Tayane_Cirurgia
Tayane_Cirurgia
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 21 Dez 2018

Destacado

Navegação

  • Introdução
  • O que é a gluteoplastia?
  • Quem pode fazer uma operação de gluteoplastia?
  • Como escolher o cirurgião certo?
  • Como será a primeira visita no consultório?
  • Sobre a cirurgia do procedimento de gluteoplastia
  • Existem três técnicas usadas para posicionar os implantes:
  • Como se preparar para o dia da intervenção
  • Os tipos de próteses para o bumbum
  • Como é o pós-operatório da gluteoplastia?
  • Efeitos colaterais do pós-operatório
  • Os riscos da gluteoplastia
  • Resultados da gluteoplastia
  • Dúvidas frequentes
  • Bibliografia
  • Depoimentos

Introdução

A cirurgia para aumento de glúteos com inserção de próteses tornou-se uma operação bastante popular, especialmente em países como Estados Unidos e Colômbia, onde, em 2016, foram excedidas as 1.500 intervenções em cada país - como mostram os relatórios da ISAPS - e representa uma tendência real no Brasil com mais de 8.300 operações somente em 2016. Na Itália, em contraste, pouco mais de 450 operações glúteas foram realizadas ao longo do ano. Uma tendência mundial pela  busca do glúteo ideal.

Vídeo realizado por Dr. Felipe Patrus

foto de gluteoplastia

O que é a gluteoplastia?

A gluteoplastia, também conhecida como aumento de nádegas, é uma cirurgia plástica, realizada com anestesia local e sedação, que serve para aumentar o volume das nádegas através da inserção de próteses. O objetivo é corrigir e modelar as nádegas planas ou vazias e obter, além de um volume maior, até mesmo uma forma mais definida, redonda e tônica.

O tamanho da prótese utilizada em virtude de um resultado natural é geralmente de 200 cc é similar àqueles utilizados para o aumento dos seios, com a diferença de que o gel de silicone do qual as próteses glúteas são compostas é mais resistente e coesivas em relação às mamárias, pois devem ser submetidas a maiores estresses.
Os resultados podem permitir corrigir vários defeitos:

  • Relaxamento correto da pele
  • Levantamento das nádegas 
Foto de aumento de glúteo

Quem pode fazer uma operação de gluteoplastia?

Geralmente quem deseja realizar esse tipo de intervenção é uma pessoa que sente a necessidade de tornar o corpo mais proporcional, principalmente nos casos de flacidez da pele devido a importante perda de peso ou simples passagem do tempo e da pele, com o envelhecimento. O paciente que necessita de gluteoplastia deve estar em bom estado geral de saúde, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico. Na verdade, é importante que o paciente não só possa ser submetido à cirurgia com segurança, sem incorrer em complicações evitáveis, mas também ter expectativas realistas de resultados alcançáveis.

Embora o número de gluteoplastias realizadas para pacientes do sexo feminino seja maior, nada impede que essa intervenção seja bem-sucedida, mesmo para os homens.
A idade não é um limite para ser capaz de se submeter à cirurgia, desde que o paciente ou paciente tenha idade e tenha atingido o pleno desenvolvimento físico.
Além disso, é aconselhável que, em caso de sobrepeso, o paciente primeiro atinja seu peso e, em seguida, realize o processo cirúrgico, pois eventuais alterações no peso poderiam comprometer o resultado final da operação.

Foto do profissional de aumento de gluteos

Como escolher o cirurgião certo?

A escolha do cirurgião nunca deve ser negligenciada, independentemente do tipo de tratamento ou intervenção estética desejada. Existem duas regras simples que podem ajudar a facilitar esse processo:

  • Consulte um médico especializado em  da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBCP).
  • Certifique-se de que a operação será realizada na sala de cirurgia de uma clínica credenciada que atenda aos padrões de higiene e segurança.
  • O cirurgião não deve ser apenas um médico credenciado, mas deve também, e sobretudo, inspirar confiança ao paciente, porque a relação de empatia e confiança mútua é sempre na base de uma intervenção bem sucedida. Estabelecer uma relação de confiança e honestidade também é importante porque o paciente deve sentir-se livre para dizer o seu médico toda a sua dúvida e pedir para ver fotos dos resultados das intervenções feitas por ele.
Foto de aumento de glúteos

Como será a primeira visita no consultório?

