Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 11 dez 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre a gordura localizada
  • O que é a gordura localizada?
  • Como saber se preciso do tratamento?
  • Como escolher um profissional?
  • Como é feito o tratamento?
  • É possível eliminar a gordura sem cirurgia?
  • O que esperar dos resultados?
  • Como prevenir a gordura localizada?
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Informações sobre a gordura localizada

Quase todas as pessoas sofrem com a gordura localizada, pois o depósito de gordura é um processo natural do corpo: tudo pode ser depositado ou consumido em forma de energia.

Cada pessoa pode ter um biotipo genético particular, acumulando gordura em diferentes partes, sendo que nas mulheres é mais comum na parte das pernas e nos homens no abdômen.

Hoje em dia há diversos tratamento para tratar a gordura localizada, já que muitas vezes as dietas e exercícios podem não ser totalmente eficientes

excesso de gordura

Cada pessoa pode acumular gordura em um lugar diferente

O que é a gordura localizada?

Como dito anteriormente a gordura localizada é um processo natural do corpo na tentativa de guardar depósitos para tornar tudo aquilo que comemos em energia. Porém, na sociedade de hoje em dia o sedentarismo vem se tornando recorrente na vida de muitas pessoas, o que facilita no aparecimento de gorduras localizadas além de outros problemas de saúde.

Mesmo que a gordura localizada não seja uma doença, é verdade que muitas pessoas sentem incômodo ao olhar no espelho e se deparar com as gorduras em diferentes partes, o que pode se tornar um problema ao nível pessoal.

A gordura geralmente é formulada pelo o consumo excessivo de alimentos impróprios, pela a falta de atividade física, problemas de saúde e tendência genética. Algumas partes do corpo podem ter uma influência genética para acumular e gerar flacidez como nos culotes, na barriga, nos braços e na papada.

A má postura também pode ser uma facilitadora no surgimento da gordura localizada, mas se a pessoa tem uma vida ativa e saudável, mesmo tendo uma postura ruim, é pouco provável que desenvolva. Como dito anteriormente, a gordura localizada não é uma doença, mas a obesidade é, e com ela diversos problemas de saúde e estéticos.

tratamento para gordura

Busque ajuda médica

Como saber se preciso do tratamento?

Antes de realizar qualquer procedimento é necessário buscar a ajuda médica para avaliar o seu caso em particular.

É verdade que muitos problemas de saúde podem estar causando um mal estar, dificultando a sua saúde no geral, e isso deve ser avaliado pelo o seu profissional. Mesmo em casos que o problema ainda só seja estético, os profissionais podem ajudar, pois hoje em dia a medicina também trata problemas estéticos.

gordura localizada médicos

Os profissionais vão te ajudar

Como escolher um profissional?

É possível buscar ajuda de diferentes formas para reduzir a gordura localizada, mas é muito importante visitar um profissional da área médica para avaliar as suas condições físicas.

É possível também buscar a ajuda de uma nutricionista para acompanhar o caso, e se necessário um profissional de cirurgia plástica, que é a pessoa autorizada para realizar qualquer procedimento cirúrgico contra as gorduras localizadas.

Como é feito o tratamento?

Hoje em dia, com o desenvolvimento de tecnologias, é possível tratar de diferentes formas a gordura localizada. Entre as mais conhecidas estão:

  • Aplicação de enzimas:
    É um procedimento que ajuda muito com as gorduras localizadas mais resistentes, também conhecida como mesoterapia. Ela age na aplicação de enzimas e medicamentos, com o objetivo de diminuir as medidas e gorduras.
  • Lipocativação:
    É um procedimento não invasivo e indolor, que promete resultados desde das primeiras sessões. Nesse tratamento o corpo vai retirar a gordura pelas as vias naturais, ou transforma em energia.
  • Criolipólisis:
    A criolipólise é um procedimento não invasivo que conta com o uso de um aparelho que possui diferentes ponteiras (cabeçotes) para serem aplicadas em diferentes áreas do corpo. Primeiramente, ele realiza a sucção da pele (camada de gordura) da região a ser tratada, que fica presa dentro do aparelho. Ao realizar um congelamento da área tratada, as células de gordura são destruídas e eliminadas pelo organismo durante o período de até 90 dias.
  • Massagem Modeladora:
    Como o próprio nome sugere o procedimento ajuda na redução de medidas combatendo a gordura acumulada, ademais também é possível desintoxicar a pele e remodelar o corpo. Esse tratamento é feito com a utilização das mãos e cremes específicos, sem o uso de aparelhos, que ajudam na circulação que acelera o processo de esculpir a forma, reduzir medidas e até diminuir a flacidez.
  • Eletrolipoforese:
    Um tratamento que utiliza agulhas muito finas, semelhante a acupuntura. Com essas inserções há uma liberação fisiológica do próprio corpo, dissolvendo os nódulos de gordura e eliminando toxinas que podem provocar o inchaço, o que provoca um melhor aspecto da pele. Ademais de impactar na pele, também estimula o intestino a funcionar melhor, incentivando a produção de colágeno, oxigenação dos tecidos, tonificação da pele e eliminação de toxinas.

