Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 18 jun 2019

Publicidade

Navegação

  • Sobre a labioplastia
  • O que é a labioplastia?
  • Como sei se sou candidato a labioplastia?
  • Como escolher meu cirurgião?
  • Como é a primeira consulta com o cirurgião?
  • Os diferentes tipos de labioplastia
  • Sobre o procedimento
  • Labioplastia no pós-operatório
  • Resultados e benefícios
  • Complicações e efeitos colaterais
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
labioplastia tratamento

Cada vagina tem um formato e tamanho diferente

Sobre a labioplastia

A labioplastia, também chamada de redução dos lábios, é uma operação de cirurgia plástica íntima realizada com o objetivo de melhorar a aparência dos lábios vaginais e da área da vagina. Essa intervenção pode ser puramente estética ou até funcional.

É realizado quando há alguma alteração da forma ou tamanho dos pequenos lábios, o que causa um grande desconforto e constrangimento.

Mulheres de todo o Brasil atualmente procuram essa cirurgia por necessidade estéticas e por atrapalhar as atividades do dia a dia.

labioplastia e relação sexual

Muitas mulheres sofrem com o aumento dos lábios vaginais

O que é a labioplastia?

A labioplastia é uma intervenção destinada a eliminar a hipertrofia dos pequenos lábios, ou seja, a formação de excesso de pele que torna os lábios maiores. Lábios muito grandes causam insegurança em algumas mulheres, também causam desconforto, aborrecimento e até mesmo dor.

Usar roupas muito apertadas ou ir a praia pode se tornar um problema social na vida dessas mulheres. Além disso, a hipertrofia pode causar irritações ou dificuldades funcionais, como,por exemplo, caminhar, andar de bicicleta ou praticar esportes. Às vezes, o desconforto também pode ocorrer durante a relação sexual, em que os pequenos lábios interferem na penetração.

O procedimento de intervenção consiste no corte do excesso de tecido dos pequenos lábios. Usa-se bisturi cirúrgico ou laser. Porém, é importante comentar que a intervenção em nenhum caso visa aumentar o prazer sexual, seja por razões estéticas ou funcionais.

formato da vagina

Se você quer ter filhos, é melhor esperar

Como sei se sou candidato a labioplastia?

As candidatas à labioplastia são pacientes que sentem um desconforto em relação à sua intimidade, tanto por razões estéticas. físicas e/ou funcionais.

Mesmo que isso não afete a capacidade de dar à luz, o paciente ideal é aquele que já completou todas as gestações que deseja. Em alguns casos, o parto natural pode causar consequências na aparência da área e dos pequenos lábios: o que, de fato, é a razão mais comum pela a qual as mulheres decidem realizar a intervenção da labioplastia.

Em qualquer caso, recomenda-se sempre completar a fase da puberdade antes de se submeter à cirurgia e, acima de tudo, refletir cuidadosamente sobre a realização desse procedimento porque é um processo que não se pode voltar atrás.

E de toda maneira procurar um profissional que seja da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

cirurgião labioplastia

Pesquise bastante sobre o seu profissional

Como escolher meu cirurgião?

Antes de escolher o seu cirurgião, verifique se ele está registrado no site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e consulte os seus campos de especialização.

É importante estar confortável com o(a) médico(a). Não hesite em perguntar todas as suas dúvidas e de contar como se imagina depois do procedimento.

Também é aconselhável ter um intervalo de tempo de pelo menos duas semanas entre a primeira visita e a data da intervenção, para que você possa refletir totalmente sobre sua decisão.

Como é a primeira consulta com o cirurgião?

O cirurgião examinará o paciente e explicará os diferentes métodos usados ​​para realizar uma labioplastia. Uma vez ilustradas todas as possibilidades, o médico e o paciente avaliarão juntos a melhor solução para cada caso individual, levando em consideração as expectativas, as características individuais e a história clínica do paciente.

O especialista irá explicar como o procedimento é realizado, pós-operatório e o tempo de recuperação. É importante sempre informar o seu médico sobre todas as medicações usadas, ademais das doenças, como, por exemplo diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.

Durante sua primeira consulta, não hesite em fazer todas as suas perguntas ao cirurgião: compartilhe suas dúvidas, medos e expectativas.

Os diferentes tipos de labioplastia

A labioplastia mais comum é a redução dos pequenos lábios, mas na verdade existem diferentes tipos de intervenção, como também esclarecem os especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas:

  • Redução dos pequenos lábios: é realizada quando os pequenos lábios são maiores, alongados ou assimétricos.
  • Redução dos grandes lábios: este é um tipo de facelift dos grandes lábios, realizada em caso de frouxidão ou hipertrofia.
  • Aumento dos grandes lábios: pode acontecer que o paciente precise aumentar o tamanho de seus grandes lábios, seja porque os acha pequenos demais (atrofia), seja para equilibrar a proporção entre lábios pequenos e grandes.

Sobre o procedimento

O procedimento
A labioplastia é uma operação cirúrgica realizada em hospitais. O procedimento pode ser realizado com o bisturi ou laser tradicional. No final da intervenção, são aplicadas suturas/pontos que serão removidos após aproximadamente 7 dias. A intervenção pode durar entre 30 minutos e 3 horas (dependendo se está associada ou não a outras intervenções).

As técnicas de labioplastia
Existem duas técnicas para realizar uma labioplastia (comentadas abaixo). O cirurgião escolherá qual técnica melhor se adequará a você, com base em um estudo cuidadoso de sua anatomia e os resultados desejados.

