Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 4 jul 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre o lifting
  • O que é o lifting corporal?
  • Qual o objetivo do lifting?
  • Quem pode fazer o lifting?
  • Como escolher meu cirurgião?
  • Como será a primeira consulta?
  • Preparação para intervenção
  • Anestesia e hospitalização
  • Pós-operatório
  • Os resultados
  • A cicatriz
  • Riscos e complicações
  • Tipos de lifting
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
flacidez corporal

A perda e ganho de peso pode gerar flacidez

Informações sobre o lifting

Algumas partes do corpo não podem ser alteradas naturalmente, só com cirurgia.

Este é o caso da pele flácida, que pode ocorrer com o resultado da perda de peso ou com o avanço da idade. Milhares de brasileiros estão buscando uma opção para melhorar neste aspecto, ganhando mais autoestima e uma melhor qualidade de vida.

Para tanto, o tratamento de lifting é uma dos mais requisitados, sendo realizado a cada dia no Brasil. 

lifting corporal

É possível ter uma melhora da aparência

O que é o lifting corporal?

É um procedimento de cirurgia plástica destinado a reapertar a pele, oferecendo resultados mais adequados a formação corporal da pessoa.

O excesso de pele pode ter origens diferentes e, na maioria dos casos, acontece pela a variação de peso, especialmente após a cirurgia bariátrica.

Neste sentido o cirurgião plástico realiza o procedimento para recuperar a flacidez do corpo, retirando os tecidos e projetando aqueles que ficam. É intervenção cirúrgica delicada, mas obtém resultados surpreendentes. 

emagrecer depois da bariátrica

Consulte os médicos para avaliar o seu caso

Qual o objetivo do lifting?

Os objetivos serão diferentes dependendo do tipo de corpo da pessoa. No entanto, o principal objetivo será sempre remover o excesso de pele para tornar a silhueta mais harmoniosa e facilitar o movimento do paciente, muitas vezes limitado pela a pele que sobra.

Quando há também excesso de gordura, o cirurgião pode realizar lipoaspiração, resultando em uma diminuição significativa do volume total do corpo. É possível agir na frente do corpo, tratando a barriga, na parte íntima e parte superior das coxas.

No entanto, também é possível tratar, dependendo da quantidade de pele, na área das excesso de tecido nas costas, braços, na parte inferior das nádegas ou no peito.

flacidez nos braços

Pessoas jovens não costumam realizar o lifting

Quem pode fazer o lifting?

Como comentado antes, geralmente os pacientes mais comuns de realizar o procedimento são pessoas que costumam ter uma flutuação de peso, se são pacientes ex-bariátricos, ou se têm mais idade. Não é comum um paciente mais jovem realizar esse tratamento, mas, de toda maneira há casos.

No caso em que o paciente é um ex-obeso, o médico terá que se certificar de que a perda de peso terá estabilizado, antes de prosseguir para a intervenção. Também é aconselhável que as mulheres que se submetem a este procedimento tenham completado todas as suas gestações, de modo a não comprometer os resultados da cirurgia.

Mulheres que estão grávidas ou amamentando, não podem realizar a cirurgia.

cirurgião plástico lifting

Conheça mais sobre o trabalho do seu médico

Como escolher meu cirurgião?

O lifting é um procedimento complexo que demanda um cirurgião experiente. Aconselhamos em primeiro lugar a verificar se o seu cirurgião está bem registado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Sugerimos que você marque uma consulta com vários cirurgiões antes de planejar sua intervenção, ouça o que eles oferecem e escolha aquele que lhe inspira maior confiança. Seu cirurgião não deve ser apenas competente, mas deve fazer você se sentir confortável.

lifiting e sus

Tire todas as dúvidas sobre a cirurgia

Como será a primeira consulta?

Durante a sua primeira consulta, o seu médico irá ouvir atentamente as suas motivações, expectativas e irá explicar quais são as possibilidades de intervenção e os resultados possíveis. Aproveite esta consulta para fazer todas as suas perguntas ao seu cirurgião.

É importante que você seja honesto sobre suas expectativas para que seu cirurgião seja transparente sobre os resultados.

pré operatório lifting

Prepare-se, seu dia chegou!

Preparação para intervenção

Você precisará parar de fumar pelo menos 2 meses antes da cirurgia e 2 meses depois, para garantir uma boa cicatrização. Também será necessário deixar de tomar medicações que afinam o sangue, como a aspirina.

Tome banho antes de ir para o hospital, e esteja acompanhado por um familiar/amigo, para que você tenha ajuda após o procedimento caso já seja liberado pelo o (a) doutor(a).

Seu médico também irá prescrever a compra de uma cinta, que será necessária assim que você sair da sala de cirurgia. É possível que o profissional prescreva um suplemento de ferro por comprimido 1 mês antes do procedimento, a fim de reduzir as conseqüências de sangramento, mas isso não acontece em todos os casos. Não deixe de falar com seu médico se estiver preocupado.

cirurgia de lifting

Cada caso pode ser diferente

Anestesia e hospitalização

A anestesia na maioria dos casos costuma ser geral, mas é possível variar de paciente para paciente, segundo a orientação médica.  Quanto mais pele você remover, mais tempo precisará para ser hospitalizado, é possível ficar em média de 4-6 dias internado. 

É importante que alguma pessoa de confiança esteja te acompanhando nesse processo, tanto para ajudar nas atividade simples, como comer, tomar banho, ir ao banheiro, escovar os dentos... mas também à nível psicológico, dando incentivo e confiança.

