiração?
  • Como são as massagens do pós operatório depois da lipoaspiração?
  • Quais resultados esperar depois da lipoaspiração?
  • Quanto tempo dura os resultados da lipoaspiração?
  • Como é a cicatrização depois da lipoaspiração?
  • Quais são as possíveis complicações da lipoaspiração?
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Informações sobre a Lipoaspiração

O Brasil ocupa o segundo lugar em nível mundial em cirurgias plásticas, em média de 83 mil cirurgias no ano de 2013, número esse que já vem crescendo ao longo dos anos. Para tanto, uma das mais realizadas no Brasil é a cirurgia de lipoaspiração.

Vídeo realizado por Dr. Raphael Sampaio

Como eliminar gorduras

O que é a lipoaspiração?

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo  eliminar os depósitos de gordura e melhorar o contorno corporal. A lipoaspiração  pode ser realizada em quase todo o corpo: rosto, pescoço, braços, costas,peito, abdômen, glúteo, joelhos e panturrilha, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas.
É uma cirurgia invasiva mas que tem uma cicatriz pequena, justamente pela a forma que a medicina avançou e realiza o procedimento com pequenos cortes. Normalmente se realiza com anestesia geral ou local com sedação, dependendo da zona que vai ser tratada e como também o paciente junto ao seu médico, combinaram a forma do procedimento. A cirurgia pode durar entre 1 a 4 horas, dependendo da zona do corpo e do volume de gordura a ser retirada do corpo do paciente. A cirurgia também pode ser feita e ser dada de alta no mesmo dia, ou com hospitalização de uma noite após o pós operatório, o que vai depender do seu caso e da indicação do seu profissional.

Lipoaspiração perde peso

Como saber se eu sou um candidato da lipoaspiração?

Mulheres e homens que sejam maiores de idade, 18 anos, apesar de que algumas pessoas possam buscar esse procedimento antes dessa idade mas necessitam ter a autorização dos pais. Todavia, é necessário recordar de que a lipoaspiração não é uma solução para diminuir o peso, apenas para eliminar a gordura depositada nas zonas difíceis de tirar com dieta e exercícios.
Os melhores candidatos para essa cirurgia são aqueles que seu índice de massa corporal (IMC) não é tão alto, já que a quantidade segura de gordura retirada não deve ultrapassar de 5000 ml (ou seja, 5kgs) em uma cirurgia, segundo a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS). Se o IMC é muito alto, por mais que seja possível ver os resultados, não serão os mais satisfatórios ou esperados pelo paciente. Outro fator importante é contemplar a elasticidade da pele, pacientes jovens e não fumantes, tem a tendência de ter maior elasticidade.

Cirurgião para a lipoaspiração

Como escolher o meu cirurgião para a minha lipoaspiração?

Como se trata de um tratamento invasivo, é importante escolher um cirurgião que esteja indicado pela a Sociedade Brasileira de Cirurgiões Plásticos, pois dentro desse conselho é possível ter a segurança que o profissional se trata de um cirurgião plástico e tem a titulação para realizar esse e vários procedimentos plásticos, se assim tiver essa amplitude. Pois, ademais de ter a titulação de médico em cirurgias plásticas, deve ter experiência com cada tratamento e especialidade neles também.
Uma maneira útil de como escolher o médico foi escrita pela a ISAPS, International Society of Aesthetic Plastic Surgery (Sociedade Internacional de Estética e Cirurgia Plástica):

  • Escolher um cirurgião certificado e com experiência
  • Segurança na informação dada ao paciente que vai realizar o tratamento, sua instalação e equipe que o acompanhará no tratamento.
  • Perguntar sobre os seus êxitos e ver fotos/reportagens/textos do seu trabalho.
Consulta médica para lipoaspiração

Como é a primeira consulta com o cirurgião plástico?

Durante a sua primeira consulta, o cirurgião plástico vai avaliar o seu índice corporal, peso e firmeza da pele e seu estado de saúde geral. Em alguns casos é possível que o médico solicite exames para confirmar o seu estado de saúde, como, por exemplo, eletrocardiograma, análises de sangue e de urina, entre outros que o profissional considere importante para o seu caso. Ademais, vai explicar as técnicas, as partes do corpo a se trabalhar e a quantidade de gordura estimada para se retirar.