Labioplastia Triangular
Neste procedimento, o excesso de tecido é removido através de uma incisão em forma de V. Esta técnica oferece um resultado muito natural, pois mantém a anatomia dos pequenos lábios. No entanto, existe um risco maior de desunião (perda de pontos), o que pode exigir um segundo retoque. É importante parar de fumar por várias semanas antes e depois do procedimento para facilitar a cicatrização.

Labioplastia Longitudinal
Este método envolve a remoção do excesso de tecido ao longo de todo o comprimento do lábio, da capa do clítoris até a parte posterior do ânus. A cicatriz ficará na borda do lábio e se tornará invisível.

Labioplastia no pós-operatório

  • Imediatamente após a intervenção
    Os médicos asseguram que o pós-operatória não é dolorosa, e qualquer desconforto pode ser aliviado através de medicamentos analgésicos.  Às vezes, inchaço ou ligeira hemorragia podem ocorrer. Recomendamos o uso roupas íntimas largas, calças largas (esportivas) ou saias, para estimular uma boa cicatrização e evitar complicações.

  • Durante a primeira semana
    A formação de um ligeiro edema durante os primeiros dias após a operação é norma, mas o corpo vai se recuperando aos poucos, deixando o resultado cada vez mais natural. É importante ouvir os conselhos do seu cirurgião sobre higiene pessoal: Normalmente é aconselhável usar água e um pouco de sabão íntimo para limpar suavemente a área tratada, sem esfregar, secando totalmente a região para não promover infecções. É possível voltar a trabalhar depois de 7 dias.

  • Durante o primeiro mês
    O trabalho pode ser retomado após uma semana, enquanto a relação sexual tem que esperar entre 6-8 semanas. Os pontos vai caindo aos poucos, na média entre 7 e 15 dias após a operação, dependendo de cada caso. É essencial continuar com a boa higiene em todo o processo.

  • Depois do primeiro mês.
    A fase de reestabilização começará e os hábitos diários normais serão retomados, contanto que as cicatrizes estejam completas e regulares. Neste ponto, as cicatrizes ficarão quase invisíveis, mas poderão continuar a evoluir mesmo durante um ano inteiro, ficando cada vez mais naturais.
resultados da labioplastia

Esteja sempre em contato com o seu profissional

Resultados e benefícios

Os resultados de uma labioplastia podem ser avaliados após 3 meses da intervenção, mesmo que o resultado final demore mais ou menos um ano.
Benefícios da labioplastia:

  • Melhoria da higiene íntima
  • Redução da irritação devido à fricção de roupas
  • Permite superar o desconforto psicológico e físico
  • Aumento da autoestima
  • Não altera a sensibilidade 

Vídeo realizado por Dr André Colaneri

Complicações e efeitos colaterais

Como em qualquer procedimento cirúrgico, sempre há riscos possíveis associados ao procedimento. Dentro eles, mesmo que sejam complicações raras, é possível que:

  • Os pontos abram e a ferida fique aberta
  • Infecções
  • Deformação dos lábios
  • Inchaço

Qualquer sinal de complicação deve ser informada ao médico.

Perguntas Frequentes

  • Já realizei o procedimento há duas semanas, posso voltar a usar calcinha? "Este é o normal e como deve ser a recuperação. Geralmente os pacientes podem retornar ao trabalho de escritório em 3 dias. Evitando um grande inchaço é o maior fator de recuperação mais tranquila." Dr André Colaneri
  • Existe labioplastia a laser?"Sim, existe labioplastia a laser. A vantagem é um menor sangramento e inchaço, com melhor recuperação. É uma cirurgia com anestesia local e sedação e alta no mesmo dia. Geralmente as pacientes retornam para o trabalho de escritório em 3 dias" Dr André Colaneri
  • Depois de realizar a labioplastia, é possível voltar a crescer?"Os pequenos lábios vaginais crescem na puberdade (adolescência) (adolescência) devido a estímulos hormonais. A gravidez, assim como uso de hormônios anabolizantes podem também levar ao crescimento. Porém, depois da cirurgia não há crescimento, exceto se for usado hormônios. A gravidez não gera estimulo suficiente para um crescimento tamanho para voltar ao tamanho antes da cirurgia. Sendo assim, não é provável precisar de outra cirurgia." Dr André Colaneri
  • É possível perder a sensibilidade após o procedimento? "Fique tranquila, a labioplastia não interfere em nada na sensibilidade e no prazer sexual. A inervação dos pequenos lábios é mantida íntegra e o clitoris NÃO é manipulado." Dr André Colaneri
  • Há infecção no pós operatório? "É muito raro dar infecção na labioplastia. Seguindo a orientação quanto à higiene e cuidados pós-operatórios e tomando os medicamentos indicados, como antibioticos, a cirurgia é muito segura e muito difícil de infectar. Procure um especialista em cirurgias intimas e realize a cirurgia em ambiente hospitalar, que é mais higiênico e seguro." Dr André Colaneri

Depoimentos

"Não poderia estar mais feliz com essa cirurgia! Dia 21 de junho de 2018 fiz minha labioplastia aqui na cidade em que resido.Os primeiros dias foram difíceis porém agora tudo está bem,vou retirar meus pontos hoje, porém os resultados já estão visíveis está desinchado..."

Ver experiência

Josyn - União dos Palmares, Alagoas

"Gente fiz minha labioplastia hoje + exerto nos grandes lábios, até o momento estou amando o resultado, o cirurgião e toda a equipe foram maravilhosos comigo me senti em casa..."

Ver experiência

Raiane080529 - Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."

Colaboradores do tratamento