Depois de ter identificado o melhor especialista para o seu caso, você pode ir para a primeira visita. Nesta fase, o paciente tem o dever de informar detalhadamente o cirurgião sobre sua saúde e quaisquer patologias cardiovasculares, diabetes, distúrbios de coagulação ou qualquer outra doença que ele sofra ou possa ter sofrido no passado. No caso em que o paciente usa tabaco ou álcool, ele deve informar o médico, para que ele possa dar-lhe as indicações corretas para qualquer suspensão. Durante a visita, o cirurgião avaliará o estado de partida do paciente e suas expectativas em relação à intervenção, para que uma primeira estimativa possa ser feita dos possíveis resultados, riscos e custos.Nesta fase, o médico aconselhará ao paciente qual método de intervenção será mais adequado para resolver sua imperfeição e se é apropriado combinar a operação com outras intervenções, como uma lipoaspiração, dependendo se o problema é representado por um excesso de gordura localizada nos lugares errados, ou uma protrusão insuficiente das nádegas devido ao fraco desenvolvimento muscular e relaxamento.

Sobre a cirurgia do procedimento de gluteoplastia

A cirurgia de gluteoplastia envolve a inserção de implantes de silicone acima ou abaixo dos músculos glúteos. A operação dura cerca de 2 horas e é realizada sob anestesia geral ou uma injeção peridural. Uma noite de hospitalização pode ser necessária, dependendo das instruções do médico. Em alguns casos, a gluteoplastia também pode estar associada a outras intervenções - como o lipofilling - para melhorar ainda mais o resultado.
Para inserir os implantes, o cirurgião deve fazer uma incisão de 5 cm no sulco interglúteo ou na base da nádega, para que uma possível cicatriz permaneça oculta. As próteses são então inseridas na espessura do músculo glúteo máximo.

Foto de aumento de glúteos

Existem três técnicas usadas para posicionar os implantes:

  • Técnica subfascial com posicionamento acima do músculo
  • Técnica submodular com posicionamento abaixo
  • Técnica intramuscular ou seja, dentro do próprio músculo
Foto sobre aumento de glúteos

Como se preparar para o dia da intervenção

O dia da cirurgia é sempre aconselhado a ir à clínica na companhia de pelo menos um amigo ou parente, a fim de contar com o apoio de uma pessoa de confiança em caso de qualquer tipo de necessidade. Não tomar medicamentos anti-inflamatórios ou acetilsalicílicos, como a aspirina, além de suspender o tabagismo. De toda forma, é necessário seguir as orientações do seu profissional.

Foto para o aumento de glúteos

Os tipos de próteses para o bumbum

A cirurgia de aumento das nádegas pode oferecer resultados naturais, desde que o tamanho das próteses selecionadas respeite as proporções do restante do corpo, por isso as próteses são produzidas em diferentes tamanhos e de duas formas:

  • Implantes redondos, com estes implantes o resultado será mais evidente na parte superior das nádegas, mas ainda natural,
  • Próteses anatômicas (ou "drop"), o resultado pode ser mais natural que o primeiro, pois impedem o efeito "step".

    O exterior das próteses glúteas é feito de silicone e o interior é feito de gel de silicone. Além disso, as próteses contêm dentro de si uma espécie de barreira que impede o vazamento do material. Essas próteses - como os implantes mamários - são consideradas seguras para a saúde, desde que sejam de fabricantes aprovados e certificados por grandes órgãos internacionais de controle, como a CE ou a FDA.
Vídeo de aumento de glúteos

Como é o pós-operatório da gluteoplastia?