É importante que durante a consulta o profissional tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento de lipoaspiração, cuidados pós-operatórios e o tempo de recuperação. Tirando dúvidas também sobre a anestesia, se é necessário passar a noite no hospital ou não, além do preço da cirurgia no geral.

Não se esqueça de contar se é fumante, se está tomando algum remédio ou vitamina, também é importante avisar a quantidade de filhos que já tem ou se pensa ficar grávida (em caso se for mulher) ou qualquer outra informação médica importante. Não duvide de perguntar qualquer coisa para o seu médico, especialmente tudo que seja relacionado com as suas expectativas da lipoaspiração.

Conselho: É importante levar um acompanhante, como um amigo ou familiar, no dia da cirurgia para que você tenha ajuda na saída e no caminho de casa. Assim, estará assistido por alguém, caso precise de apoio nesse primeiro momento.



Em quem partes do corpo podemos fazer a lipoaspiração

Em que parte do corpo se pode realizar a lipoaspiração?

É possível realizar a lipoaspiração em diferentes partes do corpo e também no rosto da pessoa por ser uma cirurgia que elimina depósitos de gordura de qualquer parte do corpo. As zonas mais habituais de fazer o procedimento são:

  • Rosto: Pode-se eliminar a gordura acumulada nas bochechas para redefinir a forma do rosto.
  • Papada: É uma cirurgia muito demandada tanto por homens quanto por mulheres.
  • Ginecomastia: Alguns homens que têm a mama com aparência feminina podem melhorar a sua aparência estética com a lipoaspiração.
  • Concurda: Eliminando a gordura acumulada na parte superior das costas da pessoa.
  • Braços: Para retirar o excesso de gordura, normalmente se realiza o processo em pessoas que tenham pouca quantidade de pele para evitar flacidez.
  • Abdômen: Indicado principalmente para eliminar a gordura persistente que não se elimina tão facilmente com dieta nem com exercícios.
  • Costas: É uma das partes mais solicitadas para realizar o procedimento de lipoaspiração, e  se concentra na parte de baixo das costas e dos lados.
  • Monte de Vênus: A gordura concentrada nessa zona é difícil de se retirar com dieta e exercícios então é um tipo de categoria que vem aumentando pedidos.
  • Gordura abaixo do glúteo: Entre a área entre o glúteo e superior ao músculo, é um lugar que as mulheres tem tendência de acumular gordura.
  • Coxa: Para melhorar o contorno da perna, tanto da parte interna quanto da parte externa. É importante também que o profissional avalie a quantidade de elasticidade da pele.
  • Joelhos: Uma zona que é possível acumular um tipo de gordura resistente.
  • Panturrilha: Diminuindo o contorno desta parte do corpo.
  • Tornozelos: Só se pode realizar o procedimento quanto existe o acúmulo de gordura, não só de líquidos.

De todas as formas é importante consultar o seu profissional para saber o que é mais indicado para o seu caso.

Vídeo realizado por Clínica Elizeu Lavor

Como se realiza a lipoaspiração?

A lipoaspiração geralmente acontece com anestesia local e sedação, mas é possível que isso mude dependendo da zona a tratar e das condições físicas de cada paciente.  As penetrações das pequenas cânulas para tirar a gordura são de pequena inserção, de apenas 5 mm e através deste tubos se infiltra a anestesia e epinefrina. Depois com outras cânulas, que estão conectados a um sistema de sucção,realiza-se a lipoaspiração. Normalmente se necessita de 2 a 6 incisões por área.
A lipoaspiração é uma cirurgia que não necessariamente requer uma internação, pode ser, dependendo da condição geral do paciente após o procedimento, que o paciente necessite passar a noite no hospital, sempre assistido pelo o seu cirurgião.

Quais são os diferentes tipos de lipoaspiração?

