Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 27 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre Fios de Sustentação
  • Objetivos dos fios de sustentação
  • Os diferentes tipos fios de sustentação
  • Onde se coloca os fios de sustentação?
  • Quem é o paciente ideal?
  • Como encontrar meu médico?
  • Como a primeira consulta acontece?
  • Precauções a tomar antes do tratamento
  • A colocação de fios de sustentação
  • Pós tratamento
  • Resultados
  • Riscos e complicações
  • Perguntas frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
Fios de Sustentação

Informações sobre Fios de Sustentação

A flacidez da pele é uma das principais preocupações dos pacientes que consultam um médico dermatologista ou um cirurgião plástico. Atualmente, é possível tratá-lo de maneira não invasiva e sem intervenção cirúrgica, graças a fios de sustentação. Permitindo tratar a pele do rosto e do corpo rapidamente e sem dor.

Vídeo realizado por Clínica Salute

Objetivos dos fios de sustentação

Os fios de sustentação podem ser colocados em diferentes níveis do rosto e do corpo para tratar a pele flácida. Eles permitem reapertar a pele e, assim, rejuvenescer as características sem cirurgia. Esse procedimento tem resultados expressivos, podendo dar uma aparência mais jovem para a pessoa que o realiza. Essa é a única técnica disponível no momento para apertar a pele imediatamente, não invasivamente e especialmente para um resultado natural.

fotos de rejuvenescimento

Os diferentes tipos fios de sustentação

Existem vários tipos de fios de sustentação, adaptando-se a todas as necessidades. Eles têm um efeito de elevação devido aos seus pequenos ganchos que lhes permitirão apertar melhor a pele. Quanto aos fios lisos, eles atuam nas micro dobras que se formam devido ao afrouxamento da pele.

Da mesma forma, existem tensor sonoro reabsorvível e outras permanentes. O tensor reabsorvível tem vida útil variando de 9 meses a 2 anos, após o que foram totalmente reabsorvidos pelo organismo. Se o paciente deseja prolongar os efeitos, ele terá que repetir a operação. Os fios absorvíveis são compostos de materiais que têm sido utilizados há muito tempo em medicina e cirurgia, especialmente no contexto de suturas reabsorvíveis.

Os fios permanentes, por sua vez, são compostos de biomaterial e oferecem um resultado mais longo (cerca de 10 anos). No entanto, é importante saber que eles são reversíveis, ou seja, se você decidir removê-los, seu cirurgião será capaz de fazê-lo.

fios de sustentação face e corpo

Onde se coloca os fios de sustentação?

Os fios podem ser usados ​​na face e no corpo. Na face, eles são usados ​​no nível do oval, papada, dobras de amargura, dobras nasolabiais, maçãs do rosto ou testa e sobrancelhas. Eles também podem tratar a flacidez da pele no pescoço e decote.
Em relação ao corpo, explica que eles podem ser aplicados no lado interno dos braços e coxas, abdômen, nádegas caídas ou joelhos enrugados.

pele  tonificada

Quem é o paciente ideal?

Os fios de sustentação são recomendados para pessoas com flacidez de pele baixa ou significativa no rosto e no corpo e que não desejam realizar cirurgias. No entanto, são adequados apenas para pacientes com pele suficientemente tonificada. Pele fina, muito relaxada ou enrugada geralmente são mais difícies de se tratar, além disso, eles podem ser visíveis sob a pele quando ela é muito fina. Pelo contrário, a pele muito espessa e, portanto, pesada, pode não suportar o fio (devido ao seu peso) e, portanto, cair rapidamente.

A colocação de fios de sustentação também não é recomendada para mulheres grávidas ou que amamentam.

médicos para fios de sustentação

Como encontrar meu médico?

A colocação pode ser realizada por um médico ou um cirurgião plástico treinado especificamente para este tratamento. Para verificar se o seu profissional é bem credenciado, aconselhamos que você faça sua pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Sinta-se livre para navegar nos fóruns para ler as opiniões dos pacientes do passado, sua experiência e sua opinião sobre os médicos em que você está interessado.

resultados fios de sustentação

Como a primeira consulta acontece?

Durante a sua primeira consulta, o seu médico irá primeiro estabelecer o seu histórico médico completo para descartar contra-indicações. Ele então examinará você para descobrir se os fios de sustentação estão se adaptando ao seu problema de pele flácida ou se outro tratamento pode ser eficaz. Além disso, poderia oferecer-lhe para completar a colocação do filho por injeções para melhores resultados. Ele também explicará todo o procedimento, suas vantagens, desvantagens, riscos e os resultados esperados. Neste ponto, seu médico também pode tirar fotos da área a ser tratada para comparar os resultados.

