Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 30 Jan 2019

Destacado

Navegação

  • Sobre a labioplastia
  • O que é a labioplastia?
  • Como sei se sou candidato a labioplastia?
  • Como escolher meu cirurgião?
  • Como é a primeira consulta com o cirurgião?
  • Os diferentes tipos de labioplastia
  • Técnicas e o procedimento de labioplastia
  • Labioplastia pós-operatória
  • Resultados e benefícios
  • Complicações e efeitos colaterais
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
Sobre a labioplastia

Sobre a labioplastia

A labioplastia, também chamada de redução dos pequenos lábios, é uma operação de cirurgia plástica íntima realizada com o objetivo de melhorar a aparência dos lábios vaginais e da área vulvar. Essa intervenção pode ser puramente estética ou até funcional. É realizado quando a alteração da forma ou tamanho dos pequenos lábios se torna uma causa de desconforto ou constrangimento, impedindo a mulher de realizar muitas atividades da vida diária. É uma operação que mais se realiza nos países ocidentais, onde as mulheres vivem com novas preocupações em relação à estética, mesmo em sua própria esfera íntima. Mulheres de todo o Brasil atualmente procuram essa cirurgia por necessidade estéticas e por atrapalhar as atividades do dia a dia.

O que é labioplastia

O que é a labioplastia?

A labioplastia ou redução dos pequenos lábios é uma intervenção destinada a eliminar a hipertrofia dos pequenos lábios, ou seja, a formação de excesso de pele que torna suas dimensões mais altas que as dos grandes lábios, causando seu vazamento, às vezes devido também ao processo de envelhecimento simples.

A hipertrofia dos pequenos lábios pode ser uma fonte de insegurança em algumas mulheres, mas pode acima de tudo tornar-se uma causa de forte desconforto, aborrecimento ou dor quando estas devem ser muito pronunciadas. De fato, quando os pequenos lábios ultrapassam vários centímetros dos grandes lábios, pode acontecer que, usando algumas roupas, a mulher sinta uma sensação de aborrecimento ou insegurança, principalmente com o uso de jeans, calças apertadas ou roupas íntimas.

Além disso, essa hipertrofia pode causar irritações ou dificuldades funcionais, por exemplo, ao caminhar, andar de bicicleta ou praticar esportes, especialmente em um nível competitivo. Às vezes, o desconforto também pode ocorrer durante a relação sexual, em que os pequenos lábios podem interferir na penetração.

O procedimento de intervenção consiste no corte do excesso de tecido dos pequenos lábios por bisturi cirúrgico ou laser e, posteriormente, na sutura dos retalhos restantes. Porém, é importante comentar que a intervenção em nenhum caso visa aumentar o prazer sexual, seja por razões estéticas ou funcionais.

Como saber se posso fazer a labioplastia

Como sei se sou candidato a labioplastia?

Os candidatos à labioplastia são pacientes que sentem um desconforto real em relação à sua intimidade, tanto por razões estéticas como físicas e funcionais.

Mesmo que a labioplastia não afete a capacidade de dar à luz naturalmente, o paciente ideal é aquele que já completou todas as gestações que deseja. Em alguns casos, o parto natural pode ter consequências na aparência da área vulvar e dos pequenos lábios: esta é, de fato, uma das razões mais comuns pelas quais algumas mulheres decidem realizar a intervenção da labioplastia.

Em qualquer caso, recomenda-se sempre completar a fase da puberdade e do desenvolvimento antes de se submeter à cirurgia e, acima de tudo, refletir cuidadosamente sobre a realização desse procedimento porque é um processo que não se pode voltar atrás. E de toda maneira procurar um profissional que seja da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Como escolher um cirurgião plástico para a labioplastia

Como escolher meu cirurgião?

Antes de escolher o seu cirurgião, verifique se ele está registrado no site do registro oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e verifique seus campos de especialização.

É importante sentir-se confortável com o cirurgião e sentir confiante em relação à sua escolha. Não hesite em perguntar-lhe todas as suas dúvidas e dúvidas e peça-lhe para ver fotos dos resultados da labioplastia realizada em suas intervenções anteriores.