Existem diferentes tipos e variantes de lipoaspiração, cada uma foca em oferecer um melhor resultado de acordo com o desejo do paciente e também do conhecimento profissional do cirurgião plástico.

  • Lipoaspiração por sucção tradicional (lipoaspiração seca): método mais conhecido da lipoaspiração, a gordura é retirada com a ajuda do tubo de acordo com os movimentos do cirurgião. Hoje em dia outras técnicas vão criar técnicas mais avançadas complementando essa técnica primeira de lipoaspiração.
  • Lipoaspiração tumescente: Injeta-se com a ajuda de cânulas, um líquido que mistura anestesia, epinefrina e líquido. Essa mistura ajuda a expandir e endurecer as zonas de gordura e com isso é possível extrair de forma mais suave e minimizando o sangramento.
  • Lipoaspiração assistida por potência: Também conhecida como vibrolipoaspiração, utiliza-se uma cânula especial que vibra rapidamente e ajuda a destruir todas as células de gordura, facilitando a eliminação das mesmas do corpo do paciente. Graças essa técnica é possível realizar a lipoaspiração em um tempo mais curto, evitando que a pessoa sangre por mais tempo também.
  • SAFE lipo (Separation, Aspiration, Fat Equalization): É uma técnica utilizada pelo Doutor Simeon Wall, de Louisiana, Estados Unidos, criando um contorno mais suave para evitar qualquer contorno que não seja desejado. As etapas para realizar são: Separar e deixar as placas de gorduras mais soltas, aspirar a gordura e homogenizar a superfície da gordura superficial.
  • Lipoaspiração ultrasónica, lipoaspiração VASER, ou Lipo HD: com a ajuda do ultrasom que se aplica com as cânulas especiais, os depósitos de gordura de dissolvem ao chocar contra as ondas de som, o que facilita a eliminação de gordura através das cânulas de sucção. Esse procedimento ajuda a eliminar gordura de área mais densas e com fibroses, como as costas.
  • Lipoaspiração a laser, SmartLipo: Utiliza-se láser para dissolver a gordura antes de retirar-la, deixando-a mais líquida. Isso por si só já facilita a extração e a recuperação do paciente já que o tecido nervoso, conectivo e vascular não se toca durante a cirurgia. Essa é uma das técnicas mais utilizadas hoje em dia, ademais que estimula a produção de colágeno.  
  • Lipoaspiração por dispersão de jato de água (Water Jet lipoaspiração), AguaLipo: Com a ajuda de um jato de água que se dispara, a gordura depositada se solta. Com essa técnica, a gordura não se destrói nem se dissolve, se elimina junto com a água, por meio do xixi e do suor.
Como fazer uma lipoaspiração sem cirurgia e como diminuir a gordura sem cirurgia

Que tratamentos se usam na lipoaspiração sem cirurgia?

Existem tratamentos que prometem resultado de eliminar a gordura com lipoaspiração mas não são invasivos, são conhecidos como lipoaspiração sem cirurgia, aqui está a lista de tratamentos do tipo mais comuns:

  • Cavitação: Utilizando de ultra sons é possível dissolver a gordura e eliminar de forma natural, através da urina, suor ao fazer os exercícios e etc. Também é um tratamento que ajuda a eliminar celulitis. A sessão dura em média de 45 minutos a 1 hora.  
  • UltraShape: Está aprovado pela a  FDA para reduzir a gordura da zona abdominal, não produzindo hematomas é possível ver os resultados em duas semanas. É um tratamento que dura em média 45 minutos.
  • Criolipólise: Esse tratamento elimina a gordura localizada e celulite, isso porque o sistema congela a gordura, cristalizando-a, e não eliminando os tecidos ao redor. Assim, a gordura é eliminada pelo o corpo em formato de urina e suor. A temperatura alcança entre -5ºC até -10ºC. Para resultados ideais, faz necessário realizar entre 10-20 sessões.
  • Hidrolipoclasia ultrassônica: É um tratamento que permite eliminar até 4 cm de gordura, usando a técnica de cavitação com injeção do soro fisiológico na zona a ser tratada retirando a gordura com a cânula. Para ter melhores resultados é necessário utilizar a faixa modeladora no corpo, durante o período que o profissional indicar.