Finalmente, ele vai te dar uma estimativa completa e detalhada para o custo total de todo o procedimento, que no Brasil só é possível passar valores depois de uma consulta.

pré operatório fios

Precauções a tomar antes do tratamento

Antes de realizar a colocação de fios de sustentação, seu médico irá recomendar você não tome medicação do tipo aspirina pelo menos 8 dias antes da inserção para evitar o risco de hematomas, e também para não prejudicar o pós operatório. Evitar fazer qualquer procedimento estético antes do procedimento também é importante.

procedimento antes e depois

A colocação de fios de sustentação

O procedimento é feito no consultório do seu médico; é um processo rápido e indolor. Seu médico primeiro removerá seu rosto, desenhará as linhas dos eletrodos e os pontos de entrada e saída antes de anestesiá-los localmente.

Em seguida, ele inserirá os fios estéreis através do ponto de entrada e os deslizará sob a pele até o ponto de saída. Uma vez introduzido o fio, ele será capaz de ajustar seu tensionamento,  e assim conseguirá obter o efeito desejado com muita facilidade. O médico então cortará o fio. Nenhuma cicatriz será visível.

Apesar disso há pequenos ganchos invisíveis, que quando colocados sob a pele e tensão começa permitir que o fio de suporte o peso da pele.
Para a pele do rosto, é comum colocar de 2 a 3 fios de cada lado. Em relação ao corpo, dependerá da área a ser tratada e do grau de flacidez da pele. A intervenção dura aproximadamente 1 hora.

Pós tratamento de fios

Pós tratamento

Os fios de sustentação não são invasivos e permitem que você retome as atividades logo após ao tratamento. Você pode, no entanto, ter hematomas e ligeiro inchaço nas áreas tratadas, mas estes desaparecerão por conta própria dentro de alguns dias. Também é possível que você apresente uma carranca de pele assim que sair, mas ela será colocada de volta em 2 ou 3 dias.

Compartilhamos 10 recomendações gerais:

  • Aplique compressas frias na área tratada, se necessário
  • Em caso de dor, tome um analgésico
  • Durma de costas por cerca de 3 a 5 noites
  • Lave e seque delicadamente seu rosto durante a primeira semana
  • Espere 24 horas depois de colocar os fios para compensar
  • Evitar a exposição ao sol ou UV por 2 semanas
  • Evite massagens ou tratamentos de beleza na área por 1 mês.
  • Espere 2 semanas antes de retomar uma atividade esportiva
  • Evite ir à sauna por 3 semanas
  • Evitar o movimento excessivo do rosto por 2 semanas
resultados fios de sustentação

Resultados

Os pacientes geralmente ficam muito satisfeitos após a colocação de seus fios, dando um efeito lifting imediato na área tratada.

Os resultados terão uma duração diferente, dependendo do tipo de fio usado. Os tensores absorvíveis têm uma duração de 9 a 3 anos, dependendo do fio. No contexto de fios permanentes, sua duração é ilimitada, no entanto, como dissemos anteriormente, ao longo dos anos, a pele das áreas não tratadas dos fios começará a ceder, reduzindo o resultado.

riscos do fios de sustentação

Riscos e complicações

Como qualquer procedimento estético, existem riscos e possíveis complicações em relação à colocação; mesmo que sejam mínimos e raros. É por estas razões que é sempre aconselhável chamar um médico qualificado, licenciado e competente antes de realizar um tratamento estético, para minimizar os riscos e complicações. Entre eles estão:

  • Linhas visíveis se aplicadas muito superficialmente
  • Paralisia facial parcial se aplicada muito profundamente
  • Dor nas áreas tratadas
  • Infecções
  • Hematomas difíceis de absorver
  • falta de expressão facial
  • Assimetria facial

Perguntas frequentes

  • Quanto tempo dura o efeito lifting com os fios de sustentação? "Os fios de sustentação tem uma duração média de 2 anos para a sua reabsorção. O tempo de manutenção de resultados pode variar bastante."Dr. Alexandre Audi
  • O plano cobre o procedimento? Geralmente os planos de saúde não cobrem procedimentos estéticos, para tanto, é necessário entrar em contato com o seu para confirmar se é ou não possível. 

Depoimentos

"Coloquei fio no rosto e levantei a sombracelha. Não fiz cirugia, somente procedimentos no rosto e tive um excelente resultado. Fiz com o Dr. Fabio Turra."

Ver experiência

ValeriaBarreto - São Paulo (cidade), São Paulo

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."