Também é aconselhável permitir um intervalo de tempo de pelo menos duas semanas entre a primeira visita e a data da intervenção, para que você possa refletir totalmente sobre sua decisão.

Como é a primeira consulta com o cirurgião?

Durante a primeira visita, o cirurgião examinará o paciente e explicará os diferentes métodos usados ​​para realizar uma labioplastia. Uma vez ilustradas todas as possibilidades, o médico e o paciente avaliarão juntos a melhor solução para cada caso individual, levando em consideração as expectativas, as características individuais e a história clínica do paciente.

O especialista irá explicar como o procedimento é realizado, como o período pós-operatório ocorrerá, quais tratamentos serão necessários após a operação e quais serão os tempos de recuperação. Finalmente, ele formulará uma estimativa e designará um novo compromisso caso o paciente decida continuar esse caminho.
É importante sempre informar o seu médico sobre todas as substâncias que você usa (tabaco, álcool, drogas, etc.) e todas as doenças que você sofre ou para as quais você pode estar familiarizado (diabetes, doenças cardiovasculares, etc).
Durante sua primeira visita, não hesite em fazer todas as suas perguntas ao cirurgião: compartilhe suas dúvidas, seus medos e preocupações e peça para ver as imagens dos resultados de seus pacientes.
Especialistas lembram que é necessário prestar atenção especial à higiene íntima pessoal caso você decida realizar a operação talvez seja necessário  recorrer à lavagem vaginal e depilação da área inguinal.

Os diferentes tipos de labioplastia

A labioplastia mais comum é a redução dos pequenos lábios, mas na verdade existem diferentes tipos de intervenção, como também esclarecem os especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas:
Redução dos pequenos lábios:
é realizada quando os pequenos lábios são maiores, alongados ou assimétricos e se projetam dos grandes lábios, causando desconforto físico ou estético. Com esta operação também é possível corrigir qualquer hiperpigmentação.
Redução dos grandes lábios:
este é um tipo de facelift dos grandes lábios, realizada em caso de frouxidão ou hipertrofia.
Aumento dos grandes lábios:
pode acontecer que o paciente precise aumentar o tamanho de seus grandes lábios, seja porque os acha pequenos demais (atrofia), seja para equilibrar a proporção entre lábios pequenos e grandes. Em geral, o procedimento é realizado por lipofilling.

Informações sobre o procedimento de labioplastia

Técnicas e o procedimento de labioplastia

O procedimento
A labioplastia é uma operação cirúrgica que pode ser realizada tanto em ambiente ambulatorial quanto em uma clínica com anestesia local ou geral dependendo das preferências do paciente. O procedimento pode ser realizado com o bisturi ou laser tradicional - continua o especialista - e fornece uma incisão e excisão do excesso de pele para restaurar as proporções dos pequenos lábios. No final da intervenção, são aplicadas suturas que serão removidas após aproximadamente 7 dias.
A intervenção tem duração que pode variar entre 30 minutos e 3 horas (dependendo se está associada ou não a outras intervenções), mas em média é calculada 1 hora - 1 hora e meia. A renúncia pode ocorrer no dia da operação, desde que o cirurgião não considere apropriado estabelecer um período de observação.

As técnicas de labioplastia
Existem duas técnicas para realizar uma labioplastia. O cirurgião escolherá qual técnica melhor se adequará a você, com base em um estudo cuidadoso de sua anatomia e os resultados esperados.

Labioplastia Triangular (ou técnica de retalho):
Neste procedimento, o excesso de tecido é removido através de uma incisão em forma de V na área onde o lábio é hipertrófico. Esta técnica oferece um resultado muito natural, pois mantém a anatomia dos pequenos lábios. No entanto, existe um risco maior de desunião (perda de pontos), o que pode exigir um segundo retoque da cicatriz sob anestesia local ou maior necessidade de cuidados localizados. É importante parar de fumar por várias semanas antes e depois do procedimento para facilitar a cicatrização.