Outros: Existem outros tipos de tratamentos no que se consideram “lipoaspiração sem cirurgia”, e que ajudam a modelar o corpo e eliminar a sua gordura das zonas mais resistentes do corpo. Por exemplo, a Lipolaser, drenagens linfáticas,massagens modeladoras, radiofrequência (com a técnica BodyTite), Sculpsure, CoolLipo, Vela Shape e etc.

    Lipoaspiração para emagrecer

    A lipoaspiração é uma alternativa para a dieta?

    Nem a lipoaspiração nem a lipoescultura devem ser consideradas como uma maneiras e tratamentos para combater o sobrepeso ou a obesidade, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas. Também não é um tratamento para eliminar as celulites.
    Por tanto, não se deve considerar como um tratamento alternativo ou substituto da dieta e uma alimentação saudável. Ademais de que, os cirurgiões recomendam que antes de realizar o procedimento deve-se alterar hábitos ruins e melhorar alimentação, além de fazer exercícios regularmente. Todos esses processos vão impactar diretamente nos resultados da cirurgia.

    A lipoaspiração doi

    A lipoaspiração doi?

    Sentir dor intensa depois de realizar o tratamento de lipoaspiração não é recorrente, porém é normal sentir incômodo. O profissional costuma receitar remédios que ajudam nesse pós operatório e antiinflamatórios, se for esse o seu caso. É normal que os primeiros dias sejam mais dolorosos, pois o corpo está em processo de recuperação. O efeito da anestesia pode durar até 24 horas e por isso o corpo fica mais sensível, porém a partir das 72 horas por diante esse efeito de incômodo vai diminuindo. Ao longo das semanas, já é possível voltar às atividades normais sem nenhum problema.

    Pós operatório da lipoaspiração

    Como é o pós-operatório da lipoaspiração?

    Os resultados da lipoaspiração podem ser vistos depois da cirurgia, mesmo na presença de inchaços e hematomas, que passam normalmente ao decorrer das semanas. É normal também que durante um tempo também o inchaço persistir, em média demora por volta de 6 meses para ver o resultado final do procedimento.

    O tempo de recuperação pode ir de 2 dias até uma semana, dependendo da quantidade de gordura retirada do paciente. É recomendável se manter ativo, como fazer caminhadas, por exemplos, mas exercícios mais pesados devem ser evitados durante o primeiro mês, de acordo com a sua recomendação médica.

    É importante utilizar a faixa pós lipoaspiração, a primeira vez que se colocar é logo após o procedimento pelo o médico. Ela deve ser utilizada entre 4 e 8 semana (segundo a definição do médico). Durante as primeiras três semanas, é recomendável usar-la todos os dias, a partir da quarta semana só no período da noite.

    Alguns cirurgiões recomendam tratamentos pós operatório para ajudar a recuperação como: drenagem linfática, radiofrequência e ultra sons ou massagens.

    Outra coisa que é necessária evitar é se expor ao sol, e sempre utilizar protetor solar com pelo menos 30 de proteção. Não consumir aspirinas nem Vitamina E, que afetam a coagulação. Fumar e beber devem ser deixados totalmente e o consumo de sal deve ser equilibrado para evitar a retenção de líquidos.
    É  fundamental seguir as indicações do seu cirurgião depois e antes do procedimento de lipoaspiração, pois dessa maneira é mais provável que se tenha bons e seguros resultados.

    Como são as massagens do pós operatório depois da lipoaspiração?

    Alguns cirurgiões recomendam começar o pós operatório com drenagens linfáticas ou alguma outra massagem manual duas semanas antes da cirurgia, para preparar o organismo. Ademais disso, é muito recomendado fazer sessões depois da cirurgia, principalmente para os pacientes com problemas de circulação e/ou retenção de líquidos.

    As massagens do pós operatório podem começar ao dia seguinte da lipoaspiração, sempre por cima da faixa, a partir do quinto dia é possível realizar debaixo da faixa. O início do tratamento pode variar, dependendo da recomendação do cirurgião.

