Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Atualização: 14 jun 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre o HIFU
  • O que é o HIFU?
  • Quem pode fazer o HiFU?
  • Como escolher meu médico?
  • Aplicações possíveis
  • Como age o HIFU?
  • Como é o procedimento?
  • Os resultados
  • Complicações e riscos
  • Perguntas frequentes
  • Bibliografía

Informações sobre o HIFU

O Ultrassom Focado de Alta Intensidade, também conhecido como HIFU, é uma nova tecnologia que pode ser usada para realizar uma variedade de tratamentos faciais e corporais, particularmente com o intuito de tratar a flacidez e gorduras.

eliminar gordura

procedimento para eliminar gordura

O que é o HIFU?

A tecnologia HIFU pode ser aplicada em todo o rosto e corpo, tentando tratar a flacidez e destruir as células de gordura.

De acordo com as necessidades do paciente, o médico ajustará a intensidade e a profundidade para que seja penetrado aos diferentes níveis da pele e, assim, atua sobre as células adiposas ou sobre a flacidez. É uma técnica não invasiva e indolor que permite retomar as atividades após uma sessão. 

De acordo com profissionais, o efeito de HIFU converte gordura sólida (adipócitos) em líquido, deixando para que nosso corpo possa eliminá-lo naturalmente, como a urina, ou suor, por exemplo. 

corrigindo imperfeições

corrigindo imperfeições

Quem pode fazer o HiFU?

Os candidatos são pessoas saudáveis, que podem ser homens e mulheres, que querem alterar a flacidez ou quantidade de gordura por todas as partes do corpo.

É recomendado para todos os fototipos da pele, podendo ser utilizado no corpo quando a dobra adiposa excedendo aos 1,5 cm, que geralmente é encontrado na barriga, coxas ou braços. 

Os candidatos para o HIFU no rosto são pessoas com flacidez da pele no rosto, apresentando queixo duplo, pálpebras caídas até mesmo com bolsas sob o olhos.

É uma alternativa para as pessoas que tem alergias a outros procedimentos, como o botox, e não é tão invasivo quanto o lifting facial.

médicos qualificados em hifu

médicos qualificados

Como escolher meu médico?

Os centros de beleza não podem realizar esse tipo de tratamento sem a orientação de um profissional médico, já que deve ser feito sempre em supervisão. A razão é simple: o HIFU trabalha com a pele e suas profundidas, que é competência médica.

É por isso que, sempre recomendamos que você escolha um médico qualificado e licenciado. É possível verificar se o seu médico está registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e/ou na Sociedade Brasileira de Dermatologia

gordura do corpo

Partes do corpo para retirar gordura

Aplicações possíveis

O HIFU, ou Ultrassom Focado de Alta Intensidade, pode ser aplicado no rosto e no corpo, de acordo com as necessidades do paciente:

  • Face: É feito para tratar a flacidez da pele. O HIFU pode ser realizado em torno do rosto e pescoço, as olheiras, os pés de galinha, o lábio superior , sobrancelha e pálpebra superior.
  • Corpo: É usado para tratar a flacidez da pele nos braços, coxas e barriga, mas também para remover as células adiposas e tratar a celulite.

A partir da primeira sessão, a aparência da pele apresenta mais suave e firmeza, a casca de laranja desaparece e os resultados podem ser mantidos mesmo depois de um tempo.

atuação do hifu

atuação do hifu

Como age o HIFU?

O HIFU fornece a energia na forma de calor (75 a 80 °C) para diferentes níveis da pele para estimular a produção de colágeno. O colágeno é responsável pela aparência da  pele e sua produção atua diretamente na elasticidade, evitando que ela caia e tenha flacidez. Dependendo da profundidade do ultrassom  utilizado, ele atuará em diferentes níveis e produzirá resultados diferentes.

O mais profundo, 13 mm, irá destruir as células de gordura localizadas, seja no corpo ou na face. Os menos profundos vão trabalhar na área superficial (1,5 mm), que também chamamos de derme superficial e na epiderme, tratando assim os poros dilatados e as mini rugas.

sessão do hifu

sessão do hifu

Como é o procedimento?

O médico irá primeiro examinar novamente a área a ser tratada, em seguida, é aplicado o gel de ultra-som para que se penetre bem na pele. O dispositivo enviará estimulos para diferentes profundidades, segundo o que foi acordado e analisado antes nas primeiras consultas.

Uma sessão dura aproximadamente 45 a 90 minutos, dependendo da área a ser tratada. Normalmente, apenas uma sessão é necessária, mas é possível que, no caso de uma grande flacidez ou uma grande massa gorda, o paciente precise de uma segunda sessão, que será realizada algum tempo depois.

A sessão é indolor, mas você pode sentir um leve formigamento, o que não é doloroso para a maioria dos pacientes. Ao sair do consultório, sua pele ficará levemente rosada, mas não terá hematomas ou edema. 

Você também pode aplicar maquiagem no rosto sem qualquer problema e retomar o curso de suas atividades habituais. No caso de sentir dor, a sensação é como se fosse uma dor muscular e é rapidamente aliviada. Qualquer sintoma fora a normalidade, recomenda-se buscar um médico em seguida. 

resultados do procedimento

resultados do procedimento

Os resultados

Os resultados do HIFU não são vistos no momento, isso acontece porque os resultados aparecem aos poucos, e a diferença começa principalmente a partir do segundo ou terceiro mês. A boa notícia é que eles durarão aproximadamente 2 anos.

Flacidez da pele:
Com o HIFU facial, conseguiremos um rejuvenescimento da área tratada,  deixando-a mais firme e com menos rugas. O resultado final depende de fatores como idade, metabolismo e os cuidados no pós procedimento. 

Corporal:
Com o HIFU corporal conseguimos reduzir o tamanho da gordura na área tratada. O resultado depende de fatores metabólicos, da idade e do comprometimento do paciente em realizar determinadas orientações que o médico indica após o procedimento. 

Complicações e riscos

Complicações são extremamente raras. Você pode sair do escritório com vermelhidão e inchaço, mas eles desaparecerão rapidamente. Lesões tireoidianas ou neurológicas podem ocorrer, mesmo que sejam excepcionais, e derivam principalmente de tratamento inadequado. Portanto, é importante ter um médico qualificado e experiente antes de se submeter a este tratamento.

Perguntas frequentes

Por que o resultado é visível depois de vários meses? Seu corpo levará vários meses para sintetizar o novo colágeno, caso você use HIFU para tratar a flacidez da pele. No caso de uma perda de volume, seu corpo precisará de tempo para remover naturalmente as células adiposas destruídas.

Quais são as contra-indicações? HIFU é contra-indicado para mulheres grávidas, pacientes com hérnia, lesões de pele ou pacientes hemorrágicos. Mulheres que amamentam ou pacientes com marcapasso também não devem ter HIFU.

Qual é a melhor época do ano para fazer uma sessão HIFU? Não há melhor época do ano, você pode fazer as sessões no inverno e no verão.

Há alguma contra-indicação se eu tiver um implante dentário ou uma coroa? Tratamos o oval do rosto com pacientes com coroas e implantes, por isso escolhemos parâmetros de 3 mm e 1,5 mm de profundidade a partir da superfície externa da pele: você pode ver que não podemos alcançar as gengivas por causa dessa profundidade mínimo No entanto, como são ondas acústicas, há um efeito de "eco" que pode ser sentido, mas sem ação.

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."