No pós-operatória, normalmente, são necessários apenas 2 ou 3 dias de repouso total, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas. A recuperação das atividades diárias normais terá que ocorrer gradualmente:

  • Durante as primeiras 72 horas, você absolutamente não será capaz de permanecer sentado;
  • após 10 dias, será possível retomar o trabalho;
  • Depois de 3 semanas, a presença da prótese não será mais sentida;
  • Suspender o álcool e os cigarros por pelo menos 3 semanas, a fim de não interferir com a correta cicatrização das incisões. Será necessário usar uma bainha por 3-4 semanas, depois de um mês você pode retomar uma atividade esportiva leve.
  • Com 3 meses de operação você pode retomar a atividade esportiva normal, sempre seguindo as devidas precauções e indicações do médico operacional.
    Evite a exposição ao sol por pelo menos um mês e sempre aplique proteção de +50 para proteger as cicatrizes
Foto para o aumento de glúteos

Efeitos colaterais do pós-operatório

Durante os primeiros 3 dias pode sentir desconforto, por isso é possível que o médico receite o uso de analgésicos. Durante os primeiros 10 dias após a operação, haverá alguma dificuldade no movimento e circulação, uma vez que o corpo não será utilizado para a nova prótese, também porque é aconselhável permanecer de pé ou deitado no estômago pelo maior tempo possível.Também não é possível sentar antes das três semanas. Além disso, entre os efeitos colaterais mais comuns, hematomas ou inchaço podem ocorrer, o que desaparecerá no primeiro mês.

Foto o aumento de glúteos

Os riscos da gluteoplastia

A gluteoplastia é  uma cirurgia invasiva, portanto, o risco de complicações sempre pode estar presente, embora confiar em mãos experientes e cirurgiões especializados permite reduzir o risco de incorrer nesses riscos.
As principais complicações desta intervenção, também previstas pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, incluem:

  • ruptura de prótese
  • contratura capsular e endurecimento das nádegas (devido à tentativa do corpo de curar os tecidos que cercam a prótese).
  • mau posicionamento das próteses
  • infecção
  • Outros efeitos colaterais relacionados à anestesia total ou epidural
Foto para o aumento de gluteos

Resultados da gluteoplastia

Os resultados podem variar de paciente para paciente - adverte a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica  - mas, em geral, esse procedimento permite dar um volume maior e uma forma mais definida às nádegas. Os resultados são permanentes, mas não serão imediatamente apreciados pelo paciente. De fato, como também acontece para outras intervenções de Cirurgia Plástica envolvendo a inserção de próteses, durante as primeiras semanas de hematomas pós-operatórios ou inchaço pode ocorrer que impedem a avaliação completa do resultado final. O resultado final pode, portanto, ser visível a partir do segundo mês após a operação, mas é geralmente aconselhável esperar pelo menos 6 meses antes de poder ver e apreciar o resultado real obtido.

Dúvidas frequentes

  • Silicone nas nádegas. Há riscos? "Toda cirurgia tem riscos. Na consulta seu cirurgião a orientará." Dra Rosimara Bonfim
  • Gluteoplastia com PMMA é seguro? "O Hidrogel embora seja a maior parte dele composta por água ele possui um grande risco de infecção local justamente pelo fato do composto água. Ele foi proscrito pela ANVISA então não pode ser comercializado, sendo assim nenhum hospital está aceitando entrada do mesmo. O método mais serguro ainda são lipoenxertia e a protese de gluteo."Dr Fabricio Francischone
  • É possível ir à praia depois do procedimento? "Sem examinar o paciente torna se muito difícil precisar, porém a região padrão da incisão cicatriza com certa dificuldade e talvez seja prudente aguardar mais 30 dias." Clínica Dr. Márcio Costa
  • Quais são os procedimentos para o aumento de glúteos? "Além do implante de prótese de silicone para aumento glúteo, existe a opção do Enxerto de gordura do próprio paciente, que é retirada através de lipoaspiração do dorso e região lateral das coxas, obtendo resultados bastante satisfatórios." Dra Sídia Holanda
  • É possível fazer dois procedimentos ao mesmo tempo, como o lifting de coxas e gluteoplastia? "Essa é uma associação de cirurgias que, se feitas em um mesmo momento, deixam muitas limitações de movimento no Pós-operatório, aumentando as chances de trombose e/ou embolia. Por isso, o ideal é fazê-los em dois tempos cirúrgicos." Dr. Luciano Sales de Souza
  • Qual o tempo de recuperação do procedimento? Em média, a pessoa precisa de 30 dias para voltar as atividades normais, e repouso durante os três primeiros dias do procedimento.
  • Quando é possível ver os resultados? Demora-se mais de seis meses para ver todo o resultado do procedimento de gluteoplastia, mas é possível sentir a diferença logo após a inserção das próteses.