    Os benefícios das massagens pós operatórios depois da lipoaspiração são:

    • Ajudar a desaparecer o edema
    • Drenar os restos de remédios, anestesia e o soro da cirurgia.
    • Beneficiar a regeneração de vasos
    • Eliminar qualquer desconforto do procedimento
    • Reduzir o tempo do pós-operatório
    • Melhorar a aparência da pele
    • Acelerar a recuperação e retração da pele
    • Eliminar ou diminuir a possibilidade de fibrosis

    São necessárias no mínimo 10 sessões com a frequência de 2 vezes a semana. O mais recomendado são pelo menos 15 dias de sessões e cada vez com menos frequência (ao total de 20-30 sessões)

    O tratamento pós-operatório não deve ser doloroso, e é possível sentir uma melhora desde da primeira sessão.

    Resultados da lipoaspiração

    Quais resultados esperar depois da lipoaspiração?

    Os resultados finais da lipoaspiração são possíveis de se observar  meses após a  cirurgia, uma vez que o corpo já tenha se desinflamado e eliminado os hematomas. É normal não perder drasticamente peso, já que a cirurgia não tem esse objetivo. É uma cirurgia para modelar o corpo eliminando depósitos de gordura e assim melhorar o contorno corporal consideravelmente.

    As cicatrizes são mínimas e muito pequenas pelo desenvolvimento das novas técnicas e tecnologias utilizadas, o tamanho fica por média de 5 mm ou menos. É importante seguir as recomendações do cirurgião para ajudar com a estética e também cicatrização da cicatriz.

    Resultados e tempo da lipoaspiração

    Quanto tempo dura os resultados da lipoaspiração?

    Depois de uma lipoaspiração é possível que a gordura volte se o paciente não passar a cuidar dos seus hábitos alimentares e fazer atividades físicas regularmente; apesar de que, as áreas tratadas pela a lipoaspiração podem ser menos afetadas pelo o aumento de peso e acumulação de gordura. Pois isso é importante cuidar da alimentação, fazendo esportes constantemente e se manter ativo e com a saúde em dia.

    O exercício e a nutrição adequada são os melhores aliados da lipoaspiração. Portante, a lipoaspiração não garante a imunidade contra o aumento de peso. Ademais, recordamos que a lipoaspiração não é um tratamento para perder peso, e sim para modelar o corpo, pois o melhor caminho é sempre cuidar da alimentação e fazer exercícios se o objetivo for emagrecer.

    A princípio pode parecer difícil e um esforço muito grande, ainda mais quando implica uma grande mudança na rotina. Todavia, com as mudanças do dia a dia e escolhas mais saudáveis, até na hora de comer fora de casa, é possível tornar esse processo em um hábito. Poder ver os resultados da cirurgia, também pode ser um grande incentivo, pois vai querer manter esse resultado por o maior tempo possível.

    cicatriz da lipoaspiração

    Como é a cicatrização depois da lipoaspiração?

    O procedimento de lipoaspiração é realizado com uma pequena incisão, do tamanho das cânulas, e por esse motivo as cicatrizes são pequenas (3 mm a 5 mm), ao princípio é normal que estejam ligeiramente avermelhadas ou rosadas e com o tempo vão ficando mais brancas e menos visíveis.

    Nem todas as pessoas cicatrizem da mesma forma, e por isso é importante falar com o seu cirurgião plástico e seguir todas as recomendações para o seu tipo de pele. Os conselhos mais básicos que os cirurgiões costumam passar são: Evitar tomar coagulantes, não fumar e nem consumir álcool, proteger as cicatrizes do sol e utilizar cremes que ajudem no processo de cicatrização.

    Complicações na lipoaspiração

    Quais são as possíveis complicações da lipoaspiração?

    Ao ser realizada por um cirurgião plástico certificado e com experiência, as complicações ou efeitos secundários são mínimos e muito pouco frequentes. Ademais disso, a taxa de êxito são muito altas. Mas por se tratar de uma cirurgia, não é livre de riscos. Os possíveis efeitos secundários são infecção, hemorragia, hematomas, seromas, sensibilidade na pele, reação adversa a anestesia e resultados insatisfatórios que podem solicitar uma cirurgia adicional.