Pós-operatório lifting

Agora é hora de se cuidar!

Pós-operatório

O pós-operatório é mais doloroso e cansativo do que outros procedimentos de cirurgia plástica. No entanto, o seu cirurgião irá prescrever analgésicos diminuir a dor. Assim que você sair da sala de cirurgia, seu cirurgião terá colocado a cinta pós-operatória que terá que ser mantida dia e noite, durante um mês. Você pode removê-lo ao tomar banho, no entanto.

É normal que a área abdominal e as costas estejam inchadas durante as primeiras semanas, é possível também ter roxos em diferentes partes.

Para isso é necessário estar ausente do trabalho entre 4 a 6 semanas, e as atividades físicas só devem ser praticas após 2 meses. Não é recomendado fumar durante a cura ou expor-se ao sol antes dos 3 meses.

resultados lifting

O contorno corporal é melhorado

Os resultados

Os resultados começam a ser visíveis após 3 meses, mas só chegam ao seu resultado final ​​após 1 ano. É possível notar uma diminuição geral no volume total do corpo, às vezes permitindo que muitos quilos sejam removidos.

Os pacientes geralmente ficam muito satisfeitos com a cirurgia, principalmente aqueles que sofrem com o excesso de pele para a locomoção, o que acontece em muitos casos de perda de peso com bariátrica. 

Por fim, o contorno corporal melhora e a pele em excesso é removida.

cicatrizes retirada de pele

Siga as orientações do seu médico

A cicatriz

A cicatriz costuma ser um fator preocupante para os pacientes que desejam realizar. No entanto, cada pessoa tem um processo de cicatrização diferente e diante disso é possível que você tenha uma cicatrização muito sútil ou com marcas mais aparentes.

Seu pós-operatório determinará a aparência da sua cicatriz
, mas também é um problema relacionado à pele, que infelizmente é impossível prever antecipadamente, já que se trata de uma questão genética. É necessário seguir as instruções do seu médico, justamente para garantir que os resultados sejam os mais positivos.

De todo o modo, hoje em dia a tecnologia avançou, e até mesmo as cicatrizes podem receber um tratamento com o laser, por exemplo.

riscos do lifting

Nem todas as pessoas têm complicações

Riscos e complicações

É um procedimento um pouco mais complexo, mas o risco pode ser reduzido se você realizar com um cirurgião experiente.

Entre os possíveis riscos incluem reações com anestesia geral, tromboembolismo, sangramento hematomas, derrame necrose da pele ou infecções). Estes riscos são raros, mas é importante saber para tirar qualquer dúvida com o seu médico.

Há também os riscos relacionados com as imperfeições do resultado, como uma cicatriz imperfeita ou insatisfação com os resultados.

Tipos de lifting

Lifting Corporal

Geralmente feito na parte do abdômen e costas, também pode ser feito para retirar gorduras em excesso, sendo possível combinar com a lipoaspiração.

O facelift glúteo

O objetivo é remover a parte baixa do glúteo. As causas desta dobra são várias, pode ser uma consequência do emagrecimento, um afrouxamento natural da pele, ou após uma lipoaspiração (o que leva a muita pele em relação a à gordura eliminada).As cicatrizes estão localizadas no sulco glúteo e, portanto, serão discretas.

Lifting do braço

O cirurgião fará então uma lipoaspiração do excesso de gordura e removerá o excesso de pele do interior do braço. A cicatriz é geralmente encontrada ao longo do lado interno do braço.

O levantamento das coxas

Esta é uma intervenção feita apenas na parte interna das coxas. O cirurgião irá primeiro realizar uma lipoaspiração antes de fazer uma incisão, dependendo da localização do excesso de pele. Cicatrizes curtas são de 10 a 12 cm de comprimento.

Lifting de mamas.

O lifting de mamas, também conhecido como mastopexia, podendo ser associado à colocação de implantes mamários, ou não. A cicatriz também é importante e tem uma forma de âncora marinha.

Perguntas Frequentes

  • Qual o valor desse procedimento ao retirar a papada? "Os valores cirúrgicos podem variar muito dependendo de cada cidade e estado, bem como o tipo de cirurgia, anestesia, hospital a ser escolhido entre outros fatores.De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM) somos proibidos de divulgar valores de procedimentos, quem os faz está indo contra ética médica.Por isso ideal seria avaliação para melhor esclarecer as dúvidas e também decidir o melhor tratamento para você." Dr. Fabricio Francischone
  • O convênio cobre esse procedimento? "Normalmente os convênios não cobrem esse tipo de procedimento, porque consideram estética, e não um problema de saúde.
    Mas acho que o melhor a fazer é verificar junto ao seu convênio, pois eles poderão esclarecer se é coberto, o que pode ser coberto, etc." Dra. Ruth Graf


     

Depoimentos

"Remodelei o corpo depois da cirurgia bariátrica.Fiz cirurgia bariatrica, realizei abdominoplastia, retirada de pele da ..."

Ver experiência

InaiaAparecidadeSouz - Guarulhos, São Paulo

"Tinha sonho de ser magra, então fiz cirurgia bariátrica e tirei o excesso de pele. Eu sempre fui muito obesa desde q nasci, há 4 anos consegui fazer a bariátrica e realizei o maior sonho de ser magra, consegui após 3 anos fazer a retirada de pele do corpo mas ainda tenho papada e gostaria de levantar a pele do rosto pois emagreci muito e infelizmente deu flacidez..." 

Ver experiência

AlessandraAntonelli - Goiânia, Goiás

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."