Labioplastia Longitudinal: este método envolve a remoção do excesso de tecido mucocutâneo ao longo de todo o comprimento do lábio, da capa do clítoris até a parte posterior do ânus. A cicatriz ficará na borda do lábio e rapidamente se tornará invisível. Essa técnica é melhor para pacientes com hipertrofia ao longo de todo o comprimento do lábio. É o procedimento que oferece uma cura mais fácil, mas também aquele cujo resultado final é o menos natural. Com uma labioplastia longitudinal, na verdade, o contorno externo dos pequenos lábios (que tem uma forma peculiar) e sua pigmentação podem desaparecer ou alterar, dando um resultado muito menos natural que a técnica triangular.

Vídeo realizado por Dr André Colaneri

Labioplastia pós-operatória

Imediatamente após a intervenção.

Os médicos asseguram que o pós-operatória não é dolorosa, e qualquer desconforto ainda pode ser aliviada através da utilização de medicamentos analgésicas. Seu cirurgião lhe dará informações precisas sobre o tipo de tratamento a ser realizado após a cirurgia e sobre as atividades a serem evitadas durante os primeiros dias de cicatrização.

Às vezes, inchaço ou ligeira hemorragia pode ocorrer após a operação, mesmo que estas últimas sejam raras. Você pode usar uma proteção íntima ou um protetor para cobrir as suturas e se sentir mais confortável. Recomendamos usar algodão e roupas íntimas largas, calças largas (esportivas) ou saias, para não apertar e também estimular a cicatrização.

É normal sentir um pouco de desconforto e inchaço durante os primeiros dias após a cirurgia, algumas mulheres também sentem uma sensação de desconforto ou irritação quando eles andam ou sentar.

Durante a primeira semana.


A formação de um ligeiro edema durante os primeiros dias após a operação é normal e, consequentemente, os lábios podem também ter uma aparência assimétrica, que desaparece logo que o edema vai ser esvaziado.

É importante ouvir os conselhos do seu cirurgião sobre higiene pessoal: Normalmente é aconselhável usar água e um pouco de sabão íntimo para limpar suavemente a área tratada, sem esfregar, e secar completamente após cada lavagem para não promover a atividade bacteriana.

É aconselhável continuar a usar calças largas ou saias, mesmo durante toda a primeira semana.
Dependendo do paciente, as atividades da vida diária e do trabalho podem ser realizadas entre o segundo e o sétimo dia após a operação. Esporte e atividades sexuais e o uso de absorventes internos devem ser suspensos por pelo menos um mês.

Durante o primeiro mês.

Entre os primeiros 7 e 30 dias, você pode gradualmente começar a executar quase todas as atividades normais. O trabalho pode ser retomado após uma semana, enquanto a relação sexual é preferível a ser suspensa por 6-8 semanas.
Pode sempre haver um ligeiro inchaço, que diminuirá de dia para dia e persistirá por cerca de 4-6 semanas. Suturas são quase sempre reabsorvíveis e, portanto, cairão entre 7 e 15 dias após a operação, dependendo do tipo usado.
É essencial continuar a ter uma boa higiene pessoal e enxaguar a área íntima com água doce.

Depois do primeiro mês.


Quando as primeiras 4-6 semanas tiverem decorrido, a fase de reestabilização começará e os hábitos diários normais serão retomados, contanto que as cicatrizes estejam completas e regulares.
Neste ponto, as cicatrizes ficarão quase invisíveis, mas poderão continuar a evoluir mesmo durante um ano inteiro.

resultados da labioplastia

Resultados e benefícios

Os resultados de uma labioplastia podem ser avaliados após 3 meses da intervenção, mesmo que o resultado final possa ser realmente apreciável após um ano. Benefícios da labioplastia:

-melhoria da higiene íntima
-redução da irritação devido à fricção de roupas
-permite superar o desconforto psicológico e físico devido à hipertrofia dos lábios
-aumentar a própria segurança e auto-estima na realização de atividades diárias (por exemplo, caminhar, praticar esportes, usar leggings apertados, etc.)
-impacto psicológico positivo que permite que você experimente totalmente a -atividade sexual
-sem influência na sensibilidade

Complicações e efeitos colaterais da labioplastia

Complicações e efeitos colaterais

Como em qualquer procedimento cirúrgico, sempre há riscos possíveis associados à anestesia. O informativo da SBCP assegura às mulheres que estão interessadas em submeter-se a uma labioplastia que não existem riscos específicos associados a esta intervenção.