Depoimentos

"Decidi fazer abdominoplastia e gluteoplastia porque tinha muita barriga e nada de bumbum. Fiz cada uma com um intervalo de um ano. Na abdominoplastia não tive inconveniente, apenas um pouco de dor no piso operatório como era de se esperar.Aliás esse era o meu grande medo : a dor. Ja na gluteoplastia, senti muitas dores, mais do que o esperado.E meu maior inconveniente foi dormir de bumbum pra cima durante um mês e nesse período ficar sem sentar. Mas pra mim, o resultado foi maravilhoso e estou feliz. com ambas as cirurgias."

PatriciaSileneGarcia - Cerqueira César, São Paulo

"Eu quis fazer porque me achava muito feia! A primeira cirurgia que fiz foi nos seios colocando o silicone, quase não tinha seios. A segunda foi protesse no bumbum ,a terceira foi lipo. Agora me sinto linda ,eu tinha um pouco de medo em fazer a cerurgia de ficar muito exagerado ou não dar o resultado esperado ,mais graças a deus deu tudo certo,fico perfeito! Meu pós-operatório foi tranquilo de todas que fiz! A parte mais dificil foi ter que ficar sem poder me mexer muito ,o melhor da cirurgia foi os resultados depois amei fico lindo!"

AlexandraGomesDeSouz - Tijucas do Sul, Paraná

"Bom, eu quis fazer a cirurgia de gluteoplastia porque sempre fui magrinha, pesava 48kg, desde a minha adolescência até o meu quinto filho. Mas sempre tive bumbum redondinho e empezinho e não muito pequeno. Mas após meu quinto filho, com 34 anos, meu bumbum deu uma caidinha e eu dei uma engordadinha! Fui para 52 kg! Então eu conheci uma profissional amiga de uma prima minha e fiz o procedimento com ela. Foi o tratamento de gordura injetável! Faz uns 9 anos isso! Já saí do local do atendimento arrasando! Saí andando, pois, era próximo de onde morava! E já fez um grande efeito visual , pois vários carros que passavam, buzinavam para mim! Os que vinham por trás de mim! Foi muito engraçado! Eu cheia de vergonha e medo também, pois ficou bem avantajado! Eu só queria dar um up, mas ficou enorme! De lá pra cá, como chama a atenção! Tanto dos homens, como das mulheres! Todos perguntam se eu pus silicone! Eu digo q não! E não pus mesmo! Mas também não falo que fiz o procedimento estético! São pouquíssimas pessoas mesmo que sabem disso! Eu fico um pouco com vergonha... rsrs... tem muitas pessoas também que acham que é natural! Rsrs...aí fica um clima de suspense no ar... eu nem ligo! Mas eu gostei! A autoestima aumentou bastante! O maridão super aprovou! Até meu relacionamento conjugal ficou bem melhor do que já era! São só elogios pelo meu esposo e por varias pessoas! Eu não senti nada até hoje! Foi super tranqüilo! Após o tratamento? Só o que incomodou um pouco, foi porque tive que ficar sem poder sentar durante 24h, só! Mas foi tranquilo! Segui direitinho e no final deu tudo certo! Minha única preocupação e dúvida é quanto a tomar injeção no bumbum! Rsrs... pode vazar, se caso eu precise tomar! Como não precisei até hoje tomar injeções, graças a Deus, eu fiquei na dúvida! Bem, é isso! Essa é a historia do meu tratamento estético! Espero que gostem! Tenho vontade de fazer mamoplastia e uma lipo no abdômen só, para ficar perfeito, mas por enquanto, financeiramente, ainda não da! Por enquanto, vou malhando para manter o bumbum no lugar e ir perdendo umas gordurinhas. Tenho muito pouca gordura na barriga, mas essa pouca, me incomoda um pouco! E é isso! Abraços!"

Ros_9371 - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro

"A informação contida nesta página em nenhum caso pode, nem pretende, substituir as informações fornecidas individualmente pelo seu cirurgião plástico, médico estético ou especialista. Em caso de qualquer dúvida, o seu cirurgião plástico fornecerá os esclarecimentos necessários. Se você está pensando em se submeter a uma intervenção de cirurgia plástica , procure um cirurgião plástico."