    Perguntas Frequentes

    • Lipomastia em homens, é possível fazer? "Para saber se há apenas gordura nas mamas é necessário fazer um ultrassom ou mamografia. A lipoaspiração trata parte da gordura apenas. Para achar cirurgiões em sua cidade, voce pode procurar na sessão Médicos deste site ou no site da Soc Brasil de Cirurgia Plástica, que permite a procura por cidade" Dr André Colaneri
    • Depois do procedimento de lipoaspiração é possível ficar flácida? "Na avaliação pré-operatória o cirurgião plástico pode verificar estes aspectos e te orientar. Normalmente em lipoaspiração a análise sugere sempre que a pele tem elasticidade com retração." Dra. Rosimara Bonfim
    • É possível fazer duas operações ao mesmo tempo? Como aumento de seios e lipoaspiração? "Sim, é possível realizarmos a lipoescultura e a cirurgia de mama no mesmo ato operatório."Dr. Luiz Haroldo Pereira
    • Posso fazer o procedimento depois da gravidez? "É verdade que não há problema em relação à anestesia, o problema é a saida dos edemas e a baixa dos hormônios. Então é necessário esperar 6 meses após o final da gestação ou 3 meses após o termino da amamentação." Clinica Domingos De Paola De Cirurgia Plástica
    • Quanto custa o procedimento? Por lei brasileira os valores de qualquer procedimento só podem ser passados em consultas com o profissional do ramo.
    • A lipoaspiração aceita convênio? "A lipoaspiração por motivos esteticos não é coberta pelos planos de saúde. Quanto ao valor, este é variavel de acordo com o procedimento e local onde se encontra." Dr. Claudio Mascarenhas da Costa
    • Qual técnica da mais resultados? "Todos são procedimentos de lipoaspiração com algumas diferenças técnicas. A decisão varia de acordo com a experiência do cirurgião com cada modalidade e com a sua real necessidade, o que só pode ser determinada após examiná-la detalhadamente em consulta médica com seu cirurgião plástico." Dr. Márcio Ximenes
    • Como é possível eliminar gordura? "Você tem dois métodos para se livrar da gordura, um é fazer regime alimentar, outro é retirar a gordura localizada com lipoaspiração." Dr. Theodore Droubi

    Depoimentos

    "Aos 40 anos fiz uma lipo. Pois tive uma gravidez aos 39 e apesar de ser frequentadora  da academia não conseguia eliminar algumas gorduras indesejáveis. Hoje estou com 49 anos e esse dinheiro seria para um procedimento estetico no rosto. Acho que temos sempre devemos nos cuidar para esta de bem como espelho. Nada melhor do que nos olharmos e nos sertirmos bem."

    Ver experiência

    Noelia4 - São Luís, Maranhão

    "Há 1 ano fiz mamoplastia e a 6 meses fiz lipospiraçao com o Dr. Roger Vieira, amei e indico sem medo. Estou muito feliz com o resultado cada dia está sendo mais satisfatório com dedicação e malhação. Quando temos sonhos temos que realizar e este foi um sonho meu realizado pois cada dia mais satisfeita e feliz! Dr. Roger é o medico dos médicos um amor de profissional ,atencioso cuidadoso e humano ... Indico a todos."

    Ver experiência

    KattyBrankinha - Belo Horizonte (Minas Gerais), Minas Gerais

    "Eu fiz o procedimento porque tinha muita gordura localizada. Não tenho paciência para academia e estava com as gordurinhas marcando nas roupas. Minha recuperação foi ótima, fiz num sábado e na segunda-feira voltei ao trabalho. Não tive parte difícil, posso dizer que o procedimento é dolorido, mas faz parte. O melhor e maravilhoso foi poder botar uma roupa justa e não marcar na roupa as gordurinhas. Fiz a lipoaspiração com o Dr. Sérgio Gueno."

    Ver experiência

    Rit_9221 - Viamão, Rio Grande do Sul

    "A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."

    Colaboradores do tratamento