Em alguns casos (de acordo com a SBCP em menos de 5% das intervenções) pode acontecer que os pontos cedam e a ferida reabra. A maior complicação é a possibilidade de a cicatriz se alargar ou deformar e, portanto, um segundo retoque pode ser necessário. Na presença de feridas abertas, sempre pode haver a possibilidade de infecções, mas seguindo cuidadosamente uma correta higiene íntima e as prescrições do médico, esse risco se torna praticamente ausente.

É possível que o inchaço possa ocorrer nos dias seguintes à operação ou alterações na pigmentação, mas isso irá gradualmente desaparecer ao longo das semanas.

O importante é estar em contato com o seu profissional para fazer um bom acompanhamento de pós operatório, passando qualquer anormalidade e prevenindo complicações.

Perguntas Frequentes

  • Já realizei o procedimento há duas semanas, posso voltar a usar calcinha? "Este é o normal e como deve ser a recuperação. Geralmente os pacientes podem retornar ao trabalho de escritório em 3 dias. Evitando um grande inchaço é o maior fator de recuperação mais tranquila." Dr André Colaneri
  • Existe labioplastia a laser?"Sim, existe labioplastia a laser. A vantagem é um menor sangramento e inchaço, com melhor recuperação. É uma cirurgia com anestesia local e sedação e alta no mesmo dia. Geralmente as pacientes retornam para o trabalho de escritório em 3 dias" Dr André Colaneri
  • Depois de realizar a labioplastia, é possível voltar a crescer?"Os pequenos lábios vaginais crescem na puberdade (adolescência) (adolescência) devido a estímulos hormonais. A gravidez, assim como uso de hormônios anabolizantes podem também levar ao crescimento. Porém, depois da cirurgia não há crescimento, exceto se for usado hormônios. A gravidez não gera estimulo suficiente para um crescimento tamanho para voltar ao tamanho antes da cirurgia. Sendo assim, não é provável precisar de outra cirurgia." Dr André Colaneri
  • É possível perder a sensibilidade após o procedimento? "Fique tranquila, a labioplastia não interfere em nada na sensibilidade e no prazer sexual. A inervação dos pequenos lábios é mantida íntegra e o clitoris NÃO é manipulado." Dr André Colaneri
  • Há infecção no pós operatório? "É muito raro dar infecção na labioplastia. Seguindo a orientação quanto à higiene e cuidados pós-operatórios e tomando os medicamentos indicados, como antibioticos, a cirurgia é muito segura e muito difícil de infectar. Procure um especialista em cirurgias intimas e realize a cirurgia em ambiente hospitalar, que é mais higiênico e seguro." Dr André Colaneri

Depoimentos

"Não poderia estar mais feliz com essa cirurgia! Dia 21 de junho de 2018 fiz minha labioplastia aqui na cidade em que resido.Os primeiros dias foram difíceis porém agora tudo está bem,vou retirar meus pontos hoje, porém os resultados já estão visíveis está desinchado,os pontos sequinhos e não sinto dor. Só tive apenas uma complicação sou alérgica a solução usada para esterilização do local da cirurgia,bom ficou vermelho e agora a pele soltou toda mas nada de desespero.A cirurgia tá ótima meu companheiro aprovou e eu mais ainda né. Fiz aqui em união dos Palmares Al,no hospital São Vicente de Paulo,com o cirurgião Dr: Cláudio Jorge e foi tudo ótimo.Super indico."

Ver experiência

Josyn - União dos Palmares, Alagoas

"Gente fiz minha labioplastia hoje + exerto nos grandes lábios, até o momento estou amando o resultado, o cirurgião e toda a equipe foram maravilhosos comigo me senti em casa obrigada Dr Franklin Carneiro no Rio de Janeiro (Botafogo) e toda sua equipe em Gerlane, Glaucia, Marlene não tenho palavras para agradecer . Eu tinha muita vergonha de me trocar na frente e outras pessoas e tambem no momento das relações sexuais, hoje quero incentivar e encorajar a todas as mulheres que sofrem com o problema a não terem medo seguir em frente e fazerem a cirurgia."

Ver experiência

Raiane080529 - Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."

Colaboradores do tratamento