Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 11 jun 2021

Navegação

  • Informações sobre Hemangiomas
  • O que são os hemangiomas?
  • Por que crianças tem hemangiomas?
  • Como saber se eu sou candidato ao tratamento?
  • Como é realizado o procedimento da retirada hemangioma?
  • O que esperar dos resultados?
  • Quais são os riscos do hemangioma?
  • Perguntas frequentes
  • Bibliografía
hemangiomas na pele

Ainda não se sabe as causas do hemangioma

Informações sobre Hemangiomas

Os hemangiomas são tumores benignos capazes de crescer rapidamente, mas o seu inicio do aparecimento ainda não tem uma causa ou explicação concreta. 

Alguns especialistas desenvolveram estudos que provaram que aparição pode estar relacionada com a falta de oxigenação dos tecidos, o que acontece no período de desenvolvimento do embrião. Mesmo assim, é um tem que gera contradições no ambiente médico.

O hemangioma em si pode ser perigoso dependendo do tamanho e da região que se encontra, normalmente se manifestar nos primeiros meses de vida.

manchas vermelhas na pele

Eles costumam desaparecer sozinhos

O que são os hemangiomas?

Como dito anteriormente, são tumores benignos (que não invade outros tecidos ou órgãos, além da área da pele que se manifesta). 

Segundo os médicos dermatologistas os hemangiomas apresentam cores avermelhadas, podendo variar de tamanho e região que se encontram no corpo.

Em 80% dos casos eles desaparecem sozinhos, deixam poucas marcas. Porém, há tipos que pode ser necessário um procedimento para a sua remoção.

hemangioma em crianças

As crianças são as mais afetadas

Por que crianças tem hemangiomas?

As crianças (recém nascidos incluídos) são as principais vítimas dos hemangiomas, mas os especialistas ainda não sabem dizer porque isso acontece. Há várias teorias no entanto, e muitas delas apontam que não se trata de um problema hereditário e que, na verdade, está mais de acordo as condições da gravidez, e é mais frequente em meninas. 

De toda forma, sabe-se que são vasos sanguíneos que crescem de forma anormal, tornando-se benignos. Normalmente somem após os anos, perdendo cor e diminuindo de tamanho. Caso o hemangioma se encontre nas áreas da face e/ou genitais é necessário um cuidado extra, pois costumam apresentar mais complicações nessas regiões.

Aconselha-se procurar um pediatra para avaliar o caso do bebê e posteriormente um dermatologista infantil.

médico para hemangioma

Manchas vermelhas podem também ser um sinal de circulação

Como saber se eu sou candidato ao tratamento?

Para saber se você apresenta os sintomas, é necessário buscar ajuda médica e fazer avaliações. Um hemangioma pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no rosto, couro cabeludo, tórax ou costas.

No caso das crianças é necessário consultar um pediatra de primeiro momento, e se for para adultos um dermatologista.

É importante lembrar que nem toda mancha vermelha é considerada hemangioma, em alguns casos pode se tratar se vasos que se rompem devido as atividades físicas, por exemplo. 

retirar um hemangioma

Como é realizado o procedimento da retirada hemangioma?

Há diferentes técnicas para retirar um hemangioma, e a mais usada é o uso de corticoides orais. Outras estratégias para o tratamento também são possíveis, como, por exemplo, a aplicação de laser com o objetivo de desfazer os vasos sanguíneos sem causar danos a outras partes da pele.

A radioterapia também foi utilizada por muitos anos, porém foi comprovado que quando aplicada em jovens poderia estimular ao câncer de pele.

tratamento para hemangioma

Quase todas as pessoas são curadas

O que esperar dos resultados?

Os hemangiomas podem apresentar diferentes tamanho e colorações, e no tratamento realizado com corticóides é possível ver mudanças na aparência em poucos meses, diminuindo o seu tamanho e intensidade da cor avermelhada. Os pais da criança devem ficar atentos para verificar o desenvolvendo do hemangioma, reparando se o tratamento vem sendo eficaz ou não.

De toda forma, em alguns casos os médicos podem fazer um acompanhamento semanal para verificar a evoluação do tratamento. Em 90% dos casos os resultados são bons e não há cicatriz. 

É importante saber que os corticoides podem ter efeitos colaterais, como, por exemplo, alteração do metabolismo, inchaço, estrias, sonolência, entre outros. O acompanhamento médico é fudamental em todo esse período, esteja sempre em contato e voltando em consultas se necessário.

riscos do hemangioma

Não se arrisque, procure um profissional!

Quais são os riscos do hemangioma?

Caso um hemangioma não seja identificado ou tratado da maneira adequada pode apresentar riscos sérios à saúde da pessoa.

No caso dos hemangiomas que estão perto das pálpebras é possível que a pessoa tenha problemas de visão, na boca pode influenciar diretamente na alimentação e também na produção de saliva. 

Quando o tamanho do hemangioma é considerado acima do normal é possíviel sobrecarregar o coração, já que as veias são dilatadas.

Perguntas frequentes

  • Meu filho nasceu com hemangioma, o que fazer?  "Procure algum membro da SBACV em seu estarmos avalie a possibilidade de tratamento com laser N-yag ou com espuma densa" Dr. José Alfredo
  • O que são os hemangiomas? "São lesões que surgem a partir de vasos sanguíneos. Na pele muitos regride sem procedimentos , principalmente de nascença. Há alguns que podem ser tratados por laser." Dra. Rosimara Bonfim
  • Mancha de hemangioma sai com o tempo mesmo? "Muitas crianças nascem com hemangioma e geralmente eles tendem a desaparecer com o passar do tempo e o desenvolvimento corporal. procure orientação de um cirurgião plástico, para orientações sobre indicação ou não de laser ou cirurgia. Muitos casos apenas são observados pois o próprio organismo resolve." Dra. Rosimara Bonfim
  • O que é hemangioma no baço? O hemangioma esplênico, embora raro, é a neoplasia benigna do baço mais comum em pacientes adultos, mais frequentemente na faixa etária entre 35 e 55 anos, sem predomínio do sexo; seu comportamento clínico é geralmente indolente, raramente com uma massa palpável no flanco esquerdo que pode levar à saciedade precoce ou dor abdominal inespecífica devido ao deslocamento de vísceras adjacentes.
  • Hemangioma Lombar Os hemangiomas não visíveis, como os hemangiomas vertebrais, na maioria das vezes são detectados incidentalmente, devido à solicitação de exames de imagem indicados para outra patologia. Sintomas: Os hemangiomas vertebrais geralmente não apresentam sintomas, exceto em algumas situações, como gravidez, onde causas hormonais podem estimular o crescimento, o que pode levar a comprometimento neurológico.

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."