Vídeo realizado por Siamed

É possível eliminar a gordura sem cirurgia?

É possível realizar o tratamento de gordura localizada sem realizar cirurgias invasivas, que não necessitam de corte ou algum de tempo de recuperação.

Utilizando algumas técnicas de laser, massagem modeladora, eletrolipoforese, criolipólise, entre outras mencionadas acima.

Apenas o profissional vai poder escolher o melhor tratamento, esteja em contato com os médicos para saber qual é a melhor estratégia para o seu caso.

emagrecimento e flacidez

É possível ter um melhor contorno corporal

O que esperar dos resultados?

Realizando os tratamentos é possível melhorar o contorno corporal e diminuir a gordura localizada, além de aumentar a autoestima da pessoa. 

Em alguns casos é necessário realizar algumas sessões para ter melhorias consideráveis, porém, acompanhado de uma vida mais saudável, o consumo frequente de água e a prática de exercícios físicos já são a forma mais natural e eficaz para diminuir as gorduras.

Caso a pessoa continue tendo uma má qualidade de vida, é provável que volte a ter gordura localizada a curto prazo, mesmo realizando os procedimentos.

como não engordar

Uma vida equilibrada é o mais importante

Como prevenir a gordura localizada?

O processo de armazenamento de gordura é um processo natural do corpo, toda pessoa precisa de energia para sobreviver. Contudo, para algumas pessoas há uma tendência genética de acumular mais que outras.

De todas as formas, a pessoa que deseja ter menos gordura localizada deve procurar ter uma vida mais saudável, alimentando-se melhor, realizando exercícios frequentemente e procurando procedimentos estéticos para melhorar o contorno corporal.

Não há fórmulas mágicas nem remédios milagrosos, a qualidade de vida que a pessoa procura está nas atividades simples que todo o ser humano precisa ter para melhorar a sua vida no geral, o que de fato afeta no seu aspecto externo.

Perguntas Frequentes

  • Tratamentos com manthus é doloroso? "De forma alguma. O tratamento com o Manthus é pra ser confortável ao cliente. o que ocorre é que como ele possui uma corrente que dá estímulo na pele as vezes as pessoas sentem um leve desconforto, que deve ser falado para o profissional que está fazendo o procedimento, para que ele diminua a dosagem do aparelho."  Clínica Liamara Alencar
  • Como funciona a hidrolipoclasia? "A hidrolipoclasia pode ser aspirativa ou não. A não aspirativa, que é feita em clínicas de estéticas sem cirurgia, é um procedimento ambulatorial e necessita de algumas sessões para imprimir um resultado significativo. Por não ser aspirativa, ela também depende muito do paciente, que deve fazer dieta e exercícios para eliminar a gordura, caso contrário o tratamento é ineficaz." Clínica Horta Duarte
  • Como posso perder os culotes? "A melhor resposta só pode ser dada após a avaliação clinica. Existem muitas alternativas para tratar o excesso de culotes. Pode-se realizar lipoaspiração, radiofrequencia com ultrassom e até, em casos radicais, cirurgias para retirar diretamente o excesso de culotes. A decisão da melhor opção só pode ser tomada após a avaliação." Dr. Andre Ventura Ferreira
  • Tratamentos para pernas flácidas por culpa da gordura localizada, existem?   "Exercícios com certeza são os melhores! Pode associar tratamentos dermatofuncionais, tais como radiofrequência e carboxiterapia." Clínica Elizeu Lavor




Depoimentos

"Fiz vários tratamentos para gordura localizada e consegui eliminar além de medidas peso, foram várias sessões com diversos aparelhos mas a lipocavitaçao foi o que me ajudou a perder ..."

Ver experiência

Vaniamaraandrade - Guarulhos, São Paulo

"Meu primeiro tratamento estético foi a criolipólise, depois fiz manthus e drenagem. Como são tratamentos não invasivos, foi tudo muito tranquilo e as massagens não só fizeram bem esteticamente, como alívio de dores que sentia nos ombros. A criolipólise, diminuiu as medidas, fiz na região abdominal e, o mais interessante é que...!"

Ver experiência

Miriam12 - Brasília (Distrito Federal), Distrito Federal

"Precisava amolecer a região abdominal pra realizar cirurgia de abdominoplastia. Foram dez sessões acompanhadas de massagem modeladora. Iniciava-se com.."

Ver experiência

Celeste4 - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."